quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 5 de dezembro de 2014 > Sexta-Feira > Postado na véspera às 16:49 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

5 de dezembro de 2014.
339.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 26 para acabar o ano.


Em 05/12/1926, morre Claude Monet, pintor impressionista francês (n. 1840). Monet teve a ventura de sobreviver a todos os outros fundadores do Impressionismo, em 1860, tomando contato, em vida, com várias correntes do modernismo.

Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. 

O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha... A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. Saiba mais 



Em 05/12/1903, nasce o pintor Edmundo Migliaccio
Edmundo Francisco Nicodemo Migliaccio (Caconde, 5 de dezembro de 1903 — São Paulo, 25 de julho de 1983) foi um pintor clássico brasileiro. Uma de suas mais famosas pinturas encontra-se exposta, na cidade de Chicago, Estados Unidos da América. Trata-se de um "Preto Velho" sentado à mesa; cachimbo à boca; vinho na taça; garrafão quase vazio. A cesta de taquaras recostada à parede do casebre e a moringa d'água; as beterrabas e os tomates próximos a uma bandeja de peixes, incorporam outro ângulo da cena. A faca, na parte posterior direita da mesa, parece esperar a hábil mão do preto velho acostumada à arte de descascar legumes. Os olhos parados no vácuo refletem a imagem da alma tranquila. Saiba mais




 1492 - Na sua primeira viagem ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo descobre a Ilha de Quisqueya (nome indígena) ou Hispaniola (nome espanhol), hoje dividida entre República Dominicana e Haiti.
Antes da chegada da expedição espanhola comandada por Cristóvão Colombo em 5 de dezembro de 1492, a Ilha de São Domingos encontrava-se povoada por indígenas, organizada e dividida sob o comando de cinco caciques. Cada território governado por um cacique era chamado de Quisqueya (cacicado) pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas. Um dos traços desta divisão era a tributação, em termos de alimentos, cultivados ou criadosSaiba mais


1496 - O Rei Dom Manuel I assina o decreto de expulsão dos "hereges" de Portugal.

1570 - Promulgada a Missa Tridentina pelo Papa Pio V.
A Missa Tridentina é a liturgia da Missa do Rito Romano contida nas edições típicas  do Missal Romano que foram publicados de 1570-1962. Foi à liturgia da missa mais amplamente celebrada em todo o mundo, até que o Concílio Vaticano II, pediu sua revisão, o que ocasionou a promulgação de uma nova liturgia, pelo Papa Paulo VI, em 1969. A Missa Tridentina era rezada em Latim, com o padre voltado de frente para o  altar e de costas para os fiéis. O Papa Bento XVI em 2007 pelo motu proprio Summorum Pontificum, regulamentou a possibilidade do uso da liturgia tridentina; no rito romano nas missas privadas celebradas sem o povo, os padres podem usar livremente a liturgia tridentina;[9] ela também pode ser usada publicamente em paróquias, se houver um grupo estável de fiéis (coetus fidelium) que a assista. Saiba mais

1732 - Inicia-se no México a construção do edifício destinado ao Tribunal da Inquisição.
1757 - Na Guerra dos Sete Anos, a batalha de Leuthen é ganha por Frederico II, o Grande, para os austríacos.

1792 - Começa, na Assembléia Nacional, o julgamento do rei Luis XVI, durante a Revolução Francesa.

1812 - Napoleão Bonaparte abandona seu exército em difíceis condições na Rússia e retorna a Paris.
As campanhas de Napoleão foram sempre inteligentes e vitoriosas e, por isso, são até hoje estudadas até hoje  nas academias militares de quase todo o mundo. Já Campanha da Rússia, em 1812, foi o seucalcanhar de Aquiles e marcou uma virada na sorte de Napoleão assinalando o princípio do fim de seu império. Tratou-se, sem dúvida de uma cilada, já que a Rússia, fingindo-se pressionada, recuou seguidamente para as áreas geladas da Sibéria, entretendo a guerra enquanto esperava a chegada do inverno, quando a temperatura da região cai a dezenas de graus abaixo de zero. 

O inverno chegou e não deu outra. A Grande Armée de Napoleão foi seriamente danificada na campanha e nunca se recuperou totalmente. Em 1813, a Sexta Coligação derrotou suas forças em Leipzig. No ano seguinte, a Coligação invadiu a França, forçou Napoleão a abdicar e o exilou na ilha de Elba. Menos de um ano depois, ele fugiu de Elba e retornou ao poder, mas foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815. Napoleão passou os últimos seis anos de sua vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, embora haja suspeitas de envenenamento por arsênio.

1815 - Fundação da cidade de Maceió.
1847 - Álvares de Azevedo recebe o grau de Bacharel em Letras.

1889 - A Família Imperial Brasileira chega a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.
No Brasil, o banimento da família imperial ocorreu por meio de decreto do governo provisório. Inicialmente, foi editado um decreto datado de 23 de dezembro de 1889, no qual se formalizava a expulsão, proibindo ainda a família imperial de possuir imóveis no Brasil e estabelecendo um prazo de seis meses para que os imóveis que possuísse fossem transferidos a terceiros. O decreto ainda concedia 5 mil contos para que o imperador se instalasse no exterior. 


Em 8 de janeiro de 1890, Dom Pedro II rejeitou a ajuda, o que contrariou o governo provisório, que estabeleceu então outro decreto, mantendo o banimento, a proibição de possuir imóveis e o prazo para liquidação dos que possuía, mas revogando a ajuda antes concedida. 

Os artigos do decreto que determinavam o exílio e a proibição de possuir propriedades no país foram revogados pelo decreto nº 4.120, de 3 de setembro de 1920. (Wikipedia)

Abaixo, no Rio de Janeiro, os preparativos para o embarque da família real em direção a Portugal.

1896 - Fundação da cidade de Sertãozinho
1904 - A esquadra russa é destruída em Port Arthur pelos japoneses. O Japão sairia vencedor da guerra contra a Rússia.
1908 - Fundação da Cruz Vermelha Brasileira.
1917 - Golpe de Estado e assumpção do poder (governo e presidência) por parte de Sidónio Pais - em Portugal.

1933 - A Lei Seca acaba nos Estados Unidos.
Essa definição tornou-se famosa após sua edição nos Estados Unidos em 16 de janeiro de 1919, ratificada pela 18ª Emenda à Constituição do país, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de 1920, promulgada durante o segundo mandato de Woodrow Wilson (28º Presidente dos EUA). Seu cumprimento foi amplamente burlado pelo contrabando e fabricação clandestina. A lei seca foi abolida em 5 de dezembro de 1933, pela 21ª Emenda à Constituição,durante o primeiro mandato de Franklin Delano Roosevelt (32º presidente dos EUA). Permaneceu ativa por 13 anos, 11 meses e 24 dias. 

Com o agravar da crise económica, que teve o seu auge com o "crash" da Bolsa de 1929, a proibição de fabrico, distribuição e venda de bebidas alcoólicas, veio contribuir para o aumento das fortunas de vários gangs de mafiosos, dos quais o mais conhecido é, sem dúvida, Al Capone. A sua revogação veio ajudar a débil e algo conturbada recuperação econômica, mas essencialmente contribuiu para o final do período de ouro da Máfia Norte-Americana. A partir de 1935, um novo período de combate às associações criminosas começa com um outro nome famoso, J. Edgar Hoover.


1934 - Três cidades ficam destruídas em terremoto em Honduras: San Jorge, La Encarnación e San Fernando.
1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha declara guerra a Romênia, Finlândia e Hungria.
Segunda Guerra Mundial: Início do contra-ataque Soviético contra o exército Alemão na batalha de Moscovo.
Segunda Guerra Mundial: Tropas Aliadas tomam Ravena em Itália.
1946 - Nova York é eleita sede permanente das Nações Unidas.
1952 - A poluição atmosférica causa, pela primeira vez, a morte de milhares de pessoas, no período conhecido com Big Smoke, em Londres.
1956 - Forças britânicas e francesas se retiram do canal de Suez no Egito.

1957 - Sukarno, líder nacionalista da Indonésia, exige a expulsão de todos os holandeses do país.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Holanda, que haviam sido ocupada pela Alemanha Nazista, perdeu a sua colónia para os japoneses. Com o fim da guerra, Sukarno, líder indonésio que tinha cooperado com os japoneses, declarou a independência da Indonésia, mas os aliados apoiaram o exército holandês a tentar recuperar a sua colónia. A guerra pela independência, denominada revolução Nacional da Indonésia, durou mais de quatro anos e envolveu um esporádico, mas sangrento conflito armado interno, levantes políticos e duas grandes intervenções diplomáticas internacionais. As forças holandesas não conseguiram prevalecer aos indonésios, sendo expulsos após muita resistência. Embora as forças holandesas controlassem as vilas e cidades em redutos republicanos em Java e Samatra, não controlavam as aldeias e o campo. Assim, a república da Indonésia acabou por prevalecer, tanto através da diplomacia internacional, como através da determinação da Indonésia em conflitos armados em Java e em outras ilhas. A revolução terminou em dezembro de 1949, quando, após pressões internacionais, a Holanda reconheceu formalmente a independência da Indonésia.

1960 - Gana rompe relações diplomáticas com a Bélgica.
1962 - Os Estados Unidos e a URSS chegam a um acordo sobre a utilização pacífica do espaço.

1963 - O senador Arnon de Mello (pai do ex-Presidente Fernando Collor de Mello)  matou outro senador, com um tiro, na tribuna do Senado Federal do Brasil.
Em 4 de dezembro de 1963, Arnon de Mello protagonizou episódio tragicamente escandaloso, quando disparou três tiros contra o senador Silvestre Péricles, seu inimigo político, dentro do Senado Federal. O senador Péricles estava na tribuna, a cinco metros de distância, e não foi atingido; Arnon de Mello acertou erroneamente um tiro no peito do senador suplente José Kairala, do Acre, que morreu em seu último dia de trabalho. Apesar do assassinato, e ainda que tenha sido dentro do Senado Federal, na presença flagrante de inúmeras autoridades, Arnon de Mello não teve seu mandato cassado nem qualquer punição imposta pela Mesa, devido à imunidade parlamentar. (Wikipedia)


1967 - É criada a Funai - Fundação Nacional do Índio - no Brasil.
1971 - A URSS veta, no Conselho de Segurança da ONU, a resolução que previa o cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão, no conflito de Caxemira.

1977 - O Egito/Egipto rompe ligações diplomáticas com a Síria, a Líbia, a Argélia, o Iraque e o Iêmen do Sul. Estes países eram contra a negociação de paz entre Egito e Israel - posteriormente o panonorama político mudou.
A aproximação do Egito com Israel colocou em oposição ao país toda a comunidade árabe, que se achava em guerra declarada contra Israel, desde a criação deste país pela ONU, em 1947. Mas para o Egito e a Jordânia, a aproximação a Israel era o mal menor, pela proximidade geográfica dos três países. Mas não se trata de fronteiras abertas. Os turistas que desembarcam no lado árabe e passam para Israel não podem fazer o caminho de volta, devendo seguir em frente, direto para a Europa, no lado Norte do Mediterrâneo.

1978 - É aprovada a resolução que determina a instituição do Sistema Monetário a 13 de Maio de 1979, segundo acordo dos bancos centrais dos países da CEE.
1980 - É decretado o luto nacional, por cinco dias, pela morte do primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro e do Ministro da Defesa Nacional Adelino Amaro da Costa.

1983 - FIM DA DITADURA > É dissolvida a Junta Militar da Argentina. O general Reynaldo Bignone é nomeado presidente provisional, até que Raul Alfonsin assumiu o posto como presidente eleito.
Na imagem abaixo > A posse de Alfonsin marca o retorno da Argentina à democracia.  O Brasil só retornaria ao governo civil um ano e meio depois, com a posse de José Sarney, em 15 de março de 1985.

1984 - É constituída a AMI.
1985 - Os inventores portugueses conquistam quatro medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze no 34.º Salão Internacional de Invenções de Bruxelas, Eureka-85.
O Reino Unido abandona a UNESCO.
1987 - Pelo menos 22 pessoas morreram após incêndio em um cargueiro panamenho na Espanha.
1989 - O antigo líder do Partido Comunista da RDA Erich Honecker é colocado em prisão domiciliária.
1993 - Rafael Caldera é eleito presidente da Venezuela pela segunda vez em 25 anos.
1994 - A Ucrânia adere ao Tratado de não-proliferação nuclear e promete se desfazer de ogivas herdadas da antiga União Soviética.
Entra em vigor o Tratado de Desarmamento Estratégico, START I, assinado em 1991 entre os Estados Unidos e a URSS.
1995 - Javier Solana, ministro das Relações Exteriores da Espanha, é nomeado Secretário-Geral da OTAN.
2003 - Oficialização do Hino do estado do Ceará.
Atentado a um comboio no Sul da Rússia, perto da Tchetchénia provoca 40 mortes e 103 feridos.
2005 - Ministros dos Transportes da União Europeia acordam liberalização dos tranportes ferroviários de passageiros a partir de 2010.
2006
Fim do jogo de xadrez entre Vladimir Kramnik e o computador Deep Fritz, que, com 2 vitórias, foi o vencedor por 4 a 2.
Portugal: O ministro da Administração Interna, António Costa, assina em Bruxelas a declaração com vista à adesão de Portugal ao Acordo de Prum, um mecanismo de reforço da cooperação judiciária e policial transfronteriça.


1443 - Papa Júlio II (m. 1513).
1689 - Gabriel Malagrida, missionário jesuíta italiano (m. 1761).
1782 - Martin van Buren, oitavo presidente dos Estados Unidos (m. 1862).
1818 - Lourenço José Maria Boaventura de Almada Cirne Peixoto, 3.º conde de Almada (m. 1874)
1839 - George Armstrong Custer, militar norte-americano
1868 - Arnold Sommerfeld, físico alemão (m. 1951).
1896 - Carl Ferdinand Cori, bioquímico norte-americano, ganhador do Nobel de Medicina em 1947 (m. 1984).
1890 - Fritz Lang, realizador, argumentista e produtor cinematográfico austríaco (m. 1976).
1899 - Sonny Boy Williamson II, músico estado-unidense de blues (m. 1965).
1901
Werner Heisenberg, físico alemão (m. 1976).

1901 - Walt Disney desenhista e empresário estado-unidense (m. 1966).
Walter Elias Disney (Chicago, 5 de dezembro de 1901 — Los Angeles, 15 de dezembro de 1966) foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company. O lema de Disney sempre foi"Keep moving forward" (português - "Continue seguindo em frente"). 

Disney também teve seu lado nebuloso.  Durante o período da Segunda Guerra Mundial, ele passou a colaborar com o FBI, a polícia federal estadunidense. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, nos quais utilizava principalmente seus personagens mais conhecidos. 

Algum tempo depois, ajudou a criar a "Aliança do Cinema para a Preservação dos Ideais Estadunidenses", com o objetivo de combater o comunismo no meio artístico. Era o período da caça às bruxas, em que qualquer artista que participasse de uma passeada de 1º de maio poderia ser taxado de comunista e impedido de exercer sua profissão. Walt Disney prestou. voluntariamente diversos depoimentos na "Comissão das Atividades Antiamericanas".

Devido às suas atividades contra o comunismo, em 1949 o governo soviético proibiu a exibição de filmes dos estúdios Disney no país.

1903 - Cecil Frank Powell, físico britanico (m. 1969).
1905 - Natalie Paley, modelo e atriz francesa (também foi Princesa da Rússia) (m. 1981)
1906 - Otto Preminger, diretor cinematográfico austríaco (m. 1986).
1911
Carlos Marighella, guerrilheiro e político brasileiro (m. 1969).
Wladyslaw Szpilman, pianista polaco (m. 2000).

1914 - Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira (m. 1992).
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, (Roma, 5 de dezembro de 1914 — São Paulo, 20 de março de 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP).Saiba mais
Sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Google Imagens









1921 - Betty Meggers, arqueóloga estadunidense.
1925 - Anastasio "Tachito" Somoza Debayle, político nicaraguense (m. 1980).
1927 - Bhumibol Adulyadej, rei da Tailândia.
1932
Little Richard, músico estado-unidense.
Sheldon Glashow, físico estado-unidense.
1943
Aleksandr Gavrilov, patinador artístico russo.
Eva Joly, magistrada franco-norueguesa.
1946 - José Carreras, tenor espanhol.

1947 - Egberto Gismonti, compositor brasileiro. (ouça e veja)


1949 - Ângela Rô Rô, cantora e compositora brasileira.

1954 - Carlos Nascimento, jornalista brasileiro.

1956
Klaus Allofs, ex-futebolista alemão.

1956 - Leila Cordeiro, jornalista brasileira.
Leila Cordeiro (Salvador, 5 de dezembro de 1956) é uma jornalista brasileira, casada e fazendo par, frente às câmeras, seu marido com Eliakim Araújo. A jornalista também é artista plástica e publicou dois livros de poesias: "Pedaços de Mim", 1990, e "De Mala e Vida na Mão", 1995. > Saiba mais

1962 - Fred Rutten, ex-futebolista holandês.
1964 - Pablo Morales, nadador americano.
1965 - Johnny Rzeznik, músico norte-americano, vocalista da banda Goo Goo Dolls.
1966 - Rick Sollo (Geraldo Antônio de Carvalho) cantor e compositor brasileiro.
1967 - Bogdan Stelea, ex-futebolista romeno.
1968 - José Luis Sierra, ex-futebolista chileno.
1970 - Jordi Gené, piloto espanhol de corridas.
1972 - Ovidiu Stîngă, ex-futebolista romeno.

1973 - Danielle Winits, modelo e atriz brasileira.

1975
Aleksander Knavs, futebolista esloveno.
Ronnie O'Sullivan, jogador de sinuca britânico.
1976
Rafinha Bastos, comediante e jornalista brasileiro.
Amy Acker, atriz norte-americana.
1978 - Marcelo Zalayeta, futebolista uruguaio.
1979
Matteo Ferrari, futebolista ítalo-argelino.
Rustam Kasimdzhanov, enxadrista uzbeque, ex-campeão mundial.
1980 - Fabrizio del Monte, piloto italiano de corridas.
1982
Ján Mucha, futebolista eslováquio
Keri Hilson, cantora e compositora norte americana.
1983 - Foued Kadir, futebolista argelino.
1984
Shuhei Aoyama, motociclista japonês.
Oluwasegun Abiodun, futebolista nigeriano.
1985 - Frankie Muniz, ator estadunidense.
1988 - Miralem Sulejmani, futebolista sérvio.

1989 - Kwon Yuri, cantora, atriz, modelo e dançarina do grupo Coreano Girls' Generation


1995 - Kaetlyn Osmond, patinadora artística canadense.


771 - Carlomano I, que governou a Austrásia, irmão de Carlos Magno (n. 751).
1108 - São Geraldo de Braga, arcebispo de Braga.
1560 - Rei Francisco II de França (n. 1544).
1791 - Mozart, compositor e músico do Classicismo austríaco.

1870 - Alexandre Dumas, pai, novelista francês (n. 1802).

1891 - Imperador Pedro II do Brasil (n. 1825).
Wikipedia > A Enciclopédia Livre
Com a Proclamação da República, a Família Real foi despojada dos seus bens e exilada.
A Imperatriz Teresa Cristina faleceu três semanas após a sua chegada à Europa e Isabel e sua família se mudaram para outro lugar enquanto seu pai se estabeleceu em Paris. Seus últimos dois anos de vida foram solitários e melancólicos, vivendo em hotéis modestos com quase nenhum recurso, ajudado financeiramente pelo seu amigo Conde de Alves Machado, e escrevendo em seu diário sobre sonhos em que lhe era permitido retornar ao Brasil.
Certo dia realizou um longo passeio pelo rio Sena em carruagem aberta, apesar da temperatura extremamente baixa. Ao retornar para o hotel Bedford à noite, sentiu-se resfriado. A doença evoluiu nos dias seguintes até tornar-se uma pneumonia.O estado de saúde de Pedro II rapidamente piorou até a sua morte às 00:35 da manhã do dia 5 de dezembro de 1891. Suas últimas palavras foram: "Deus que me conceda esses últimos desejos—paz e prosperidade para o Brasil." Enquanto preparavam seu corpo, um pacote lacrado foi encontrado no quarto com uma mensagem escrita pelo próprio Imperador: "É terra de meu país; desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora de minha pátria". O pacote que continha terra de todas as províncias brasileiras foi colocada dentro do caixão.


1907 - Charles Leickert, pintor belga (n. 1816).


1909 - Luiz Antonio da Silveira Tavora, artista plástico e jornalista brasileiro (n. 1840).

1913 - Salvador de Mendonça, diplomata e escritor brasileiro, imortal da Academia (n. 1841).
1930 - Raul Brandão, militar, jornalista e escritor português (n. 1867).
1949 - Soeiro Pereira Gomes, escritor neo-realista português e militante comunista (n. 1909).
1965 - Joseph Erlanger, fisiologista norte-americano, ganhador do Nobel de Medicina de 1944 (n. 1874)
1979 - Lesley Selander, cineasta estadunidense (n. 1900).
1983 - Robert Aldrich, cineasta estadunidense (n. 1918).
1989 - Edoardo Amaldi, físico italiano (n. 1908).
2003 - Felix Kaspar, patinador artístico austríaco (n. 1915).
2006 - David Bronstein, enxadrista soviético (n. 1924).
2007 - Karlheinz Stockhausen, compositor alemão (n.1928).
2008 - Aleixo II, patriarca da Igreja Ortodoxa Russa (n. 1929).
2009
Manuel Prado de Carvajal, político e empresário espanhol (n. 1931).
Otto Graf Lambsdorff, político alemão (n. 1926).
Vimolchatra, princesa da Tailândia (n. 1921).

2012 - Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro (n. 1907).

2013 - Nelson Mandela, presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. (n. 1918).


Dia Internacional do Voluntário, criado pela ONU, através de resolução da Assembleia-Geral.

Dia da Pátria na Tailândia - Feriado Nacional do País.

Noite de São Nicolau (Sinter Klaas) nos Países Baixos (Holanda).

Dia do Pregão de S. Nicolau, em Guimarães, integrado nas seculares Festas Nicolinas

Aniversário da cidade de Sertãozinho (São Paulo)

Aniversário da cidade de Taubaté (São Paulo)

Aniversário da cidade de Maceió (Alagoas)




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.