segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 9 de dezembro de 2014 > Terça-Feira > Postado na véspera às 3:46 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Norte da Argentina: temporais depois do calor de 44°C

Instabilidade avança para o Sul do Brasil
Ler noticia





WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

9 de dezembro de 2014.
343.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 22 dias para acabar o ano.


Nesta data, em1641, morre Van Dyck, pintor retratista flamengo (n. 1599).
Antoon van Dyck (Antuérpia22 de março de 1599 — Londres9 de dezembro de 1641) foi um retratista flamengo que se tornou o principal pintor da corte real de Carlos I da Inglaterra. Discípulo de Rubens, ele influenciou seus artistas contemporâneos. Na Inglaterra, ficou conhecido como Sir Anthony van Dyck. (Quer saber mais?)


1815 - Fundação do condado de White-Illinois Estados Unidos.
Um condado, nos Estados Unidos, é uma área metropolitana autônoma, dentro de uma grande cidade, espécie de sub prefeitura, mas com poderes administrativos mais amplos, com um conselho que arrecada impostos, empresta e apropria recursos, fixa o salário dos funcionários, supervisiona eleições, constrói e mantém estradas e pontes, e administra os programas de previdência social nacional, estadual e municipal.  

A cidade de Nova York, por exemplo, é tão grande que está dividida em cinco distritos, ou divisões administrativas, cada um deles constituindo um condado de fato: o Bronx, Manhattan, Brooklyn, Queens e Staten Island. 

Nos pequenos condados, os administradores representam a todos; nos maiores condados, os supervisores representam distritos separados. A quase totalidade do território dos Estados Unidos é coberta pelos condados, com excepção de cerca de metade do Alasca, em que a administração é exercida diretamente pela administração central. À parte este caso, os poderes, a dimensão e a população dos condados varia consideravelmente entre regiões e entre os vários estados. 

Abaixo, um mapa com os cinco condados de Nova York.

1830 - No Brasil, o então povoado de Cocais, na província de São Paulo, é elevado a freguesia da vila de Itu com o nome de Indaiatuba por decreto imperial.
1839 - Maceió se torna capital da então Província de Alagoas - Brasil.
1898 - O coronel John Patterson consegue caçar o primeiro dos dois leões assassinos que mataram cerca de 140 pessoas na região de Tsavo, no Quênia.
1953 - A lei estadual nº 985, cria o município de Malta (Paraíba).
1955 - Emancipação política do município de Santa Fé - Paraná.
1958 - Emancipação política do município de Novo Brasil - Goiás.
1966 - Barbados e Emirados Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU.

1987 - Eclode a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no setor árabe de Jerusalém.
Intifada (em árabe: انتفاضة) é um termo que pode ser traduzido como "revolta" . É frequentemente empregado para designar uma insurreição contra um regime opressor ou um inimigo estrangeiro, mas tem sido especialmente utilizado para designar dois fortes movimentos da população civil da palestina contra a presença israelense nos territórios ocupados e em certas áreas teoricamente devolvidas à Autoridade Palestina (Faixa de Gaza, Cisjordânia). 
O termo surgiu após o levante espontâneo que rebentou a partir de 9 de dezembro de 1987, com a população civil palestina atirando paus e pedras contra os militares israelenses. Este levante seria conhecido mais tarde como "Primeira Intifada" ou "guerra das pedras" 
Com a recusa de Arafat em aceitar a proposta de paz de Israel, a "Segunda Intifada" palestina, também conhecida como a intifada de Al-Aqsa (emárabe:: انتفاضة الاقصى), teve início em 29 de setembro de 2000, no dia seguinte à caminhada de Ariel Sharon pela Esplanada das Mesquitas e no Monte do Templo, nas cercanias da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém - área considerada sagrada tanto por muçulmanos quanto por judeus.

1992 - Lady Diana e o Príncipe Charles se separam.

1994 - Começa a ser delineado o acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) na Cimeira das Américas, na cidade de Miami.
A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) foi uma proposta pelos Estados Unidos, durante a Cúpula da América, em Miami, no dia 9 de Dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre de comércio para a América, até o final de 2005. Na reunião de Miami foram assinados a Declaração de Princípios e o Plano de Ação. 
A estratégia era de gradualmente suprimir as barreiras ao comércio entre os estados-membros, prevendo-se a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. Uma vez implementada, a Alca tornar-se-ia um dos maiores blocos econômicos do mundo - correspondendo às áreas do NAFTA (América do Norte) e do Mercosul (América do Sul), juntas. O bloco representaria um PIB de mais de US$ 12 trilhões, reunindo uma população de aproximadamente 850 milhões de pessoas. 
Uma das principais dificuldades para formação do bloco é a enorme disparidade entre a economia dos Estados Unidos, a maior da América, e a dos demais países americanos. Ademais, na maioria desses países, seria necessário realizar vultosos investimentos em infraestrutura, para que a área de livre comércio funcionasse efetivamente. 
O projeto da ALCA está parado desde novembro de 2005, quando foi realizada a última Cúpula da América. A proposta foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião de Cúpula da América, realizada em novembro de 2005, em Mar del Plata
Para complicar o processo, em 2008, veio a falência do Lehman Brothers, em 2008, desencadeando uma crise econômica nos Estados Unidos, com fortes reflexos na economia mundial, tornando inviável o andamento do processo de integração econômica, antes que os países envolvidos cuidem de fazer seus próprios ajustes.

1996 - O inovador navegador para web, o Opera , é lançado.

2002 - A Casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida como Carandiru é implodida.

2004 - Costa de Caparica, Estarreja, Trancoso, Meda e Tarouca em Portugal são elevadas à categoria de cidade. Gafanha da Encarnação, Perafita, Santa Maria do Bouro, Santo Estêvão, Taveiro e Vila Franca das Naves são elevadas à categoria de vila.
2004 - O Ala-armador do Houston Rockets, Tracy McGrady consegue um feito histórico no basquetebol. Após estar perdendo por 74 a 64 com 47 segundos do fim do jogo, McGrady fez 13 pontos na etapa final e virou o jogo por 81 a 80.

2007 - Um terremoto de 4,9 graus na escala Richter atinge todos os 76 imóveis da comunidade rural de Caraíbas, em Itacarambi (MG) – um dos imóveis desmoronou sobre uma criança de 5 anos, que morreu (a primeira morte causada por um terremoto no Brasil).
Itacarambi é um município brasileiro do estado do norte do Minas Gerais situado à margem esquerda do rio São FranciscoNo dia 9 de dezembro de 2007 (00:05 horas), ocorre um tremor de terra de 4,9 pontos na Escala Richter, no distrito de Caraíbas, provocando a morte de uma criança de cinco anos e ferimentos em seis pessoas, além de desabrigarem outras 380, atingindo as 75 casas do distrito, sendo, portanto, considerado o primeiro tremor de terras com morte registrado no país. A menina foi a primeira vítima de terremoto no Brasil.


1392 - Pedro de Portugal, regente de Portugal entre 1439 e 1448 (m. 1449)

1594 - Gustavo II Adolfo, rei da Suécia (m. 1632)
Gustavo Adolfo, (9 de Dezembro de 1594 — 6 de Novembro de 1632), rei da Suécia, foi um dos grandes campeões da causa protestante
Foi alcunhado de Leão do Norte pelos seus progressos na arte da guerra, nomeadamente pela introdução de peças de artilharia ligeira, que podiam ser mais facilmente deslocadas no campo de batalha. 
Assim que subiu ao trono, em 1611, com apenas dezasseis anos, viu-se envolvido em guerras: inicialmente com a Polônia, Dinamarca e Rússia. Resolveu rapidamente o assunto com a Dinamarca e Rússia, mas a guerra com a Polônia arrastou-se até 1629, quando a venceu. Nessa altura já Gustavo era considerado um dos melhores guerreiros do seu tempo. 
Em 1630 decidiu intervir na Guerra dos Trinta Anos, na qual os Protestantes passavam por dificuldades. 
Gustavo Adolfo desenvolveu um novo método de fazer a guerra: criou um manual da arma que reduzia os passos para a recarregar de cento e cinquenta para noventa e introduziu a «Guerra Linear», em que os seus homens alinhados carregavam e disparavam as suas armas alternadamente em linhas distintas, permitindo uma muito maior cadência de tiro, fortalecendo e dando grande vantagem à sua frente de batalha. Gustavo derrotou e matou um dos mais brilhantes generais do lado católico-romano, o conde de Tilly
Em 1632, na Batalha de Lucena (Lutzen), Gustavo defrontou o ainda mais temível Albrecht von Wallenstein, a quem derrotou, mas morreu conduzindo uma carga de cavalaria
Retrato de Gustavo II Adolfo (1594-1632) - Rei da Suécia - Batalha de Lützen
Gravura em metal aço original gravada por H. Robinson. 1840

1608 - John Milton, escritor inglês (m. 1674)
1742 - Carl Wilhelm Scheele, químico sueco (m. 1786)

1810 - Augusto de Beauharnais, primeiro marido da rainha Maria II de Portugal (m. 1835) > Foi, ao mesmo tempo, cunhado e sogro de D. Pedro I do Brasil.

Dona Maria II, todo mundo se recorda, era Maria da Glória, filha de D. Pedro I do Brasil,  cujo trono fora usurpado por seu tio D. Miguel. 

Para resolver a questão (e por outros motivos também), D. Pedro renunciou ao trono no Brasil e foi guerrear em Portugal, pela derrubada de seu irmão D. Miguel e a posse de Maria da Glória como rainha. 

D Maria I casou-se em Munique, por procuração, em 1 de Dezembro de 1834 e em pessoa em Lisboa em 26 de Janeiro de 1835 com o príncipe D. Augusto de Beauharnais

Batizado Augusto Carlos Eugénio Napoleão de Beauharnais, nascera em Milão 9 de Dezembro de 1810 e morreria em 28 de Março de 1835. Segundo duque de Leuchtenberg, Príncipe de Eichstadt, feito Príncipe de Portugal pelo casamento, 1° Duque de Santa Cruz no Brasil, feito em 5 de Novembro de 1829 pelo nosso D. Pedro I do Brasil. D. Pedro era ao mesmo tempo sogro e cunhado, por ter-se casado com Maria Amélia, irmã do citado Beauharnais e dado sua filha em casamento a ele.

O duque e príncipe era filho de Eugénio de Beauharnais e da princesa Augusta da Baviera, e irmão mais velho da imperatriz D. Amélia, madrasta de Maria II. 

Falemos de Maria da Glória, brasileira e rainha de Portugal. Maria da Glória se casaria ao todo três vezes. 
  • Primeiro com o próprio tio, D. Miguel, para por fim à querela do trono, casamento que seria anulado anos depois. 
  • Segundo com D. Augusto de Beauharnais, acima referido. 
  • E, com a morte deste, casou-se, pela terceira vez, com o Príncipe D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, baptizado Fernando Augusto Francisco António de Saxe-Coburgo-Gotha, nascido em Viena em 29 de Outubro de 1816 e falecido em Lisboa a 15 de Dezembro de 1885
D. Maria morreu em 15 de novembro de 1853, aos 34 aos de idade e  Fernando se casaria em seguida  com sua amante de longa data, a cantora Elisa Hensler, feita condessa de Edla(Quer saber mais?) 

Abaixo, D. Maria da Glória aos 15 anos.

1842 - Piotr Kropotkin, anarquista russo (m. 1921).
1868 - Fritz Haber, químico polonês (m. 1934)
1868 - Padre Himalaya, cientista e inventor português (m. 1933).
1873 - Plácido de Castro, militar brasileiro (m. 1908)
1888 - Maria de Arruda Müller, educadora e poetisa brasileira (m. 2001).
1894 - Aníbal Machado, escritor brasileiro (m. 1964)
1895 - Isidora Dolores Ibárruri Gómez, líder comunista espanhola (m. 1989)
1900 - Joseph Needham, embriologista e historiador inglês (m. 1995)
1901 - José Rodrigues Miguéis, escritor português (m. 1980)
1902 - Margaret Hamilton, atriz norte-americana (m. 1985)
1905 - Dalton Trumbo, roteirista e romancista estadunidense (m. 1976)
1909
Douglas Fairbanks Jr., ator norte-americano (m. 2000)
António Pedro, encenador, escritor e artista plástico português (m. 1966)
1915 - Elisabeth Schwarzkopf, soprano alemã (m. 2006)
1916 - Kirk Douglas, ator estadunidense.
1917 - Leo James Rainwater, físico estadunidense. (m. 1986)
1919
António Lopes Ferreira, escritor e poeta português. (m. 2000)
William Nunn Lipscomb, químico estadunidense. (m. 2011)
1925 - Ernest Gellner, antropólogo, sociólogo e filósofo (m. 1995).
1926 - Henry Way Kendall, físico estadunidense (m. 1999).
1929 - John Cassavetes, ator e diretor norte-americano (m. 1989).

1933 - Milton Gonçalves, ator brasileiro.

1933 - Ashleigh Brilliant, cartunista inglês.
Ashleigh Ellwood Brilliant (nascido em 09 de dezembro de 1933 em Londres , Reino Unido ) é um autor e  cartunista que vive em Santa Barbara, Califórnia , EUA . Ele é mais conhecido por seu Pot-Shots,apenas painéis com ilustrações de uma linha com comentários bem-humorados, que começaram a distribuição nos Estados Unidos em 1975. Brilhante cnseguiu a cidadania americana em 1969.

1934 - Judi Dench, atriz inglesa.
1941
Beau Bridges, ator estadunidense.
Wolfgang Danne, ex-patinador artístico alemão.
1944 - Zé Geraldo, cantor e compositor brasileiro.
1953 - John Malkovich, ator estadunidense.
1954 - Henk Ten Cate, treinador holandês de futebol.
1956 - Jean-Pierre Thiollet, escritor francês.
1961 - Luděk Mikloško, ex-futebolista tcheco.

1962 - Felicity Huffman, atriz norte-americana.

1963
Masako, Princesa herdeira do Japão.
Zurab Zhvania, político georgiano (m. 2005).
1964 - Paul Landers, músico estadunidense.
1967
Gheorghe Popescu, ex-futebolista romeno.
Coffi Codjia, ex-árbitro de futebol togolês.
Milán Udvarácz, ex-futebolista húngaro.
1968 - Ioan Lupescu, ex-futebolista romeno.
1969
Bixente Lizarazu, ex-futebolista francês.
1970
Evandro, futebolista brasileiro.
Djalminha, ex-futebolista brasileiro.
1971
Víctor Aristizábal, ex-futebolista colombiano.
1972
Tré Cool, baterista do Green Day.
Fabrice Santoro, tenista francês.
Reiko Aylesworth, atriz norte-americana.
1978
Gastón Gaudio, tenista argentino.
Jesse Metcalfe, ator estadunidense
P. J. Chesson, piloto norte-americano de corridas.
1979
Olivia Lufkin, cantora nipô-americana.
Nicolas Alnoudji, futebolista camaronês.
1980
Zé Roberto, futebolista brasileiro.
1981
Mardy Fish, tenista norte-americano.
1983
Dariusz Dudka, futebolista polonês.
Leandrinho, futebolista brasileiro.
Jermaine Beckford, futebolista inglês.
1984 - Ester Aparecida dos Santos, futebolista brasileira.

1986 - Louise Cliffe, modelo e atriz britânica.
Louise Cliffe é atriz e modelo nascida em 9 de Dezembro de 1985, em Middleton, Greater Manchester, no Reino Unido. Nova contratada da Elite Models e está cotada para o time de modelos da Victoria's Secret. Em 2011 participou do Big Brother britânico.

1987
Ádám Szalai, futebolista húngaro.
Bruno Montelongo, futebolista uruguaio.
1988
Kwadwo Asamoah, futebolista ganês.
1991 - Choi Minho, cantor, rapper, dançarino, ator, letrista, modelo, apresentador e MC sul coreano (Shinee).


1573 - André de Resende, arqueólogo português.
1669 - Papa Clemente IX (n. 1600).
1706 - Rei D. Pedro II de Portugal (n. 1646).
1728 - Nuno Marques Pereira, padre e escritor luso-brasileiro do barroco (n. 1652).
1750 - Rei D. João V de Portugal.
1854 - Almeida Garrett, escritor português (n. 1799).
1867 - Ashbel Green Simonton, primeiro missionário presbiteriano no Brasil (n. 1833).
1971 - Ralph Johnson Bunche, Nobel da Paz em 1950 (n. 1904).
1972 - William Dieterle, cineasta alemão que fez carreira nos Estados Unidos (n. 1893)
1977 - Clarice Lispector, escritora brasileira nascida na Ucrânia (n. 1920).
1980 - James Neilson, cineasta estadunidense (n. 1918).
1989 - R. G. Springsteen, diretor norte-americano de cinema e TV (n. 1904).
2002 - Stan Rice, poeta e professor universitário norte-americano (n. 1942)
2007 - Rafael Sperafico, piloto brasileiro de corridas (n. 1981).
2009
Eugenio Laugerud, político guatemalteco (n. 1930).
Gene Barry, ator norte americano (n. 1919).
Luiz Carlos Alborghetti, apresentador de televisão, radialista policial e político brasileiro (n. 1945).
Onofre Cândido Rosa, bispo brasileiro (n. 1924).
Piotr Krzywicki, político polonês (n. 1964).
Rodrigo Carazo Odio, político costarriquenho (n. 1926).
2012 - André José Adler, ator, roteirista, diretor, locutor e comentarista de origem húngara, radicado no Brasil (n.1944).


Brasil
Aniversário de Guarapuava PR
Aniversário de Indaiatuba SP
Aniversário de Novo Brasil GO
Aniversário de Santa Fé PR

Dia do Fonoaudiólogo
Dia do Alcoólico Recuperado
Dia da Bíblia Sagrada

Internacional
Dia da criança especial
Dia internacional contra a corrupção.

Santo do dia
Santa Joana Francisca de Chantal
São Basiano
Santa Leocádia


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.