quarta-feira, 16 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

17 de maio de 2012.
137º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 228 para acabar o ano.
Em 17/05/1945, morre o pintor e arquiteto ítalo fluminense Pietro Campofiorito.
Pietro Campofiorito (Roma, 29 de junho de 1875 — Niterói, 17 de maio de 1945) foi um pintor, arquiteto, decorador, cenógrafo, e professor ítalo-brasileiro. Era pai do também pintor Quirino Campofiorito, sogro da pintora Hilda Campofiorito e avô do arquiteto Italo Campofiorito. Acima, conjunto arquitetônico monumental da Praça da República, em Niterói. Abaixo, a Biblioteca Municipal, também em Niterói.





Em 17/05/1883, nasce o pintor baiano Presciliano Silva.
Prisciliano Atanagildo Isidoro Rodrigues da Silva mais conhecido como Presciliano Silva (Salvador, 17 de maio de 1883 — Rio de Janeiro, 7 de agosto de 1965) foi um pintor brasileiro. Algumas de suas obras estão expostas no Museu de Arte da Bahia‎. Era Presciliano o primeiro filho das segundas núpcias de Possidônio Izidoro da Silva e de Clotilde Rodrigues da Silva, que foi sua grande incentivadora; a mãe o matricula, já aos 13 anos, na Escola de Belas Artes e desde então frequenta aulas particulares no Liceu de Artes e Ofícios, com o professor Manoel Lopes Rodrigues. O mestre apoia sua ida a Paris, em 1903, onde sofre preconceito e experimenta o sofrimento causado pelos ruídos e surdez de uma esclerose nos tímpanos. Fica em França até 1906, quando retorna à Bahia e tem resposta favorável aos seus trabalhos, o que, com incentivo de amigos como Olegário Mariano, o motiva a expor no Rio de Janeiro. 
Em 1912 vence as resistências e consegue expor em Paris, no Salão Oficial, o quadro que retrata Mme. Le Clinche. Com o início da I Guerra Mundial volta à cidade natal, onde estabelece seu ateliê, no ano seguinte. Na cidade leciona na Escola de Aprendizes e Artífices. Em 1920 tem de Ruy Barbosa as mais elogiosas palavras: "...o meu instinto, minha intuição, algum gosto que terei, talvez, e o meu hábito de ver obras de mestres, me indicam em Presciliano Silva um pintor de extraordinário merecimento e futuro." Ingressa como docente, em 1928, na Escola de Belas Artes da Bahia, onde mais tarde seria diretor e professor emérito. Em 1930 realiza seu maior trabalho, retratando o 2 de julho de 1823, data que marca o fim da guerra pela Independência da Bahia, intitulada Entrada do Exército Libertador.











Em 17/05/1941, nasce o pintor paulista Aldir Mendes de Sousa.
Aldir Mendes de Sousa (São Paulo, 17 de maio de 1941 — 12 de fevereiro de 2007) foi um artista plástico e médico especializado em cirurgia plástica. Autodidata, começou a expor em 1962 e desenvolveu pesquisa em vários setores da arte contemporânea, principalmente no campo da pintura. Construiu uma carreira sólida ao longo de mais de 40 anos atuando no cenário das artes plásticas do Brasil e exterior. A partir de 1969 elegeu o cafeeiro como símbolo da natureza e o representou por uma figura circular de contornos sinuosos. Do cafeeiro surgiu o cafezal, formado pela disposição regular do arbusto em fileiras. A seriação da figura levou-o à perspectiva, e sua síntese formal à geometrização. Em 1997, expôs com Volpi, Weissman e Ianelli no MASP, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Museu de Brasília, no projeto "Poetas do Espaço e da Cor".Em 2005 Aldir descobriu ser portador de uma grave leucemia. Debilitado pela doença não deixou de produzir, utilizando-se inclusive da doença como motivação e inspiração para suas obras através da série "Campos de Batalha", em que faz analogia à batalha celular ocorrida em seu organismo. Interrompido pelo agravamento de seu quadro clínico Aldir não chegou a expor a nova fase.




Eventos históricos

1536 - O casamento de Ana Bolena e Henrique VIII de Inglaterra é dissolvido.

1863 - Rosalia de Castro publica a primeira edição de Cantares Galegos, marcando o início simbólico do Ressurgimento literário na Galiza.

1959 - Inauguração da estátua do Cristo-Rei com 110 metros de altura em Almada, Portugal.

Nascimentos

1749 - Edward Jenner, inventor da vacina da varíola (m. 1823).
1887 - João da Baiana, sambista brasileiro (m. 1974).

1900 - Ayatollah Ruhollah Khomeini, aiatolá xiita iraniano (m. 1989), o líder revolucionário que derrubou o Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlevi , instaurando no país um governo religioso muçulmano do ramo xiita.

1961 - Enya, cantora irlandesa.

1973 - Sasha Alexander, atriz norte-americana.

1988 - Nikki Reed, atriz estadunidense.

Falecimentos

1510 - Sandro Botticelli, pintor italiano.
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli(Florença1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510), foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina do Renascimento. Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masacciona pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias revelariam ainda um expressionismo trágico, de agitação visionária, fruto certamente da pregação de SavonarolaProtegido dos Médici, para os quais executou preciosos registros da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina. Foi ainda destacado retratista, e seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo. Sua reputação, alvo de um curto reavivar de interesse no século XVI, logo esvaiu-se, e somente com o reaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registrada no século XIX, e, em particular, pela interpretação filosófica de suas obras, é que sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.






2008 - Zélia Gattai, escritora brasileira (n. 1916). Abaixo, o tempo e o vento  na vida de Zélia Gattai e Jorge Amado.






Feriados e eventos cíclicos

Dia internacional da Internet
  • Brasil: Aniversário da cidade de Biguaçu, Estado de Santa Catarina





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.