segunda-feira, 21 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

22 de maio de 2012.
143º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 223 para acabar o ano.
1774 - Francisco de Orduña, em nome do vice-rei do Rio da Prata, toma posse do arquipélago das Malvinas, recuperado pelos espanhóis dos ingleses.
1939 - Alemanha e Itália firmam em Berlim o chamado Pacto do Aço, verdadeira aliança militar entre os dois países.
  • 1949 - Promulgação da Lei Fundamental de Bona, constituição provisória da República Federal Alemã.
  • 1952 - O governo argentino denuncia a existência de um complô para assassinar o presidente Juan Domingo Perón e sua esposa, Eva Perón.
  • 1959 - A Revolta das Barcas Rio-Niterói, levante popular que terminou na depredação da residência dos empresários da concessionária e a estatização do serviço.
1960 - O Grande Terremoto do Chile, o mais potente já registrado (9,5 na escala de Richter), atinge o sul do país.
1990 - Os líderes do Iêmen do Norte, Ali Abdullah Saleh, e do Iêmen do Sul, Jaida Abu Baker, proclamam o nascimento da República do Iêmen, após a unificação de ambos os territórios.

1998 - Na Irlanda do Norte, um acordo de paz é aprovado por católicos e protestantes.
1694 - Daniel Gran, pintor do barroco austríaco (m. 1757).
Daniel Gran (1694-1757) foi um pintor nascido em Viena em 1694, que morreu em Sankt Pölten , em 1757.  Suas imagens ornamentam vários edifícios públicos em sua cidade natal. Ele era conhecido e considerado em seu tempo, mas a memória se perdeu e suas obras não são tão conhecidos fora da Áustria e da Alemanha de hoje. A curiosidade fica no fato de que o país era predominantemente protestante e o barroco era, ao contrário, um movimento de contra-reforma, surgido após o Concílio de Trento. Acontece que a Áustria fazia parte do Sacro Império, formado por centenas de pequenos reinos, principados, ducados e condados, Cidades livres imperiais, e outros domínios, ficando ajustado que cada um desses pequenos governantes determinaria qual a religião a ser adotada em seus domínios, daí, a existência do catolicismo em algumas células e o desenvolvimento do movimento barroco dentro delas, ainda que em escala muito reduzida.




1837 -  Frederico Trebbi, pintor e fotógrafo ítalo brasileiro.

Frederico Alberto Crispin Francisco Arnoldi Trebbi (Roma, 22 de maio de 1837 — Pelotas, 4 de abril de 1928) foi um comerciante, fotógrafo, pintor e professor de arte ativo no Rio Grande do Sul entre os séculos XIX e XX. Fez estudos artísticos na Academia de Belas Artes, em Roma. Deixou a Itália aos vinte anos a negócios, residindo, entre 1858 e 1864, no Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Eclodindo a Guerra do Paraguai, mudou-se para o Brasil, para cujas forças armadas realizou importantes serviços de mapeamento topográfico e documentação fotográfica, sendo agraciado com o título de Comendador e Cavaleiro da Coroa. Pretendia voltar à Itália ao término do conflito, mas a convite do padre D'Argencio, capelão do exército brasileiro, visitou Mostardas em 1869, onde conheceu sua futura esposa, e com isso veio a fixar-se definitivamente no Rio Grande do Sul. Como a pequena vila não oferecia campo para seu trabalho, mudou-se imediatamente após o casamento para Pelotas. Encerrou ali suas atividades comerciais e abriu um atelier e curso de desenho e pintura, consagrando o resto de sua vida à arte, e excercendo expressiva e benéfica influência no ambiente artístico local. Durante alguns anos residiu em Porto Alegre, a partir de 1896, onde dedicou muito de seu tempo à fotografia, assumindo a direção do ateliê fotográfico de Jacinto Ferrari. Depois disso retornou a Pelotas, onde veio a falecer. Durante muitos anos exerceu o cargo de agente consular da Itália. Seu método de ensino se baseava principalmente na cópia, embora sempre incentivasse também a criação a partir da natureza, para melhor compreensão e captação dos efeitos de luz e das cores e formas originais. Foi ele quem introduziu na região de Pelotas o estudo do nu, embora sempre com alunos do sexo masculino, uma vez que o tema era ainda um tabu. Com o crescimento de seu prestígio passou a ocupar a cadeira de desenho na Academia de Comércio de Pelotas, onde atuou por longos anos. Foram seus alunos Leopoldo Gotuzzo e Abadie Faria Rosa. Em sua obra pessoal seguia a escola neoclássica, e seus trabalhos, ainda que não tenham chegado a níveis superiores, podem ser considerados corretos, limpos e espontâneos, e fiéis à escola que o formou. Privilegiou o retrato, embora também tenha realizado muitas obras com cenas de gênero, paisagens e cenas regionalistas e históricas.
1858 - Belmiro de Almeida, pintor e escultor.

Belmiro de Almeida (Serro, 22 de maio de 1858 — Paris, 12 de junho de 1935) foi um pintor, desenhista, escultor e caricaturista brasileiro. Belmiro de Almeida fez seus primeiros estudos de desenho e pintura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Ingressou logo depois na Academia Imperial de Belas Artes, onde teve como professores Agostinho José da Mota, Zeferino da Costa e Souza Lobo. No final da década de 1880, viajou para a Europa, visitando Roma e Paris. Em Paris freqüentou o ateliê de Jules Lefèbvre, participou de salões e realizou exposições individuais. A partir de então, alterna residência entre Paris e Rio de Janeiro. No Brasil, ocupou interinamente, de 1893 a 1896, a cadeira de Desenho Figurado na antiga Escola Nacional de Belas Artes, em substituição a Pedro Weingärtner. Em 1916 foi contratado pela escola para reger a cadeira de Desenho de Modelo-Vivo. Dedicou-se a caricatura, colaborando nos principais periódicos cariocas da época e também à escultura, em que o seu trabalho mais conhecido é a figura do manequinho, instalada em uma praça pública no Bairro de Botafogo. Fixou-se definitivamente em Paris no fim da Primeira Guerra Mundial. No Salão Nacional de Belas Artes, conquistou a medalha de ouro de segunda classe em 1894, e a grande medalha de ouro em 1921. Sua obra integra o acervo de importantes instituições como o Museu Nacional de Belas Artes. Ali se encontra que uma de suas telas mais famosas, Arrufos, que traz o poeta e crítico de arte Gonzaga Duque como modelo; também o poeta se inspiraria no pintor para criar um personagem (agrário) do romance Mocidade morta (1899).


1907 - Hergé, criador da série de história em quadrinhos As Aventuras de Tintim (m. 1983).



1970 - Naomi Campbell, modelo e atriz inglesa, apaixonada pela Bahia.

2002 - Maísa Silva, apresentadora brasileira.



1977 - Carlos Lacerda, jornalista e político brasileiro, opositor de Getúlio Vargas (n. 1914).

Brasil

Internacional

Dia Internacional da Biodiversidade

Católico

Santa Rita de Cássia, Santa das causas impossíveis.

Mitológicos

Roma Antiga: Festival de Rosália, em honra das deusas Flora e Vênus - Evento da mitologia romana.


Portugal

  • Feriado Municipal da cidade de Leiria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.