terça-feira, 13 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

14 de março de 2012
74º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 292 dias  para acabar o ano.
14/03/'883 - Nasce em Taubaté (SP) o pintor Clodomiro Amazonas
Clodomiro Amazonas Monteiro (Taubaté, 14 de março de 1883 — São Paulo, 22 de setembro de 1953) foi um pintor, desenhista, ilustrador e restaurador brasileiro.Fez sua estreia na pintura com 16 anos, restaurando telas e afrescos do convento Santa Clara de Taubaté. Casou-se muito cedo, aos 21 anos, e para sustentar a família mudou-se para São Paulo onde poderia ter maiores oportunidades de emprego. Isto se deu em 1906. Obteve colocação em um banco e, logo em seguida, numa repartição pública. Em agosto de 1912 organiza sua primeira exposição no Salão Radium, em São Paulo. Apresentou 35 quadros na sua maioria paisagens. Ambicionando uma bolsa para estudar na Europa através do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, em 1914 tomou aulas de pintura com Augusto Luís de Freitas e, em seguida, com Carlo de Servi. Apesar desse esforço em aprimorar-se, não lhe foi concedida a cobiçada bolsa visto que a Europa já se encontrava em guerra. Seguiram-se, a partir de 1918 uma série de exposições que o tornaram paulatinamente um pintor conhecido e admirado. Sua obra é basicamente paisagística, temática na qual se mostrou exímio. Bastante valorizados e procurados por colecionadores, os trabalhos de Clodomiro Amazonas são comparados em qualidade e beleza aos de Baptista da Costa. Foi um dos idealizadores do Salão Paulista de Belas Artes. 

14/03/2002 - Morre o pintor e escultor Albano Vizotto Filho


Albano Vizotto Filho (Garça, 30 de março de 1928 - São Paulo, 14 de março de 2002) foi um pintor e escultor brasileiro. Formou-se na Escola de Belas Artes de São Paulo, e os seus primeiros trabalhos de arte realizaram-se no início dos anos 60 em torno da escultura do corpo humano. Em 1962, foi premiado com a Pequena Medalha de Prata no Salão Paulista de Belas Artes.[1] Em 1963, esculpiu o busto do então Presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy. Também esculpiu o busto do Sérgio Cardoso, que pode ser visto no museu dedicado ao actor de teatro no Rio de Janeiro. Em 1979, estudou pintura com Arlindo Castellani de Carli. No ano seguinte, ingressou na Academia Paulista de Belas Artes.

Eventos históricos

14/03/1492 – A rainha Isabel I de Castela ordena a seus súditos judeus e muçulmanos que se convertam ao Cristianismo ou serão expulsos do país
A rainha Isabel, de la Castilla, "A Católica"  tem altos em baixos em sua biografia. No fim da Reconquista, com a tomada de Granada (1492), a rainha mostrou grande firmeza na governação. Ajudada pelos cardeais Mendoza e Jiménez de Cisneros tentou converter ao catolicismo os muçulmanos e apoiou Cristóvão Colombo na sua expedição ao Novo Mundo(América). Após a descoberta de Colombo, a rainha se interessou pelo bem estar dos americanos nativos. Ordenou que aqueles que tinham sido levados à Espanha retornassem e por dispositivos em seu testamento determinou que os nativos fossem bem tratados nos territórios controlados pelos espanhóis. Seus desejos no seu testamento não foram sempre honrados. Seu legado também tem um lado mais politicamente incorreto: favoreceu a inquisição espanhola (esta que não era uma intituição da Igreja) e foi responsável pela expulsão dos judeus da Espanha em 1492 (Decreto de Alhambra). Foi das mulheres mais inteligentes e dinâmicas de então, com papel importantíssimo para manter Castela independente de Portugal.
14/03/1985 – O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano, sem nunca ter assumido o cargo. A foto abaixo, oficial, tirada no hospital, tinha por finalidade transmitir a falsa ideia de que Tancredo, paciente terminal, estaria em franca recuperação.

Nascimentos  

14/03/1756José Arouche de Toledo Rendon, militar e político brasileiro (m. 1834)
José Arouche de Toledo Rendon (São Paulo14 de março de 1756 — São Paulo26 de junho de 1834) foi um militaradvogadoprofessor e político brasileiro. Foi o primeiro diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, cargo que ocupou de 1827 a 1833. Era proprietário de boa parte da zona central da cidade de São Paulo, hoje conhecida como Vila Buarque, uma área que abrangia o atual Largo do Arouche e a praça da República. Embora proprietário das terras da atual Vila Buarque, não morava nelas, mas em um casarão da rua Direita, bem próximo da Praça da Sé. Tinha também, além do rio Tietê, uma Chácara com uma casa de janelas pintadas de verde, onde hoje se instala uma loja do grupo Pão de Açúcar, e que deu origem ao nome do bairro da Casa Verde. O drama de suas três filhas deu, também, origem a um romance com o nome "Meninas da Casa Verde".  Abaixo > No Largo do Arouche, ao lado de um monumento vandalizado está uma escultura de banhista, de Brecheret.
14/03/1822 – Nasce em Nápoles a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, terceira e última Imperatriz do Brasil, primeira e única mulher de D. Pedro II (m. 1889)
Pouco lembrada na História do Brasil, e até desconhecida de muitos brasileiros,  Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, cujo nome completo em italiano era Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d'Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d'Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde nasceu em Nápoles14 de março de 1822 e morreu na cidade do Porto, em Portugal, no dia 28 de dezembro de 1889, um mês após o exílio, Rla foi uma princesa do reino das Duas Sicílias, do ramo italiano da Casa de Bourbon, e a terceira e última imperatriz-consorte do Brasil, esposa do imperador Dom Pedro II. Foi a mãe de D. Isabel e D. Leopoldinaprincesa imperial do Brasil e princesa do Brasil, respectivamente. Abaixo > D. Pedro II, ao lado da princesa Isabel e, sentada, a Imperatriz Tereza Cristina.
14/03/1911 - Akira Yoshizawa, mestre japonês de origami (m. 2005)
14/03/1952Gal Oppido, fotógrafo brasileiro
Marcos Aurélio Oppido (São Paulo14 de março de 1952) é um fotógrafoarquitetomúsico e desenhista brasileiro. Em 1975 formou-se arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Em 1976, iniciou seu trabalho com fotografias relacionadas ao desenho. Entre 1979 e 1990 foi professor de linguagem visual na Universidade Católica de Campinas. Abaixo > Uma das fotos exibidas em recente exposição no Museu Afro Brasil.
14/03/1974 - Grace Park, atriz canadense
Grace Park (Los Angeles14 de março de 1974) é uma atriz canadense de ascendência coreana. Seu nome de batismo é Jee Un Park e descende de coreanos e estadunidenses. Sua família mudou-se para Vancouver quando ela era criança (tinha vinte e dois meses). É formada em Psicologia pelaUniversity of British Columbia. Fala fluentemente dois idiomas (inglês e coreano), conhece um pouco de cantonês e francês e está estudando espanhol. Sua estréia na televisão ocorreu no seriado Edgemont, no papel de Shannon Ng. Além disso, ela já apareceu em filmes como Romeo Must Die e L. A. Law: The Movie e atuou em diversos episódios de séries de televisão, como AndrômedaThe Outer LimitsDark AngelThe Immortal e Stargate SG-1. Em 2003, Grace ganhou o papel de Sharon Valerii na nova versão do seriado Battlestar Galactica. Interpretava Boomer, uma agente cylon programada para se fazer passar por humana a bordo daGalactica. Seu papel evoluiu através das temporadas e no final ela viveu a cylon rebelde Sharon "Athena" Agathon, cópia biológica de Boomer.
14/03/2012 - Liesel Matthews, ex-artista-mirim americana
Liesel Matthews (Chicago14 de março de 1986) é uma ex-artista-mirim norte-americana e herdeira da fortuna dos Hotéis Hyatt. Ela é melhor conhecida por ter estrelado como Sara Crewe no filme A Princesinha, uma adaptação de1995 do clássico de Frances Hodgson Burnett.

Mortes

14/03/1915Walter Crane, pintor e ilustrador britânico (n. 1845)
Walter Crane (Liverpool15 de Agosto de 1845 — Londres a 14 de Março de 1915) foi um ilustrador e pintor inglês. Foi membro do Arts and Crafts, tendo exercido grande influência sobre o design gráfico e ilustração. Crane também é conhecido pelas suas ilustrações para livros infantis.
14/03/1975Susan Hayward, atriz estado-unidense (n. 1917)
Susan Hayward (Nova York30 de junho de 1917 - Hollywood14 de março de 1975) foi uma atriz norte-americana. Começou como modelo logo depois de terminar o colégio e foi descoberta por David O. Selznick. Aprovada em um teste cinematográfico, estreou com sucesso em Beau Geste, em 1939, ao lado de Gary Cooper. Outros filmes de sucesso da atriz foram As Neves de KilimanjaroDemetrius e os GladiadoresDuelo de Paixões,Meu Coração CantaDavid e Bethsabá, Casei-Me Com Uma Bruxa e Eu Chorarei Amanhã. Em 1953, ela recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho em I'll Cry TomorrowEm 1958 ganhou o Oscar de melhor atriz, por sua interpretação na fita Quero Viver onde vivia uma garçonete acusada por um homicídio e que é executada numa câmara de gásSusan Hayward faleceu vítima de um tumor no cérebro. Encontra-se sepultada em Our Lady of Perpetual Help Cemetery, Carrollton, Geórgia nos Estados Unidos. Abaixo, capa do DVD e cena do filme "Davi e Bethseba", contracenando com o famoso ator Gregory Peck.


14/03/2007 - Lucie Aubrac, professora judia nascida na França, que participou da Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra Mundial (n. 1912) Seu heroísmo foi registrado em romance levado ao cinema.

Feriados e eventos cíclicos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.