terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Eventos do dia 31 de dezembro de 2014 > Quarta-Feira > Postado na véspera às 3:48 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

31 de Dezembro de 2014
365º dia do ano no calendário gregoriano
Último dia do ano




Nesta data, em 1869, nasce Henri Matisse, pintor francês (m. 1954)


Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 — Cimiez, 3 de novembro de 1954) foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. 

Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. 

Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (besta selvagem), na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna. (Quer saber mais?)





Nesta data, em 1877, morre Gustave Courbet, pintor francês do Realismo (n. 1819).

Gustavo Courbet (Ornans10 de Junho de 1819 — La Tour-de-Peilz31 de Dezembro de 1877) foi um pintor anarquista francês pertencente à escola realista

Foi acima de tudo um pintor de paisagens campestres e marítimas onde o romantismo e idealização da altura são substituídos por uma representação da realidade fruto de observação directa. 

Esta busca da verdade é transposta para a tela em pinceladas espontâneas que não deixam de lado os aspectos menos estéticos do que é observado. (Quer saber mais?)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gustave Courbet (Ornans10 de junho de 1819 — La Tour-de-Peilz31 de dezembro de 1877) foi um pintor francês. Foi acima de tudo um pintor da vida camponesa de sua região. Ergueu a bandeira do realismo contra a pintura literária ou de imaginação.

Obras (Imagens ampliáveis)












Nesta data, em 1617, nasce Bartolomé Esteban Murillo, pintor espanhol (m. 1682)
Bartolomé Esteban Perez Murillo (Sevilha31 de dezembro de 1618 — Cádiz3 de abril de 1682) foi um pintor barroco espanhol. 

Murillo iniciou a sua aprendizagem artística com o seu (suposto) tio, Juan del Castillo. Del Castillo não era um artísta de primeira linha, mas os seus trabalhos eram respeitados no ambiente artístico sevilhano. 

Em 1645 recebeu a sua primeira encomenda importante: treze quadros para um claustro do Convento de São Francisco, em Sevilha. Nestas obras demonstrou uma notável influência de Van DyckTiciano e Peter Paul Rubens. Foi também neste ano que Murillo casou, a 26 de Fevereiro, com uma jovem sevilhana de 22 anos, Beatriz Cabrera y Villalobos, na famosa Igreja da Madalena. Durante os dezoito anos de duração do matrimónio tiveram uma ampla descendência: um total de nove filhos. 

Em 1681 mudou-se para a paróquia de Santa Cruz, onde recebe a sua última encomenda: vários retábulos da igreja do Convento de Santa Catalina de Cádiz. Quando trabalhava nesta encomenda, sofreu uma grave queda, que resultou na sua morte, alguns meses mais tarde, já no ano de 1682. 

Em sua honra, os populares fizeram um enorme funeral. Para se ter ideia da sua fama, o seu caixão foi carregado por dois marqueses e quatro cavaleiros. 

Mesmo hoje, na atualidade, Murillo continua a ser muito conhecido. (Quer saber mais?) 

Abaixo, "Madonna e a criança". Para ampliar, abra a imagem em janela separada.






Nesta data, em 1860, nasce Manuel Lopes Rodrigues, pintor brasileiro (m. 1917).

Manuel Lopes Rodrigues (Salvador31 de dezembro de 1860 — Salvador, 22 de outubro de 1917) foi um pintor brasileiro do realismo

Filho de João Francisco Lopes Rodrigues, recebeu do pai as primeiras lições artísticas, vindo depois a tê-las de Miguel Navarro Cañizares

Freqüentou o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, recém fundado, vindo nele depois a lecionar nessa instituição. Incipiente, apesar de secular, foi apenas nos governos republicanos que as Belas Artes tiveram maior apoio dos governos baianos, sobretudo Manuel Vitorino e Rodrigues Lima

Mas o maior apoio vinha de D. Pedro II, no Brasil Império, e na forma de pensões, que foram em parte mantidas pela República. Estas eram adquiridas por meio de concursos. 

Lopes Rodrigues era pensionista do próprio Imperador - regalia que, dado seu talento, foi mantida quando da Proclamação da República

Esse apoio foi a um só tempo positivo e negativo, porquanto, sujeito a encomendas, nunca pode mostrar abertamente sua criatividade. 





406 - Os vândalos cruzam o Reno para invadir a Gália.
O termo Gália é usado para, quer para se referir ao moderno território francês (um português pode referir ao seu país como Lusitânia), assim como para se referir à antiga região povoada pelos Gauleses, que corresponde à França e mais alguns territórios ao redor dela. constituindo uma província do Império Romano

O território da Gália fraccionou-se quando, no século V, foi invadida pelos visigodos, pelos burgúndios e pelos francos. Só voltou a unir-se sob o reinado do rei franco Clóvis, por volta do ano 500. É aí que começa, de verdade, a história da monarquia francesa, com os limites do país já delineados e uma continuidade administrativa. 



1502 - Para se livrar de seus inimigos, César Bórgia convida-os para seu palácio de Senigallia para depois assassiná-los.
César Bórgia, Duque de Valentinois, (Roma, 17 de setembro de 1475 - Viana, 12 de março de 1507), Cesare Borgia, Duca Valentino em italiano, foi um príncipe italiano da Renascença europeia. Filho de Rodrigo Bórgia, futuro Papa Alexandre VI, com Vannozza dei Cattanei. 

1687 - Huguenotes - Perseguição e Dispersão: um grupo veleja desde França em direcção ao Cabo da Boa Esperança.
1836 - Fundação do Condado de Crawford, no estado norte-americano de Illinois.

1889 - O jornal Província de São Paulo circula pela última vez e, no dia seguinte, renasce com o nome de O Estado de S. Paulo. 
O Estado de S. Paulo é um jornal brasileiro. Foi fundado, com base nos ideais de um grupo de republicanos, em 4 de janeiro de 1875. Nessa época, o jornal se chamava A Província de São Paulo e foi o pioneiro em venda avulsa no país, fato pelo qual foi ridicularizado pela concorrência (Correio PaulistanoO Ipiranga e Diário de S. Paulo). 

A venda avulsa foi impulsionada pelo imigrante francês Bernard Gregoire, que saía às ruas montado num cavalo e tocando uma corneta para chamar a atenção do público — e que, décadas depois, viraria o próprio símbolo do jornal — aumentou a tiragem do jornal. 

Ao lado da Folha de S. Paulo, de O Globo e do Correio Braziliense, o Estado é um dos jornais mais influentes do Brasil 

1925 - Primeira edição da Corrida de São Silvestre em São Paulo, Brasil.

1931 - Fundação da escola de samba Unidos da Tijuca.
1937 - O presidente filipino Manuel Quezon oficializa o tagalo como língua nacional.
1941 - Vargas discursa para militares brasileiros analisando a situação do Brasil perante a guerra na Europa e o ataque japonês a Pearl Harbor; o dircurso é considerado pró-Aliados.
1943 - Ratificada pela Câmara dos Vereadores de Nova Iguaçu a emancipação de Duque de Caxias.
1947 - Emancipação do Municipio de Tucuruí, no estado do Pará, que até então era parte integrante do Municipio de Baião, no mesmo estado.

1958 - Fuga do antigo ditador cubano Fulgencio Batista (no final do dia).
Fulgencio Batista y Zaldívar (Banes16 de janeiro de 1901 — Marbella6 de agosto de 1973) foi quem ostentou o poder de fato em Cuba de 1933 a 1940 e o presidente oficial do país de 1940 a 1944 e novamente de 1952 a 1959, como ditador
Foi deposto por Fidel Castro em 1959 e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira e no Estoril em Portugal e depois em Espanha, morrendo em Guadalmina, Espanha. 
No primeiro período de seu governo entre 1933 e 1944, exerceu um governo forte. Batista consolidou o seu poder concentrando em si todas as nomeações para os cargos públicos. 
Durante o primeiro mandato de Batista, Cuba cooperou na Segunda Guerra Mundial com os aliados e declarou guerra ao JapãoAlemanha e Itália. Em Março de 1952 regressou ao poder, novamente através de um golpe militar. Passou então a governar como um verdadeiro ditador, contando com o reconhecimento diplomático e apoio militar dos EUA. Instaurou um regime autoritário, mandando prender os seus opositores e restringindo as liberdades através do controle da imprensa, da universidade e do congresso, usando métodos terroristas e fazendo fortuna para si e para seus aliados.
A fuga de Batista consolidou a revolução castrista, mas não a democracia cubana, já que um regime de ultra direita foi apenas substituído por outro de extrema esquerda. Cuba, que era um "fundo de quintal" dos Estados Unidos, passou a ser um "fundo de quintal" da União Soviética.

1964 - Fundação do Banco Central do Brasil e instituído o Conselho Monetário Nacional.
1968
Voo do primeiro avião comercial supersônico do mundo: o Tupolev Tu-144.

31/12/1970 - Última transmissão do Repórter Esso, primeiro notíciário do rádio brasileiro.

Repórter Esso (também conhecido como O Seu Repórter Esso) foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileira. Foi o primeiro noticiário de radio jornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos da América. 
O repórter Esso era patrocinado por uma empresa estadunidense chamada Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram: Gontijo TeodoroLuiz Jatobá e Heron Domingues. Os slogans mais famosos eram: O Primeiro a Dar as Últimas eTestemunha Ocular da História. 
O programa radiofônico trouxe para o radio jornalismo brasileiro, a informação por ele divulgada não era apenas notícia, mas se constituía, também, em informação dirigida, em propaganda político-ideológica, produzindo e construindo sentido e com alvo certo: o governo e determinados segmentos da sociedade brasileira. 
Segunda Guerra acabou depois que o Repórter Esso noticiou, célebre frase de um jornal da época exprime a importância e credibilidade que o Repórter Esso conquistou. 
A primeira transmissão ocorreu na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1941, iniciando a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Antes da estreia oficial, o programa havia ido ao ar experimentalmente na Rádio Farroupilha de Porto Alegre. 
Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi
Clique na imagem para ouvir a última edição do Reporter Esso no rádio.

1978 - Ernesto Geisel envia emenda ao congresso para acabar com o AI-5, criado em 19 de dezembro de 1968 por Costa e Silva. 
Foram 10 anos de regime de exceção. A extinção do AI-5 forçou o presidente seguinte, João Batista de Figueiredo a dialogar com o congresso e a sociedade, acelerando o processo de abertura política, que se encerrou com a posse do civil José Sarney, em março de 1985. 

O jornal "O Estado de São Paulo" e o "Jornal da Tarde", tiveram censores do governo presentes na redação, impedido a publicação de matérias que, a juizo desses burocratas, fossem prejudiciais ao governo. Nos espaços censurados, o Estadão publicava trechos dos Lusíadas, enquanto seu associado colocava, para prencher os espaços, várias receitas de bolos.


1995 - Publicada a última tira do quadrinho Calvin e Hobbes.

1999
Tratados Torrijos-Carter: os Estados Unidos transferem para o Panamá o controle do Canal do Panamá e de todas as áreas do que fora até então a "Zona do Canal".

1999 - Vladimir Putin assume a presidência interina da Rússia, em virtude da renúncia de Boris Yeltsin ao cargo.


1378 - Papa Calixto III (m. 1458)
1491 - Jacques Cartier, explorador francês (m. 1557)
1514 - Andreas Vesalius, anatomista belga (m. 1564)
1668 - Herman Boerhaave, médico, botânico e humanista holandês (m. 1738)
1720 - Carlos Eduardo Stuart, pretendente ao trono da Inglaterra e Escócia (m. 1788)
1738 - Charles Cornwallis, general britânico (m. 1805)
1741 - Isabel de Parma, Princesa de Parma e Arquiduquesa Consorte da Áustria (m. 1763)
1769 - Silvestre Pinheiro Ferreira, filósofo português (m. 1846)
1877 - Lawrence Beesley, professor britânico e sobrevivente do naufrágio do RMS Titanic (m. 1967).
1880 - George Marshall, militar e ex-secretário de estado dos Estados Unidos (m. 1959)
1885 - Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein, Duquesa Consorte de Saxe-Coburgo-Gota (m. 1970).
1894 - Pola Negri, atriz norte-americana (m. 1987)
1896 - Carl Ludwig Siegel, matemático alemão (m. 1981)
1905 - Arrelia, palhaço brasileiro (m. 2005)
1908 - Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas (m. 2005)
1920 - Rex Allen, ator estadunidense de faroestes B, conhecido como "The Arizona Kid" (m. 1999)
1928 - Amadeu Meireles, radialista português e autor de programas de rádio (m. 2003)
1937
Anthony Hopkins, ator galês.
Avram Hershko, biologista israelense, ganhador do Prêmio Nobel de Química.
1941 - Sir Alex Ferguson, treinador escocês de futebol.
1942 - Andy Summers, guitarrista inglês.
1943
Ben Kingsley, ator britânico.
John Denver, cantor e compositor norte-americano (m. 1997).
1944 - Neil Ross, dublador norte-americano.
1946 - Lyudmila Pakhomova, patinadora artística soviética (m. 1986).
1947
Rita Lee, cantora e compositora brasileira. (Ouça Rita, com Ellis Regina)
Tim Matheson, ator estadunidense.
1948 - Donna Summer, cantora estadunidense. (m. 2012).
1951
Tom Hamilton, baixista norte-americano (Aerosmith).
Andranik Eskandarian, ex-futebolista iraniano.
1952 - Richard Páez, treinador de futebol venezuelano.

1954 - Hermann Tilke, arquiteto alemão de circuitos automobilísticos.
Hermann Tilke (Olpe31 de Dezembro de 1954), é um arquiteto alemão, designer de circuitos de Fórmula 1 e de outros esportes a motor.  

Hermaan Tilke fundou a Tilke Engineering em 1984, combinando a experiência na arquitetura, engenharia civil e engenharia eletronica para fornecer soluções completas para projetos nos esportes motorizados ou para depósito de lixo. 

Uma das primeiras tarefas menores foi uma pequena estrada de acesso a Nürburgring. Mais tarde redesenhou o complexo do primeiro setor deste circuito, em 2002. O seu primeiro grande trabalho foi uma mudança dramática do rápido Österreichring para o mais curto A1-Ring na Áustria, nos anos 90. 

Tendo feito inúmeras mudanças controversas para fazer circuitos de F1, Hermaan Tilke assegurou contratos para desenhar alguns novos circuitos mundiais de alto perfil.


1957 - Fabrizio Meoni, motociclista italiano (m. 2005).
1959 - Val Kilmer, ator estadunidense.
1960 - Steve Bruce, treinador inglês de futebol.
1961 - Jari Rantanen, ex-futebolista finlandês.
1962
Pedro Cardoso, ator brasileiro.
Nelsinho, ex-futebolista brasileiro.
1964 - Valentina Vargas, atriz chilena.
1965
Fernanda Porto, cantora brasileira.
Nicholas Sparks, escritor estado-unidense.
Tony Dorigo, ex-futebolista inglês.
1967 - Valdeir "The Flash", ex-futebolista brasileiro.
1968 - Luciano Szafir, ator brasileiro.
1970 - Driss Benzekri, ex-futebolista marroquino.
1971
Ricardo López Felipe, futebolista espanhol.
Rafael Jacques, ex-futebolista brasileiro.
Diego Dorta, ex-futebolista uruguaio.
1972
Grégory Coupet, ex-futebolista francês.
Mathias Hain, ex-futebolista alemão.
1974
Tony Kanaan, piloto brasileiro de automobilismo.
Mario Aerts, ciclista belga.
1975 - Toni Kuivasto, futebolista finlandês.
1976 - Ibrahima Bakayoko, futebolista marfinense.
1977
Ouro-Nimini Tchagnirou, futebolista togolês.
Kewullay Conteh, futebolista serra-leonês.
Wardy Alfaro, futebolista costarriquenho.
Psy, rapper coreano.
1979
Neca, futebolista português.

1979 - Elaine Cassidy, atriz irlandesa.


1980
Bob Bryar, baterista estadunidense.
Rosanne Mulholland, atriz brasileira.

1980 - Fumie Suguri, patinadora japonesa.
Fumie Suguri (村主 章枝 Suguri Fumie?), (nascida em 31 de Dezembro de 1980 em YokohamaJapão) é uma patinadora artística japonesa. 

1982 - Angélico Vieira, ator e cantor português (m. 2011)
1983 - Jaqueline Carvalho, jogadora de vôlei brasileira.
1985 - Mulota Kabangu, futebolista congolês.
1986 - Emmanuel Koné, futebolista marfinense.
1987
Seydou Doumbia, futebolista marfinense.

1987- Émilie Le Pennec, ginasta francesa.
Émilie Le Pennec (La Garenne-Colombes31 de dezembro de 1987) é uma ginasta francesa, campeã olímpica na prova das barras assimétricas nos Jogos Olímpicos de 2004, realizado em Atenas. O primeiro ano de Le Pennec como sênior abriu-se com o Campeonato Francês, no qual conquistou uma medalha de prata em sua especialidade, as barras assimétricas. 
Em 2004 conquistou a medalha de ouro nas paralelas, nos Jogos Olímpicos de 2004, realizado em Atenas, na Grécia, feito este inédito na história da ginástica feminina francesa. Em 2007, Le Pennec anunciou sua aposentadoria.

1990 - Patrick Chan, patinador artístico canadense.
1991 - Bojana Jovanovski, tenista sérvia.


  192 - Cómodo, Imperador Romano (assassinado).
  335 - Papa Silvestre I, o 33º papa.
1384 - John Wycliffe, teólogo inglês.
1460 - Ricardo, Duque de York, executado depois da Batalha de Wakefield.
1610 - Ludolph van Ceulen, matemático alemão.
1691 - Robert Boyle, físico inglês (n. 1627)
1705 - Catarina de Bragança, Rainha Consorte de Inglaterra, Escócia e Irlanda como esposa de Carlos II de Inglaterra (n. 1638).

1834 - João Batista Gonçalves Campos autor intelectual do movimento da Cabanagem.
Cabanagem (1835-1840) foi uma revolta na qual negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder na então província do Grão-Pará (Brasil). 

Entre as causas da revolta encontram-se a extrema pobreza das populações ribeirinhas e a irrelevância política à qual a província foi relegada após a independência do Brasil. 

De cunho popular, contou com a participação de elementos das camadas média e alta da região, entre os quais se destacam os nomes do padre João Batista Gonçalves Campos e do jornalista Vicente Ferreira Lavor ("Papagaio").  

Abaixo, uma vista da cidade de Belém na época do conflito. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

1936 - Miguel de Unamuno, escritor e filósofo espanhol (n. 1864)

1961 - Péricles de Andrade Maranhão, cartunista brasileiro, criador do persongem Amigo da Onça (n. 1924)

1972 - Roberto Clemente, beisebolista porto-riquenho (n. 1934).
1973 - Edward Sutherland, cineasta norte-americano
1975 - João Pinto da Costa Leite, 4º conde de Lumbrales (n. 1905)
1980 - Marshall McLuhan, intelectual canadense (n. 1911)

1988 - Yara Amaral, atriz, morreu no acidente de barco Bateu Mouche, no Rio de Janeiro. (n. 1936)
Nascida no bairro do Belenzinho, Yara Amaral estudou na Escola de Arte Dramática da USP, onde formou-se em 1964. 

Foi em 1968 que ela participou, no Teatro de Arena, do espetáculo "Arena conta Tiradentes" de Gianfrancesco Guarnieri. Passou também pelo Teatro Oficina e conseguiu seu primeiro grande prêmio de interpretação na década de 1970, um Moliére como melhor atriz do ano pelo seu trabalho em "Reveillon" de Flávio Márcio ao lado de Regina Duarte e Sérgio Mamberti. 

No teatro participou de 30 espetáculos e conquistou três prêmios Moliére como melhor atriz. No cinema estreou em 1975 com "O rei da noite" de Hector Babenco e fez outros filmes importantes como "A dama do lotação", "Mulher objeto" e "Leila Diniz". 

Na televisão ela estreou na novela "O décimo mandamento", na TV Tupi, em 1968, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Foi para a TV Globo na década de 1970 e ali brilhou em "Dancing' Days", "O amor é nosso", "Sol de verão", "Guerra dos sexos", "Um sonho a mais", "Cambalacho", "Anos dourados" e "Fera radical". 

Foi casada com Luís Fernando Goulart e deixou dois filhos, Bernardo e João Mário. 

Ela morreu, aos 52 anos, vítima do naufrágio do barco Bateau Mouche, na noite de reveillon de 1989, na Baía de Guanabara.























Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bateau Mouche IV foi uma embarcação de turismo que naufragou na costa brasileira no dia 31 de dezembro de1988, mais precisamente na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, quando estava a caminho de Copacabana. Das 142 pessoas a bordo, 55 morreram. Acredita-se que a embarcação estivesse superlotada, além de apresentar uma série de falhas.
A embarcação, um antigo gaiola a motor utilizado no rio Amazonas, havia sido modificada com o acréscimo de dois andares e de um terraço suplementar.
Durante as comemorações do Ano Novo de 1989, embora estivesse regularizada pelas autoridades competentes e fosse considerada um cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro, ao se deslocar para fora da barra da baía de Guanabara para assistir à queima de fogos na praia de Copacabana, deparou-se com ondas pesadas no mar, vindo a adernar. A rápida e acentuada movimentação de carga nos andares superiores causou o naufrágio, onde pereceram 55, dos 142 passageiros a bordo.
A traineira Evelyn Maurício tinha partido de Niterói com os pescadores Jorge de Souza, João Batista de Souza Abreu, Marcos Vinícius Lourenço da Silva, Francisco Carlos Alves de Moraes e Jorge Luiz Soares de Souza e as suas respectivas famílias, com destino a Copacabana; no caminho cruzaram com o Bateau Mouche IV, iluminado e muito cheio. Os pescadores presenciaram o naufrágio, e tornaram-se heróis ao jogarem bóias, cabos e cordas para salvar cerca de 30 náufragos, que foram retiradas do mar pelos braços.
No inquérito que se seguiu foram apontados diversos responsáveis, entre eles a empresa de turismo, os passageiros que disputavam um lugar a boreste do terraço da embarcação, as autoridades competentes do estado do Rio de Janeiro, e a Capitania dos Portos, dando lugar a um longo processo judicial.
O laudo pericial apontou que o Bateau Mouche IV transportava mais que o dobro da lotação permitida (62 passageiros). Os sócios majoritários da empresa Bateau Mouche Rio Turismo, Faustino Puertas Vidal e Avelino Rivera (espanhois) e Álvaro Costa (português), foram condenados por homicídio culposo (sem a intenção de matar), sonegação fiscal e formação de quadrilha, em maio de 1993, a quatro anos de prisão em regime semi-aberto (só dormiam na prisão), mas em fevereiro de 1994 eles fugiram para a Espanha.
atriz Yara Amaral perdeu a vida na tragédia. Também se encontrava a bordo da embarcação o ex-ministro do PlanejamentoAníbal Teixeira, que sobreviveu. Apesar dos rumores, Bruno Galera não estava a bordo.

1990 - Vasili Lazarev, cosmonauta soviético (n. 1928)
1997 - Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, músico brasileiro (n. 1904).
2004 - Gerard Debreu, economista francês (n. 1921)
2008
Premjit Lall, tenista indiano (n. 1940).
Fábio Sabag, ator, diretor e produtor brasileiro de teatro e televisão (n. 1931).
2013 - James Avery, ator e dublador norte-americano (n. 1945).


Corrida de São Silvestre

Início do Rali Dakar
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rali Dakar 2013 foi a 34ª edição da corrida de rali mais exigente do mundo. Teve lugar entre 5 e 20 de janeiro e pela quinta vez consecutiva ocorreu na América do Sul, após o cancelamento da largada em 2008 por ameaças terroristas em África
A empresa francesa ASO (Amaury Sport Organisation) foi mais uma vez a organizadora do Dakar, que percorreu terras do PeruArgentina e Chile, cruzando as terras áridas e altas do Deserto do Atacama e também a Cordilheira dos Andes. Alcançando a maior altitude de sua história, quando chegou próximo dos 5.000 metros ao cruzar os Andes.
Apesar de ter-se tornado, há 6 anos, uma prova sul americana, o rali conserva, por tradição o nome do circuito europeu. Os obstáculos da nova fase, em nada ficam a dever ao rali tradicional.


Índice

  [mostrar


Noite de São Silvestre ou Véspera de Ano Novo, nos países que adotam o calendário gregoriano.

Santo do Dia
Dia de São Silvestre - Papa do Início da Igreja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Silvestre I
33º papa
NascimentoRoma285
Eleição31 de Janeiro de 314
Fim do pontificado31 de Dezembro de 335 (50 anos)
AntecessorMelquíades
SucessorMarcos
Listas dos papas: cronológica · alfabética
São Silvestre I foi Papa entre 31 de Janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romanoConstantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santoscanonizados sem ter sofrido o martírio. Festa em 31 de Dezembro.

Vida

Silvestre I enviou emissários para presidirem ao sínodo de Arles (314) e ao Primeiro Concílio de Niceia (325), convocados por Constantino, a sua ausência é motivo de debate, provavelmente deve-se ao seu estado de saúde. Durante o seu pontificado a autoridade da Igreja foi estabelecida e se construíram alguns dos primeiros monumentos cristãos, como a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, e as primitivas basílicas de Roma (São João de Latrão e São Pedro), bem como das igrejas dos Santos Apóstolos em Constantinopla.
Atribui-se em geral a conversão de Constantino a uma visão que terá tido antes da batalha da ponte de Milvius (312). Mas a tradição medieval, também teria dito que o imperador teria lepra incurável, e logo que Silvestre o batizou por imersão numa piscina ficou imediatamente curado. Esta versão porém não tem fundamento, pois sabe-se que Constantino foi batizado ao fim de sua vida, com a intenção de perdoar seus pecados, por Eusébio, bispo de Nicomédia.


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.