domingo, 14 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 15 de dezembro de 2014 > Segunda-Feira > Postado na véspera às 15:32 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

15 de dezembro de 2014.
349.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 16 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1675, morre Johannes Vermeer, pintor holandês (n. 1632).
Johannes Vermeer (Delft31 de Outubro de 1632 - Delft15 de Dezembro de 1675) foi umpintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer

Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado, na Igreja Velha (Oude Kerk) de Delft. 

É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt

Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz. (Quer saber mais?) 


Nesta data, em 1907, nasce Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro.
Oscar Ribeiro Teomar de Almeida Niemeyer Soares FilhoGCSE • ComIH (Rio de Janeiro15 de dezembro de 1907 — Rio de Janeiro5 de dezembro de 2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento daarquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas, em entrevista, assegurou que isso "não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente". Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras (Wikipedia)  (Niemeyer, vida e obra) 


Nesta data, em 1894, nasce Victor Brecheret, escultor brasileiro (m. 1955).
Victor Brecheret (Farnese, Província de Viterbo, na Itália., 22 de fevereiro de1894 — São Paulo17 de dezembro de 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista". 
Nascido "Vittorio Brecheret" numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Brecheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância. 
Na Alemanha, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de setenta anos de idade recorreu à Prisão para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). 
Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira porque ele foi preso por homicidio culposo, embora tivesse nascido na Itália e esse tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil.
Abaixo, detalhe do Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera.

Nesta data, em 1870, nasce Josef Hoffmann, arquiteto checo (m. 1956).
Josef Franz Maria Hoffmann (BrtniceÁustria-Hungria, hoje: República Checa15 de dezembro de 1870 — Viena7 de maio de 1956) foi um arquiteto e designer de produto austríaco. Josef Hoffmann foi um dos líderes do grupo de artistas e arquitetos [oip] conhecidos como a Viena
Embora a arte da Secessão fosse fundamentalmente art nouveau no estilo, seu design é lembrado por um enfoque ornamental mais geométrico. A Secessão publicava sua própria revista, Ver Sacrum, e expunha regulamente obras de vários artistas internacionais. Estudou e trabalhou com Otto Wagner
Dedicou-se mais ao ao design, conforme se vê nas amostras abaixo.



384 - É eleito o Papa Sirício, 38º papa, que sucedeu o Papa Dâmaso I.
687 - É eleito o Papa Sérgio I, 84º papa, que sucedeu o Papa Cónon.

1640 - João IV é coroado rei de Portugal na restauração do trono contra o domínio espanhol.
Entre 1580, ano em que o rei D. Sebastião desapareceu na batalha de Al Quibir (Marrocos) e, desde essa data até 1640, Portugal esteve sob a coroa do rei espanhol Felipe II, que alegou direitos de sucessão à coroa portuguesa. 

A Restauração foi um ato de inconfidência e coragem de patriotas portugueses, que puseram sua vida em jogo, sob o risco de serem apanhados e condenados por alta traição.  

No dia 15 de Dezembro de 1640, foi alçado e aclamado solenemente em Lisboa D. João IV. A cerimónia decorreu num grande teatro de madeira armada, revestido de preciosos panejamentos, contíguo à engalanada varanda do Paço da Ribeira, e com ela comunicante. 

Foi a varanda pela qual saiu o novo rei em complicado e demorado cerimonial hierárquico para o Terreiro defronte onde, diante da Nobreza, do Clero e do Povo de Portugal, jurou manter, respeitar, e fazer cumprir os tradicionais foros, liberdades e garantias dos Portugueses, violados pelo seu antecessor estrangeiro. 

No mesmo instante, após assumir o trono,  D. João IV coroou rainha de Portugal a Nossa Senhora da Conceição, colocando-lhe aos pés a coroa de rainha, e que, a partir desse momento, ficou estabelecida como padroeira de Portugal. 

Esta ação repercutiu-se até hoje, na devoção dos portugueses a Nossa Senhora, patente no número largo de orações e cânticos que evocam Nossa Senhora e Portugal como pares.  (Quer saber mais?)

1791 - História dos Estados Unidos (1783-1815): a Carta dos Direitos entra oficialmente em vigor.
1831 - Fundação do Corpo de Municipais Permanentes, futura Polícia Militar do Estado de São Paulo.
1884 - A Sociedade Torre de Vigia de Biblias e Tratados de Sião, Pensilvânia (EUA), obtêm personalidade jurídica, e Charles Taze Russell é eleito seu Presidente.
1889 - Matsuyama recebe estatuto de cidade.

1891 - James Naismith inventa o Basquetebol.

1896 - Dia em que Machado de Assis é proclamado primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

1938 - Início da construção do Jefferson Memorial, em Washington, D.C.
1939 - Gone with the Wind tem sua premiere em Atlanta, estado da Georgia.

1945 - Após a rendição, o Japão é ocupado pelas forças aliadas. O General Douglas MacArthur ordena que o Shinto (ou Xintoismo) seja abolido no Japão.
Xintoísmo (em japonês: 神道, transl. Shintō) é o nome dado à espiritualidade tradicional do Japão e dos japoneses, considerado também uma religião pelos estudiosos ocidentais. 

A palavra Shinto ("Caminho dos Deuses") foi adotada do chinês escrito (神道), através da combinação de dois kanjis: "shin" (神?), que significa "deuses" ou "espíritos" (originalmente da palavra chinesa shen); e "tō" (道?), ou "do", que significa "estudo" ou "caminho filosófico" (originalmente da palavra chinesa tao). Os termos yamato-kotoba (大和言葉) e Kami no michi costumam ser usados de maneira semelhante, e apresentam significados similares Mais

1949 - Fundação do Rotary Club RJ Tijuca
1959 - Criada a SUDENE com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estados do nordeste brasileiro, atualmente estendido à região conhecida como polígono das secas.

1960 - Richard Paul Pavlick é preso por tentativa de assassinato do 35º Presidente dos E.U.A., John F. Kennedy. 
Richard Paul Pavlick (13 de fevereiro de 1887 - 11 de novembro de 1975) foi um aposentado trabalhador postal de New Hampshire que perseguia presidente eleito dos EUA John F. Kennedy , com a intenção de assassinar ele. Em 11 de dezembro de 1960, em Palm Beach, Florida , Pavlick posicionou-se para levar a cabo o assassinato de Kennedy explodindo com dinamite e ele mesmo, mas adiou a tentativa, porque Kennedy foi com sua esposa e filhos. Ele foi então preso antes que ele fosse capaz de estágio outra tentativa. Kennedy sofreria novo atentado 22/11/1963 e, desta vez, não teve a mesma sorte. Atingido pelo franco atirador Lee Oswald, foi declarado morto meia hora depois.  (Quer saber mais sobe Kennedy?)  Abaixo, o autor do primeiro atentado, já dominado pela segurança presidencial.


1961 - A tragédia do Gran Circus Norte-Americano deixou um saldo de cerca de 500 mortos e centenas de feridos.

1961 - Um tribunal especial israelense condena Adolf Eichmann à morte.
Na prática, Eichmann já estava condenado à morte desde que era procurado por caçadores de nazistas, que o sequestraram de sua residência na Argentina e levaram a Israel para um julgamento protocolar.

1963 - O Maracanã registrou o recorde mundial de público entre clubes de futebol, no clássico "FLA-FLU", Flamengo 0x0 Fluminense, quando 194 603 espectadores (177 656 pagantes) compareceram à decisão do Campeonato Carioca daquele ano.

1965 - Decola a missão Gemini VI.

1970 - Fim das transmissões da TV Excelsior, às 17 h 56 min.
Em São Paulo, o canal 9, ocupado pela emissora foi concedido para a formação da Rede Manchete, após a liquidação desta, passou para a Rede TV. Não houve solução de continuidade, apenas trocaram os donos e o conceito da programação. 

Enquanto existiu, a TV Excelsior era a líder de audiência tanto em novelas como em programações de auditório. A novela mais extensa e de maior audiência foi "Redenção", gravada nos estúdios da Cinematográfica Vera Cruz, onde foi montada uma cidade cenográfica, com direito a linha de trem, uma estação ferroviária e uma "maria fumaça" com dois vagões. 
Na programação de auditório, desenvolvida no Teatro de Cultura Artística, destaque para o Show Riso.


1973 - Cronologia dos direitos homossexuais: primeira tentativa da diretoria da Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association, APA) em retirar a homossexualidade da lista de doenças mentais.
1976 - Samoa é admitida como Estado-Membro da ONU.
1994 - A República de Palau é admitida como Estado-Membro da ONU.
1994 - O navegador web Netscape Navigator 1.0 é lançado.
2002 - O Santos Futebol Clube sagra-se heptacampeão brasileiro de futebol ao derrotar o Corinthians por 3 x 2, com gols de Robinho, Elano e Léo.

2006 - Inaugurado o Complexo Cultural da República João Herculino na Esplanada dos Ministérios, Brasília, desenhado por Oscar Niemeyer.
O Complexo Cultural da República João Herculino é uma edificação destinada a promover eventos culturais. Conta, além dos edificios jà inaugurados, com uma sala sinfonica, uma opera, um auditòrio para musica de câmara, assim como possivélmente outros dois edificios destinados às representações e outras atividades culturais tais quais exposições e eventos ligados à arte.  

Está situado na Esplanada dos Ministérios, na cidade de Brasília, Distrito Federal. Deverà ser o principal centro cultural de Brasília. 

Foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2006, dia do aniversário do seu projetista, Oscar Niemeyer. 

O complexo conta, ainda, com o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola. O espaço possui 91,8 mil metros quadrados. 

Abaixo uma imagem panorâmica do complexo, vendo-se ao fundo, à direita, a Catedral de Brasília.


2006 - A VARIG - Viação Aérea Rio Grande S.A., tradicional empresa aérea do Brasil, deixa oficialmente de operar.
Foi uma grande perda para a aviação nacional, pois a Varig dispunha, em Porto Alegre, de uma escola para pilotos de aviões de carreira, ocupando a liderança brasileira no ramo.

2011 - Após oito anos de ocupação, as tropas dos Estados Unidos deixam o território do Iraque.


12/12/ 37AD - Nero, imperador romano (m. 68).
Nero Cláudio César Augusto Germânico (em latim Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus; Anzio, 15 de dezembro de 37 d.C. — Roma, 9 de junho de 68), foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68. 

Durante o seu governo, focou-se maiormente na diplomacia e o comércio, e tentou aumentar o capital cultural do Império. Ordenou a construção de diversos teatros e promoveu os jogos e provas atléticas. Diplomática e militarmente o seu reinado caracterizou-se pelo sucesso contra o Império Parto, a repressão da revolta dos britânicos (60–61) e uma melhora das relações com Grécia. Em 68 ocorreu um golpe de estado de vários governadores, após o qual, aparentemente, foi forçado a suicidar-se. 

O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e à extravagância. É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira, além de ser um implacável perseguidor dos cristãos. Estas opiniões são baseadas primariamente nos escritos dos historiadores Tácito, Suetônio e Dião Cássio. Poucas das fontes antigas que sobreviveram o descrevem dum modo favorável, embora haja algumas que relatam a sua enorme popularidade entre o povo romano, sobretudo no Oriente. 

A fiabilidade das fontes que relatam os tirânicos atos de Nero é atualmente controversa. Separar a realidade da ficção, em relação às fontes antigas, pode resultar impossível. 

Em 66  estourou uma revolta na Judeia derivada da crescente tensão religiosa entre gregos e judeus. Em 67, Nero enviou Tito Flávio Vespasiano a sufocar a rebelião, coisa que fez satisfatoriamente em 70 AD, dois anos depois da morte do próprio Nero. Durante o conflito, os romanos destruíram a cidade de Jerusalém e destroçaram o seu Templo.Em consequência, houve a dispersão do povo judeu, que vagou pelo mundo durante quase 2.000 anos, até reconquistar uma parte do território perdido e fundar o atual Estado de Israel. (Quer saber mais?)  

Abaixo, duas representações pictóricas da destruição do templo em Jerusalém.


1752 - Andre da Silva Gomes, compositor luso-brasileiro (m.?)
1793 - Henry Charles Carey, economista norte-americano, em Filadélfia (m. 1879).

1832 - Gustave Eiffel, engenheiro e arquiteto francês, que projetou a Torre Eiffel, em Paris (m. 1923).
Alexandre Gustave Eiffel (Dijon15 de Dezembro de 1832 — Paris27 de Dezembro de 1923), também conhecido por Gustavo Eiffel, foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris. Ele está sepultado no cemitério de Levallois-Perret em Paris. 

Mas seu nome é mesmo lembrado pela Torre Eiffel, construída entre 1887 e 1889, em Paris, para a Exposição Universal de 1889. Converteu-se no símbolo da capital francesa. Atualmente possui 325 metros (adicionada a altura das antenas que possui). Na época de sua construção tinha aproximadamente 7.300 toneladas de ferro e hoje em dia tem aproximadamente 10 000 toneladas.  (Quer saber mais?) 


1852 - Antoine Henri Becquerel, físico francês (m. 1908).

1859 - Ludwik Lejzer Zamenhof, oftalmologista polonês, criador do Esperanto (m. 1917).
O esperanto, com regras simples e sem exceções (substantivos terminam em"o", adjetivos em "a", infinitivos de verbos em "i", etc.) não contava com a proliferação de neologismos, principalmente trazidos pelo desenvolvimento tecnológico, que aumentaram sem fim o vocabulário, anulando os efeitos dessa real simplicidade de regras. 

1860 - Niels Ryberg Finsen, médico dinamarquês (m. 1904).
1861 - Pehr Evind Svinhufvud, 3° presidente da Finlândia (m. 1944).
1870 - Josef Hoffmann, arquitecto checo (m. 1956).
1888 - Roque Callage, escritor brasileiro (m. 1931).
1892
J. Paul Getty, industriário estadunidense (m. 1976).
Raimundo Irineu Serra, seringueiro, fundador da doutrina do Santo Daime (m. 1971).2
1899 - Harold Abrahams, atleta inglês (m. 1974).
1907
Gordon Douglas, cineasta estadunidense (m. 1993).
1916
Maurice Hugh Frederick Wilkins, fisiologista neozelandês (m. 2004).
Miguel Arraes, político brasileiro (m. 2005).
1918 - Jeff Chandler, ator norte-americano (m. 1961).
1923
Uziel Gal, desenhador de armas e inventor da pistola-metralhadora Uzi (m. 2002).
Pierre Cossette, produtor de televisão e teatro canadense.

1944 - Chico Mendes, seringueiro, político e ativista ambiental brasileiro (m. 1988).

1948
António Garcia Barreto, escritor português.
Tasso Jereissati, empresário e político brasileiro.
Cassandra Harris, atriz norte-americana (m. 1991).
1949
Don Johnson, ator estadunidense.
Mafuila Mavuba, futebolista congolês (m. 1996).

1951 - Ione Borges, apresentadora de televisão brasileira.

1952 - Allan Simonsen, ex-futebolista dinamarquês.
1953 - András Sallay, patinador artístico húngaro.
1955 - Paul Simonon, músico britânico (The Clash).
1958 - Marty Roth, ex-piloto canadense de corridas.
1963
Helen Slater, atriz norte-americana.

1963 - Cristiana Oliveira, atriz brasileira.

1966 - Molly Price, atriz norte-americana.

1969 - Adriana Esteves, atriz brasileira.
Abaixo, Adriana, com com Fábio Assunção, na minissérie 'Dalva e Herivelto'.

1970 - Michael Shanks, ator canadense.
1972
Sete Gibernau, motociclista espanhol.
Stuart Townsend, ator irlandês.
1975
Sérgio Paese, piloto brasileiro de corridas.
Cosmin Contra, ex-futebolista romeno.
1976 - Baichung Bhutia, futebolista indiano.
1977
Mehmet Aurélio, futebolista brasileiro-turco.
Dave Mackintosh, músico escocês (Dragonforce).
1978
Viviane Victorette, atriz brasileira.
Christophe Rochus, ex-tenista belga.
1979 - Adam Brody, ator norte-americano.
1980 - Sergio Pizzorno, músico inglês (Kasabian)
1981
Roman Pavlyuchenko, futebolista russo.
Najoua Belyzel, cantora francesa.
Hossam Ghaly, futebolista egípcio.
1982
George O. Gore II, ator norte-americano.
Borja García, piloto espanhol de automobilismo.
1983
Brooke Fraser, integrante do grupo Hillsong.
Wang Hao, mesa-tenista chinês.
Zlatan Ljubijankič, futebolista esloveno.
1984
Martin Škrtel, futebolista eslovaco.
Ronnie Radke, ex-vocalista americano da banda Escape The Fate.
1987
Mario Romancini, piloto brasileiro de automobilismo.
Yosuke Kashiwagi, futebolista japonês.
1988 - Steven N'Zonzi, futebolista francês.
1989 - Darley Torres, futebolista brasileiro.
1990 - Konsta Rasimus, futebolista finlandês.
1994 - Jason Brown, patinador artístico americano.


1500 - Pero Vaz de Caminha, escrivão de frota de Pedro Alvares Cabral. (n. 1450)
1751 - Dom Guilherme de São José, 2º Bispo do Pará (n. 1686).
1805 - Dom Frei Caetano Brandão, 6º Bispo do Pará, Arcebispo de Braga (n. 1740).
1885 - Fernando de Saxe-Coburg-Gotha, rei consorte de Portugal (n. 1819).
1909 - Francisco Tárrega, violonista espanhol (n. 1852).
1948 - João Tamagnini Barbosa, ex-presidente do Ministério (primeiro-ministro) português (n. 1883).
1958 - Wolfgang Ernst Pauli, cientista austríaco (n. 1900).
1966 - Walt Disney, desenhista norte-americano (n. 1901).
1991 - Vasily Grigoryevich Zaitsev, sniper ou franco-atirador soviético durante a Segunda Guerra Mundial (n. 1915).
2006 - Clay Regazzoni, piloto suíço de corridas (n. 1939).
2007 - Ryan Gracie, lutador brasileiro de jiu-jitsu (n. 1974).
2009
Alan A'Court, futebolista inglês (n. 1934).
Arnaldo Ribeiro, bispo brasileiro (n. 1930).
Oral Roberts, religioso estadunidense (n. 1918).
2011 - Christopher Hitchens, jornalista, escritor e crítico literário britânico-americano (n. 1949).
2013 - Joan Fontaine, atriz anglo - americana (n. 1917).


Brasil
Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada)
Dia do Arquiteto
Dia do Jardineiro
Emancipação de Baraúna, Rio Grande do Norte - 1958.
Aniversário da cidade de Bragança Paulista - 1763.
Dia da Fundação da cidade de Paulistana - Piauí
Dia da Fundação da cidade de Osório (Rio Grande do Sul).

Aniversário de Urutaí (Goiás)

Fim do segundo período e sessão legislativos do Congresso Nacional brasileiro.
Estados Unidos[editar | editar código-fonte]
1812 - Fundação do Condado de Appling.
1818 - Fundação dos condados de Early, Gwinnett, Habersham, Hall e Irwin.
1824 - Fundação do Condado de Upson.
1853 - Fundação do Condado de Dougherty.
Comemorações Históricas[editar | editar código-fonte]
Festival de Alcione em que os gregos celebravam a paz e a harmonia.
Dia do Esperanto.
O esperanto é a língua artificial mais falada no mundo. Ao contrário da maioria das outras línguas artificiais, o esperanto saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semilíngua (uso em algumas poucas esferas da vida social). Seu iniciador, o médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma em 1887, com a intenção de criar uma língua de mais fácil aprendizagem, que servisse como língua franca internacional, para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes). O esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia na aprendizagem dos demais idiomas.  




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.