domingo, 20 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

21 de maio de 2012.
142º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 224 dias  para acabar o ano.
   
 78 - Criação do Shaka Samvat, o calendário nacional indiano. 


  878 - Siracusa, na Itália, é capturada pelo sultão muçulmano da Sicília Abaixo, ruínas, o anfiteatro, a cidade hoje e mapa.






1502 - Santa Helena é descoberta pelo navegador português João da Nova. Após 1816, a ilha passaria a ser a prisão de Napoleão Bonaparte.
1904 - Fundação da FIFA. O futebol começava a se organizar em projeção universal.
1991 - Rajiv Gandhi, filho de Indira Gandhi, e que exercia a função de primeiro-ministro na época, é assassinado por um terrorista, em Chennai (então chamada de Madras).
2005 - A Wikipédia em português atinge 50 mil artigos.

1471 - Albrecht Dürer, pintor alemão da Renascença (m. 1528).

Albrecht Dürer (Nuremberga, 21 de maio de 1471 — Nuremberga, 6 de abril de 1528) foi um gravador, pintor,ilustrador, matemático e teórico de arte alemão e, provavelmente, o mais famoso artista do Renascimento nórdico, tendo influenciado artistas do século XVI no seu país e nos Países Baixos. A sua maestria como pintor foi o resultado de um trabalho árduo e, no campo das artes gráficas, não tinha rival. As suas xilogravuras, consideradas revolucionárias são ainda marcadas pelo estilo gótico. É considerado como o primeiro grande mestre da técnica da aguarela, principalmente no que diz respeito à representação de paisagens. Tal como Da Vinci, os seus interesses abrangiam ainda outros campos, como a geografia, a arquitectura, a geometria e a fortificação. Conseguiu chamar a atenção do imperador Maximiliano I para o seu trabalho, tendo sido por ele nomeado pintor da corte em1512. Viveu, provavelmente, duas vezes na Itália em adulto. Em 1520, depois da morte do imperador, partiu para os Países Baixos, visitou muitas das cidades do norte e conheceu pintores e homens de letras, como Erasmo de Roterdão. Nos seus últimos anos, em Nuremberga, partindo de estudos deteoria da Arte italianos de autores que o antecederam, ocupou-se principalmente com a elaboração de tratados sobre a medida e proporções humanas, perspetiva e geometria como elementos estruturantes da obra de arte.



1775 - Lucien Bonaparte, militar, político e acadêmico francês (m. 1840). Era o segundo irmão de Napoleão.
1844 - Henri Rousseau, pintor francês (m. 1910). Não tem qualquer parentesco com o filósofo suiço Jean Jacques Russeau.
Henri-Julien-Félix Rousseau (21 de Maio de 1844Laval – 2 de Setembro de 1910Paris), conhecido também pelo público como o douanier (aduaneiro) por ter trabalhado como inspector de alfândega, foi um pintor francês inserido no movimento moderno do pós-impressionismo. A sua obra foi pouco apreciada pelo público geral e pelos críticos seus contemporâneos tendo sido constantemente remetida para o grupo da arte naïf e primitivista - pelo seu carácter autodidacta, resultado da inexistência de formação académica no campo artístico, pela recusa dos cânones da arte reconhecida até então e pela aparente ingenuidade grotesca. Em verdade, seu estilo é livre e não se encaixa nos parâmetros nem da arte naïf, nem do pós-impressionismo, estando mais próxima da ilustração do que da pintura.







1923 - Vernon Biever, fotógrafo norte-americano, voltado para o registro de esportes (m. 2010).



1943 - Gracindo Júnior, ator brasileiro, filho do também ator Paulo Gracindo e pai da atriz Daniela Duarte.

1962 - Roberto Frejat, cantor e compositor brasileiro.
1974 - Maria Fernanda Cândido, atriz brasileira.

1987 - Ashlie Brillault, atriz norte-americana.

2002 - Niki de Saint Phalle, pintora, escultora e cineasta franco americana (n. 1930).








  • Dia da Língua Nacional
Dia Nacional da Cachaça, estabelecida pelo ex-Presidente Itamar Franco

  • Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural, estabelecido pela UNESCO
  • Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento , estabelecido pela UNESCO






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.