terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 2 de dezembro de 2014 > Terça-Feira > Postado às 9:34 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Semana segue com calor no RJ

Possibilidade para chuva a partir de quinta-feira na capital.
Ler noticia


Nesta terça-feira (02), a frente fria se afasta em direção ao oceano, mas a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica vai garantir mais organização de nuvens carregadas sobre a Região Sul. Os três estados estão sujeitos à temporais  longo de todo o dia, mas o Rio Grande do Sul terá chuva mais frequente e mais volumosa do que Santa Catarina e o Paraná. (CLIMATEMPO) MAIS

A primeira semana de dezembro começou com menos instabilidade sobre o Sudeste. Áreas do nortenoroeste de Minas Gerais e do Espírito Santo ainda tiveram chuva frequente e forte, mas na maior parte do Sudeste as pancadas de chuva já ficaram escassas no primeiro dia dezembro. A temperatura em São Paulo chegou aos 31°C e no Rio de Janeiro aos 34°C. Belo Horizonte teve temperatura amena nesta segunda-feira porque ficou com muitas nuvens e chuva, mas vai esquentar rápido a partir desta terça-feira. Vitória teve calor em torno dos 31°C. (CLIMATEMPO) MAIS

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Holandeses (Wikiquote)

  • Vele handen maken licht werk.
Tradução Literal: "Muitas mãos fazem trabalho leve."
Significado: "Uma tarefa é mais fácil se você trabalha juntamente."
Variante em português > "A união faz a força."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1512, as pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina, são exibidas ao público pela primeira vez.



Na realização desta grandiloquente obra, concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor que um pintor. 

Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho de Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. Mas dedicou-se à tarefa e o fez com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores na empresa. 

Os afrescos no teto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem, pois dispensara os assistentes que havia contratado inicialmente, insatisfeito com a produção destes. 

A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gênesis. (Quer saber mais?) Veja a Capela Sistina numa imagem a 380 graus. Demora um pouco a abrir, mas vale a pena.

Nesta data, em 1889, nasce Anita Malfatti, pintora modernista brasileira (m. 1964).
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. 

Anita, que Pietro Maria Bardi considerou a maior pintora brasileira de todos os tempos, foi a musa e pivô da Semana da Arte Moderna de 1922. Cinco anos antes, em 1917, após estágios na Alemanha e Estados Unidos, Anita se sentiu preparada para fazer sua primeira exposição individual, o que aconteceu no Mappin Stores, naquela época situado na Praça do Patriarca, esquina com a rua Líbero Badaró. 

Monteiro Lobato, que tinha contas a ajustar com os modernistas, achou uma boa oportunidade para se manifestar, escrevendo  o artigo "Paranoia ou Mistificação- A propósito da Exposição Malfatti" associando a pintura modernista a um suposto quadro feito pelo rabo de um cavalo. 

Em 1922, veio a resposta, com a Semana, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, reunindo escritores, poetas, pintores, escultores, todos na defesa do modernismo condenado por Lobato. 

Mas Anita não era mais a mesma. Após estudos com um mestre de pintura acadêmica, especializado em naturezas mortas, mudou radicalmente seu estilo e as obras apresentadas na Semana ainda eram resíduos da frustrada exposição de 1917. 


















Nesta data, em1891, nasce Otto Dix, pintor expressionista alemão (m. 1969).
Otto Dix (Gera2 de Dezembro 1891 – Singen25 de Julho 1969) foi um pintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: Os Noctívagos(1927-1928). 

Em 1939 Dix foi preso e indiciado com envolvimento em um complô contra a vida de Hitler. Entretanto, ele foi sequentemente solto e as acusações foram retiradas. 

Na Segunda Guerra Mundial Dix foi recrutado no Volkssturm (Guarda Nacional Alemã). Em 1945 Dix foi forçado a se juntar ao Exército Alemão e no fim da guerra foi capturado e posto em um campo para prisioneiros de guerra. 

Solto em Fevereiro de 1946, Dix retornou para Dresden, uma cidade que foi virtualmente destruída por bombardeio pesado. 

A maioria das pinturas pós-guerra de Dix eram religiosas. Entretanto, pinturas como Emprego (1946), Máscaras em Ruínas (1946) e Ecce Homo II (1948) lidavam com o sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial. Otto Dix morreu em 1969. (Veja imagens)



«Procurei todas as técnicas e voltei à simplicidade, diretamente: não sou mais moderna nem antiga, mas escrevo e pinto o que me encanta...» Trecho de uma carta virtual a Mário de Andrade, 10 anos após a morte do escritor.




São Paulo-SP > Rua Santa Ifigênia, centro do comércio eletrônico na capital paulista > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam




Valores de Mercado-1 > A Sotheby's de Londres realiza hoje um leilão de manuscritos e iluminuras medievais e renascentistas > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em libras esterlinas (GBP) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Uma letra "P" capitular iluminada na Bíblia de Malmesbury, um livro manuscrito medieval.
Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos doscódices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos eabadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval.
No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração e portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro ou prata.
Já o termo "miniatura" provém do italiano miniatura, a partir do latinominiare, que significa pintar com mínio (um óxido de chumbo de cor vermelha).1 O termo sofreu influência semântica da noção de 'pequena dimensão', expressa em latim porminor,óris, minus ("menor") e minìmum,i ("pequena quantidade"). A arte dos povos bárbaros, que conquistaram o Ocidente e se converteram ao cristianismo, era portátil, baseada em objetos pequenos. Assim, segundoHouaiss, o termo se difundiu através do francês e do inglês, no século XVI, com predominância do significado "representação em pequenas dimensões".

Valores de Mercado-2 > A Sotheby's de Zurique realiza hoje um leilão específico de arte suiça > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em francos suiços Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.



Cuno Amiet (28 de março, 1868 - 06 de julho de 1961) foi um pintor suiço, também ilustrador, artista gráfico e escultor.  Sendo o primeiro pintor suíço a dar precedência à cor na composição, ele também é considerado um pioneiro da arte moderna na Suíça. (Wikipedia)



Jornal da Gazeta (ontem à noite)


Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)

Globo Rural
A edição diária do Globo Rural acabou desde ontem, permanecendo no ar apenas a tradicional edição de domingo e o motivo é a forte concorrência do SBT e da Record, com sólido conteúdo jornalístico, desde a madrugada. 

Para recuperar a audiência, a Globo passará a ter, agora, 7 horas e meia de jornalismo por dia mas, ainda assim, não alcançará a Record, que soma 10 horas diárias. 

Não se pode culpar o Globo Rural pelo acontecimento. O programa que lhe antecedia era uma reapresentação de um antigo telecurso, requentado e superado, que derrubava a audiência da Globo e desviava os telespectadores para as emissoras concorrentes. O telecurso também saiu do ar e já foi tarde demais.

As apresentadoras do Globo Rural permanecem na nova programação, mas agora como repórteres. Não é um rebaixamento, mas uma reacomodação. O nível das apresentadoras faz com que elas se superem em qualquer atividade jornalística na TV.




G1 > Pop & Arte

  1. POP & ARTE

    'Amores roubados' ganha prêmios da APCA; veja lista dos vencedores

    Cássia Kis Magro, Irandhir Santos e José Luiz Villamarim foram premiados. Mais de 50 críticos elegeram as melhores produções deste ano.
OS GANHADORES EM "ARTES VISUAIS"
Grande Prêmio da Crítica: Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura - MAM
Exposição Internacional: Hans Hartung – Oficina do Gesto - CCBB
Exposição: Paulo Bruscky - MAM
Retrospectiva: Iberê Camargo – Um Trágico nos trópicos - CCBB
Fotografia: Luiz Braga – Retumbante Natureza Humanizada – SESC Pinheiros
Obra Gáfica: José Roberto Aguillar – 50 Anos de Arte
Iniciativa Cultural: Cidade Matarazzo Made by.... Feito por brasileiros

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

HIV está ficando menos infeccioso, diz estudo

Credito: Thinkstock
Pesquisa coordenada pela Universidade de Oxford demonstra que vírus está perdendo força e tardando mais a causar Aids.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

CULTURA


'Unidade Panamericana', de Diego Rivera.

EUA, um país latino-americano?

O historiador Felipe Fernández-Armesto reivindica em um livro a importância das raízes hispânicas da nação norte-americana.
Mais notícias de "El País"




Clique na imagem para ver "El País" em original


"Clarin", de Argentina, em português

ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO

Empresário argentino procura se distanciar do escândalo da Petrobras

Martín Bidegaray

Cristóbal López, um dos empresários que mais cresceram durante o kirchnerismo, quer se distanciar dos casos de corrupção que envolvem a Petrobras no Brasil. López comprou uma refinaria e 340 postos de gasolina da estatal brasileira em 2011.

O empresário Cristobal López

ARGENTINA

Governo estima que 2014 terminará com inflação de 24%

Ismael Bermúdez

A estimativa foi feita pelo secretário de Comércio e é mais do que o dobro previsto no Orçamento. Em 2012, Cristina disse que com uma inflação de 25% “o país explodiria pelos ares".

Os preços dos combustíveis preocupam os argentinos e dos aliemntos também.
Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI
"Notícias ao Minuto", de Portugal
A RTP deu ontem conta de uma carta de José Sócrates. Trata-se da terceira vez em que o ex-primeiro-ministro comunica com os media, desde que foi detido. No texto, além de explicar que o apartamento de luxo em Paris não é seu mas do amigo Carlos Santos SIlva, Sócrates realça que está preso, “mas não lhes faço o favor de ficar calado”.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Pouco antes dos tratamentos para a aids se difundirem pelo Brasil, aos 50 anos, Beatriz Pacheco descobriu que estava contaminada pelo vírus HIV. “Minha infecção foi pelo meu marido, que fez transfusão de sangue em uma época em que o sangue não era controlado. Cinco anos depois da morte dele, casei de novo e pouco mais de um ano depois de casada recebi o diagnóstico de que era HIV positivo. "
Exposição em Brasília mostra que a aids não tem cara
Agência Brasil
NACIONAL
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes






RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.