78º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 288 dias para acabar o ano.
18/03/1980 - Morre a pintora polonesa Tamara de Lempicka (n. 1898)
Tamara de Lempicka, nascida Maria Górska, (Varsóvia, 16 de maio de 1898 — Cuernavaca,18 de março de 1980) foi uma notável pintora art déco polonesa. Sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza européia e socialites. Sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza européia e socialites.
Tamara foi também uma notável figura da boemia parisiense, tendo conhecido nomes como Pablo Picasso e Jean Cocteau. Famosa por sua beleza física, era abertamente bissexual e seus casos com homens e mulheres causavam escândalo à época. Na década de 1920 esteve associada intimamente com mulheres lésbicas e bissexuais em círculos de artistas e escritores, como Violet Trefusis, Vita Sackville-West e Colette. Seu marido, supostamente não contente com seu comportamento, a abandonou em 1927 e o divórcio efetivou-se no ano seguinte. Obcecada por seu trabalho e vida social, Tamara não negligenciou apenas seu marido, mas raramente via sua filha Kizette, imortalizada em vários quadros: Kizette em Rosa de 1926; Kizette na Sacada de 1927; Kizette Dormindo de 1934; Retrato da Baronesa Kizette de 1954-1955 etc. Em outros quadros, as mulheres retratadas tendem a parecer Kizette.
Eventos históricos
18/03/3952 a.C. – De acordo com o Venerável Beda, o mundo foi criado- 37 – O Senado romano anula o testamento de Tibério e proclama Calígula imperador.
- 417 – É eleito o Papa Zósimo, 41º papa, que sucedeu o Papa Inocêncio I.
- 731 – São Gregório III inicia seu reinado como 90º papa, que sucedeu o Papa Gregório II.
- 1229 – O imperador do Sacro Império, Frederico II, se autodeclara Rei de Jerusalém durante a Sexta Cruzada.
- 1241 – Cracóvia é destruída pelos mongóis.
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici"), mais conhecida como Ordem dos Templários, Ordem do Templo (em francês "Ordre du Temple" ou "Les Templiers") ou Cavaleiros Templários (algumas vezes chamados de: Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, etc), foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges. Usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros. Em decorrência do local onde originalmente se estabeleceram (o Monte do Templo em Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde se ergue a atual Mesquita de Al-Aqsa) e do voto de pobreza e da fé em Cristo denominaram-se "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão".
No Século XIV, Filipe IV de França pensou em apropriar-se dos bens dos Templários, e por isso havia posto em andamento uma estratégia de descrédito, acusando-os de heresia. A ordem de prisão foi redigida em 14 de Setembro de 1307 no dia da exaltação da Santa Cruz, e no dia 13 de Outubro de 1307 (uma sexta-feira) o rei obrigou o comparecimento de todos os templários da França. Os templários foram encarcerados em masmorras e submetidos a torturas para se declararem culpados de heresia, no pergaminho redigido após a investigação dos interrogatórios, no Castelo de Chinon, no qual Filipe IV de França (Felipe, o Belo), influenciado por Guilherme de Nogarethavia prendido ilicitamente o último grão-mestre do Templo e alguns altos dignitários da Ordem. O Pergaminho de Chinon atesta que o Papa Clemente V absolveu os templários das acusações deheresia, evidenciando, assim, que a queda histórica da Ordem deu-se por causa da perda de sua missão e de razões de oportunismo político. Da perda de sua missão, o que caracterizou não mais uma vida austera como no início da ordem, se aproveitou Filipe, o Belo, para se apoderar dos bens da Ordem, acusando-a de ter se corrompido. Ele encarcerou os Superiores dos Templários, e, depois de um processo iníquo, os fez queimar vivos, pois obtivera deles confissões sob tortura, que eram consideradas nulas pelas leis da Igreja e da Inquisição, bem como pelos Concílio de Vienne (França) em 1311 e Concílio regional de Narbona
- 1438 – Alberto II de Habsburgo torna-se Rei da Germânia.
- 1845 – É assinado o Tratado de Lalla Maghnia por Marrocos e França, definindo a fronteira entre Marrocos e a Argélia Francesa.
- 1865 – Guerra do Paraguai: Paraguai declara guerra à Argentina.
- 1871 – O presidente do governo francês, Louis Adolphe Thiers, fracassa na tentativa de desarmar a Guarda Nacional em Paris. A população se rebela, expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a independência de Paris em relação à Assembleia Constituinte em Versalhes.
- 1890 – Otto von Bismarck demite-se do cargo de Chanceler da Alemanha em virtude de crescentes divergências com o novo Kaiser, Guilherme II.
- 1913 – O Rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade de Salônica.
- 1915 – Primeira Guerra Mundial: Intenso ataque naval na Campanha de Galípoli. Três couraçados são afundados durante o fracassado ataque naval britânico e francês no estreito de Dardanelos.
- 1919 – É fundada a Ordem DeMolay nos EUA.
- 1922 – Na Índia, Mohandas Gandhi é sentenciado a seis anos de prisão por desobediência civil. Ele ficaria preso apenas por dois anos.
- 1937 – Guerra Civil Espanhola: Forças republicanas espanholas derrotam as forças italianas na batalha de Guadalajara.
- 1938 – O México nacionaliza todas as propriedades de companhias de petróleo estrangeiras dentro de seu território.
O passo do Brennero (em italiano Passo del Brennero e em alemão Brennerpass) é um passo nos Alpes, ao longo da fronteira entre a Itália e a Áustria. Devido à sua altitude relativamente baixa (1.370 metros), é um dos principais passos na cadeia, e um dos poucos na região do Tirol; por este motivo, foi muito cobiçado ao longo da história. Sob o passo, as elevadas pastagens alpinas vêm sendo utilizada há séculos como pasto para o gado leiteiro, o que disponibiliza o espaço disponível nas altitudes mais baixas para o cultivo e a colheita de feno destinado à alimentação no inverno. Muitas destas pastagens estão localizadas em altitudes superiores a 1000 metros. O ponto é estratégico e sempre foi disputado pelas grandes potências. O controle do passo de Brennero foi conquistado de Verona pela República de Veneza em 1178, por representar uma ligação vital com as minas de prata da Alemanha. O passo consistia de pouco mais que uma trilha para carroças puxadas por mulas, até que uma estrada para veículos maiores foi aberta em cerca de 1770. Uma ferrovia foi construída na segunda metade do século XIX, e é até hoje a única rota ferroviária transalpina sem qualquer túnel. Com o Tratado de Saint-Germain-en-Laye, em 1919, quando as fronteiras internacionais foram alteradas após a Primeira Guerra Mundial, o controle do passo passou a ser compartilhado entre a Itália e a Áustria; anteriormente, ambos os lados do passo estavam dentro das fronteiras do Império Austro-Húngaro. Simbolicamente, durante a Segunda Guerra Mundial, o líder alemão Adolf Hitler e seu equivalente italiano Benito Mussolini se encontraram no passo para celebrar publicamente seu pacto, em 18 de março de 1940.
- 1945 – Segunda Guerra Mundial: 1 250 bombardeiros dos Estados Unidos atacam Berlim.
- 1962 – A França reconhece a independência da Argélia.
- 1981 – Entra em vigor o Tratado de Montevidéu, que institucionaliza a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).
- 1989
- No Egito, uma múmia de 4 400 anos é encontrada na pirâmide de Quéops.
- 2005 – O tubo que conduzia alimentos para Terri Schiavo é removido por solicitação de seu marido, provocando um debate mundial com relação à eutanásia (ou seria ortonásia?)
- 2011 – A sonda MESSENGER chegou à órbita de Mercúrio.
Nascimentos
- 1496 – Maria Tudor, rainha francesa (m. 1533)
- 1555 – Francisco, Duque de Anjou (m. 1584)
- 1609 – Frederico III da Dinamarca, rei dinamarquês (m. 1670)
- 1634 – Madame de La Fayette, escritora francesa (m. 1693)
- 1690 – Christian Goldbach, matemático prussiano (m. 1764)
- 1709 – Johannes Gessner, médico e naturalista suíço (m. 1790)
- 1763 – Friedrich Gottlob Hayne, botânico e farmacêutico alemão (m. 1832)
- 1780 – Miloš Obrenović I, príncipe sérvio (m. 1860)
- 1782 – John C. Calhoun, político estado-unidense (m. 1850)
- 1790 – Marquês de Custine, escritor francês (m. 1857)
- 1792 – António José de Sousa Manoel de Menezes Severim de Noronha, militar e estadista português (m. 1860)
- 1796 – Jakob Steiner, matemático suíço (m. 1863)
- 1800 – Claude Gay, botânico e naturalista francês (m. 1873)
- 1810 – Charles Forbes René de Montalembert, escritor, político e polemista francês (m. 1870)
- 1813 – Friedrich Hebbel, escritor alemão (m. 1864)
- 1827 – Rocha Fagundes, político brasileiro (m. 1901)
- 1828 – William Randal Cremer, político e pacifista britânico (m. 1908)
- 1830 – Numa Denis Fustel de Coulanges, historiador francês (m. 1889)
- 1837 – Grover Cleveland, político estado-unidense (m. 1908)
José Maria Lisboa (Lisboa, 18 de março de 1838 - São Paulo, 20 de novembro de 1918) foi um jornalista luso-brasileiro. Em Portugal, trabalhou no Diário de Notícias e em outros jornais menores. Vindo para o Brasil, deu continuidade à sua vida como tipógrafo e jornalista, radicando-se na cidade de São Paulo em 1856, sendo logo contratado pelo Correio Paulistano. Depois dessa primeira experiência, trabalhou e ajudou a fundar vários periódicos. O mais importante deles foi o diário "A Província de São Paulo", fundado em 4 de janeiro de 1875, que mais tarde viria a chamar-se O Estado de S. Paulo e tornar-se um dos mais importantes jornais do Brasil. A Província era dirigida por Francisco Rangel Pestana e Américo Brasílio de Campos e tinha José Maria Lisboa como gerente e redator. Em 1884, Américo de Campos José Maria Lisboa desligam-se do jornal. Alberto Sales substituiu Lisboa, passando a atuar como redator e tornado-se co-proprietário do jornal. Sales permaneceu ligado ao jornal até 1886 quando foi substituído por Júlio Mesquita.
- 1839 – Filomena Gabriela Brandão Henriques de Noronha, nobre portuguesa (m. 1925)
- 1840 – Ambroise-Dydime Lépine, líder militar canadense (m. 1923)
- 1842 – Stéphane Mallarmé, poeta francês (m. 1898)
- 1844 – Nikolai Rimsky-Korsakov, compositor russo (m. 1908)
- 1848 – Luísa do Reino Unido, nobre britânica (m. 1939)
- 1850
- Louis-Félix Henneguy, zoólogo francês (m. 1928)
- Alfred Percival Maudslay, diplomata, explorador e arqueólogo britânico (m. 1931)
- 1851 – Adalbert Ricken, micologista alemão (m. 1921)
Rudolf Christian Karl Diesel (Paris, 18 de Março de 1858 — Canal da Mancha, 30 de Setembrode 1913) foi um engenheiro mecânico alemão, inventor do motor a diesel. Era o segundo de três filhos de Theodor e Elise Diesel, imigrantes alemães (bávaros) na França. Diesel idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel elaborou um motor a combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, um fenômeno natural, que acontece quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão ao misturar-se. Para conseguir controlar tal reação e movimentar uma máquina foi necessária uma infinidade de outros inventos, como a bomba injetora, elaborar sistemas de múltiplas engrenagens e outros acessórios controladores para que pressão de liberação atuasse precisamente na passagem do êmbolo do pistão no ângulo de máxima compressão.
- 1863 – Edgar Syers, patinador artístico britânico (m. 1946)
- 1864 – Apolinário João Pereira, político brasileiro (m. 1900)
- 1869 – Neville Chamberlain, político britânico (m. 1940)
- 1871 – Reginald Aldworth Daly, geólogo canadense (m. 1957)
- 1877 – Edgar Cayce, médium estado-unidense (m. 1945)
- 1882 – Horácio de Matos, político brasileiro (m. 1931)
- 1886
- Kurt Koffka, psicólogo alemão (m. 1941)
- José Gabriel Pinto Coelho, advogado e professor catedrático português (m. 1978)
- Lothar von Arnauld de la Perière, militar alemão (m. 1941)
- 1891 – Walter A. Shewhart, físico, engenheiro e estatístico estado-unidense (m. 1967)
- 1892 – Robert P. T. Coffin, escritor e poeta estado-unidense (m. 1955)
- 1893 – Wilfred Owen, poeta britânico (m. 1918)
- 1896 – Francis Ballard, botânico britânico (m. 1975)
- 1900 – Roberto Grau, enxadrista argentino (m. 1944)
- 1901 – Manly Palmer Hall, místico e autor canadense (m. 1990)
- 1903 – Galeazzo Ciano, político italiano (m. 1944)
- 1904 – Wilhelm Flugge, engenheiro alemão (m. 1990)
- 1905
- Robert Donat, ator britânico (m. 1958)
- Paul Thieme, lingüísta alemão (m. 2001)
- 1909 – Ernest Gallo, vitivinicultor estado-unidense (m. 2007)
- 1913 – René Clément, diretor do cinema francês (m. 1996)
- 1914 – César Guerra-Peixe, compositor brasileiro (m. 1993)
- 1915 – Richard Condon, escritor de comédias estado-unidense (m. 1996)
- 1916
- Hiram Bithorn, jogador porto-riquenho de beisebol (m. 1951)
- Lauro Locks, político brasileiro (m. 2004)
- José Bahia Spíndola Bittencourt, político brasileiro (m. ?)
- 1920 – Pierre Plantard, político e falsificador francês (m. 2000)
- 1922 – Seymour Martin Lipset, sociólogo estado-unidense (m. 2006)
- 1924 – Alexandre José Maria dos Santos, religioso moçambicano
- 1926 – Augusto Abelaira, escritor, tradutor e jornalista português (m. 2003)
- 1927 – Herbert Kelman, psicólogo estado-unidense
- 1928
- Charlotte von Mahlsdorf, personalidade LGBT alemã (m. 2002)
- Fidel Valdez Ramos, político filipino
- 1930 – Adam Joseph Maida, religioso estado-unidense
- 1932
- John Updike, escritor estado-unidense (m. 2009)
- Jefferson Peres, político brasileiro (m. 2008)
- Kurt Oppelt, patinador artístico austríaco
- 1933 – Severino Poletto, religioso italiano
- 1934 – Adolf Merckle, empresário e investidor alemão (m. 2009)
- 1936
- Frederik Willem de Klerk, político sul-africano
- Ronaldo Cunha Lima, político e poeta brasileiro
- 1937 – Mark Donohue, automobilista estado-unidense (m. 1975)
- 1938
- Marion Duarte, cantora brasileira
- Machiko Soga, atriz e dubladora japonesa (m. 2006)
Zilda Cardoso (São Paulo, 4 de janeiro de 1936) é uma Humorista e atriz brasileira. Estreou na televisão em 1962, logo chamando atenção por sua veia cômica. Ganhou no mesmo ano um programa na TV Paulista, "Zilda 23 Polegadas". dai torno-se humorista Brasileira de diversos programas. Sua personagem mais famosa foi Catifunda, que ela interpretou em vários programas.
- 1940 – José Octávio, historiador, jornalista e escritor brasileiro
- 1941 – Wilson Pickett, cantor estado-unidense (m. 2006)
- 1944 – Dick Smith, empresário e aviador australiano
- 1945
- Marta Suplicy, psicanalista e política brasileira
- Moreira, futebolista brasileiro
- Bobby Solo, cantor italiano
- Eric Woolfson, músico britânico (m. 2009)
- 1946
- Ivan Pinheiro, político brasileiro
- Michel Leclère, ex-automobilista francês
- 1947
- Susana Gonçalves, atriz brasileira
- Amilcar Gazaniga, político brasileiro
- Patrick Chesnais, ator francês
- 1948 – Ingrid Koudela, escritora e tradutora brasileira
- 1949
- Åse Kleveland, cantora e política norueguesa
- Rodrigo Rato, economista e político espanhol
- Hannu Siitonen, ex-atleta finlandês
- 1950
- Brad Dourif, ator estado-unidense
- John Hartman, músico estado-unidense (The Doobie Brothers)
- Larry Perkins, ex-automobilista australiano
- 1951 – Graça Matos, política brasileira
- 1952 – Ideli Salvatti, política brasileira
- 1953
- Matilde Mastrangi, atriz brasileira
- Teresa Madruga, actriz portuguesa
- 1954
- Enéas Camargo, ex-futebolista brasileiro (m. 1988)
- James Reilly, astronauta e geólogo estado-unidense
- 1956 – Bobby Steele, músico estado-unidense (The Misfits)
- 1957 – Christer Fuglesang, astronauta sueco
- 1958 – Gilberto de Nucci, médico e cientista brasileiro
- 1959
- Luc Besson, cineasta e escritor francês
- Irene Cara, atriz e cantora estado-unidense
- Natalie Radford, atriz canadense
- Roberto Tricella, ex-futebolista italiano
- 1960
- Steven Kloves, roteirista estado-unidense
- Richard Biggs, ator estado-unidense (m. 2004)
- Chris Couto, atriz e apresentadora brasileira
- Jean-Pierre Bade, ex-futebolista francês
- James Macpherson, ator britânico
- 1961
- Marcílio Lisboa, cantor e compositor brasileiro (m. 2006)
- Edward Józef Kiedos, político polonês
- 1962
- Patrice Trovoada, político são-tomense
- Volker Weidler, ex-automobilista alemão
- Mike Rowe, apresentador e produtor de televisão estado-unidense
- 1963
Estreou na carreira de atriz ainda criança, tendo feito a sua primeira atuação no cinema, aos 5 anos de idade, ao lado da mãe, no filme As Amorosas, em 1968. Mais tarde, em 1971, atuou no filme Cordélia, Cordélia. Em 2006 interpretou Dona Júlia, a mãe do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, na minissérie JK e, também esteve no filme Gatão de Meia Idade, protagonizado por seu marido. Em 2007 participou de mais uma minissérie na emissora, Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. Atuou ainda no filme Onde Andará Dulce Veiga? e na novela Desejo Proibido. Em 2008 anunciou que daria um tempo nas novelas ao recusar convites para atuar em Três Irmãs e Caminho das Índias, alegando que gostaria de dedicar-se mais ao cinema e teatro, tendo atuado nos filmes Meu Nome Não É Johnny, Mulheres Sexo Verdades Mentira, e, em 2009, Bela Noite Para Voar e o polêmico, Do Começo ao Fim, em que vive Julieta, mãe dos jovens Thomás e Francisco, que após a morte da mãe tornam-se amantes. Também em 2009 foi protagonista da série Tudo Novo de Novo e esteve em cartaz com a peça Maria Stuart. É torcedora do Internacional.
- 1963
- Vanessa Lynn Williams, cantora e atriz estado-unidense
- Luís Felipe Salomão, juiz brasileiro
- Henrique Chaves, jornalista brasileiro
- Raimundo Francisco Neves de Sousa, político brasileiro
- 1964
- Alex Caffi, automobilista italiano
- Ênio Vivona, humorista brasileiro
- Courtney Pine, multi-instrumentista britânico
- 1965 – Rashid Rakhimov, ex-futebolista tadjique
- 1966
- Jerry Cantrell, músico estado-unidense
- Sarajane, cantora brasileira
- Peter Jones, empresário britânico
- 1968
- Temuri Ketsbaia, treinador de futebol georgiano
- Leandro Macedo, atleta brasileiro
- 1969 – Eric W. Weisstein, enciclopedista estado-unidense
- 1970 – Queen Latifah, cantora e atriz estado-unidense
- 1971 – Fernando Ochoaizpur, ex-futebolista argentino
- 1972
- Fernando Aguiar, ex-futebolista português
- Dane Cook, comediante estado-unidense
- Iván Valenciano, ex-futebolista colombiano
- 1973
- Dawid Jackiewicz, político polonês
- Ânderson Lima, futebolista ex-brasileiro
- 1974
- Grzegorz Napieralski, político polonês
- Stuart Zender, músico, compositor e produtor musical britânico
- 1975
- Fabiano Souza, futebolista brasileiro
- Tomas Žvirgždauskas, futebolista lituano
- 1977
- Willy Sagnol, ex-futebolista francês
- Edson Luis Corradi, ciclista brasileiro
- Danny Murphy, futebolista britânico
- Nelson Ricardo Lopes, futebolista brasileiro
- Antonio Barijho, futebolista argentino
- 1978
- Yoshie Takeshita, atleta japonês de voleibol
- Fernandão, futebolista brasileiro
- 1979
- Adam Levine, cantor estado-unidense
Elta Danneel Graul, mais conhecida pelo seu nome artístico Danneel Harris (Lafayette, 18 de março de 1979) é uma atriz Estadunidense. Ficou conhecida por seus papéis como Shannon McBain em One Life to Live (2003-2004) e, como Rachel Gatina em One Tree Hill (2005-2009). Foi criada na pequena cidade de Eunice St. Landry Parish. Se mudou para Los Angeles e continuou sua formação atuando com John Homa, Calmeson e Calmeson, e Craig Wargo. Danneel trabalhou como modelo em empresas como a Big Sexy Hair e Juicy Jeans, estreiando pela primeira vez em um comercial de televisão. Sua primeira grande aparição como atriz foi no filme Independente The Plight of Clownana.
- 1979
- Tawny Roberts, atriz estado-unidense
- Efraim Morais Filho, político brasileiro
- Andrés Felipe Orozco Vázquez, futebolista colombiano
- Fernando Baiano, futebolista brasileiro
- Cecilio Lopes, futebolista cabo-verdiano
- 1980
- Alexei Yagudin, patinador no gelo russo
- Sébastien Frey, futebolista francês
Sophia é filha de um sacerdote da Igreja Anglicana e de uma publicitária. Foi aceita naUniversidade de Cambridge, é fluente em três línguas (inglês, alemão e francês) e aprecia montar cavalos, esquiar e nadar. Um diretor de casting da BBC a descobriu em uma peça de teatro de seu colégio aos dezesseis anos de idade e a convidou para a versão televisiva de O Príncipe e o Mendigo. Ela também atuou na minissérie Big Women, no seriado Mansfield Park, em uma adaptação para a televisão da biografia de Oliver Twist e fez uma participação em Doctor Who no papel de Madame de Pompadour. No cinema, ela participou de diversos filmes: Do Inferno, The Life and Adventures of Nicholas Nickleby, The Abduction Club, Underworld (Anjos da Noite - Underworld), Out of Bonds, Thunderbirds (Os Thunderbirds), Tristan + Isolde (Tristão e Isolda) e outros. Atualmente é co-protagonista do seriado Moonlight, no qual interpreta Beth Turner, uma jornalista que se apaixona pelo detetive-vampiro Mick St. John (Alex O’Loughlin), que a salvou no passado.
- 1981
- Fabian Cancellara, ciclista suíço
- John Nusum, futebolista bermudense
- Lovro Zovko, tenista croata
- 1982
- Pedro Mantorras, futebolista angolano
- Evaldo dos Santos Fabiano, futebolista brasileiro
- Valença, futebolista brasileiro
- 1983 – Stéphanie Cohen-Aloro, tenista francesa
- 1984
- Diego Clementino, futebolista brasileiro
- Simone Padoin, futebolista italiano
- Salva Sevilla, futebolista espanhol
- Rajeev Ram, tenista estado-unidense
- 1985
- Bia Figueiredo, automobilista brasileira
- Vince Lia, futebolista australiano
- Tomonobu Yokoyama, futebolista japonês
- 1986
- Jaba Kankava, futebolista georgiano
- Lykke Li, cantora sueca
- 1987
- Andreas Nordvik, futebolista norueguês
- Mauro Zárate, futebolista argentino
- Rebecca Soni, nadadora estado-unidense
- Selemani Ndikumana, futebolista burundinês
- Gorka Elustondo, futebolista espanhol
- Arttu Seppälä, futebolista finlandês
- 1988
- Alex William, futebolista brasileiro
- Hovhannes Goharyan, futebolista armênio
- Klaudio Goxhaj, futebolista albanês
- 1989 – Sergei Parshivlyuk, futebolista russo
Madeline Carroll (Los Angeles, Califórnia, 18 de março de 1996) é uma atriz norte-americana.
Filha de uma dona de casa e de um empreiteiro, Carroll já apareceu em várias séries de televisão, incluindo a NCIS, Cold Case, Grey's Anatomy,Lie to Me, Night Stalker, The Cleaner e Lost. No cinema, atuou em Meu Papai é Noel 3 e Resident Evil: A Extinção. Seu primeiro grande papel foi em2008 no filme Promessas de Um Cara de Pau com Kevin Costner, seguido por Missão Quase Impossível, em 2010, com Jackie Chan. Ela também estrelou em dois comerciais, um deles com os Jonas Brothers e Demi Lovato. Madeline foi a protagonista em Flipped (Meu Primeiro Amor) de 2010.
Mortes
- 235 (data suposta) – Alexandre Severo, imperador romano (n. 208)
- 978 – Eduardo, o Mártir rei inglês (n. 962)
- 1160 – Ibn al-Qalanisi, político e cronista árabe (n. 1070)
- 1227 – Papa Honório III (n. 1148)
- 1314 – Jacques de Molay, último Grão-Mestre da Ordem dos Templários (n. 1244)
- 1584 – Ivan IV da Rússia (n. 1530)
Em 10 de Maio de 1710, levantou ferros de La Rochelle como comandante de uma pequena armada aprestada no porto de Brest para atacar a cidade do Rio de Janeiro, na costa do Brasil, porto por era escoado o ouro das Minas Gerais com destino a Portugal. A armada era constituída por seis navios, transportando um efetivo estimado entre 800 e 1200 homens. No fim de Agosto desse ano alcançou a entrada da baía de Guanabara e tentou conquistar a cidade. Os portugueses foram avisados de sua chegada, pelo que perdeu o efeito surpresa. Desse modo, o planejado ataque revelou-se um fracasso: a pequena força foi esmagada sem dificuldade: 400 Franceses pereceram e 700 foram capturados, inclusive o próprio Duclerc, encurralados no chamado "trapiche", área do antigo porto do Rio de Janeiro onde eram armazenado o açúcar, gênero importante na pauta das exportações da capitania. A 11 ou 18 de Março de 1711, Duclerc foi assassinado em condições misteriosas, por um grupo de mascarados, na casa onde estava detido. De acordo com o cônego Fernandes Pinheiro, Duclerc seria uma pessoa que particularmente incomodava o então governador Francisco de Castro Morais, "…que não sabia como desfazer-se dele…". À época, encontravam-se na cidade 600 prisioneiros franceses, o que era um número expressivo. Cogitou-se em remetê-los para a capitania de Pernambuco, mas João V de Portugal deliberou que a Bahia seria o melhor destino.
- 1745 – Robert Walpole, político britânico (n. 1676)
- 1746 – Ana Leopoldovna, nobre russa (n. 1718)
- 1768 – Laurence Sterne, escritor irlandês (n. 1713)
- 1781 – Anne Robert Jacques Turgot, economista francês (n. 1727)
- 1850 – José Tomás Nabuco de Araújo, magistrado e político brasileiro (n. 1785)
- 1858 – Franz Kugler, escritor e historiador alemão (n. 1808)
- 1871 – Augustus De Morgan, matemático e lógico britânico (n. 1806)
- 1876 – Ferdinand Freiligrath, poeta e tradutor alemão (n. 1810)
- 1877 – Cândido José Rodrigues Torres, nobre brasileiro (n. ?)
- 1879 – António Borges da Câmara Medeiros, político português (n. 1812)
- 1891 – William Herndon, biógrafo estado-unidense (n. 1818)
- 1893 – Gerard Adriaan Heineken, industrial neerlandês (n. 1841)
- 1899 – Othniel Charles Marsh, paleontólogo estado-unidense (n. 1831)
- 1900 – António Nobre, poeta português (n. 1867)
- 1903 – Francisco da Cunha Machado Beltrão, político brasileiro (n. 1845)
- 1904 – Regine Olsen, uma dinamarquesa (n. 1822)
- 1907 – Marcellin Berthelot, político e químico francês (n. 1827)
- 1909 – Vicente Cândido de Figueiredo de Sabóia, médico brasileiro (n. 1836)
- 1913 – Jorge I da Grécia (n. 1845)
- 1921 – Manuel Edviges de Queirós Vieira, político brasileiro (n. 1856)
- 1932 – Friedrich Schur, matemático alemão (n. 1856)
- 1935
- Agenor Lafayette de Roure, jornalista e político brasileiro (n. 1870)
- Nina Arueira, escritora, jornalista, líder sindical e poetisa brasileira (n. 1916)
- 1936 – Elefthérios Venizélos, político grego (n. 1864)
- 1941 – Henri Cornet, ciclista francês (n. 1884)
- 1945 – Teófilo Guimarães, religioso, historiador e genealogista brasileiro (n. 1876)
- 1947 – William C. Durant, empresário estado-unidense (n. 1861)
- 1953
- Manuel António Moreira Júnior, político português (n. 1866)
- Pedro Saturnino Vieira de Magalhães, escritor brasileiro (n. 1883)
- 1955 – Armando de Arruda Pereira, político brasileiro (n. 1889)
- 1956 – Louis Bromfield, escritor, romancista e roteirista estado-unidense (n. 1896)
- 1964
- Norbert Wiener, matemático estado-unidense (n. 1894)
- Johannes Sigfrid Edström, industrial sueco (n. 1870)
- 1965 – Faruk I do Egito (n. 1920)
- 1973 – William Benton, político estado-unidense (n. 1900)
- 1975 – Alcebíades Barcellos, compositor brasileiro (n. 1902)
- 1977 – José Carlos Pace, automobilista brasileiro (n. 1944)
- 1978 – Esther Scliar, pianista e compositora brasileira (n. 1926)
- 1980
- Erich Fromm, psicólogo alemão (n. 1900
- 1983 – Humberto II da Itália (n. 1904)
- 1982 – Vassili Chuikov, militar soviético (n. 1900)
- 1989 – Harold Jeffreys, matemático, estatístico, geofísico e astrônomo britânico (n. 1891)
- 1990 – Zacarias, humorista brasileiro (n. 1933)
- 1991 – Carl Jensen, boxeador dinamarquês (n. 1909)
- 1993 – Ludwig Michel, piloto e mecânico alemão (n. 1916)
- 1996 – Odysséas Elýtis, poeta grego (n. 1911)
- 1997 – Caio César e Paulo César, famosos de são paulo caital. (n. 1916)
- 1998 – Alberto Trevisan, religioso brasileiro (n. 1916)
- 2001 – John Phillips, músico estado-unidense (The Mamas & The Papas) (n. 1935)
- 2002 – Maude Farris-Luse, supercentenária estado-unidense (n. 1887)
- 2003 – Adam Osborne, empresário e escritor estado-unidense (n. 1939)
- 2004
- Luis Felipe Angell, escritor, poeta e humorista peruano (n. 1926)
- Benedito Saccon, político brasileiro (n. 1935)
- 2006 – Nelson Dantas, ator brasileiro (n. 1927)
- 2007 – Bob Woolmer, jogador e treinador indiano de cricket (n. 1948)
- 2008
- Anthony Minghella, cineasta britânico (n. 1954)
- Pedro Orestes Betinelli, ex-futebolista brasileiro (n. 1919)
- 2009 – Natasha Richardson, atriz britânica (n. 1963)
Feriados e eventos cíclicos
- Aruba – Dia da Bandeira (1976).
- Brasil – Dia Nacional da Imigração Judaica e Dia do DeMolay (Lei nº 12.208/10 de 20 de janeiro de 2010).
- Estados Unidos – Dia Nacional do Biodiesel.
- Nigéria – Dia das Mães.
- Turquia – Dia comemorativo pelos mártires da Campanha de Galípoli.
- Igreja Católica – São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja.
- Dia Nacional do DeMolay, através da Lei nº 12.208, de 19 de janeiro de 2010
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.