quinta-feira, 29 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

30 de março de 2012.
90º dia do ano no calendário gregoriano.
 Faltam 276 dias  para acabar o ano.
Em 30/03/1746, nasce Francisco de Goya, pintor espanhol (m. 1828)
Francisco José de Goya y Lucientes (FuendetodosSaragoça30 de março de 1746 —BordéusFrança15 de abril de 1828), foi um pintor e gravador espanhol. Conhecido como "Goya, o Turbulento" e considerado às vezes como "o Shakespeare do pincel", suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa de retratospaisagens, cenas mitológicas,tragédiacomédiasátirafarsa, homens, deuses e demônios, assim como feiticeiros. Aos dezessete anos, transferiu-se para Madrid, onde estudou com Anton Raphael Mengs, um pintor que era popular na realeza espanhola. Entrou em choque com seu mestre e seus exames foram insatisfatórios. Tentou por duas vezes, uma em 1763 e outra em 1766, entrar para a Academia de Belas Artes, sendo rejeitado em ambas as tentativas. Os biógrafos atribuem a Goya todo o tipo de aventuras nos anos que se seguiram, como a de ter-se tornado toureiro em Roma e ter-se envolvido em inúmeras aventuras amorosas. No final de 1771, inscreveu-se em concurso da Academia de Belas Artes de Parma, recebendo uma menção honrosa e sua primeira encomenda: o afresco na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça. A partir daí, seguiram-se encomendas para o Palácio de Sobradiel e o Monastério Aula Dei. Entre os anos de 1773 e 1774 foram executadas, provavelmente, as últimas pinturas desse período em que esteve em Saragoça. Em 1821, a Inquisição abriu um processo contra Goya por considerar obscenas as suas "Majas", mas o pintor conseguiu livrar-se, sendo-lhe restituída a função de "Primeiro Pintor da Câmara". Suas pinturas "A Maja desnuda" e "A maja vestida" foram pintada ao mesmo tempo.


Eventos históricos

240 a.C. – Primeiro periélio (maior aproximação do Sol) registrado da passagem do cometa Halley
O cometa foi registrado pela primeira vez em 240 a.C. e mostrou-se visível a olho nu em todas as suas 30 aparições registradas. Nos anos 374607,837 e 1066, apresentava um brilho maior do que a mais brilhante das estrelas do hemisfério celestial norte. A aparição de 1066 ficou registrada nastapeçarias de Bayeux. O brilho do cometa, quando está no periélio, tem sido interpretado como uma indicação de que este perde aproximadamente 3x1011 kg de gás e poeira em cada aparição; este valor representa cerca de 0,1% da sua massa total. As partículas de poeira maiores compõem um grupo de meteoros que é atraído pela Terra duas vezes por ano. Isto tem como consequência as chuvas de meteoros Eta Aquárida, no final de abril, eOriónidas, no final de outubro. A massa deste fluxo de meteoros indica que o cometa está na meia-idade: foi capturado pelo campo gravitacional deJúpiter, que o obrigou a descrever a órbita atual mais ou menos 200 mil anos atrás, numa época em que seu núcleo tinha aproximadamente 19 km de diâmetro. Este núcleo agora tem mais ou menos 11 km de diâmetro e dentro de 300 mil anos terá desaparecido completamente. O sucesso da predição de Edmond Halley do retorno de seu cometa em 1759 foi considerado como uma prova sensacional da lei da gravitação de Newton.  O próximo periélio do Cometa Halley será em 29 de julho de 2061. 



1492 – Os Reis católicos, Fernando e Isabel, assinam o decreto de Alhambra ordenando a expulsão de todos os judeus da Espanha a menos que eles se convertessem ao Catolicismo Romano;
1842 – A anestesia é utilizada pela primeira vez em uma cirurgia pelo Dr. Crawford Long;
1867 – O território russo do Alasca é comprado por 7,2 milhões de dólares americanos, cerca de 2 centavos/acre ($4,19/km²), pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos William H. Seward. A imprensa chamou isto de a Loucura de Seward.





1987 – O quadro "Girassóis", de Vincent van Gogh, é comprado por US$ 39,85 milhões (leia artigo)

2010 – Inauguração da Ponte Estaiada João Isidoro França conhecida como ponte do sesquicentenário ou ponte estaiada foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina.


Nascimentos

1853 - Vincent van Gogh, pintor neerlandês (m. 1890)
Vincent Willem van Gogh (pronúncia em neerlandês[ˈvɪnsɛnt vaŋ ˈxɔx] Ltspkr.png ouçaZundert30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionistaneerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.  Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio. A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo. O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.



1856João Mendes de Almeida Júnior, jurista e ministro brasileiro (m. 1923)
Edgar P. Jacobs, desenhista belga (m. 1987)
Edgard Félix Pierre Jacobs, ou Edgar P. Jacobs, como assina, (Bruxelas30 de Março de 1904 -20 de Fevereiro de 1987), foi um desenhador belga, de banda desenhada (história em quadrinhos). Foi um dos fundadores do movimento cómico europeu, colaborando com Hergé, e criando a série de livros que o tornou famoso,Blake & Mortimer. 
1934Hans Hollein, arquiteto austríaco


1965Juliet Landau, atriz estado-unidense
Juliet Rose Landau (Los Angeles30 de março de 1965) é uma atriz norte-americana. Frequentou a Escola Americana de Londres e se formou no Centro para Artes de Carolina do Norte. Na área artística iniciou como bailarina e assim foi durante 5 anos, logo se tornou sócia de um estúdio. Participou de alguns filmes ao lado de Whoopi GoldbergJohn Cusack e Martin Landau, um dos filmes foi Ed Wood. Atualmente mora em Los Angeles. Juliet Landau é conhecida por interpretar o papel da vampira Drusilla em Buffy the Vampire Slayer, foi a personagem que com certeza marcou a carreira da atriz, apesar que Drusilla só aparece em 17 episódios da 2° temporada de Buffy the Vampire Slayer e faz participações em Angel.
1968Céline Dion, cantora canadense
A música de Celine foi influenciada por gêneros que vão do poprockR&B ao gospel e música clássica. Possui álbuns de vendagens jamais vistas até então por uma cantora canadense. Ela é conhecida por sua voz extremamente poderosa e tecnicamente perfeita. Céline é a artista canadense mais bem sucedida de todos os tempos e a maior artista feminina de vendas no mundo durante a eraNielsen SoundScan, e é a única artista feminina a ter dois singles que já venderam mais de três milhões de cópias no Reino Unido. Além disso, ela é autora de D'eux, que é o álbum em francês mais vendido de todos os tempos. Em 2004, após ultrapassar 175 milhões em vendas de álbuns em todo o mundo, ela foi presenteada com o Diamond Award no World Music Awards sendo considerada pela cerimônia a maior artista feminina de todos os tempos. De acordo com a Sony Music Entertainment, Céline Dion já vendeu mais de 180 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo uma das artistas que mais vendeu discos em todos os tempos.
1985 - Helena Mattsson, atriz sueca
Helena Mattsson (Estocolmo30 de Março de 1984) é uma atriz sueca que atualmente vive e trabalha em Hollywood. Mattsson cresceu em Estocolmo,mas ainda jovem se mudou para LondresInglaterra, onde teve aulas em uma escola de teatro. Aos 19 anos de idade ela se mudou para Hollywood, nos Estados Unidos da América, onde ainda reside. Em 2007 ela estrelou o filme Species: The Awakening, e foi escolhida para o elenco do filme You and I. Mattsson também apareceu vídeo musical Country Girl, da banda escocesa de rock alternativo Primal Scream, em 2006. Ela também faz parte do elenco do filme daDisney The Surrogates.

Mortes

1707Sébastien Le Prestre de Vauban, arquiteto francês, construtor de fortificações  (n. 1633)
Sébastien Le Prestre, marquês de Vauban (1633 - 1707), também conhecido por Sébastien Le Prestre de Vauban, foi um arquitecto militar francês, introdutor do chamado estilo Vauban de fortificação. Especialista em poliorcética, diz-se que deu à França uma impenetrável cintura de aço. Foi nomeadoMarechal de França por Luís XIV. A arriscada tarefa de avançar sobre o talude, com exposição ao fogo de enfiada do inimigo instalado em seu caminho protegido, era executada como auxílio de estruturas temporárias chamadas 'cavaliers de tranchées', que eram aterros elevados, dotados de parapeitos, dos quais os sitiantes tinham condições de atirar sobre os defensores do caminho protegido. Esta linha de defesa exterior podia ser eliminada, submetendo os defensores aos efeitos de um bombardeio de ricochete, ou destacando os granadeiros para tomar a posição de assalto, com o apoio de fogo de proteção partido dos cavaliers. Uma vez conquistado o caminho protegido, baterias de sítio eram instaladas e fazia-se um esforço para romper as defesas principais. O aspecto principal do sistema de sítio de Vauban era o emprego de fortificações temporárias - trincheiras e aterros — para proteger a progressão da tropa. Suas paralelas foram experimentadas pela primeira vez no sítio de Maastricht, em 1673, e os 'cavaliers de tranchées' no sítio do Luxemburgo, em 1684. O sistema aperfeiçoado foi descrito em pormenores em seu 'Traité des sieges', escrito para o Duque de Borgonha em 1705.
1834Rudolph Ackermann, inventor e editor alemão (n. 1764), criador do "Almanaque de Bolso" e editor de lâminas ilustradas. Abaixo, uma dessas lâminas mostrando a sala de pregões da Christie's.
1842Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun, pintora francesa (n. 1755)
Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun (16 de abril de 1755 — 30 de março de 1842) foi uma pintora francesa. Ela é reconhecida como a pintora mais famosa do século XVIII. Seu estilo é neoclássico ao exibir ideais de simplicidade e pureza, mas seu trabalho também pode ser considerado rococó por sua graça, delicadeza e naturalismo.  Em 1776, ela casou-se com Jean-Baptiste-Pierre Le Brun, um pintor e negociante de arte. Pintou retratos de muitos nobres e chegou a ser convidada para pintar a rainha consorte Maria Antonieta da França, no Palácio de Versalhes. A rainha ficou tão satisfeita que comissionou Vigée-Le Brun para fazer outros retratros seus, dos seus filhos e de outros membros da família real francesa.  Depois da prisão da família real durante a Revolução Francesa, Vigée-Le Brun fugiu da França. Ela viveu e trabalhou por alguns anos na Itália, na Áustria e na Rússia, onde sua experiência de lidar com uma clientela aristocrática mostrou-se útil. Em Roma, suas pinturas foram bem   criticadas, e ela foi eleita à Academia de São Lucas. 



1921Franz Benque, fotógrafo alemão (n. 1841)
1966 - Maxfield Parrish, artista estado-unidense (n. 1870)
Maxfield Parrish, pseudónimo de Frederick Parrish (EUAFiladélfia25 de Julho de 1870 - 30 de Março de 1966) foi um ilustrador e pintor do romantismo estadunidense. Das suas obras, todas elas focando temas ou figuras mitológicas, as mais conhecidas são Amanhecer e Os Portadores de lanternas (Daybreak e The Lantern Bearers em inglês, respectivamente). No ano de 1900, contraiu tuberculose, sofrendo, posteriormente, de uma ruptura nervosa. Depois de diversos aconselhamentos médicos, rumou até às praias no Lago Saramac, onde iniciou um vasto percurso na pintura a óleo. Depois de sucumbir à doença novamente, rumou ao Arizona e completou a sua formação a nível do desenho. Viajou, após tal período, novamente para a Europa, junto com uma comissão. A sua carreira estava feita. Reconhecido por toda a Europa Ocidental, retornou à sua casa, em Cornish, New Hampshire, onde passou um Inverno muito produtivo. Em 1905, conheceu Susan Lewin, de quem permaneceu namorado até ao ano em que deixou de pintar, com 91 anos. Em 1966, com 95 anos, Maxfield faleceu, deixando para trás uma carreira de muitos sucessos e espantosas glórias.

1991Ivete Bonfá, atriz brasileira (n. 1940)

Feriados e eventos cíclicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.