71º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 294 para acabar o ano.
12/03/1909 - Nasce o pintor naïf José Antonio da Silva
José Antonio da Silva (Sales de Oliveira, 12 de março de 1909 – São Paulo, 1996) foi um pintor brasileiro. Artista (pintor e escritor) autodidata, pintou o desbravamento e a implantação da agricultura na região noroeste do estado de São Paulo. Viveu a maior parte de sua vida na cidade de São José do Rio Preto onde existe um museu, fundado por êle próprio, com algumas de suas obras. É considerado um artista naif ou primitivo. Autor de livros, como o "Romance de minha vida", publicado em 1949, "Maria Clara" em 1970 e "Sou pintor, sou poeta" em 1981, Também gravou dois Long Plays em Vinil contando "causos" e falando sobre sua vida. Foi retratado em um curta-metragem dirigido por Carlos Augusto Calil " Quem não conhece o Silva?". Retratou em sua obra a transformação da mata em lavoura e a transformação de um país agrário em urbano.Foi e ainda é discriminado pela elite cultural colonizada que adota padrões estéticos europeus.
Eventos históricos
12/03/ 515 a.C. – É completada a construção do Segundo Templo de Jerusalém
O Segundo Templo foi o templo que o povo judeu construiu após o regresso a Jerusalém, finda a Cativeiro Babilônico, no mesmo local onde o Templo de Salomão existira antes de ser destruído. Foi destruído no ano 70 pelos romanos. Segundo o relato bíblico, a reconstrução do templo foi designada pelo imperador persa Ciro II.No ano 539 a.C., Ciro apodera-se da Babilônia e ordena o repatriamento dos judeus mantidos em cativeiro e a reconstrução do seu templo, que, segundo a descrição presente no livro de Esdras (capítulo 1, versículos 1 a 4), terá tido lugar sob Zorobabel, sendo apoiada pelo funcionário Esdras e pelos profetas Zacarias e Ageu.
- 538 – Vitige, rei dos ostrogodos encerra o seu cerco a Roma e retira-se para Ravenna, deixando a cidade nas mãos do vitorioso general romano, Belisário.
- 1514 – Deu entrada em Roma uma embaixada de obediência ao Papa Leão X enviada pelo rei D. Manuel I de Portugal carregada de presentes exóticos: onças, elefantes, rinocerontes, etc.
- 1535 - Olinda foi elevada a vila no dia 12 de março
- 1537 – É fundada a cidade de Recife considerada a veneza brasileira.
Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente. A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português. Abaixo, capa da edição de 1572.
- 1894 – Em Vicksburg, Mississippi, o refrigerante Coca-Cola é vendido em garrafas pela primeira vez.
- 1912 – É formado, em Nanquim, o governo provisório da República da China (中華民國) com Sun Yat-sen como presidente.
- 1913 – Camberra, futura capital da Austrália, é oficialmente criada e tem início a construção da nova cidade (Melbourne permanece temporariamente como capital até 1927).
- 1918 – Moscou torna-se novamente a capital da Rússia depois de São Petersburgo ter tido essa função por 215 anos.
- 1930 – Mahatma Gandhi lidera uma marcha popular em direção ao mar de pouco mais de 320 quilômetros conhecida como a Marcha do sal desobedecendo as autoridades britânicas, em protesto ao monopólio britânico do sal.
- 1935 – É criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora, ou ANL, ampla frente de esquerda com o objetivo de combater o fascismo e o imperialismo e fazer oposição ao governo de Getúlio Vargas.
- 1938 – Anschluss: as tropas alemãs ocupam a Áustria; a anexação seria declarada no dia seguinte;
- 1940 – Guerra de Inverno: a Finlândia assina o Tratado de Paz de Moscou com a União Soviética.
Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank (Frankfurt am Main, 12 de Junho de 1929 — Bergen-Belsen, 31 de Março de 1945), foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ela se tornou mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos. O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, foi publicado pela primeira vez em 1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX. Embora tenha nascido na cidade alemã de Frankfurt am Main, Anne passou a maior parte da vida em Amsterdã, nos Países Baixos. Sua família se mudou para lá em 1933, ano da ascensão dos nazistas ao poder. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o território neerlandês foi ocupado e a política de perseguição do Reich foi estendida à população judaica residente no país. A família de Anne passou a se esconder em julho de 1942, abrigando-se em cômodos secretos de um edifício comercial. Durante o período no chamado "anexo secreto", Anne escrevia no diário suas intimidades e também o cotidiano das pessoas ao seu redor. E lá permaneceu por dois anos até que, em 1944, um delator desconhecido revelou o esconderijo às autoridades nazistas. O grupo foi, então, levado para campos de concentração. Anne Frank e sua irmã Margot foram transferidas para o campo de Bergen-Belsen, onde morreram de tifo em março de 1945. Otto Frank, pai de Anne e único sobrevivente da família, retornou a Amsterdã depois da guerra e teve acesso ao diário da filha. Seus esforços levaram à publicação do material em 1947. O diário, que foi dado a Anne em seu aniversário de 13 anos, narra sua vida de 12 de junho de 1942 até 1 de agosto de 1944. É, atualmente, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.
- 1947 – A Doutrina Truman é anunciada para buscar conter a expansão do comunismo junto aos chamados "elos frágeis" do sistema capitalista.
- 1968 – A Ilha Maurícia torna-se independente do Reino Unido.
- 1981 – Programa Soyuz: lançamento de Baikonur da nave espacial soviética Soyuz para a missão Soyuz T-4.
- 1985 – O Tratado Gutiérrez-Terán estabelece os limites de direito marítimo quanto ao conceito de mar patrimonial ou zona econômica exclusiva entre Costa Rica e Equador.
- 1994 – A Igreja Anglicana ordena sua primeira sacerdote feminina.
- 1999 – Três países do antigo Pacto de Varsóvia, a República Checa, Hungria e Polónia aderem a NATO, ou OTAN.
- 2003 – Zoran Đinđić, primeiro-ministro da Sérvia, é assassinado em Belgrado.
- 2004
- Roh Moo-hyun, Presidente da Coreia do Sul tem seu mandato cassado pela assembleia nacional de seu país, fato ocorrido pela primeira vez na história dessa nação.
- Fotografias tiradas pela Sonda Cassini-Huygens mostram um conjunto de espessamentos no exterior do anel "F" de Saturno.
- 2005 – Tung Chee-Hwa, o primeiro Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, deixa seu posto após sua renúncia ser aprovada pelo governo central chinês.
Geração à rasca é o nome dado a um conjunto de manifestações ocorridas em Portugal e outros países, as maiores manifestações não vinculadas a partidos políticos desde a revolução dos cravos. O nome é um jogo de palavras com a expressão geração rasca usado para descrever a geração que protestou durante os anos 90 do século XX as políticas da então ministra da Educação, Manuela Ferreira Leite. O movimento de protesto, auto-intitulado "apartidário, laico e pacífico", iniciou-se no Facebook e reivindica melhorias nas condições de trabalho, principalmente para jovens qualificados. O manifesto publicado no grupo da rede social incitava à participação numa manifestação em Lisboa no dia 12 de Março de 2011 para todos os "desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.
Nascimentos
- 1096 – Canuto Lavard, príncipe dinamarquês (m. 1131)
André Le Nôtre (Paris, 12 de março de 1613 — Paris, 15 de setembro de 1700) foi o maior paisagista dobarroco francês. Ficou famoso pelo projeto dos jardins do Palácio de Versailles e pelos Jardins das Tulherias. As Tulherias, projetadas por Le Nôtre em 1667, aparecem claramente na cabeceira das avenidas de Champs Elysées, em Paris, onde está localizado o Arco do Triunfo. Abaixo, os jardins de Versalhes.
- 1637 – Anne Hyde, nobre inglesa (m. 1671)
- 1675 – Jean-François Boyer, religioso francês (m. 1755)
- 1685 – George Berkeley, teólogo irlandês (m. 1753)
- 1710 – Thomas Arne, compositor e músico britânico (m. 1778)
- 1732 – Joseph Gärtner, médico e botânico alemão (m. 1791)
- 1784
- George Loddiges, botânico e horticultor britânico (m. 1846)
- William Buckland, geólogo e paleontólogo britânico (m. 1856)
Pierre Jean David (12 de março de 1788 - 4 de janeiro de 1856), comumente chamado de David d'Angers, foi um escultor da França. A fama de David repousa inesquecível no pedimento do Panteão, em seu Filopemen Ferido em mármore, abrigado no museu Louvre, e o seu monumento ao General Gobert no cemitério Père Lachaise (Victor Hugocerta vez teceu o seguinte comentário sobre a estátua: "É difícil de se ver qualquer coisa mais bonita neste mundo; esta estátua se une ao grandor de Pheidias à maneira expressiva de Puget"). Além da estátua de Gobert, ele também produziu sete outras estátuas para mausoléus do mesmo cemitério (por exemplo, osbustos de bronze do escritor Honoré de Balzac e do médico Samuel Hahnemann).
- 1789 – Frederico Sellow, botânico e naturalista alemão (m. 1831)
- 1790 – John Frederic Daniell, químico e físico britânico (m. 1845)
- 1812 – Joseph Prestwich, geólogo e empresário britânico (m. 1896)
- 1815 – Jules Trochu, político francês (m. 1896)
- 1818
William Nichol Cresswell (Shoreditch, Londres, 12 de Março de 1818 – Seaforth, 19 de Junho de 1888) foi um pintor inglês que imigrou para o Canadá em 1848. É essencialmente conhecido pelas suas aguarelas ou quadros a óleo de paisagens e praias canadianas.
- 1821
- John Joseph Caldwell Abbott, político canadense (m. 1893)
- Leopoldo, príncipe regente da Baviera (m. 1912)
- 1824
- Gustav Kirchhoff, físico alemão (m. 1887)
- Francisca de Assis Viana Moniz Bandeira, nobre brasileira (m. 1897)
- 1830 – José Augusto Mendes, político português (m. 1878)
- 1832 – Charles Boycott, militar britânico (m. 1897)
- 1838 – William Perkin, químico britânico (m. 1907)
Franz Benque, conhecido no Brasil como Francisco Benque (Ludwigslust, 12 de março de 1841 — Villach(Áustria), 30 de março de 1921), foi um fotógrafo alemão. Filho de um professor de surdos-murdos, Benque nasceu em Ludwigslust, hoje uma cidade localizada nodistrito homónimo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Recebeu uma formação fotográfica de C.C. Hersen antes de mudar-se para a cidade italiana Trieste em 1864 onde abriu um estúdio em parceria com orelojoeiro italiano Guglielmo Sebastianutti (1825-1881), casando a enteada de Sebastianutti, Isabella, em1868. Mesmo reconhecido pela imprensa local e órgãos especializados, recebendo - entre outros - uma medalha de prata na Exposição mundial de Paris em 1867, Benque retornou para Alemanha em 1869 e abriu um estúdio com seu primo Conrad Kindermann em Hamburgo. Um ano depois, em 1870, imigrou com a família para o Brasil. Com Alberto Henschel (1827-1882), umalemão natural de Berlim que migrou para o Brasil em 1866, dono da empresa "Photographia Allema de Alberto Henschel & C." com estúdios em Bahia e Pernambuco, estabeleceu a parceria "Henschel & Benque Photographia Allema" que se tornaria numa das mais renomadas casas de fotografia brasileiras na época. Em 1878 Benque voltou para Trieste e continuou trabalhar com Sebastianutti. Em 1903 mudou-se para cidade austríaca Villach, onde morreu em 1921.
- 1843 – Jean-Gabriel de Tarde, filósofo, sociólogo, psicólogo e criminologista francês (m. 1904)
- 1853 – Germano Wendhausen, político brasileiro (m. ?)
- 1854 – Henrique Rupp, político brasileiro (m. 1915)
- 1857 – Andreas Voss, botânico alemão (m. 1924)
- 1859 – Ernesto Cesàro, matemático italiano (m. 1906)
- 1860 – Clodoaldo da Fonseca, militar e político brasileiro (m. 1936)
- 1863
- Gabriele D'Annunzio, escritor italiano (m. 1938)
- Vladimir Vernadsky, mineralogista russo (m. 1945)
- 1867 – Raúl Brandão, militar, jornalista e escritor português (m. 1930)
- 1868 – Marcelino Lima, jornalista, romancista e historiógrafo português (m. 1961)
- 1875
- Paul Carton, médico francês (m. 1947)
- Antônio Augusto de Carvalho Chaves, político brasileiro (m. 1949)
- 1877 – Wilhelm Frick, político alemão (m. 1946)
- 1881
- Kemal Atatürk, político turco (m. 1938)
- Gunnar Nordström, físico finlandês (m. 1923)
- Väinö Tanner, político finlandês (m. 1966)
Manuel Bastos Tigre (Recife, 12 de março de 1882 — Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1957) foi um bibliotecário, jornalista, poeta, compositor,humorista e destacado publicitário brasileiro. Estudou no Colégio Diocesano de Olinda, onde compôs os primeiros versos e criou o jornalzinho humorístico O Vigia. Diplomou-se pela Escola Politécnica, em 1906. Trabalhou como engenheiro da General Electric e depois foi ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas, no Ceará. Foi homem de múltiplos talentos, pois foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. E em todas as áreas obteve sucesso, especialmente como publicitário. "É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa: "Se é Bayer é bom". Foi ele ainda quem fez a letra para Ary Barroso musicar e Orlando Silva cantar, em 1934, o "Chopp em Garrafa", inspirado no produto que a Brahma passou a engarrafar naquele ano, e veio a constituir-se no primeiro jingle publicitário, entre nós." (As vidas..., p. 16). Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos. Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil. No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, que foi instituído em sua homenagem. O slogan criado para a Bayer foi usado, por décadas, no Brasil e em países de língua espanhola.
- 1886 – Geoffrey Hodson, escritor, teósofo, filósofo e ocultista britânico (m. 1983)
- 1889 – Costa Rego, jornalista e político brasileiro (m. 1954)
- 1890 – Idris I da Líbia, monarca líbio (m. 1983)
- 1898
- Peregrino Júnior, médico e escritor brasileiro (m. 1983)
- Ribeiro Couto, diplomata e escritor brasileiro (m. 1963)
- 1900 – Gustavo Rojas Pinilla, militar e político colombiano (m. 1975)
- 1901
- José Henrique Tarço, futebolista brasileiro (m. 1978)
- Ugo Pinheiro Guimarães, médico brasileiro (m. 1992)
- 1905 – Takashi Shimura, ator japonês m. 1982)
- 1909
- Kurt Prober, numismata brasileiro (m. 2008)
- 1910 – Masayoshi Ohira, político japonês (m. 1980)
- 1912 – Pelágio Parigot de Sousa, político brasileiro (m. ?)
- 1914 – Julia Lennon, cidadã britânica, mãe de John Lennon (m. 1958)
- 1916 – Franklin de Oliveira, jornalista e crítico literário brasileiro (m. 2000)
- 1919 – Geraldo José de Almeida radialista e narrador esportivo brasileiro (m. 1976)
- 1920 – Caco Velho, cantor, compositor e músico brasileiro (m. 1971)
- 1921
- Edgar Rodrigues, historiador e militante anarquista português
- Gianni Agnelli, empresário italiano (m. 2003)
- Joe Fagan, treinador de futebol britânico (m. 2001)
- 1922 – Jack Kerouac, escritor estado-unidense (m. 1969)
- 1923
- Walter M. Schirra, Jr., astronauta estado-unidense (m. 2007)
- Mae Young, ex-wrestler estado-unidense
- 1925
- Leo Esaki, físico japonês
- Louison Bobet, ciclista francês (m. 1983)
- Georges Delerue, compositor francês (m. 1992)
- 1926 – Minerva Argentina Mirabal, política dominicana (m. 1960)
- 1927 – Raúl Alfonsín, advogado e político argentino (m. 2009)
- 1928 – Edward Albee, dramaturgo estado-unidense
- 1929 – Nelson da Rabeca, instrumentista e compositor brasileiro
- 1931 – Alberto da Costa e Silva, escritor brasileiro
Barbara Feldon, nome artístico de Barbara Hall (Bethel Park, 12 de Março de 1932), é uma atriz e modelo dos Estados Unidos da América, conhecida pela personagem Agente 99 do cultuado seriado de televisão Agente 86. Barbara ganhou fama, na década de 1960, por atuar com Don Adams como sua parceira de trabalho e futura esposa no seriado, a agente 99. Ela também estrelou em Cheers e, como atriz-convidada de Paul Reiser, interpretou uma espiã em Mad About You.
- 1933 – Niède Guidon, arqueóloga brasileira
- 1936 – Carlos Alberto de Nóbrega, humorista brasileiro
- 1937 – Alarico Abib, político brasileiro
- 1940 – Al Jarreau, cantor estado-unidense
- 1941 – Josip Skoblar, futebolista croata
- 1943 – Ratko Mladić, líder da Republika Srpska
- 1944 – Francisco César Polcino Milies, matemático uruguaio
- 1945
- Sammy "The Bull" Gravano, gângster estado-unidense
- Roberto Bonfim, ator brasileiro
- Demócrito Rocha Dummar, jornalista brasileiro (m. 2008)
- 1946
Liza May Minnelli (Los Angeles, 12 de março de 1946) é uma atriz e cantora americana. É filha do diretor Vincent Minnelli e da atriz e cantora Judy Garland (a menina de "O Mágico de Oz". Eternizou-se no cinema como a dançarina Sally Bowles, no filme que lhe rendeu um Oscar de melhor atriz, Cabaret. Abaixo, representada na Pop Art por Andy Warhol.
- 1946
- Ludo Martens, historiador e político belga
- João Luiz Lafetá, crítico literário brasileiro
- Frank Welker, dublador estado-unidense
- 1947
- Mitt Romney, político estado-unidense
- Zdeněk Zeman, treinador tcheco de futebol
- 1948
- James Taylor, músico estado-unidense
- Antônio José Imbassahy da Silva, político brasileiro
- 1949
- Natalia Kuchinskaya, ex-ginasta russa
- Rob Cohen, cineasta estado-unidense
- 1950 – Javier Clemente, ex-futebolista espanhol
- 1952
- Alberto Jorge, músico português
- Yasuhiko Okudera, ex-futebolista japonês
- 1953
- Ryan Paris, cantor e músico italiano
- Ron Jeremy, ator estado-unidense
- 1954 – Luiz Eduardo Soares, antropólogo e cientista político brasileiro
- 1956
- Nádia Lippi, atriz brasileira
- Steve Harris, músico britânico (Iron Maiden)
- László Kiss, ex-futebolista húngaro
- Pim Verbeek, treinador de futebol neerlandês
- 1957
- Marcio Lomiranda, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro
- Olavo Calheiros, político brasileiro
- Patrick Battiston, ex-futebolista francês
- 1958
- Baciro Dabó, político guineense (m. 2009)
- Dileita Mohamed Dileita, político djibutiense
- 1960 – Javier Velásquez, político peruano
- 1962 – Andreas Köpke, ex-futebolista alemão
- 1963
- Joaquim Cruz, ex-atleta brasileiro
- John Andretti, automobilista estado-unidense
- 1964
- Sandra Bose, geógrafa e psicanalista brasileira
- Dieter Eckstein, ex-futebolista alemão
Naomi Morinaga (森永 奈緒美 Morinaga Naomi?, Kanagawa, Japão, 12 de março de 1964) é uma atriz, dublê e coreógrafa japonesa. Atuou em alguns seriados Tokusatsu em seu país natal, onde os maiores destaques foram Shaider, onde viveu Annie, e Spielvan, encarnando Helen. Nas duas séries, Naomi também participou, interpretando as canções Annie no Omakase (em Shaider) e Kanashimi no Helen (em Spielvan). Também teve um pequeno papel em Kamen Rider ZO, em 1993. No início da década de 1990, deixa a ramo e entra no mercado erótico, trabalhando como modelo de nudez e atriz de filmes eróticos. Faz certo sucesso nesse ramo, angariando fãs mais adultos. Posteriormente, casou-se em 1998 e se retira do meio artístico, dedicando-se à vida no lar. É mãe de um garoto de 11 anos. (fonte: Wikipedia japonesa) No Brasil, foi dublada por Patrícia Scalvi em Spielvan e Marisa Leal no Shaider.
- 1966
- Waldemar Niclevicz, alpinista brasileiro
- Deborah Evelyn, atriz brasileira
- 1967
- Jorge Dely Valdes, ex-futebolista panamenho
- Julio César Dely Valdes, ex-futebolista panamenho
- 1968 – Aaron Eckhart, ator estado-unidense
- 1969
- Graham Coxon, músico britânico
- Akemi Okamura, dubladora japonesa
- 1970 – Roy Khan, cantor norueguês (Kamelot)
- 1972 – James Maritato, wrestler (lutador) estado-unidense
- 1973 – Marques, ex-futebolista brasileiro
- 1974
- Charles Akonnor, ex-futebolista ganês
- Rodrigo Menezes, ator português
- Bennett Mnguni, ex-futebolista sul-africano
- Félix Golindano, ex-futebolista venezuelano
- 1975
- Edgaras Jankauskas, futebolista lituano
- Marc Menard, ator canadense
- Vanessa de Oliveira, escritora brasileira
- Egidijus Juška, ex-futebolista lituano
- 1976
- Fernando Estéfano Badauí, músico brasileiro (CPM 22)
- Gerardo Vallejo, futebolista colombiano
- 1977
- Amdy Faye, futebolista senegalês
- Ramiro Corrales, futebolista estado-unidense
- Leonardo Devanir, futebolista brasileiro
- 1978
Arina Tanemura (種村 有菜, Tanemura Arina), vulgo Arinacchi, (Aichi, 12 de março de 1978) é uma mangaká muito conhecida pelo seu ótimo traço, que faz shoujo mangás. Seu nome real também é Arina Tanemura. Ela se formou em um colégio na prefeitura de Aichi, sua cidade natal, decidindo que seria uma mangaká. Começou com seu trabalho aos 18 anos, lançando sua primeira obra na revista Ribon, onde publica seus trabalhos até hoje. Suas obras mais conhecidas são Full Moon wo Sagashite e Kamikaze Kaitou Jeanne, ambos com 7 volumes, que também ganharam uma versão animada. Time Stranger Kyoko possui um OVA com 15 minutos. Shinshi Doumei Cross um mangá popular, sempre entrava no ranking dos mais vendidos toda vez que um 'tankoubon' era lançado. Terminou com 11 volumes.
- Marco Ferreira, futebolista português
- Ricardo Katza, futebolista sul-africano
- Casey Mears, automobilista estado-unidense
- 1979
- Pete Doherty, músico britânico (Babyshambles)
- Janaína Lince, atriz brasileira
- Gerard López, futebolista espanhol
- Edwin Villafuerte, futebolista equatoriano
- 1980
- Juliana Silveira, atriz brasileira
- Flávio Pinto de Souza, futebolista brasileiro
- Arap Bethke, ator mexicano
- 1981
- Moses Sakyi, futebolista ganense
- Katarina Srebotnik, tenista eslovena
- 1982
- Erald Deliallisi, futebolista albanês
- Hisato Satō, futebolista japonês
- Lucas Pantelis, futebolista australiano
- 1983
- Marco Bonanomi, automobilista italiano
- Maringlen Kule, futebolista albanês
- 1984
- Jaimie Alexander, atriz estado-unidense
- Cosmin Moţi, futebolista romeno
- Junior Xuxa, futebolista brasileiro
- 1985
- Bradley Wright-Phillips, futebolista britânico
- Alexander Bukharov, futebolista russo
- 1986
- Danny Jones, cantor e músico britânico (McFly)
- Oleh Dopilka, futebolista ucraniano
- 1988
- Titi, futebolista brasileiro
- Patrik, futebolista brasileiro
- Kostas Mitroglou, futebolista grego
- Emilian Vila, futebolista albanês
- 1989 – Richard Eckersley, futebolista britânico
- 1991 – Felix Kroos, futebolista alemão
- 1994 – Christina Grimmie, cantora e compositora estado-unidense
- 1998 – Matheus Costa, ator brasileiro
- 2007 – Xan Windsor, nobre britânico
Mortes
- 417 – Papa Inocêncio I (n. ?)
- 604 – Papa Gregório I (n. 540)
- 817 – Teófanes, o Confessor, aristocrata, cronista e monge asceta bizantino (n. 760)
- 1229 - Branca de Navarra, infanta espanhola (n. 1177)
César Bórgia, Duque de Valentinois, (Setembro de 1475 - 12 de Março de 1507), Cesare Borgia, Duca Valentino em italiano, foi um príncipe italiano da Renascença européia. Como a maioria dos segundos filhos da nobreza italiana, César foi educado em seus primeiros anos para se tornar um homem da Igreja, como seu pai. Indubitavelmente seu caráter não era de um religios]. Como o pai, César foi um sensual, e suas ligações femininas são amplamente reconhecidas desde sua adolescência. Foi apontado como amante de sua irmã Lucrécia Bórgia, embora tal informação não possua grandes confirmações. Abandona a carreira eclesiástica (para a qual tinha pouco gosto), utilizando como justificativa o assassinato do irmão João, o qual deveria substituir nos assuntos temporais (João era capitão das forças militares do papado). Feito Duque Valentino em 1498 pelo rei Luís XII de França, que queria um papa aliado, César Bórgia tornou-se modelo para o livro O Príncipe, de Maquiavel. Calculista e violento, tentou, com o apoio do pai, constituir um principado na Romanha em 1501. No dia 31 de dezembro de 1502, para se livrar de seus inimigos (entre eles, Oliverotto de Fermo), convidou-os para seu palácio de Senigallia, depois aprisionou-os e assassinou-os. Após a morte de seu pai, foi encarcerado sucessivamente pelo Papa Júlio II e pelo rei de Castela. Escapando daquele reino, serviu como soldado no exército de Navarra (que tinha por rei o cunhado de César), e morreu aos trinta e um anos, no ano de 1507, em Viana, na Espanha. No cinema, César Bórgia foi representado por Orson Welles no filme Prince of Foxes, e nos video-games, César Borgia apareceu como o vilão no jogoAssassin's Creed Brotherhood. Encontra-se sepultado na Iglesia de Santa María de Viana, Viana, Navarrana Espanha. Abaixo > A vida da família Bórgia, por desregrada, sempre foi um referencial importante para escritores, cineastas, dramaturgos e, também pintores, como Bartolomeo Veneziano (2ª imagem).
- 1539 – Thomas Bolena, diplomata e político inglês (n. 1477)
- 1648 – Tirso de Molina, escritor espanhol (n. 1571)
- 1673 – Margarida Teresa de Habsburgo, infanta espanhola (n. 1651)
- 1844 – Carl Bernhard von Trinius, botânico alemão (n. 1778)
- 1848 – Santos Michelena, político venezuelano (n. 1797)
- 1865 – Manuel Bernardo de Abreu Lopes, militar e político português (n. ?)
- 1867 – Joaquim Pinto Neto dos Reis, militar brasileiro (n. ?)
- 1868 – Christian Friedrich Heinrich Wimmer, botânico e micólogo alemão (n. 1803)
- 1870 – Charles Xavier Thomas, matemático e inventor francês (n. 1785)
- 1878 – Manuel de Freitas Sampaio, político brasileiro (n. 1806)
- 1898 – Johann Jakob Balmer, físico e matemático suíço (n. 1825)
- 1906 – Joaquim Pedro Salgado, político brasileiro (n. 1835)
- 1907 – Augusto César de Miranda Azevedo, médico, historiador, jornalista e político brasileiro (n. 1851)
- 1913 – Francisco Pereira Passos, engenheiro e político brasileiro (n. 1836)
- 1914 – George Westinghouse, empresário e engenheiro estado-unidense (n. 1846)
- 1916 – Marie von Ebner-Eschenbach, escritora austríaca (n. 1830).
- 1925 – Sun Yat-Sen, político chinês (n. 1866)
- 1927 – Léon Denis, estudioso e escritor francês (n. 1846)
- 1929 – Asa Griggs Candler, magnata estado-unidense (n. 1851)
- 1932
- Carlos José da Mota de Azevedo Correia, médico e poeta brasileiro (n. 1886)
- Delminda Silveira, escritora brasileira (n. 1854)
- 1937
- Charles-Marie Widor, organista e compositor francês (n. 1844)
- Ferreira Chaves, desembargador e político brasileiro (n. 1852)
- 1940 – Luís Orione, sacerdote católico italiano (n. 1872)
- 1942 – Robert Bosch, industrial e inventor alemão (n. 1861)
- 1947 – Smith Wigglesworth, religioso britânico (n. 1859)
- 1948 – Antoine Lacroix, geólogo e mineralogista francês (n. 1863
- 1950 – Heinrich Mann, escritor alemão (n. 1871)
- 1951 – Alfred Hugenberg, empresário e político alemão (n. 1865)
- 1954 – Marianne Weber, escritora alemã (n. 1870)
- 1955 – Charlie Parker, saxofonista estado-unidense (n. 1920)
- 1961 – Belinda Lee, atriz britânica (n. 1935)
Adhemar Pereira de Barros (Piracicaba, 22 de abril de 1901 – Paris, 12 de março de1969) foi um aviador, médico, empresário e influente político brasileiro entre as décadas de1930 e 1960. Pertencente a uma família de tradicionais cafeicultores de São Manuel, no interior do estado de São Paulo, foi prefeito da cidade de São Paulo (1957–1961), interventor federal (1938–1941) e duas vezes governador de São Paulo (1947–1951 e 1963–1966). Seus seguidores, até hoje existentes, são chamados de "ademaristas". Concorreu à presidência da república do Brasil em 1955 e em 1960, conquistando, nestas duas eleições, o terceiro lugar. Os bairros paulistanos Cidade Ademar e Jardim Ademar de Barros, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros, no bairro do Campo Limpo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente, o Estádio Adhemar de Barros, em Araçatuba, e a Rodovia Adhemar de Barros são nomeados em sua homenagem.
- 1973 – David Lack, ornitólogo e biólogo britânico (n. 1910)
- 1978
- John Cazale, ator estado-unidense (n. 1935)
- Theresa Weld, patinadora artística estadunidense (n. 1893).
- 1980 – Jay Anson, escritor estado-unidense (n. 1921)
- 1985 – Eugene Ormandy, maestro e violinista húngaro (n. 1899)
- 1988 – Stefano Vanzina, diretor de cinema italiano (n. 1915)
- 1991 – Ragnar Arthur Granit, neurocientista finlandês (n. 1900)
- 1999 – Yehudi Menuhin, violinista e maestro estado-unidense (n. 1916).
- 2000 – Decio Meireles de Miranda, magistrado brasileiro (n. 1916)
- 2001 – Robert Ludlum, escritor estado-unidense (n. 1927)
Jean-Paul Riopelle (Montreal, 7 de outubro de 1923 - Isle-aux-Grues, 12 de março de 2002) foi um pintor e escultor canadense. Nascido em Montreal, estudou com Paul-Émile Borduas em 1940 e foi membro do movimento Les Automatistes. Foi um dos signatários do manifesto Refus Global. Em 1949 muda-se para Paris onde continuou sua carreira como artista, lá vendeu uma imagem de "selvagem canadense". Em 1959 começou um relacionamento com a pintora estadunidense Joan Mitchell. Eles mantinham casas e estúdios separados perto de Giverny, onde Monet viveu. O casal era influenciado mutuamente, tanto intelecto como artisticamente, mas sua relação era tumultuosa, alimentada pelo álcool. O relacionamento terminou em 1979 . Sua pintura de 1992, Hommage à Rosa Luxemburg, é um tributo de Riopelle para Mitchell, que morreu naquele ano, e é considerada como um ponto alto de sua obra posterior. O estilo de Riopelle mudou gradualmente do Surrealismo para o Expressionismo abstrato, o qual usava uma miríade de cubos de cores suaves, aplicada à superfícies planas com uma espátula, em grandes telas para criar atmosferas com grande impacto visual.
- 2003 – Zoran Đinđić, político e filósofo sérvio (n. 1952)
- 2007 – Antonio Ortiz Mena, político mexicano (n. 1907)
- 2008
- Vera Miranda, dubladora brasileira (n. ?)
- Lazare Ponticelli, militar francês (n. 1897)
- Rubens Lara, político brasileiro (n. 1944)
- 2010 – Glauco Villas-Boas, cartunista brasileiro (n. 1957)
Feriados e eventos cíclicos
- Brasil: Dia do Bibliotecário
- Ilhas Feroé: Grækarismessa (Missa de São Gregório): Conforme a tradição, os ostraceiros, a ave símbolo das Feroé regressam nesse dia. Este evento é comemorado na capital, Tórshavn
- Maurícia: Independência do Reino Unido
- Venezuela: Dia da Bandeira Nacional
- Igreja Católica: São Teófanes, o Confessor
- Aniversário das Cidades de Recife e Olinda em Pernambuco
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.