domingo, 27 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de maio de 2012.
148º dia do ano no calendário gregoriano.
(149º em anos bissextos). Faltam 217 para acabar o ano.

585 a.C. - Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, considerado por muitos a data de fundação da Filosofia ocidental.
Tales de Mileto (em grego antigo: Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atualTurquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C.. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.


1898 - O fotógrafo italiano Secondo Pia tira as primeiras fotografias do Santo Sudário
O Sudário de Turim, ou o Santo Sudário é uma peça delinho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação. O Sudário está guardado na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIVPertenceu desde 1357 à casa de Saboia que em 1983 o doou ao Vaticano.  A peça é raramente exibida em público, a última exposição foi no ano 2010 quando atraiu mais de 50 mil fiéis. Vários cristãos acreditam que seja o tecido que cobriu o corpo de Jesus Cristo após sua morte. A origem da peça conhecida como Santo Sudário tem sido objeto de grande polémica. Para descrever seu estudo geral, os pesquisadores cunharam o termo "sindonologia", do grego σινδών—sindon, a palavra usada no evangelho de Marcos para descrever o tipo de tecido comprado por José de Arimateia para usar como mortalha de Jesus.




1926 - Em Portugal, um golpe de estado leva à queda da I República e abre caminho à implantação do Estado Novo, ditadura fundada por Antonio de Oliveira Salazar, que durou 40 anos.
1962 - 2 dias antes da Copa do Mundo de 1962 o Chile, país sede, teve um terremoto de 8,6 graus na escala Richter. Apesar das dimensões, o terremoto, localizado, não impediu a realização do evento.
A grande campeã desta copa foi a Seleção Brasileira de Futebol que, como campeã da Copa anterior de 1958, não havia participado das eliminatórias pois já tinha vaga garantida. A seleção contou com muitos jogadores da Copa da Suécia, como Gilmar, Djalma Santos, Nílton Santos, Didi, Zagallo, Vavá, Pepe, Zito, Garrincha e Pelé. A final da Copa do Mundo FIFA de 1962 foi disputada pela Tchecoslováquia, que havia eliminado a Iugoslávia e a Hungria; e o Brasil, que havia eliminado o Chile e a Inglaterra. A partida foi realizada em 7 de julho às 14h30min, Estádio Nacional de Chile, com um público estimado em 68 679 pessoas. Sob o apito do árbitro soviético Nikolay Latyshev, Josef Masopust abriu o placar aos 15 minutos, porém, 2 minutos depois, Amarildo empata o jogo, que termina o primeiro tempo no 1 a 1. Aos 24 minutos do segundo tempo, Zito vira o jogo para a equipe brasileira e Vavá, 9 minutos depois, amplia a diferença, fechando o placar em 3 x 1. O capitão Mauro Ramos de Oliveira ergueu a taça Jules Rimet e o segundo título do Brasil com Copas do Mundo.
1738 - Joseph-Ignace Guillotin, médico e político francês, inventor da guilhotina (m. 1814).
1853 - Carl Larsson, pintor realista sueco (m. 1919).






1913 - Ciro Monteiro, cantor e compositor brasileiro (m. 1973).
1941 - Zózimo Barrozo do Amaral, jornalista brasileiro (m. 1997)
1954 - João do Pulo, atleta brasileiro (m. 1999).
1979 - Monica Keena, atriz e modelo norte-americana.
1988 - Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro (n. 1896). > 
Veja Google Imagens

Brasil

Dia do Ceramista  
Abaixo, arte cerâmica de Anelise Bredow, Santa Maria (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.