terça-feira, 8 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

9 de maio de 2012.
130º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 236 para acabar o ano.
Em 09/05/1877, nasce o pintor e mestre Lucílio de Albuquerque. Abaixo, "Retrato de Georgina", pintado por Lucílio.
Lucílio de Albuquerque (Barras, 9 de maio de 1877 — Rio de Janeiro, 19 de abril de 1939) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. Pintor prolífico, destacou-se como retratista e paisagista, tendo sido entre os pintores de sua geração um dos mais dedicados cultores do gênero da pintura histórica. Projetou os vitrais para o Pavilhão Brasileiro na Exposição Internacional de Turim em 1911 e realizou diversas pinturas de caráter decorativo, como aquelas para as salas da Maioria e da Minoria, no atual Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Lúcilio expôs em diversos estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco) e no exterior (Argentina, Estados Unidos da América). Após a morte, sua esposa, Georgina de Albuquerque (que posteriormente foi diretora da Escola Nacional de Belas Artes) organizou na residência do casal, em Laranjeiras, o Museu Lucilio de Albuquerque, cujo grande acervo pertence hoje ao Estado do Rio de Janeiro, e se encontra dividido entre o Museu do Ingá e o Arquivo Estadual. .





Em 09/05/1904, nasce o pintor Nicola Petti, brasileiro, de origem italiana.
Nicola Petti (Rio Claro, 9 de maio de 1904 - Rio Claro, 31 de julho de 1984) foi um pintor e desenhista brasileiro, de origem italiana.
Fonte> Portal da Prefeitura de Rio Claro-SP > No dia 9 de Maio de 1904, nasce em Rio Claro Nicola Petti. É no aconchego doméstico que transcorre a infância comum do menino, filho do alfaiate Domingos. Realiza os primeiros anos de estudos na escola Joaquim Sales. Mais tarde, na Escola Profissional Masculina, o jovem Nicola incorpora o rigor do oficio de artista, no curso de pintura, sob a orientação do mestre Carlos Hadier, inicia o aprendizado das técnicas. Forma-se em 1923. Posteriormente, segue para a cidade de São Paulo, onde fixa residência. No entanto, a distância não dissiparia o amor pela terra querida. Durante toda a vida , Nicola Petti participaria do campo cultural de Rio Claro, contribuindo, efetivamente, para o enriquecimento d cidade. Em 1957, é lançado o livro Temos Petróleo, escrito pelo amigo Pimentel Júnior, o Zezé, para o qual Nicola desenhou a capa. Em 1966, funda a Pinacoteca Municipal Pimentel Júnior, em homenagem ao amigo falecido no ano anterior, real idealizador da instituição. Em 1972, lança o livro Gente da Minha Cidade – Rio Claro, com ilustrações a bico-de-pena e textos sobre personagens curiosos da cidade. Ao lado de Ilara Machado, ajuda a instituir o Salão de Belas Artes de Rio Claro, iniciado a partir de 1975. De 1968 a 1980 colabora esporadicamente com o jornal Diário do Rio Claro, escrevendo sobre artes.  Em São Paulo, contribui para o surgimento de outras publicações. Ajuda a fundar a revista Resenha Artistica (1960), e colabora na organização do álbum. Pintores contemporâneos de São Paulo, editado em 1968. Em 1978, funda a Academia Paulista de Belas Artes, onde atua como conselheiro. Como pintor figurativo, Nicola Petti recebe, ao longo da carreira, inúmeros prêmios em diversas localidades do pais. Entre as muitas premiações destacamos algumas, como a medalha de ouro concedida pelo Prêmio Centenário, em 1957, pela participação na Exposição de Belas Artes – Centenário de Rio Claro. No Salão Paullista de Belas Artes, realizado em São Paulo, é Laureado diversas vezes. Em 1944, recebe o 2º Premio Prefeitura de São Paulo, ano em que também realizaria a primeira exposição individual na Galeria Itá. Em 1945, ganha a medalha de bronze. Em 1949 conquista a pequena medalha de prata. Recebe a pequena medalha de ouro com a obra Praia Ensolarada, em 1960. Em 1970, conquista a grande medalha de ouro e, em 1973, é laureado com a medalha de Honra. A pintura de paisagem foi o gênero a que Nicola Petti dedicou-se com maior fôlego, embora tenha realizado também figuras humanas e palhaços multicoloridos, Nicola falece em São Paulo, no dia 11 de julho de 1983, foi um entusiasta, produziu arte e disseminou cultura, e, por isso, sempre será reverenciado.






Em 09/05/1933, nasce o artista plástico Laerpe Motta.
Laerpe Motta (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1933) é publicitário e artista plástico brasileiro auto-didata, membro da Academia Brasileira de Belas Artes. Iniciou sua carreira nas artes, oficialmente, em 1955, quando foi premiado graças ao seu trabalho em homenagem ao 36º Congresso Eucarístico Internacional, realizado no estado do Rio de Janeiro. Laerpe Motta nunca cursou uma escola de belas artes; sua formação artística ocorreu nas agências de publicidade em que trabalhou como diretor de arte. O mundo da propaganda daria também a Laerpe Motta a feliz oportunidade de trabalhar ao lado de Enrico Bianco - e esse encontro mudou sua vida. Percebendo o enorme potencial artístico de Laerpe Motta, Bianco não descansou enquanto não o convenceu a abandonar o reino dos anúncios para seguir exclusivamente a carreira de artísta plástico.





Eventos históricos

1605 - Publicação da primera parte de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.


1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More.
1950 - É apresentada uma proposta conhecida como a Declaração de Schuman que é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
1969 - Carlos Lamarca faz a primeira ação de guerrilha armada em São Paulo assaltando duas agências bancárias.
1994 - Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.
2007 - O Papa Bento XVI visita o Brasil.

Nascimentos

1568 - Guglielmo Caccia, pintor italiano (m. 1625).


1912 - Pedro Armendáriz, ator mexicano (m. 1963).
1936 - Dedé Santana, humorista brasileiro.
1969 - Hudson Leick, atriz norte-americana.
Heidi Hudson Leick (Cincinatti9 de maio de 1969) é uma atriz norte-americana, mais conhecida por seu papel de Callisto no seriado norte-americano de TV Xena, a Princesa Guerreira.
1987 - Emilia Clarke, atriz inglesa

Falecimentos

1898 - André Rebouças, engenheiro brasileiro (n. 1838).
1978 - Aldo Moro, primeiro-ministro da Itália (assassinado) (n. 1916).

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.