sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 6 de dezembro de 2014 > Sábado > Postado navéspera às 4:37 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

6 de dezembro de 2014.
340.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 25 para acabar o ano.


Nesta data, em 1841, nasce Frédéric Bazille, pintor impressionista francês (m. 1870).
Jean Frédéric Bazille (Montpellier6 de dezembro de 1841 - Baune-la-Rolande28 de novembro de 1870) foi um pintor francês. Nasceu de uma família protestante de classe média. 

Teve interesse pela pintura depois de conhecer alguns trabalhos de Eugene Delacroix. Sua família deixou que estudasse pintura, mas com a condição que, também, estudasse medicina. Bazille iniciou seus estudos de medicina em 1859 e mudou-se para Paris em 1862 para que pudesse continuar seus estudos. 

Lá ele conheceu Pierre-Auguste Renoir, que era adepto da pintura Impressionista, e começou a ter aulas no estúdio-escola "Gleyre". Após falhar em seu exame de medicina, em 1864, passou a pintar em tempo integral. 

Bazille era amigo de Claude MonetAlfred Sisley e Édouard Manet e ajudou alguns desses artistas, dando a eles espaço em seu estúdio e materiais para usar.


Nesta data, em 2009, morre Rupprecht Geiger, pintor alemão (n. 1908).
Rupprecht Geiger (Munique26 de janeiro de 1908 - Munique6 de dezembro de 2009) foi um escultor e pintor abstrato alemão. Ele é conhecido por suas pinturas de campos de cores e por sua paixão pela cor vermelha.


1240 - Kiev é invadida e conquistada pelos mongóis.
Em 1240, a invasão mongol da Rússia liderada por Batu Khan destruiu completamente Kiev, um evento que teve um efeito profundo sobre o futuro da cidade e da civilização eslava orientalNa época da destruição mongol, Kiev era reputada como uma das maiores cidades do mundo, com uma população superior a cem mil habitantes. 

KievQuieve ou Kyiv (Київ [ˈkɪjiu̯] em ucranianoКиев [ˈkʲijɪf] em russo) é a maior cidade e capital da Ucrânia, localizada na região centro-norte do país, às margens do rio Dniepre. É uma das maiores e mais antigas cidades da Europa. De acordo com estimativas oficiais, a população da cidade em 2009 era de 2.765.500 habitantes, embora outras fontes não oficiais indiquem uma população maior. O último censo de 5 de dezembro de 2001, registrou 2.611.300 habitantes. 

Kiev possui governo e estatuto especial determinado por lei e está diretamente subordinada ao governo central da Ucrânia, apesar de ser a sede do governo do óblast de Kiev. 

Abaixo, desenho representando a cidade de Kiev em 1870. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

1491 - O rei Carlos VIII casa com Ana, Duquesa da Bretanha e incorpora este ducado à coroa de França.
1534 - Fundada a cidade de San Francisco de Quito, atual capital do Equador.
1745 - Criação da Prelazia de Goiás.

1768 - Publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Encyclopædia Britannica
Autor (es)4411 colaboradores registrados
Corpo Editorial
IdiomaInglês
País Reino Unido (1768–1901)
 Estados Unidos(1901–presente)
AssuntoEnciclopédia
GéneroObra de referência
Linha de tempo da história1768–presente
EditoraEncyclopædia Britannica, Inc.
Lançamento1798
ISBNISBN 1-59339-292-3
Encyclopædia Britannica é uma enciclopédia generalista delíngua inglesa publicada pela Encyclopædia Britannica, Inc., uma editora privada. Os verbetes na Britannica têm como público alvo diretamente os leitores adultos cultos; a enciclopédia é escrita por 19 editores em tempo integral e conta com a colaboração de mais de quatro mil peritos. É amplamente considerada como a mais acadêmica das enciclopédias.1 2
Britannica inicialmente foi publicada entre 1768 e 1771, emEdimburgoReino Unido, e depressa aumentou em popularidade e tamanho, com a sua terceira edição, em 1801, alcançando os vinte volumes.3 4 O aumento de tamanho implicou a contratação de colaboradores, e as suas 9.ª (18751889) e 11.ª edições (1911)são consideradas como marcos no que toca a enciclopédias acadêmicas e de estilo literário.3 Começando com a 11.ª edição, aBritannica foi gradualmente diminuindo e simplificando os seus artigos a fim de os tornar mais acessíveis, e alargar a sua expansão ao mercado nos Estados Unidos.3 Em 1933, a Britannicatornou-se a primeira enciclopédia a adotar a política "em contínua revisão", que resulta em que a enciclopédia seja continuamente reimpressa e cada verbete seja atualizado regularmente.4
A edição atual (a 15.ª) tem uma única estrutura dividida em três partes: a Micropædia, de 12 volumes, contém verbetes menores (geralmente tendo menos de 750 palavras), a Macropædia, de 17 volumes, com longos artigos (tendo de duas a 310 páginas cada) e a Propædia, num só volume, que pretende fornecer um esboço do conhecimento humano, de modo hierárquico. AMicropædia é destinada a pesquisa rápida e a servir como guia para a Macropædia; os leitores são aconselhados a estudar o esboço da Propædia a fim de entender o contexto do assunto e para encontrar outros artigos, mais detalhados.5 O tamanho da Britannica tem-se mantido muito constante ao longo dos últimos 70 anos, com cerca de 40 milhões de palavras e meio milhão de tópicos.6 Embora a sua publicação tenha sede nos Estados Unidosdesde 1901, a Britannica manteve a ortografia inglesa tradicional.1
Ao longo da História, a Britannica tem tido dificuldade em permanecer rentável — um problema enfrentado por muitas enciclopédias.7 Alguns verbetes, em determinadas edições anteriores da Britannica, foram acusados de imprecisão, viés ou falta de qualificação dos colaboradores.3 8 A precisão de partes da edição mais recente (de 2005) tem sido igualmente questionada,1 9 embora tais críticas tenham sido contestadas pela gestão daBritannica.10 Apesar disso, a Britannica mantém a sua reputação como fonte de pesquisa confiável.
A 13 Março de 2012, foi anunciado que a Encyclopædia Britannica, agora com sede em Chicago, não iria publicar mais versões impressas em papel focando-se apenas na sua versão online.11 12

Índice

  [mostrar

1811 - O mais terrível terremoto na história dos Estados Unidos ocorre no Estado de Missouri.
1815 - Após 106 dias de batalha, os colombianos rendem-se e os espanhóis tomam Cartagena.
1820 - Vitória de San Martín na Batalha do Pisco, importante para o processo de independência do Peru

1865 - A Trigésima Emenda à Constituição norte-americana encerra formalmente a escravatura no país.

1868 - Ocorre a Batalha de Itororó, na Guerra do Paraguai, entre cinco mil paraguaios e treze mil brasileiros comandados pelo então marquês de Caxias.
Batalha de Itororó foi a primeira batalha ocorrida na Dezembrada, série de batalhas vencidas pela Tríplice Aliança durante a invasão do Paraguai. A batalha ocorreu em 6 de dezembro de 1868, sob o comando do Duque de Caxias, depois da queda da Fortaleza de Humaitá (em 25 de julho de 1868), quando os países da aliança, BrasilArgentina e Uruguai, perceberam que haviam superestimado o poderio militar do Paraguai. O período de campanha na direção da conquista de Assunção, capital do Paraguai, deu-se no mês de dezembro e essa época ficou conhecida na história como Dezembrada. 

1877 - O cientista Thomas Alva Edison faz a primeira gravação de som que se tem notícia, num aparelho construído por ele mesmo.


1880 - Buenos Aires é declarada capital da República Argentina.
1889 - Adotada oficialmente a bandeira do Maranhão
1901 - O presidente dos Estados Unidos William McKinley é baleado por um anarquista. Ele iria falecer em 14 de setembro.

1905 - A separação entre a Igreja e o Estado é aprovada pelo senado francês como resposta às críticas do Papa Pio X
Émile Combes (Roquecourbe, 1835 — 1921) foi um político francês que ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, entre 7 de Junho de 1902 a 24 de Janeiro de 1905. 
 Combes foi, em juventude, seminarista católico. Porém, desde que lhe foi negada a ordenação, vinha alimentando uma grande anticlericalidade. Em sua gestão como primeiro-ministro, passou a nomear bispos sem consultar Roma. Quando Pio X se tornou papa, a França e o Vaticano estavam em pé de guerra. 

Em 1905, pouco antes de sua saída do governo, ainda conseguiu levar à promulgação de uma lei revogando a Concordata de 1801 e separando o Estado da Igreja.


1917 - A Finlândia declara-se independente da Rússia, que a havia anexado a seu território pelo Tratado de Tilsit, assinado entre Alexandre I e Napoleão Bonaparte.
1917 - O barco Monte Branco, que transportava 3 mil toneladas de dinamite, choca com outro barco belga, provocando a morte de 1,6 mil pessoas.

1921 - Independência da República da Irlanda em relação ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. A Irlanda do Norte, porém, ainda hoje continua sob domínio britânico.


1923 - Começa no México uma revolução encabeçada pelo general Guadalupe Sánchez.
1925 - Nasce o filólogo Geraldo Lapenda (m. 2004).
1925 - O falsário português Alves dos Reis é preso.
1946 - O químico norte-americano Willard Libby apresenta um relógio atômico capaz de medir o tempo com tanta precisão que atrasaria no máximo um segundo em 300 mil anos.

1951 - Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobras. cuja fundação, entretanto, só aconteceu em 1953.
Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Fundada em 3 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados, no Brasil e no exterior. Seu lema atual é "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental". 

A história do Petróleo no Brasil vem de muito mais distante, começando em 1897, quando o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo explora o que seria o primeiro poço de petróleo do Brasil, na região de Bofete, no estado de São Paulo, porém só é encontrada água sulfurosa

Em 1939, foi descoberto petróleo no subúrbio de Lobato, em Salvador (Bahia), região que viria a ser a primeira grande reserva nacional do Brasil, sendo o primeiro poço a jorrar o líquido. Sua história é narrada por Monteiro Lobato em seu livro "O Escândalo do Petróleo e Ferro" (Quer saber mais?)
Na foto abaixo, o Poço de Lobato, na Bahia, precursor na prospecção de petróleo no Brasil.

1956 - Nelson Mandela, líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, é preso junto com outras 156 pessoas por causa de atividades políticas em seu país.

1958 - Lançamento da Pioneer 3. Ao todo existiram quatorze missões Pioneer.
1962 - O Departamento de Estado norte-americano confirma a retirada dos bombardeiros soviéticos de Cuba.
1964 - Antonio Segni renuncia à presidência da Itália, por motivos de saúde.
1966
Início das gravações do LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band do The Beatles.

1966 - Publicado o projeto de constituição redigido por Carlos Medeiros Silva, ministro da Justiça, e por Francisco Campos.
A nova Constituição, baseada nesse anteprojeto sairia em 1967, para durar menos de dois anos, sendo substituída pela Emenda Constitucional nº 1, que adaptava seu texto ao draconiano Ato Institucional nº 5. 

O Brasil só viria a ter uma constituição de verdade em 1968, promulgada por um Congresso Nacional Constituinte. Nesta, o congresso rejeitou o anteprojeto redigido por uma comissão de notáveis nomeada pelo presidente Sarney, preferindo o caminho mais duro de preparar um texto novo a partir do caos, o que causou uma demora muito grande e resultou em um a constituição com quase 600 artigos, mas fruto, inteiramente, da vontade do congresso. 

Note-se que nos referimos a Congresso Constituinte e não Assembléia Constituinte, posto que os constituintes exerciam dupla função. Além do mais, participou da elaboração e votação um terço dos senadores eleitos na legislatura anterior e que, a rigor, não possuíam mandato para essa função constitucionalespecífica. 

O detalhismo da nova Constituição tem sobrecarregado o Supremo Tribunal Federal (guardião da Constituição), que se vê obrigado a decidir por querelas insignificantes, como a de um cabrito que invadiu pasto alheio, ou uma menina de 12 anos que manteve relações com um homem maior de 18. Consta que cerca de 5.000 processos aguardam julgamento no STF, para um tribunal de apenas 11 ministros

1971 - A Índia reconhece oficialmente a república de Bangladesh.
1973 - Gerald Ford assume a presidência dos Estados Unidos, após a renúncia do Presidente Richard Nixon e do Vice-presidente Spiro Agnew.

1978 - A Espanha aprova uma nova constituição que estabelece uma monarquia constitucional e o parlamentarismo como forma de governo.
Sentindo o peso da idade, após 40 anos ditadura, o generalíssimo Franco inicia um processo de restabelecimento da monarquia, para, após sua morte, permitir o retorno da família real, na pessoa do príncipe Juan Carlos. Com isso, esperava evitar uma guerra civil pela tomada do poder, após sua morte.

1997 - Um avião militar russo cai em uma área residencial na Sibéria, matando 46 pessoas.
1998
Cerca de dois mil palestinos presos em Israel iniciaram uma greve de fome para pedir libertação. O movimento acontece poucos dias antes da visita de Bill Clinton, então presidente dos Estados Unidos, ao país.
Seis anos após participar de um golpe fracassado, o ex-tenente coronel Hugo Chávez é eleito presidente da Venezuela.
1999 - A corte eleitoral uruguaia proclama Jorge Battle como presidente do país.
2001
Emenda constitucional no Canadá dá origem ao nome da província de Terra Nova e Labrador.
Mudança de grelha do canal RTP Memória.
2009
Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia, o primeiro na história do país a conquistar tal feito.


1421 - Rei Henrique VI de Inglaterra (m. 1471).

1778 - Gay-Lussac, físico e químico francês (m. 1850).
Gay-Lussac nasceu em Saint-Léonard-de-Noblat. (6 de dezembro de 1778) e morreu em Paris (9 de maio de 1850). Químico e físico francês. Professor de Física da Sorbonne e de Química na Escola Politécnica. 

Aperfeiçoou os processos de fabricação do ácido sulfúrico e do ácido oxálico para a indústria. Sugeriu um método de determinação da quantidade de álcalis existente na potassa e no carbonato de sódio (barrilha), além de aperfeiçoar meios de avaliar a quantidade de cloro contida no pó de descoramento, ou alvejamento. 

Gay-Lussac e Louis Jacques Thenard, trabalhando independentemente, isolaram o boro, no mesmo ano (1808) que sir Humphrey Davy, químico inglês, o fazia na Inglaterra. Em 1809, depois de tentar a análise do cloro, que se chamava então "ácido muriático oxigenado", concluiu que havia motivo para se ver nele um corpo simples. 

Em 1815, descobriu o cianogênio e o ácido prússico. Em 1816, construiu o barômetro de sifão que tem seu nome; a seguir, o seu alcoômetro centesimal.  Saiba mais

1823 - F. Max Müller, filologista e orientalista alemão (m. 1900).
1862 - Paul Adam, escritor francês (m. 1920).
1872 - William Hart, estrela de filmes western, na época do cinema mudo (m. 1942).
1898
Gunnar Myrdal, economista sueco, vencedor do Nobel de economia de 1974 (m. 1987).

1898 - Alfred Eisenstaedt, fotógrafo norte-americano (m. 1995).
Alfred Eisenstaedt (Dirschau6 de Dezembro de 1898 — Nova Iorque24 de Agosto de 1995) foi fotógrafo e fotojornalista norte-americano
Nascido na antiga Prússia, aos oito anos a família mudou-se para Berlim, na Alemanha, onde ficou até ao momento em que Adolf Hitler chegou ao poder. Aos catorze anos um tio ofereceu-lhe uma câmara fotográfica, uma Eastman Kodak nº 3 (uma câmara de fole). Três anos mais tarde foi recrutado para o exército alemãoEm 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, uma explosão de uma granada afectou-lhe ambas as pernas.  
Em 1942 naturalizou-se norte-americano e viajou por vários países para documentar os efeitos da guerra: no Japão registrou o efeito da bomba atômica, na Coreia a presença das tropas americanas, na Itália o estado miserável dos pobres e na Inglaterra fotografou Winston Churchill
Durante a sua carreira fotografou muitas personalidades famosas, como Marlene DietrichMarilyn MonroeErnest HemingwayJFK ou Sophia Loren. Esta última, que também era a sua modelo favorita, apareceu numa capa da Life usando apenas um "negligee" - o que fez com que alguns subscritores da revista cancelassem a sua subscrição.  
(Veja a polêmica foto abaixo > E veja também "O Beijo (1945)", a foto mais divulgada de sua carreira)



1900 - Agnes Moorehead, atriz estadunidense (m. 1974).

1915 - Verner Suomi, considerado o pai da meteorologia por satélite (m. 1995).
Verner Edward Suomi (Eveleth, 6 de Dezembro de 1915 — Madison, 30 de Julho de 1995) foi um físico estadunidense. 

É considerado o pai da meteorologia por satélite. Inventou o Spin Scan Radiometer e, ao longo da sua carreira, efectuou numerosas contribuições no campo da meteorologia, bem como da engenharia e ciência espacial. Saiba mais


1922 - Guy Thys, treinador de futebol belga (m. 2003).
1923 - Urbano Tavares Rodrigues, escritor e ensaísta português, várias vezes premiado, professor universitário (m. 2013).
1925 - Geraldo Lapenda, filólogo brasileiro (m. 2004).
1933 - Henryk Górecki, compositor polonês de música clássica.
1937 - Alberto Spencer, ex-futebolista equatoriano. (m. 2006)
1941 - Evald Hermaküla, ator estoniano (m. 2000).
1942 - Arnaud Rodrigues, ator, cantor, compositor e humorista brasileiro. (m. 2010)
1946 - Emílio Santiago, cantor e compositor brasileiro (m. 2013).
1947
Francisco Chimoio, religioso moçambicano.
R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.
1948 - Keke Rosberg, ex-piloto de Fórmula 1 finlandês.
1949
Rodrigues Neto, ex-futebolista brasileiro.
Paulo Caruso, cartunista brasileiro.
Chico Caruso, cartunista brasileiro.


1953
Tom Hulce, ator estadunidense.

1953 - Masami Kurumada, mangaka japonês.

1954
Andrei Minenkov, patinador artístico soviético.
António Feio, ator português (m. 2010)
1956 - Randy Rhoads, guitarrista estadunidense (m. 1982).
1959 - Satoru Iwata, quarto presidente da Nintendo.
1961 - Antonio Calloni, ator brasileiro.
1965 - Gordon Durie, ex-futebolista escocês.
1968 - Héctor Suárez Gomis, ator mexicano.
1969 - Jörg Heinrich, ex-futebolista alemão.
1970 - Roberval Andrade, piloto brasileiro de Fórmula Truck.
1971
Richard Krajicek, ex-tenista holandês.
Válber Costa, ex-futebolista brasileiro.
1972
Milhem Cortaz, ator brasileiro.
Tulipa, treinador português de futebol.
1976
Colleen Haskell, atriz estadunidense.
Ionel Dănciulescu, futebolista romeno.

Alicia Machado, modelo e atriz venezuelana. Miss Venezuela 1996.

Lindsay Price, atriz norte-americana.
1978
Adrianinha, jogadora brasileira de basquete.
Emerson Sheik, futebolista brasileiro.
1981
Federico Balzaretti, futebolista italiano.
Rod Fanni, futebolista francês.
1982
Alberto Contador, ciclista espanhol.
C.J. Thomason, ator norte-americano.

1985 - Dulce María, atriz e cantora mexicana.

1989 - Cecília Dassi, atriz brasileira.

1990 - Tamira Paszek, tenista austríaca.


1185 - D.Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal (n. 1109).

1352 - Papa Clemente VI (n. 1251).

1613 - Anton Praetorius, lutador contra os processos às bruxas e à tortura.
Anton Praetorius era um padre alemão, um teólogo alemão calvinista, escritor e lutador contra os processos as bruxas e a tortura (nascido em 1560 em Lippstadt, na Alemanha - falecido 6 de Dezembro de 1613 em Laudenbach an der Bergstraße na Alemanha). 

Em 1596 ele foi capelão do corte principesco em Birstein (perto de Frankfurt am Main). Em 1597 o príncipe chamou Praetorius como membro do Tribunal contra a bruxaria. Praetorius protestou contra a tortura e conseguiu o acabamento do processo e assim a mulher que estava acusada da bruxaria foi posta livre.

É o único caso conhecido em que um sacerdote durante um processo contra uma feiticeira exigiu o acabamento da tortura inumana e teve êxito.


1653 - Teodósio III, Duque de Bragança e herdeiro de Portugal (n. 1634).
1838 - Inácio da Costa Quintela, militar e escritor português (n. 1763).
1873 - Manuel Acuña poeta mexicano.
1882 - Louis Blanc, historiador e socialista utópico francês (n. 1811).
1889 - Jefferson Davis, presidente dos Estados Confederados da América durante a Guerra Civil Americana (n. 1808).

1892 - Werner von Siemens, inventor e industrial alemão (n. 1816).
Ernst Werner von Siemens (Lenthe13 de Dezembro de 1816 — Berlim6 de Dezembro de1892) foi um inventor e industrial alemão. Siemens inventou um telégrafo que usava uma agulha para apontar para a letra correta, em vez de usar o código Morse. Baseado na sua invenção, fundou a companhia Siemens AG em 12 de Outubro de 1847. Inventou ainda um comboio elétrico em 1879, a borracha, como isolante térmico, o fotômetro de selênio e o dínamo elétrico de corrente alternada, entre outras invenções. Foi ainda o construtor das primeiras linhas subterrâneas de telégrafo na Europa O seu nome foi atribuído à unidade de susceptância do SI.


1933 - António Augusto de Chaby Pinheiro, actor português (n. 1873)

1969 - João Cândido, militar brasileiro (n. 1880).
João Cândido Felisberto, também conhecido como "Almirante negro" (Encruzilhada do Sul, 24 de junho de 1880 — Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1969) foi um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata (1910). Saiba mais

1973 - Susie Salmon, personagem do filme Um Olhar do Paraíso (n. 1959).
1976 - João Goulart, 27º Presidente do Brasil (n. 1919).
1988 - Roy Orbison, cantor e compositor estadunidense (n. 1936).
1991 - John Richard Nicholas Stone, economista britânico (n. 1913).
2001 - Peter Blake, velejador neozelandês (assassinado).
2008 - Aléxandros Grigorópulos, assassinado pela polícia grega.
2009 - Rupprecht Geiger, pintor alemão (n. 1908).


Dia da Constituição na Espanha- Feriado Nacional

Dia da Extensão Rural no Brasil

Rússia - Dia de São Nicolau, o Papai Noel nos países eslavos.

Independência da Finlândia

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher





RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.