quarta-feira, 14 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

15 de março de 2012.
75º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 291 dias  para acabar o ano.
15/03/1997 – Morre o pintor e escultor húngaro Victor Vasarely, pioneiro da Optical Art   (n. 1908) 

Victor Vasarely, nascido Hungria, (Pécs9 de abril de 1908 — Paris15 de março de 1997) foi um pintor escultor húngaro radicado na França, considerado o "pai da OP ART" (abreviatura de Optical Art). Nasceu em Pécs na Hungria, tendo ido posteriormente estudar arte em Budapeste, onde se familiarizou com o movimento Bauhaus e com os trabalhos de Paul Klee, Kandinsky e Josef Albers. A influência destes, teve um impacto tal na sua obra, que se poderá afirmar que, nela, tenta resumir os princípios dos pioneiros da Bauhaus, segundo a qual, o movimento não depende, nem da obra de arte em si mesma, nem do tema específico que se pretende ver retratado, mas antes da apreensão do ato de olhar, que por si só é considerado o único criador. O período entre 1950-60 (período Black and White) marca definitivamente o trabalho de Vasarely, uma vez que ao introduzir pela primeira vez a sugestão de movimento sem existir movimento real, cria uma nova relação entre artista e espectador (que deixa de ser um elemento passivo para passar a interpretar livremente a imagem em quantos cenários visuais conseguir conceber), desenvolvendo e definindo os elementos básicos do que será conhecido como Op Art -um estilo e técnica que permanecerá para sempre ligado ao seu nome. Experimentou o uso de transparências e cores em projeções, produziu tapeçarias e publicou suas primeiras gravuras. Seus quadros combinam variações de círculos, quadrados e triângulos, por vezes com gradações de cores puras, para criar imagens abstratas e ondulantes. Viajou por muitos países, sempre recebendo vários troféus. É considerado um dos principais artistas do movimento Optical Art, entre suas obras se destacam suas "Vegas", obras caracterizadas pela impressão 3D concedida as 'esferas', e por cores contrastantes.

Eventos Históricos

15/03/1147D. Afonso Henriques conquista Santarém aos Mouros
Santarém, antiga Scalabis, foi conquistada em 15 de março de 1147, por D. Afonso Henriques. Num golpe audacioso, perpetrado durante a noite, a cidade caiu na posse de um escasso exército reunido pelo Rei de Portugal. Esta cidade muito antiga terá sido contactada por FeníciosGregos e Cartagineses. A fundação da cidade de Santarém reporta à mitologia greco-romana e cristã, reconhecendo-se nos nomes de Habis e de Irene, as suas origens míticas. Os primeiros vestígios documentados da ocupação humana remontam ao século VIII a.C.. A população do povoado teria colaborado com os colonizadores romanos, quando estes aportaram à cidade em 138 a.C. e a designaram como Scalabis. Durante este período tornou-se no principal entreposto comercial do médio Tejo e num dos mais importantes centros administrativos da província Lusitânia. Dos romanos recebeu o nome de Scalabi CastroCom as invasões dos Alanos e dos Vândalos passou a ser designada por Santa Irene. Passou para a posse dos mouros em 715, vindo a ser conquistada pelo conde D. Henrique, para de novo voltar à posse dos mouros, em 1110, até que D. Afonso Henriques a conquista definitivamente em 1147.
15/03/1545 – Primeira sessão do Concílio de Trento
Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecuménico. É considerado um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da  e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católicae a reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contra-Reforma.  Na história de Portugal (e do Brasil também), o concílio teve grande influência, quer pela participação e apoio dos reis, quer pela influência que os seus decretos tiveram na vida eclesiástica e social do país.  A Reforma Católica foi reforçada pela criação, em 1540, da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada pelo espanhol Inacio de Loyola. A Companhia de Jesus transformou-se num verdadeiro "exército" em defesa da manutenção dos princípios católicos e da evangelização na Europa, na Ásia e nas Américas. 
17/03/1944 – Segunda Guerra Mundial: Batalha de Monte Cassino – A aviação dos Aliados bombardeia o monastério dominado pelos nazistas como preparativo para o posterior ataque de suas tropas

Nascimentos

17/03/1696Giovanni Battista Tiepolo, pintor italiano (m. 1770)
Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo (Veneza15 de março 1696 - Madri27 de março 1770), foi um dos grandes mestres da pintura italiana. Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII, os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objetos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.Tem suas primeiras formações a partir de 1710, aproximadamente, no ateliê de Gregorio Lazzarini, pintor de estilo eclético, capas de unir os diferentes estilos da tradição veneziana, e de quem aprende, além dos primeiros rudimentos da pintura, o gosto pela grandiosidade teatral das composições. Bem cedo é influenciado pela pintura "tenebrosa" de Federico Bencovich e de Piazzeta, mas também recebe forte interferência dos mestres da Renascença Veneziana, Tintoretto e Paolo Veronese.
15/03/1825Charles Arendt, arquiteto luxemburguês (m. 1910)


15/031882Júlio Prestes, político brasileiro (m. 1946)
Júlio Prestes de Albuquerque (Itapetininga15 de março de 1882 — São Paulo9 de fevereiro de1946) foi um poetaadvogado e político brasileiro. Sem que estivesse em seus planos, foi um dos pivôs da Revolução de 1930, que derrubou a República Velha (1889-1930) Foi o último presidente desse período, mas não assumiu o cargo, impedido que foi pela Revolução. Júlio Prestes foi o único político eleito presidente da república do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse. Foi também  o último paulista a ser eleito presidente do Brasil. Foi o décimo terceiro e último presidente (governador) eleito do Estado de São Paulo (1927–1930), apesar de que Heitor Penteado o sucedeu como presidente interino devido à candidatura de Prestes à presidência da República. É filho do quarto presidente (governador) do estado de São Paulo, Dr. Fernando Prestes de Albuquerque. Em 23 de junho de 1930 tornou-se o primeiro brasileiro a ser capa da revista Time. Como se vê, uma biografia sem maior desenvolvimento. A estação central da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, hoje transformada em teatro e centro cultural, leva o seu nome, assim como a praça em frente ao edifício.
15/03/1945 - Guilherme Cunha Lima, designer gráfico brasileiro
Guilherme Silva da Cunha Lima (Rio de Janeiro15 de março de 1945) é designer gráfico e professor de design gráfico. Leciona na graduação e no mestrado da ESDI e lecionou por muitos anos no curso de comunicação visual da UFPE. Realiza pesquisas sobreHistória do Design brasileiro e é autor de O Gráfico Amador: Origens da Moderna Tipografia Brasileira. Formado em 1979 em Comunicação Visual pela UFPE e tem doutorado em Design Gráfico pela University of Reading (Inglaterra), 1993. Casado comEdna Lucia Cunha Lima, também designer. Além da sua atuação acadêmica, tem um trabalho extenso com designer gráfico e diretor de arte, tendo montado em Recife, no anos de 1970-80, o escritório de design Cunha Lima e Associados, juntamente com Edna Lucia Cunha Lima. Entre seus trabalhos mais importantes: a identidade visual da IndaiáEMTU e Jóias Clementina Duarte.
A POESIA DA PRENSA -  De uma oficina artesanal, saem pequenos textos literários, em particular poesia, com tiragens limitadas. "O Gráfico Amador: As Origens da Moderna Tipografia", de Guilherme Cunha Lima, conta a história desse movimento pernambucano, formado por poetas e intelectuais, que existiu até 1961.

15/03/1955 - Eliana Guttman, atriz brasileira
Eliana Guttman (São Paulo15 de março de 1955) é uma atriz brasileira com muitas atuações emteatro, no cinema e na televisãoJudia na vida real, chegou a fazer uma personagem judia na teledramaturgia. Em Esperança, fez Tzipora, mulher do personagem do também judeu Gilbert Stein. Guttman reconheceu que sua origem foi de grande ajuda para interpretar bem o papel.
15/03/1966 - Naoko Takeuchi, mangaka (ilustradora de mangás) japonesa
Naoko Takeuchi (武内直子, Takeuchi Naoko), nascida em 15 de março de 1967, é uma mangaka japonesa e a criadora original da famosa série de mangá e anime Sailor Moon. 
15/03/1968 - Priscilla Garita, atriz americana
15/03/1975 - Eva Longoria, atriz e modelo estado-unidense
Eva Jacqueline Longoria (Corpus ChristiTexas15 de Março 1975) é uma atriz norte-americanade origem mexicana. Apesar de ser de origem mexicana (tejano), os ancestrais de Eva Longoria se mudaram para o atual estado americano do Texas antes mesmo de ele ser incorporado aos Estados Unidos. Ela conseguiu traçar sua ancestralidade até a região de Astúrias, na Espanha. Um estudo genético feito por um programa de televisão também sugere que ela tenha ascendência indígena e um pouco de africana. De acordo com esse estudo, a ancestralidade de Longoria é 70% europeia, 27% ameríndia e 3% africana. A sua fama começou quando fez o papel de Isabella Brana Williams na novela The Young and the Restless entre 2001 e 2003Após sair daquela novela, entrou para a série de televisão e de rádio L.A. Dragnet, que acabou por ser cancelada. Desde 2004 faz o papel de Gabrielle Solis na série de televisão Desperate Housewives (Donas de Casa Desesperadas).
15/03/1978 - Rachelle Lefèvre, atriz canadense
Rachelle Marie Lefèvre (MontrealQuebec1 de Fevereiro de 1979) é uma atriz canadense, que interpretou Lily Ashton no seriadoLife on a Stick. Ela também interpretou Stacey Hanson em Big Wolf on Campus, Olivia Callaway em Charmed, Heather em What About Brian e Annie Isles na 5ª temporada de Undressed. De acordo com o jornal The Hollywood Reporter, Lefevre foi escalada como a protagonista do seriado Life on Mars de David E. Kelley. 

Mortes

15/03/ 44 a.C.Júlio César, general e estadista romano (n. 100 a.C.), assassinado por Marcus Junius Brutus, Decimus Junius Brutus e vários outros senadores romanos nos "Idos de Março"
Caio Júlio César (em latimCaius ou Gaius Iulius Caesar ou IMP•C•IVLIVS•CÆSAR•DIVVS[]13 de julho100 a.C] – 15 de março de 44 a.C]), foi um patrício, líder militar e político romano. Desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano. As suas conquistas na Gália estenderam o domínio romano até o oceano Atlântico: um feito de consequências dramáticas na história da Europa. No fim da vida, lutou numa guerra civil com a facção conservadora do senado romano, cujo líder era Pompeu. Depois da derrota dos optimates, tornou-se ditador (no conceito romano do termo) vitalício e iniciou uma série de reformas administrativas e econômicas em Roma. O seu assassinato nos idos de Março de 44 a.C. por um grupo de senadores travou o seu trabalho e abriu caminho a uma instabilidade política que viria a culminar no fim da República e início do Império Romano. Os feitos militares de César são conhecidos através do seu próprio punho e de relatos de autores como Suetónio e Plutarco.
15/03/1673Salvator Rosa, pintor, poeta, ator e músico italiano (n. 1615)
Salvator Rosa (Arenella, Nápoles20 de junho de 1615 — Roma15 de março de 1673) foi umpintorpoetaator e músico italiano do período barroco. Estudou pintura em Nápoles, sob a influência do pintor e gravurista espanhol José de Ribera. Em Florença, Rosa dispôs do financiamento do cardeal Giovanni Carlo de' Medici e transformou a sua própria casa num círculo artístico, literário e musical conhecido como "Accademia dei Percossi".
15/03/1876Henri Nicolas Vinet, pintor e desenhista francês (n. 1817)
Henri Nicolas Vinet (Paris9 de setembro de 1817 --- Niterói15 de março de 1876) foi um pintordesenhista e professor francês que se transferiu para o Brasil em 1856 e onde permaneceu pelo resto de sua existência.  Estudou na École des Beaux-Arts de Paris. Foi amigo e discípulo de Corot, tendo participado da escola de Barbizon onde se formaram muitos dos famosos paisagistas que iniciaram, na França, o hábito da pintura ao ar livre.  Entre 1841 e 1867 participou das exposições do Salon de Paris. Na sua última participação, a obra apresentada havia sido pintada no Brasil. Não se sabe as razões de sua transferência para os trópicos e porque escolheu a cidade do Rio de Janeiro para residência. Mas recém chegado, já com 39 anos, abriu ateliê na rua da Quitanda onde ministrava aulas de desenho e pintura. Em 1872 mudou-se para Niterói.
15/03/1892Hipólito Boaventura Carón, pintor brasileiro (n. 1862)
Hipólito Boaventura Caron (Resende27 de março de 1862 - Juiz de Fora15 de março de 1892) foi um pintor e desenhistabrasileiro que pertenceu ao famoso Grupo Grimm. Fez seus primeiros estudos no Colégio Progresso, em Juiz de Fora. Em 1880 ingressou na Academia Imperial de Belas Artes. Foi aluno de Georg Grimm em 1882. Enquanto estudava na Academia ministrou aulas de desenho elementar no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1883 retirou-se da Academia para acompanhar seu mestre Grimm, nas aulas ao ar livre que promovia em Niteroi. Teve como companheiros CastagnetoGarcía y VásquezAntônio ParreirasFrança Júnior e Franciso Joaquim Gomes Ribeiro. Fazia parte do grupo o alemão Thomas Georg Driendl que atuava como auxiliar e eventual substituto de Grimm. Em 1885, graças ao auxílio de sua família, pode viajar para a França a fim de aprimorar seus conhecimentos. Passou três anos na Europa onde teve como professor o paisagista Hector Hanoteau. Voltando ao Brasil, escolheu a Corte por moradia, mas logo voltaria a Juiz de Fora. Morreu prematuramente de febre amarela, aos trinta anos de idade.
15/03/1898 - Benjamin Mountfort, arquiteto britânico (n. 1825)
Benjamin Woolfield Mountfort (Birmingham13 de Março de 1825 - 15 de Março de 1898) foi um arquiteto inglês, emigrante na Nova Zelândia, onde se tornou um dos arquitetos mais destacados do país no século XIX. Foi fundamental na formação da cidade de Christchurch. Foi nomeado primeiro arquiteto oficial para o desenvolvimento da província de Canterbury. Fortemente influenciado pela filosofia anglo-católica e pela precoce arquitetura vitoriana, o seu estilo levou o neo-gótico até à Nova Zelândia. As suas maquetes de madeira e pedra são tidas como um complemento fundamental do crescimento cultural da Nova Zelândia.
15/03/1941Alexej von Jawlensky, pintor expressionista russo (n. 1864)
Alexej Georgewitsch von Jawlensky (Torzok13 de Março de 1864 – Wiesbaden15 de Março de 1941) foi o mais célebre pintor expressionistarusso, embora a sua carreira artística se tenha desenrolado praticamente na Alemanha, onde integrou um grupo de artistas denominado Der Blaue Reiter. 
15/03/1985Zé Fidélis, cantor, compositor e humorista brasileiro (n. 1910)
Gino Cortopassi, mais conhecido pelo pseudônimo de Zé Fidélis (São Paulo23 de setembro de 1910 - São Paulo15 de março de 1985) foi um cantor, compositor, radialista, humorista, e um dos pioneiros do humor radiofônico brasileiro. Sua extraordinária capacidade em fazer o público rir e, até mesmo, cair na gargalhada, também era transferida com talento para as páginas de vários livros que escreveu: "Binho, mulata e vacalhau"; "Muito sangue e pouca areia"; "Seleção canalhinha"; História do mundo"; "Teatro maluco"; "Meningite aguda"; "Lira arreventada"; "Sarravulho"; "Bérsus a gasugênio"; "Ópera pela tripa". Seu admirável talento humorístico certamente o faria um artista rico nos dias de hoje. Porém, apesar de ser muito elogiado por vários humoristas renomados, terminou seus dias numa clínica de repouso, em São Paulo.

Feriados e eventos cíclicos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.