segunda-feira, 7 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

8 de maio de 2012.
129º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 237 dias  para acabar o ano.
DIA DO ARTISTA PLÁSTICO
Em 08/05/1850, nasce o pintor Almeida Júnior.
José Ferraz de Almeida Júnior (Itu, 8 de maio de 1850 – Piracicaba, 13 de novembro de 1899) foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo. Foi certamente o pintor que melhor assimilou o legado do Realismo de Gustave Courbet e de Jean-François Millet, articulando-os ao compromisso da ideologia dos salons parisienses e estabelecendo uma ponte entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, característica essa que o tornou bastante célebre ainda em vida. De forma semelhante, sua biografia é até hoje objeto de estudo, sendo de especial interesse as histórias e lendas relativas às circunstâncias que levaram ao seu assassinato: Almeida Júnior morreu apunhalado, vítima de um crime passional. O Dia do Artista Plástico brasileiro é comemorado a 8 de maio, data de nascimento do pintor.



Eventos históricos

589 - Recaredo I convoca o Terceiro Concílio de Toledo. Após converter-se ao catolicismo, Recaredo impôs a fé católica a todo o seu reino.
O rei visigodo Recaredo (reg. 586601) era o mais jovem dos filhos das primeiras núpcias de Leovigildo. A exemplo de seu pai, Recaredo fez de Toledo (Espanha) a sua capital. Gregório o Grande chamava Recaredo de "Rei dos godos e dos suevos", rex Gothorum atque Suevorum. Os reis e nobres visigodos eram tradicionalmente cristãos arianos, enquanto que a população hispano-romana era católica trinitária. O bispo católico Leandro de Sevilha logrou converter o primogênito de Leovigildo, chamado Hermenegildo, à fé católica, e apoiou-o numa rebelião, o que lhe valeu o exílio (e, no caso de Hermenegildo, a morte). Com a morte de Leovigildo em 586 e a aceitação do catolicismo por Recaredo em 587, este pôde proceder à conversão do reino à fé de Roma, o que foi confirmado pelo III Concílio de Toledo, de 589.
1794 - É guilhotinado Antoine Lavoisier durante a Revolução Francesa, um dos maiores químicos da história da ciência.
1886 - A Coca-Cola chega pela primeira vez ao mercado.




1933 - Mahatma Gandhi inicia um jejum de protesto contra a opressão britânica da Índia.
1970 - Os Beatles lançam o álbum Let It Be. Abaixo, Paul McCartney canta "Let It Be" no Rio de Janeiro, em 2011.

Nascimentos

1735 - Sir Nathaniel Dance-Holland, pintor inglês (m. 1811).

Sir Nathaniel Dance-Holland,  (08 maio de 1735 a 15 de Outubro 1811) foi um notável pintor e retratista Inglês, voltando-se mais tarde para a política. Sendo terceiro filho do arquiteto George Dance (O Velho) Dance (mais tarde, para distinguir, ele acrescentou o sufixo 'Holand') estudou arte com Francis Hayman, e muitos contemporâneos e também estudou na Itália. Fez várias pinturas históricas e clássicas. Voltando para a Inglaterra, tornou-se um bem sucedido pintor de retratos. Com seu irmão mais novo, ele foi um dos membros fundadores da Royal Academy em 1768.



1826 - Miguel Ângelo Lupi, pintor português (m. 1883).
Miguel Ângelo Lupi (Lisboa8 de Maio de 1826 — Lisboa, 26 de Fevereiro de 1883) foi professor de pintura histórica na Academia de Belas Artes de Lisboa e um dos mais destacados pintores portugueses da época romântica.  As obras de Miguel Lupi estão presentes nos principais museus portugueses e em diversas instituições oficiais, para as quais pintou retratos e cenas históricas. Os trabalhos de Miguel Ângelo Lupi afastam-se da pintura romântica característica dos pintores portugueses seus contemporâneos, aproximando-se das novas tendências da segunda metade do século XIX. Apesar das linhas fundamentais do seu trabalho incidirem no retrato dos ricos e famosos da época, Lupi pintou também cenas de interior, cenas da vida familiar e temas de carácter histórico, como a obra Marquês de Pombal examinando o projecto da reconstrução de Lisboa, o seu último quadro. Também fez pintura de costumes, retratando aspectos da sociedade portuguesa de então. Abaixo, um esboço para quadro sobre Vasco da Gama.
1898 - Galileo Emendabili, escultor ítalo-brasileiro (m. 1974).
Galileo Ugo Emendabili (Ancona8 de maio de 1898 — São Paulo14 de janeiro de 1974) foi um escultor ítalo-brasileiro. Seu pai, Ludovico, era proprietário de um serraria, onde Emendabili aprendeu e apaixonou-se pela arte do entalhe em madeira. Em sua cidade natal, trabalhou no ateliê do surdo-mudo Clementi, um exímio ebanista. Autor de diversas obras, algumas com motivos republicanos, Emendabili tornou-se célebre, mas começou a enfrentar dificuldades em concursos públicos de arte, visto que a Itália era uma monarquia à época. Querendo continuar a exercer livremente seu trabalho, Emendabili decidiu então deixar a Itália. Já casado com sua patrícia Malvina Manfrini, partiu dia 16 de junhode 1923 com um bilhete de terceira classe, de Gênova, num navio cujo destino final era Buenos Aires. Emendabili desembarcou em Santos no dia 3 de julho, estabelecendo-se na cidade de São Paulo, onde - contando com o auxílio da numerosíssima coletividade italiana - tornou-se rapidamente num dos artistas mais conhecidos, tendo vencido diversos concursos. Diversas de suas obras podem ser apreciadas em mausoléus do Cemitério da Consolação ou na Pinacoteca do Estado de São Paulo. É autor, dentre outros monumentos públicos na cidade de São Paulo, do monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 (1954), no Parque Ibirapuera, e do dedicado ao cientista Dr. Luís Pereira Barreto (1927), na confluência da avenidas Angélica e São João. Em 1934, concebeu e executou o Monumento a Ramos de Azevedo, que atualmente encontra-se na Cidade Universitária. Abaixo> 1) Alegoria à Pintura, detalhe do monumento a Ramos de Azevedo. 2) Deusa da Engenharia. 3) Deusa da Escultura.  4) Baixo relevo no Masoleu do Soldado Constitucionalista. 5) Detalhe do Monumento ao Imigrante Italiano.



1924 - Billy Blanco, arquiteto, músico, compositor e escritor brasileiro.
1966 - Taffarel, ex-futebolista brasileiro.

Falecimentos

1782 - Marquês de Pombal, primeiro-ministro português (n. 1699).
1903 - Paul Gauguin, pintor francês (n. 1848)
Eugène-Henri-Paul Gauguin (Paris7 de Junho de 1848 - Ilhas Marquesas8 de Maio de 1903) foi um pintor francês do pós-impressionismo. Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso Cristo Amarelo. As cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente. O pintor parte para o Taiti em busca de novos temas e para se libertar dos condicionamentos da Europa. Suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um erotismo natural, fruto, segundo conhecidos do pintor, de sua paixão pelas nativas. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos intensos, amarelos, verdes e violetas.  Gauguin desenvolveu as técnicas do "sintetismo" e "cloisonnisme" (alveolismo), estilos de representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra, e que mostravam uma forte influência das gravuras japonesas.




1950 - Vital Brazil, médico e cientista brasileiro (n. 1865).
2003 - Elvira Pagã (Elvira Olivieri Cozzolino), cantora, atriz e compositora brasileira (n. 1920).

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Internacional

Anjo do dia

Santo do dia













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.