quinta-feira, 24 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

25 de maio de 2012.
146º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 220 dias para acabar o ano.

1420 - O Infante D. Henrique é designado governador da Ordem de Cristo.
A Ordem de Cristo é uma ordem religiosa e militar, criada a 14 de Março de 1319 pela Bula Papal Ad ea ex-quibus deJoão XXII, que, deste modo, acedia ao pedidos do rei Dom Dinis. Recebeu o nome de Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo e foi herdeira das propriedades e privilégios da Ordem do Templo. Abaixo, o diagrama octogonal e a cruz criada a partir dele.


1521 - É assinado, na cidade de Worms, o Édito de Worms, que condena Martinho Lutero.
1889 - O médico baiano Deocleciano Ramos propõe uma bandeira, que torna-se a do Estado da Bahia.
Bandeira do Estado da BahiaNão existe nenhuma lei de criação da Bandeira da Bahia. A flâmula usada como pavilhão do Estado foi criada pelo médico Deocleciano Ramos que, em 25 de maio de 1889, durante a reunião do Partido Republicano da Bahia, sugeriu que esse símbolo representasse a agremiação. Essa bandeira extrapolou a utilização partidária e foi adotada pela população baiana como o símbolo mais importante da Bahia. A concepção genérica se baseia na bandeira dos EUA.
1940 - Segunda Guerra Mundial: Início da Batalha de Dunquerque.
Embora sem grande importância estratégica, no conjunto do conflito, este foi um dos episódios mais dramáticos e inspiradores da guerra. 

1945 - Portugal leva uma goleada da Inglaterra em futebol, com o resultado de 10 bolas a 0.
  • 1961 - John F. Kennedy anuncia em discurso na Universidade de Rice as intenções dos EUA de enviarem homens à lua antes do final da década.
1962 - É fundada a banda britânica de rock and roll, os Rolling Stones.
1977 - Estreia Star Wars (Guerra nas Estrelas), série criada por George Lucas.
1889 - Emílio Henrique Baumgart, engenheiro brasileiro de origem germânica, (m. 1943), pioneiro do concreto armado no Brasil.
Seu pai foi o imigrante alemão Gustav Baumgart e a sua mãe Mathilde Odebrecht, filha do imigrante alemão engenheiro (Emílio) Emil Odebrecht. Como típico teuto-brasileiro de sua época, Emílio Henrique Baumgart era bilíngüe, dominando tanto o idioma português como o alemão. Casou-se com Stela Maria em 1915, com quem teve um filho e uma filha.  Emílio Henrique Baumgart destacou-se como engenheiro projetista inovador, vindo a receber o título de "Pai do Concreto Armado" pelos profissionais do ramo no Brasil. 
1944 - Frank Oz, produtor de TV inglês, criador de fantoches para Sesame Street, Muppets Show, e Yoda, para Star Wars. Abaixo, ele e um Muppet.
1948 - Roberto Simonsen, engenheiro e político brasileiro, imortal na Academia (n. 1889).
Roberto Simonsen (R. Cochrane S.Furtado), engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, nasceu em Santos, SP, em 18 de fevereiro de 1889, e faleceu, no salão nobre da Academia Brasileira de Letras, em 25 de maio de 1948, quando saudava o primeiro-ministro belga, Paul van Zeeland, em visita oficial ao Brasil. Sucedendo a Filinto de Almeida, era o segundo ocupante da Cadeira n. 3. para a qual fora eleito em 9 de agosto de 1945 e recebido em 7 de outubro de 1946, pelo acadêmico José Carlos de Macedo Soares. 

1954 - Robert Capa, fotojornalista húngaro (n. 1913).
Sobrevivente de várias guerras, Capa morreu na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar sobre uma mina terrestre. Seu corpo foi encontrado com as pernas dilaceradas. A câmera permanecia entre suas mãos.






Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte - Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.