sábado, 10 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 11 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

11 de março de 2012.
71º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 295 para acabar o ano.
11/03/1988 - Morre o pintor paulista Guerino Grosso
Filho do comerciante italiano Francisco Grosso e sua esposa Florinda, nasceu em 1907 na cidade de Rio Claro e foi o quinto de nove filhos. Tendo se mudado para São Paulo, com a família, em 1918, por falência dos negócios do pai, residiu no bairro da Lapa, e em 1935 se casou com Maria Grosso, pintora não profissional, tendo um filho, Walter. Desde 1917 Guerino Grosso dedicou-se ao desenho e à pintura, tendo iniciado seus estudos com os professores Lúcia Machado e Igino Aquarone, cursando mais tarde a Escola de Belas Artes de São Paulo. Foi chefe do ateliê "Fine Art" de Chicago, onde trabalhou por 35 anos. Como sócio-fundador da Associação Paulista de Belas-Artes, atuou várias vezes como membro de júri de seleção e premiação em diversos Salões Oficiais. Suas obras figuram nas pinacotecas de Rio Claro, Jaboticabal, Amparo, São Carlos, Piracicaba, e outras cidades, bem como em muitas coleções particulares no Brasil e no exterior, como Portugal, Itália, Chile, Estados Unidos, Argentina, Canadá e outros. Suas naturezas-mortas são notáveis, bem como suas imagens do bucólico de cidades do interior do Brasil. Veja mais imagens

Eventos históricos

11/03/1641 – O exército de guaranis, organizado pelos jesuítas espanhóis no território das Reduções, derrota uma bandeira de escravistas paulistas na batalha de M'Bororé;
Batalha de Mbororé foi uma batalha ocorrida em 11 de março de 1641 na América do Sul vencida pelos guaranis. Esta foi a batalha mais relevante da história da América colonial e constitui um episódio importante nas história dos trinta Pueblos (Reduções) do Paraguai. Uma bandeira de escravistas paulistas com três mil homens adentrou o território das Reduções com a finalidade de destruir definitivamente as missões jesuíticas e cortar as vias de comunicação espanholas entre os povoados paraguaios e o Alto Peru. Os guaranis, avisados por sentinelas avançadas, preparam-se para receber os atacantes. Na confluência entre o rio Uruguai e o rio Mbororé, na atual província de Misiones na Argentina os bandeirantes paulistas foram derrotados por um exército de guaranis - organizado pelos jesuítas - de cerca de quatro mil homens. Morreram na batalha mais de dois mil homens. O episódio foi decisivo para o futuro da da província paraguaia que, graças aos guaranis, permaneceu assim sob o controle do reino da Espanha. Depois desta batalha as incursões de bandeirantes paulistas forma cada vez mais raras e menos agressivas. De sua parte os jesuítas continuaram a manter uma força armada, com plena autorização da coroa espanhola, que se dera conta da eficácia e da importância do exército guarani e da necessidade estratégica das Reduções.

11/03/1942Segunda Guerra Mundial: o presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos no Brasil.
11/03/2011Sismo de magnitude 9,0MW atinge o Japão causando um forte tsunami com ondas de mais de 10 metros de altura e matando mais de 3 770 pessoas.

Nascimentos.

11/03/1544Torquato Tasso, poeta italiano (m. 1595
Torquato Tasso (Sorrento11 de março de 1544 — Roma25 de abril de 1595) foi um poetaitaliano, contemporâneo de Ariosto, do século XVI, conhecido pelo poema La Gerusalemme Liberata (A Jerusalém libertada), de 1580, no qual descreve os combates imaginários entrecristãos e muçulmanos, no fim da Primeira Cruzada, durante o cerco de Jerusalém. É um dos clássicos renascentistas, que aparece já na época decadente da literatura italiana. Após abandonar os estudos de jurisprudência, que iniciara em Pádua, entrou em 1565 para a corte dos Estenses, onde passou sete anos sem uma ocupação fixa. Por esse tempo já planejara e escrevia seu célebre poema, terminado só em 1575. Assaltado, entretanto, por escrúpulos de ordem estética e, especialmente, religiosa, foi sempre adiando a publicação de sua obra. Agravando-se seu estado de escrúpulos, começou a dar mostras de descontrole mental, em 1576, e a mania de perseguição não tardou em torná-lo perigoso. Esteve várias vezes recolhido em conventos e manicômios, e foi, numa dessas ocasiões, que lhe roubaram os manuscritos do seu poema, publicando-o sem sua autorização. O poema suscitou vivas polêmicas, que ainda mais agravaram o estado do poeta. Doente e na miséria passou a mendigar proteção e favores ora numa corte, ora noutra, recebendo já no último ano de sua vida, a graça duma pensão papal, por intermédio do cardeal Pietro Aldobrandini. Em 1593 fez ainda aparecer seu poema revisado, sob o título de Gerusalemme conquistata. Torquato Tasso foi amigo do pintor italiano Bernardo Castello.
11/03/1822 - Januária Maria de Bragança, Princesa Imperial do Brasil e Infanta de Portugal (m. 1901)
Dona Januária Maria Joana Carlota Leopoldina Cândida Francisca Xavier de Paula Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragançacondessa d' Áquila e princesa imperial do Brasil (Rio de Janeiro11 de março de 1822 — Nice13 de maio de 1901), era filha do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Leopoldina de Áustria.  Era meia irmã de D. Pedro II, de vez que este foi resultado do segundo casamento de D. Pedro I, com D. Maria Amélia.  Perdeu a mãe com quatro anos de idade e, aos nove anos, viu o pai partir para Portugal com a madrasta e a irmã mais velha, Maria da Glória, que se tornaria rainha de Portugal. No dia 4 de agosto de 1836, D. Januária entrou no salão do paço do Senado, trazendo um rico vestido de ouro sobre o qual se divisava a insígnia da Grã Cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro e, na presença dos deputados com a mão sobre o missal, declarou solenemente com voz comovida: "Juro manter a Religião Católica, Apostólica, Romana; observar a Constituição Política da Nação Brasileira e ser obediente às leis e ao Imperador". Desta forma, a princesa D. Januária se tornou a Princesa Imperial do Brasil, até o nascimento do Príncipe Afonso, filho de seu irmão D. Pedro II. Abaixo, a princesa, com os filhos Luís e Felipe.

11/03/1893 - Wanda Gág, desenhista, autora e artista americana (m. 1946)
Wanda Hazel Gág (New UlmMinnesota11 de Março de 1893 - New Jersey, 27 de Junho de 1946), foi uma desenhista, autora e artista norte-americana, de livros infantis. 

11/03/1910Jacinta Marto, uma dos três pastorinhos portugueses que alegadamente viram Nossa Senhora (m. 1920)

Jacinta de Jesus Marto (FátimaOurém11 de Março de 1910 — Lisboa20 de Fevereiro de 1920) foi uma dos três pastorinhos que afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, entre 13 de Maio e13 de Outubro de 1917. Filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua mulher Olímpia de Jesus dos Santos, Jacinta era uma criança típica do Portugal rural da época. Como de início não frequentava a escola, Jacinta trabalhava como pastora em conjunto com o seu irmão e a sua prima Lúcia. Mais tarde, logo após as aparições e segundo as mesmas, por recomendação de Nossa Senhora, entrou na escola primária. De acordo com as memórias de Lúcia, Jacinta era uma criança afetiva e muito afável e emocionalmente frágil.
11/03/1933 - Geraldo de Arruda Castro, artista gráfico e pintor brasileiro (m. 2006)
Geraldo de Arruda Castro (Matão11 de março de 1933 — Itanhaém16 de março de 2006) foi um artista gráfico brasileiro, notadamente pintor cubista. Como pintor, iniciou-se como autodidata em 1953. Acumulou 40 participações em exposições coletivas e individuais, onde foi premiado treze vezes (Menção Honrosa, Bronze, Prata e Ouro). Em contrapartida, foi membro de júris no Brasil, Espanha e Portugal. Com quadros em acervos permanentes em várias cidades do Brasil, Castro também enveredou pela pintura mural em clubes e residências particulares. O nome de Geraldo de Arruda Castro consta das publicações "Arte no Nordeste Hoje" , "Quem é Quem em Osasco" (do jornal "O Diário da Região") e "Dicionário de Artes Plásticas Brasil Júlio Louzada".

11/03/1948 - Dominique Sanda, atriz francesa
Dominique Sanda, nome artístico de Dominique Marie-Françoise Renée Varaign (Paris11 de março de 1948) é uma atriz francesa. Trabalhava como modelo da Vogue quando Robert Bresson a convidou para interpretar o papel de uma jovem mulher que comete suicídio em Une femme douce, de 1969. Em seguida Vittorio De Sica ofereceu-lhe o papel de protagonista em Il giardino dei Finzi-Contini (1970). Seguiram-se Il conformista (1970), de Bernardo BertolucciThe Mackintosh Man (1973), dirigido por John Huston e co-estrelado por Paul NewmanSteppenwolf (1974), com Max von SydowNovecento (1976), de Bertolucci; L'eredità Ferramonti (1976), de Mauro Bolognini, e pelo qual recebeu o prêmio de melhor atriz noFestival de Cannes;[1] Al di là del bene e del male (1977), de Liliana Cavani; e Une chambre en ville (1982), musical dirigido por Jacques Demy. Nos anos 1970, Dominique Sanda viveu com o ator e diretor Christian Marquand, com o qual teve um filho, Yann Marquand. Atualmente vive em Buenos Aires, e continua a atuar em filmes para o cinema e a televisão.
11/03/1954 - Tetê Espíndola, cantora, compositora e instrumentista brasileira
Teresinha Maria Miranda Espíndola, mais conhecida como Tetê Espíndola (Campo Grande11 de março de 1954) é uma cantoracompositora e instrumentista brasileira. Atualmente mora no bairro de Moema, em São Paulo. As características de sua carreira estão na multiplicidade, com incursões pela vanguarda, o pioneirismo regionalista, fusões do acústico com o eletrônico e experimentalismos com pássaros.Tetê é dona de imensa extensão vocal e um raro timbre de voz agudíssimo. Tetê Espíndola é uma das cantoras mais originais da música brasileira. Seu trabalho incorporou pesquisas de vanguarda realizadas com sons de pássaros, influência de temas regionalistas e fusões do acústico com o eletrônico. Fez muito sucesso em todas as músicas que compôs, especialmente a canção Escrito nas Estrelas. Sua voz e seu doce toque ao violão emocionou muito a todos na gravação de Cio da Terra.
11/03/1962 - Magic Paula  ex-jogadora de basquetebol brasileira
Maria Paula Gonçalves da Silva (Osvaldo Cruz (São Paulo)11 de março de 1962), foi uma jogadora de basquetebol brasileira, mais conhecida como Paula ou Magic Paula (em referência ao jogador americano Magic Johnson). É considerada uma das melhores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. Em novembro de 2005, Magic Paula foi oficialmente confirmada para integrar o Hall da Fama do Basquete Feminino e, em abril de 2006, ela embarcou para Knoxville, no Tennessee, para participar da cerimônia. Paula é a segunda maior pontuadora da história da seleção brasileira adulta, tendo marcado 2.537 pontos em 150 partidas oficiais (foi a que mais jogou), média de 16,9 pontos por partida.

11/03/1982 - Thora Birch, atriz estado-unidense
Thora Birch (Los AngelesCalifórnia11 de março de 1982) é uma atriz norte-americana. Atuou em papéis de destaque na infância, estrelando em filmes como Abracadabra de 1993Agora e Sempre de1995 e Alaska - Uma Aventura Inacreditável de 1996. No final da década de 1990, ela se destacou em papéis mais maduros como Beleza Americana de 1999Dungeons & Dragons de 2000O Buraco e Mundo Cão de 2001.

Mortes

585 a.C.Imperador Jimmu, primeiro imperador do Japão, na lista tradicional de sucessão (n. 711 a.C.)
Imperador Jimmu (神武天皇, Jinmu-tennō?) foi o primeiro Imperador do Japão, de acordo com a tradicional lista de sucessão. Ele também é conhecido como Kamuyamato Iwarebiko e seus nomes pessoais são Wakamikenu no Mikoto ou Sano no Mikoto. A casa imperial do Japão basea-se nos descendentes diretos de Jimmu. Nenhuma data pode ser afirmada sobre sua vida e reinado. O reinado do Imperador Kimmei (509 - 571 a.C.), o 29º Imperador do Japão é o primeiro a ter datas precisas .
11/03/1514Donato Bramante, arquiteto italiano (n. 1444)
Donato di Angelo del Pasciuccio, conhecido como o Bramante, (Urbino1444 - Roma11 de Março de 1514) foi um dos melhores arquitectos renascentistas. Estudou pintura e trabalhou posteriormente em Milão (1477-1499), tentado conciliar a cultura humanista de se estabeleceu em Florença com o novo movimento artístico que iria surgir na cidade de Milão. Foi Andrea Mantegna, o seu professor, quem o levou a conhecer a arte clássica pela qual Bramante se apaixonou de imediato. Alcançou a fama através do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspectiva e a sua obra exerce notável influência sobre a obra de Michelangelo ou mesmo de Rafael. Uma das suas obras mais emblemáticas é o Tempietto de S. Pietro in Montorio, igreja encomendada a Bramante pelo Papa Júlio II, a obra que melhor reflete as suas concepções de estilo, é, seguramente, o projeto da Basílica de S. Pedro, no Vaticano. De facto, esta foi projectada por Bramante, embora o projeto final (que consistia no projecto inicial mais algumas alterações) seja da autoria de Michelangelo.
11/03 /1955Alexander Fleming, cientista escocês (n. 1881)
Sir Alexander Fleming (East Ayrshire6 de agosto de 1881 — Londres11 de março de 1955) foi o descobridor da proteína antimicrobiana chamada lisozima e do antibiótico penicilina obtido a partir do fungo Penicillium notatum. Alexander Fleming morreu em 1955 de um ataque cardíaco. Foi enterrado como herói nacional na cripta da Catedral de São Paulo em LondresSeu descobrimento da penicilina significou uma mudança drástica para a medicina moderna, iniciando a chamada "Era dos antibióticos".

Feriados e eventos cíclicos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.