segunda-feira, 14 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

15 de maio de 2012.
136º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 230 dias  para acabar o ano.
Em 15/05/1912, nasce o pintor e escultor ítalo brasileiro Pietro Stangherlin.
Pietro (Pedro) Stangherlin (Vicenza, 1842 — Caxias do Sul, 15 de maio de 1912) foi um pintor e escultor italiano radicado no Brasil, para onde emigrou em agosto de 1876, fixando-se em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Foi um artista ativo na região de colonização italiana entre o fim do século XIX e início do século XX. Segundo consta, em sua terra natal não realizou nenhum estudo preparatório para a carreira artística, vindo a descobrir e desenvolver seu talento somente na nova pátria. Sua falta de preparo não impediu que se arrojasse com entusiasmo à nova vocação, e se bem que seus primeiros esforços tenham produzido fracos resultados, como seria de esperar, em breve dominou o ofício, dedicando-se primeiramente à pintura e desenho, e em seguida à escultura, onde deixaria suas melhores obras, quase todas no campo da arte sacra. Segundo a apreciação de Athos Damasceno, essa mesma falta de treinamento formal foi o que lhe favoreceu a imaginação e a espontaneidade, não lhe privando do vigor que outros mais cultos muitas vezes carecem. Atuou não só na cidade de Caxias do Sul, mas em outras da região, e suas obras eram bastante requisitadas. Em 1901 apresentou na Exposição Estadual uma escultura alegórica, representando a cidade que o acolheu, peça que recebeu Medalha de Bronze. Outras de suas criações dignas de nota são a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio no santuário de mesmo nome em Farroupilha, as imagens de Nossa Senhora da Glória, Santa Teresa e Santo Anselmo na Catedral de Caxias do Sul, e a imagem de Nossa Senhora das Graças na igreja de Nossa Senhora do Pedancino, além de muitas outras espalhadas pelos templos da região. O Museu Municipal de Caxias do Sul preserva várias obras importantes: uma tela a óleo representando São Marcos Evangelista e grupos escultóricos representado Nossa Senhora da Neve com o Menino Jesus e São Miguel derrotando o Demônio. Foi também, a despeito de inexperiência na área, o construtor de um órgão de tubos que, segundo testemunhos, era tecnicamente perfeito. Tornou-se uma figura popular na cidade, participando de muitas associações, clubes e da decoração dos tradicionais desfiles de carros alegóricos por ocasião das Festas da Uva. (Wikipedia)




Em 15/05/1896, nasce o caricaturista e ilustrador Belmonte.
Belmonte, nascido Benedito Carneiro Bastos Barreto (São Paulo, 15 de maio de 1896 — São Paulo, 19 de abril de 1947) foi um caricaturista, pintor, cartunista, cronista, escritor e ilustrador brasileiro. Belmonte foi o criador da personagem "Juca Pato": careca "por tanto levar na cabeça", cujo lema era "podia ser pior", e que encarnava as aspirações e frustrações da classe média paulistana. Inconformado, sintetizava a figura do homem comum, trabalhador, honesto, acossado pela burocracia, pelo aumento do custo de vida e pela corrupção. Numa época pré-merchandising, Juca Pato estampou carteiras de cigarros, cadernos escolares, balas, água sanitária, marchinhas de carnaval, além do bar Juca Pato, ponto de encontro de intelectuais e artistas. Em 1929 e 1930, o personagem "Juca Pato" fez sucesso na "Folha da Manhã", atual Folha de S. Paulo, com suas críticas a Getúlio Vargas e à Aliança Liberal. A Folha da Manhã apoiava o candidato Júlio Prestes. Com a vitória da Revolução de 1930, o jornal foi destruído (empastelado), só voltando a funcionar em 1931, com outra orientação política. Em 10 de novembro de 1937, dia da instauração do Estado Novo, publicou uma charge em que Juca Pato lia trechos da constituição americana, tendo em segundo plano a Estátua da Liberdade. Posteriormente foi obrigado pelo DIP a tratar somente de temas internacionais. Fez as ilustrações da primeira edição do livro O Poço do Visconde, de Monteiro Lobato, publicado em 1937 e também dos demais livros escritos para o público infantil, até 1947. Nessa época, Belmonte escreveu e ilustrou sua obra sobre São Paulo dos primeiros séculos: 'No tempo dos bandeirantes". Três anos após a Segunda Guerra Mundial, após seu falecimento em conseqüência de tuberculose, foi publicado o livro Caricatura dos Tempo, republicado pela Editora Melhoramentos em 1982. As caricaturas reunidas nesse livro permanecem até hoje exemplares das relações internacionais do período entre 1936 e 1946, tendo sido traduzido para diversos países da América Latina. Em janeiro de 1945, às vésperas da rendição alemã, Joseph Goebbels, em uma das derradeiras transmissões pela Rádio de Berlim, atacava o conteúdo do livro de charges estrangeiro: Certamente, disse Goebbels, o artista foi pago pelos aliados ingleses e norte-americanos. Além de álbuns de caricatura, escreveu também crônicas e contos humorísticos (Idéias de João Ninguém, 1935) e estudos históricos (No tempo dos bandeirantes; Brasil de outrora; Costumes da América Latina). Foi um dos melhores ilustradores das obras infantis de Monteiro Lobato.








Em 15/05/1858, nasce o pintor ítalo brasileiro Rosalbino Santoro.
Rosalbino Santoro (Fuscaldo, Itália, 15 de maio de 1858 — Brasil, c. 1920) foi um pintor e professor ítalo-brasileiro.Foi aluno de Filippo Palizzi e Castiglione na Academia de Belas Artes de Nápoles. Portanto, filiou-se à escola napolitana de pintura, notabilizando-se na figura, na paisagem e principalmente na marinha. Entre os anos de 1877 e 1883 realizou exposições na Academia de Brera, de Milão, em Veneza e em Nápoles. Chegou ao Brasil provavelmente em 1884, pois recentemente, em maio de 2008, uma galeria carioca colocou em leilão duas magnificas pinturas de Santoro datadas daquele ano, representando cenas da cidade do Rio de Janeiro: Cais da Glória e Terraço do Passeio Público. Também é dessa época o quadro que retrata a Pedra de Itapuca famosa formação rochosa localizada na praia de Icaraí, em Niteroi. Radicou-se na Corte e logo realizou algumas exposições, apresentando trabalhos que confirmavam o renome que trazia da Itália, conforme informa Laudelino Freire. Além do trabalhos já citados, reafirmam sua condição de artista conceituado duas marinhas, pintadas no melhor estilo napolitano, adquiridas em 1975 pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, que levam os seguintes títulos: Vista da Glória tomada da Igreja de Santa Luzia e Vista da Igreja de Santa Luzia tomada da Praia do Flamengo. Em 1885 requereu ao governo do Império, nomeação para reger interinamente as aulas de Paisagem na Academia Imperial de Belas Artes, que ficaram vagas após o pedido de demissão de Georg Grimm. Porém sua solicitação foi indeferida.Em 1887 transfere-se para São Paulo. Por algum tempo leciona desenho no Liceu de Artes e Ofícios. Percorre o interior da Província (depois Estado) para, a exemplo de Antonio Ferrigno, pintar as grandes fazendas de café ou vender seus quadros para as pessoas abonadas das cidades por onde passava.Santoro também ensinava sua arte em aulas particulares. Teve como principal aluna a excelente e conhecida pintora Georgina de Albuquerque no tempo em que viveu em Taubaté. 




Eventos históricos

1536 - Ana Bolena, casada com Henrique VIII da Inglaterra, é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês. Anteriormente, ela fora o pivô de querela entre o rei e o Papa, que resultou no rompimento com a Igreja Católica, e a fundação da Igreja Anglicana.
2010 - Um grande incêndio destrói um grande acervo de cobras, aranhas e escorpiões, entre outros animais venenosos, no Laboratório de Répteis do Instituto Butantan.

Nascimentos

1048 - Omar Khayyam, poeta e astrônomo persa (m. 1123).
1906 - Humberto Delgado, militar português assassinado pela PIDE (polícia política portuguesa na ditadura de Salazar). Ele era conhecido como "General sem Medo" (m. 1965).
1936 - Ralph Steadman, cartunista britânico.
1945 - Duarte Pio de Bragança, 24° Duque de Bragança e o herdeiro presuntivo do trono de Portugal (caso a monarquia fosse restaurada) e Chefe da Casa Real Portuguesa.
1965 - Raí, ex-futebolista brasileiro.
1978 - Caroline Dhavernas, atriz canadense.  Ficou mais conhecida nos Estados Unidos pela personagem "Jaye", da série Wonderfalls, exibida pela FOX.

1981 - Jamie-Lynn Sigler, atriz e cantora norte-americana, célebre por sua interpretação deMeadow Soprano, na série de televisão The Sopranos (br:Família Soprano / ptOs Sopranos), da HBO.



1989 - Sunny, cantora americana-coreana.

Falecimentos

1891 - Théodore Deck, ceramista francês (n. 1823).




1966 - Venceslau Brás, presidente do Brasil (n. 1868).
2007 - Yolanda King, atriz e ativista norte-americana, filha de Martin Luther King, Jr. (n. 1955).

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Internacional

Paraguai

Portugal

Mitologia grega

Evento Católico

  • Dia de Santa Dionísia - Santa Católica
  • Dia de Santa Joana de Lestonnac - Santa Católica
  • Dia de São Cássio de Ímola - Santo da igreja Católica






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.