sexta-feira, 30 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 31 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

31 de março de 2012.
90º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 275 dias  para acabar o ano.

Eventos históricos

  627 - início da Batalha da Trincheira, o cerco a Medina por parte dos inimigos de Maomé.
A Batalha da Trincheira (em árabe غزوة الخندق, transl. Ghazwah al-Khandaq) também conhecida como Batalha do Fosso, Batalha de Ahzab,Batalha dos Confederados e Cerco de Medina (em árabe غزوة الاحزاب, transl. Ghazwah al-Ahzab) foi um conflito militar travado em 31 de março de627, mais especificamente um sítio feito por cerca de duas semanas à cidade de Yathrib (atual MedinaArábia Saudita) por tribos árabes e judaicas. A força dos exércitos confederados, que atacaram a cidade, é estimada em torno de 10.000 homens, com 600 cavalos, enquanto os medinenses totalizavam 3000. Os defensores de Medina, em menor número - em sua maioria muçulmanos liderados pelo profeta islâmico Maomé - optaram por cavar uma trincheira e lutar a partir dela, em vez de confrontar as tribos em campo aberto. O fosso, juntamente com as fortificações naturais de Medina, tornou inútil acavalaria confederada, que consistia de cavalos e camelos, e colocou ambos os lados num impasse. Esperando conseguir fazer diversos ataques simultaneamente, os confederados persuadiram então os Banu Qurayza a atacarem a cidade a partir do sul.diplomacia de Maomé, no entanto, conseguiu desestabilizar as negociações, e dissolveu a aliança existente contra ele. Os defensores bem-organizados, a diminuição do moral entre os confederados e as terríveis condições climáticas fizeram que o cerco terminassem num fiasco. O sítio à cidade foi na verdade uma "batalha de mentes", onde os muçulmanos lograram derrotar seus oponentes diplomaticamente, e com muito poucas baixas. Os esforços para derrotá-los malograram, e o islamismo passou a ser influente na região; como consequência, os muçulmanos então sitiaram os Qurayza, provocando sua rendição incondicional. A derrota também fez que os mequenses perdessem suas ligações comerciais na região, e muito de seu prestígio. Abaixo, localização de Medina e a cidade, hoje.


1821 – É extinta a Inquisição em Portugal, por uma sessão das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa; O ato ocorre 4 anos após a Revolução Liberal, que acabou com a monarquia absoluta e instituiu a monarquia constitucional. (Abaixo, cena de processo inquisitório).


1889 – A Torre Eiffel é inaugurada por Gustave Eiffel que a projetou;


1917 – Os Estados Unidos da América tomam posse das Índias Ocidentais Dinamarquesas depois de pagarem $25 milhões à Dinamarca e renomear o território como Ilhas Virgens Americanas, por considerá-lo estratégico para a proteção do Canal do Panamá;
1959 – O 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, cruza a fronteira da Índia e consegue asilo político;


1964 - O Golpe Militar de 1964 no Brasil derruba o presidente João Goulart e dá início ao regime militar do marechal Castello Branco, que dura até 1985. Deflagrada a Operação Brother Sam pelos Estados Unidos da América, que consistia no envio de armas leves e munições, navios petroleiros, uma esquadrilha de aviões de caça, um navio de transporte de helicópteros, um porta-aviões classe Forrestal, seis destróiers, um encouraçado, além de um navio de transporte de tropas, e 25 aviões C-135 para transporte de material bélico com a intenção de invadir o Brasil, caso o golpe militar não se concretizasse. Abaixo, o primeiro presidente militar, Mal. Castelo Branco. No canto esquerdo, de óculos escuros, o Mal. Costa e Silva, que o sucedeu, três anos depois, consolidando uma ditadura que durou 21 anos.

1991 – Dissolução do Pacto de Varsóvia;

O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de Maiode 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países estes que também ficaram conhecidos como bloco socialista. O tratado correspondente foi firmado na capital da PolôniaVarsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares. O organismo militar foi instituído em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu. Os países que fizeram parte do Pacto de Varsóvia eram alguns nos quais foram instituídos governos socialistas pela URSS, após a Segunda Guerra MundialUnião SoviéticaAlemanha OrientalBulgáriaHungriaPolôniaChecoslováquiaRomênia e Albânia foram os países membros, sendo que a estrutura militar seguia as diretrizes soviéticas. A Iugoslávia, por oposição do Marechal Tito, se recusou a ingressar no bloco. Porém, as principais ações do Pacto foram dentro dos países-membros para a repressão de revoltas internas. Em 1956, tropas reprimiram manifestações populares na Hungria e Polônia, e em 1968, na Tchecoslováquia, na chamada Primavera de Praga. As mudanças no cenário geopolítico da Europa Oriental no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, o fim do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS levaram a extinção do Pacto em 31 de Março de 1991. O fim do Pacto de Varsóvia representou, também, o fim da Guerra Fria. No mapa, em azul, os países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e, em vermelho, os participantes do Pacto de Varsóvia.
1995 – Em Corpus Christi, Texas, a superstar latina Selena Quintanilla Perez é baleada e morta por Yolanda Saldívar, a presidenta de seu próprio fã-clube;



Nascimentos

1596René Descartes, matemático francês (m. 1650)
1835John LaFarge, pintor, vitralista, decorador e escritor estadunidense (m. 1910)
John LaFarge (31 de março de 183514 de novembro de 1910) foi um pintor, fabricante de vitrais, decorador e escritor estadunidense.  


1890 - Mário Augusto Teixeira de Freitas, estatístico brasileiro (m. 1956)
Mário Augusto Teixeira de Freitas (São Francisco do Conde31 de março de 1890 — Rio de Janeiro22 de fevereiro de 1956) foi um advogado eestatístico brasileiro. Graduou-se com distinção no Curso de Direito, em 1911, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Pouco conhecido da maioria dos brasileiros, possivelmente uma consequência do voto de pobreza perante a Ordem Terceira de São Francisco onde, desde a mocidade, tornou-se o irmão Nicodemus, foi um homem que marcou a história do Brasil. A criação máxima do pensamento e ação de Teixeira de Freitas foi, sem dúvida, o IBGE. Baseado em seu plano de cooperação inter administrativa entre as três esferas governamentais - federal, estadual e municipal -, foi criado em 1934 e instalado em 1936 o Instituto Nacional de Estatística, que a partir de 1938 passa a denominar-se Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pela associação nas mesmas bases de cooperação inter administrativa, do sistema de atividades geográficas. No período de 1936 a 1948 idealizou, planejou e consolidou a organização estatística brasileira como Secretário-Geral do Conselho Nacional de Estatística, órgão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (Saiba mais)
1936Ruth Escobar, atriz e produtora cultural brasileira
1969 - Paula Lavigne, atriz brasileira


1971 - Craig McCracken, desenhista e animador estado-unidense


1980 - Maaya Sakamoto, cantora e dubladora japonesa
1985 - Jessica Szohr, atriz e modelo estado-unidense


Mortes

1837John Constable, pintor britânico (n. 1776)
John Constable (11 de junho de 1776Suffolk - 31 de março de 1837Londres). Estudou na Dedham Grammatica Schoolarius e ao deixar o colegio militar, trabalhou um período com seu pai, apesar de seu coração não estar ali. Em 1799 convenceu então seu pai a mandá-lo para a Royal Academy em Londres para estudar arte.  Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança dos efeitos da luz e condições atmosféricas na arte. Constable, que fez da natureza seu tema principal, dedicou-se à compreensão e desenvolvimento de novos caminhos para descrever a mutação. O céu, principalmente, o encantou devido às mudanças de luminosidade na natureza as quais governam tudo. Marcou fortemente esta sua obsessão com estudos das nuvens e da abóbada celeste, também experimentou diferentes técnicas com folhas molhadas e sereno, capturando novos efeitos, para retratá-los em seus trabalhos.


1855Charlotte Brontë, escritora britânica (n. 1816)
1869Allan Kardec, codificador francês da doutrina espírita (n. 1804)
1924Nilo Peçanha, ex-presidente brasileiro (n. 1867)
1945Anne Frank, autora de "O Diário de Anne Frank"
2009Raúl Alfonsín, político argentino (n. 1927)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.