sexta-feira, 4 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

5 de maio de 2912.
126º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 240 dias  para acabar o ano.
Em 05/05/1879, morre o pintor ítalo brasileiro Alessandro Cicarelli > No quadro abaixo, o casamento da princesa Teresa Cristina com o imperador D. Pedro II, realizado em Nápoles (Itália), por procuração, no qual só a noiva esteve presente. D. Pedro se achava no Rio de Janeiro e a união foi revalidada quando da chegada da princesa ao Brasil.
Alessandro Cicarelli Manzoni (Nápoles, 25 de janeiro de 1811 — Santiago do Chile, 5 de maio de 1879) foi um pintor, desenhista e professor italiano, que esteve residindo no Rio de Janeiro de 1840 a 1848. Integrou-se logo ao ambiente artístico brasileiro, de tal forma que, já em 1843 apresentava quatro óleos na exposição da Academia Imperial de Belas Artes, tendo recebido pela qualidade de seus trabalhos a comenda de Primeiro Cavaleiro da Ordem de Cristo. Em 1848 abandonou o Brasil para radicar-se no Chile onde viveu até 1879. Do ano seguinte a sua chegada àquele país até 1869 exerceu o cargo de diretor da Escuela de Pintura de Santiago. Em seguida, aposentado, continuou vivendo no país andino até seu falecimento. O quadro abaixo é uma paisagem do Rio de Janeiro e o nu masculino que vem a seguir foi pintado quando o artista já havia fixado residência no Chile.


Eventos históricos

1789 - Abertura dos Estados Gerais na França. O posicionamento das três bancadas no plenário deu origem às definições usadas até hoje para direita (nobres), centro (clero) e esquerda (povo), classificando respectivamente objetivos reacionários, moderados e revolucionários.

Na França do Antigo Regime, a Assembleia dos Estados Gerais (FO 1943: Assembléia dos Estados Gerais), ou simplesmente Estados Gerais (em francês États Généraux), era um órgão político de carácter consultivo e deliberativo, constituído por representantes das três ordens sociais denominadas estados, sendo o Primeiro Estado, o clero, o Segundo Estado,a nobreza; o Terceiro Estado, o povo. Os Estados Gerais aconselhavam o rei em algumas de suas decisões. Diante das sucessivas crises políticas, os Estados Gerais foram convocados em maio de 1789 - fato que não ocorria desde 1614, sob como governate absolutista do tempo Luís XVI -, reunindo-se no Hôtel des Menus Plaisirs, em Versalhes para discutir os problemas do reino. Nessa assembléia, em que cada estado tinha direito a apenas um voto, o clero e a nobreza se uniam para derrotar o terceiro estado (povo) nas votações, havendo sempre dois votos contra um. A reação do terceiro estado começou justamente nessa Assembléia, o que deu início à Revolução Francesa quando o terceiro estado transformou os Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte. Os Estados Gerais tem origens semelhantes às do Parlamento inglês, às das Cortes Gerais da Espanha, às das cortes de Portugal, às da Dieta do Sacro Império Romano-Germânico e às Dietas (Landtage em alemão) dos estados alemães. Assemelham-se também a essas assembleias em sua constituição. Assim o Terceiro Estado começou a lutar para que na França fosse criada uma Constituição, acabando com a Monarquia Absolutista e começando com uma monarquia Institucional.
1920 - Santa Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV em Roma.
1961 - O astronauta Alan Shepard torna-se o primeiro norte-americano a viajar no espaço, realizando um vôo sub-orbital de 15 minutos na cápsula Freedom 7, integrada no Programa Mercury;
  • 1968 - Estudantes franceses invadem a Universidade de Sorbonne. Cerca de 600 pessoas foram presas.
1984 - A primeira Unidade Geradora de Energia entra em funcionamento na Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.

Nascimentos

1846 - Lars Magnus Ericsson, inventor sueco (m. 1926).
Lars Magnus Ericsson (5 de maio de 1846 - 17 de dezembro de 1926) foi um inventorsueco e fundador da Ericsson, gigante mundial do ramo de Telecomunicações.  Abaixo, na 1ª imagem, o telefone original de Meucci (o verdadeiro inventor); na 2ª imagem, o telefone de Bell, que comprou os direitos de industrialização e acabou registrando a invenção como sua; na 3ª imagem, um aparelho mais moderno, criado por Ericsson em 1890.



1865 - Marechal Rondon, militar e sertanista brasileiro (m. 1958).
1917 - Dalva de Oliveira, cantora brasileira (m. 1972). Abaixo, Dalva de Oliveira e a Dupla Preto e Branco formada por Nilo Chagas e Heriberto Martins. Os três viriam a formar em seguida o Trio de Ouro.
1946 - Beth Carvalho, sambista brasileira.
1954 - Chitãozinho, cantor sertanejo brasileiro.
1969 - Data que o roteirista atribuiu ao nascimento de Rachel Green, personagem da série humorística Friends, interpretada por Jennifer Aniston.
1988 - Adele, cantora inglesa.

Falecimentos

1821 - Napoleão Bonaparte, imperador da França (n. 1769).


1994 - Mario Quintana, poeta brasileiro (n. 1906).
2011 - Claude Stanley Choules, considerado o último combatente da Primeira Guerra Mundial (n. 1901).

Feriados e eventos cíclicos

China: Festa do Dragão, em que também era celebrada a artemísia, erva sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.