segunda-feira, 28 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

29 de maio de 2012.
150º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 216 para acabar o ano.
1453 - Queda de Constantinopla; o sultão otomano Mehmed II conquista Constantinopla depois de um cerco de seis semanas, pondo fim ao Império Bizantino, um evento que muitos consideram marcar o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Abaixo, pintura feita em 1499, representando o cerco à cidadela fortificada.

1913 - O balé de Igor Stravinski A Sagração da Primavera estréia com tremendo  escândalo em Paris.
Desafiando bom número de regras e contestando tudo que se conhecia até então a obra causou um escândalo memorável na capital francesa, em que a platéia, diante de tanta revolução artística, não aceitava o que ouvia e via. A rejeição se reforçou pelas inovações de linguagem que Nijinsky incorporou à coreografia, valorizando movimentos "rústicos" inspirado em hierógrafos e pinturas em pedras de homens da caverna. Durante a apresentação não faltaram vaias, e o próprio Diaghilev chegou a acender as luzes da platéia numa tentativa de conter um pouco o caos que se instalou. Não tendo surtido muito efeito, a agitação continuou e marcou tanto a estréia que até hoje a peça é considerada uma das mais internacionalmente conhecidas e controversas obras na história da arte. Abaixo o mesmo tema, pintado por Sandro Boticelli.
1977 - Janet Guthrie torna-se a primeira mulher a se classificar para as 500 Milhas de Indianápolis.

  • 1988 - Começa em Moscou a reunião de cúpula Reagan-Gorbachov em que se foi acertado um acordo sobre a notificação prévia do lançamento de mísseis intercontinentais e outro sobre a verificação conjunta de provas atômicas.
1998 - A FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.) é extinta ao ser incorporada a RFFSA (Rede Ferroviária Federal), iniciando-se assim o processo de privatização da malha ferroviária brasileira. A origem da rede tinha sido, anteriormente, a fusão da Estrada de Ferro Sorocabana com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

1265 - Dante Alighieri, poeta italiano (m. 1321), autor de "A Divina Comédia".
1698 - Edmé Bouchardon, escultor francês (m. 1762)
1917 - John Fitzgerald Kennedy, presidente dos Estados Unidos da América (m. 1963).
1963 - Débora Bloch, atriz brasileira.
1981 - Juliana Knust, atriz brasileira.
1984 - Prapawadee Jaroenrattanatarakoon, atleta tailandesa de levantamento de peso.
1987 - Alessandra Torresani, atriz norte-americana.
1858 - Johann Moritz Rugendas, aquarelista. (Augsburgo, 29 de março de 1802 — Weilheim an der Teck, 29 de maio de 1858) foi um pintor alemão que viajou por todo o Brasil durante o período de 1822 a 1825, pintando os povos e costumes que encontrou. Rugendas era o nome que usava para assinar suas obras. Cursou a Academia de Belas-Artes de Munique, especializando-se na arte do desenho.



1981 - Renato Cataldi, pintor.
Renato Cataldi (São Paulo, 25 de dezembro de 1909 — Rio de Janeiro, 29 de maio de 1981) foi um pintor e ilustrador brasileiro. É um artista plástico catalogado no Dicionário de artes plásticas de Júlio Louzada. Participou com freqüência de certames como o Salão anual organizado pela Escola Nacional de Belas Artes, onde obteve várias premiações. Pintava marinhas com barcos e pescadores em quadros de pequeno tamanho e cores claras. Outro tema recorrente na sua obra são os quadros, esses de tamanho maior, com aves, principalmente araras de diversas espécies nos galhos de árvores, como se estivessem soltas na natureza. Artista de boa técnica, é apreciado pelos colecionadores, muito embora seus trabalhos não alcancem preços elevados no mercado de arte. Deve ter pintado muito pois, com frequência, seus quadros aparecem em leilões de arte inclusive no exterior. A casa Christie que, juntamente com a Southeby, é o maior estabelecimento do mundo especializado em vendas de objetos artísticos por meio de leilões, apregoou recentemente obras de Cataldi, havendo de se ressaltar que essa empresa tem severos critérios de seleção. Viveu e pintou na cidade do Rio de Janeiro.
Dia Mundial da Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.