terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 3 de dezembro de 2014 > Quarta-Feira > Postado na véspera às 3:46 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
GRANDE SÃO PAULO > Na quarta-feira (03) uma frente fria vai se formar na costa de São Paulo e vai organizar nuvens carregadas sobre todo o Estado. As pancadas vão acontecer principalmente ao longo da tarde e noite e o sol ainda vai deixar as temperaturas altas. Na quinta-feira (04) o risco de chuva aumenta e a organização de áreas de instabilidade será ainda maior. O céu vai ficar carregado de nuvens na Grande São Paulo e pode chover a qualquer momento. Como o ar ainda segue bastante abafado, há o risco de chuva forte acompanhada de raios. (CLIMATEMPO) MAIS

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

3 de dezembro de 2014.
337.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 28 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1919, morre Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês (n. 1841). Foi o penúltiplo do grupo impressionista inicial a falecer. Ainda sobreviveria, após ele, Oscar-Claude Monet, que morreu em 5 de dezembro de 1926. 
Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista. 

Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas. 

Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade. 

É preciso muito cuidado ao rotular uma pintura como "impressionista". O movimento impressionista durou de 1860 a 1883 e seus cânones severos renegavam a pintura de estúdio, desfocavam as cores fundamentais, não permitiam o uso do preto, etc. - Em 1883, após a morte de Manet, os impressionistas se viram livres da ortodoxia e passaram a pintar mais livremente, afastando-se muito das regras originais. 

Essa libertação aconteceu com Renoir, que morreu em 1919 e tomou conhecimento dos vários movimentos modernistas surgidos a partir de 1906. Sua pintura não era mais a mesma, o uso do estúdio era uma constante e o artista soube muito bem usar a liberdade criativa, sem se afastar das linhas gerais do impressionismo, mas sem se deixar escravizar por ele.

Para além de Renoir, seu companheiro Monet faleceria seis anos depois, com uma pintura que, conservando alguns traços do impressionismo, já avançara declaradamente para o modernismo.

Nas imagens abaixo, a primeira retrata uma banhista de Renoir, trabalho de estúdio, com alguma fidelidade (mas não muita) ao impressionismo. Na segunda imagem, temos Monet diante de dois trabalhos seus, nitidamente modernistas. A migração para o modernismo, não intencional, foi facilitada por uma catarata que lhe deturpou a visão. Há quem diga que um bom par de óculos teria trazido Monet de volta às origens impressionistas.



Nesta data, em 1755, nasce Gilbert Stuart, pintor norte-americano (m. 1828).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gilbert Stuart
Autorretrato de Gilbert Stuart, pintado em 1778
Nascimento3 de dezembro de 1755
SaunderstownRhode Island,Estados Unidos
Morte9 de julho de 1828
BostonMassachusetts,Estados Unidos
NacionalidadeNorte-americano
OcupaçãoPintura
Gilbert Charles Stuart (nascido Stewart) (3 de dezembro de1755 - 9 de julho de 1828) foi um pintor norte-americano.
Gilbert Stuart está amplamente considerado como um dos mais destacados retratistas norte-americanos.1 A sua obra mais conhecida, George Washington (também conhecido como O Ateneu e o Retrato inacabado) foi terminado em 1796. A imagem de George Washington representada na pintura apareceu nobilhete de um dólar dos Estados Unidos durante mais de umséculo.1
Ao longo da sua carreira, Gilbert Stuart produziu retratos de mais de mil pessoas, incluindo os primeiros seis Presidentes dos Estados Unidos.2 A sua obra encontra-se atualmente em museus de todos os Estados Unidos e do Reino Unido, de maneira destacada no Museu Metropolitano de Arte de Nova York, naGaleria Nacional de Arte de Washington, D.C., na Galeria Nacional de Retratos do Reino Unido em Londres, e no Museu de Belas Artes de Boston.3

Índice

  [mostrar




1769 - O rei D. José I de Portugal é agredido por um demente, com duas pauladas, em Vila Viçosa.
D. José I era um monarca de personalidade fraca, mas seu governo ficou marcado na história pela atuação de seu primeiro ministro, o Marquês de Pombal, que reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesas, transformando Portugal num país moderno. 

1° de novembro de 1755, José I e a sua família sobrevivem à destruição do Paço Real no Terremoto de Lisboa por se encontrarem na altura a passear em Belém. Depois desta data, José I ganhou uma fobia de recintos fechados e viveu o resto da sua vida num complexo luxuoso de tendas no Alto da Ajuda em Lisboa. 

Outro ponto alto do seu reinado foi a tentativa de regicídio que sofreu a 3 de setembro de 1758 e o subsequente processo dos Távoras. Os Marqueses de Távora, o Duque de Aveiro e familiares próximos, acusados da sua organização, foram executados ou colocados na prisão, enquanto que a Companhia de Jesus foi declarada ilegal e os jesuítas expulsos de Portugal e das colónias. 

D, José foi pai de 4 Marias e a primeira delas, D. Maria Francisca [D. Maria I, A Louca] (1734-1816), sucedeu-o no trono. De temperamento forte, foi ela quem mandou executar Tiradentes e foi ela quem veio para o Brasil, já desequilibrada, pelo que o governo era exercido pelo Príncipe D.João. 

Maria I teve uma vida esfacelada desde a juventude, e assumiu Portugal com mão de ferro, retomando a autoridade da coroa e expulsando o Marquês de Pombal, cuja influência foi neutralizada por ela. Mas isso é outra história, que fica para outra vez.

1818 - Illinois torna-se o 21º estado norte-americano.
1825 - Van Diemens Land, hoje conhecida como Tasmânia, foi proclamada uma colônia à parte da Nova Gales do Sul, com seu próprio sistema judiciário e conselho legislativo.
1839 - Bula do Papa Gregório XVI condena e proíbe a escravidão de negros (v. Tráfico de escravos para o Brasil).
1860 - Instituição da tarifa Silva Ferraz que reduziu as taxas de importação sobre máquinas, ferramentas e ferragens, no Brasil.
1870 - Vem a público o Manifesto Republicano que tem como um dos principais redatores Quintino Bocaiúva.
1904 - Descoberta do satélite de Júpiter Himalia.
1905 - Prisão de Leon Trotski.
1933 - Guerra do Chaco: Estigarribia cercou as 4ª e 9ª divisões bolivianas em Campo Vía.
1953 - Elevação da Vila de Alagoinha, na Paraíba, à categoria de Município.
1963 - Criação da Base Aérea de Brasília.
1965 - Os Beatles lançam o seu sexto álbum, Rubber Soul.
1967 - O Doutor Christian Barnard realiza o primeiro transplante de coração, no Hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo, África do Sul.

1971 - A Guerra Indo-Paquistã de 1971: o Paquistão ataca oito bases indianas.
Partição da Índia conduziu à criação em 14 de agosto de 1947 e 15 de agosto de 1947, respectivamente, de dois estados soberanos, como resultado da independência da Índia britânica concedida pelo Reino Unido. Formou-se, então, o Paquistão Oriental hoje Bangladesh o Paquistão Ocidental, hoje simplesmente Paquistão

Com uma separação forçada pelo preconceito religioso e racial, expulsando para os novos países os povos muçulmanos, a divisão incendiou ódios latentes, originando uma série de conflitos até hoje mal resolvidos. 

Desde a partição da Índia em 1947, os dois países sul-asiáticos envolveram-se em quatro guerras, incluindo uma guerra não declarada, bem como muitos atritos de fronteira e tensões militares. Além disso, a Índia acusou o Paquistão de envolvimento em guerras por procuração, prestando assistência militar e financeira a violentos atores não-estatais. 

Todos os conflitos armados entre os dois países tiveram como causa direta ou indireta a região disputada da Caxemira, com exceção da guerra de 1971, a qual teve como casus belli o Paquistão Oriental, que se tornou independente ao término das hostilidades com o nome de Bangladesh(Quer saber mais?)

1973 - A sonda Pioneer 10 sobrevoa o planeta Júpiter a aproximadamente 131.000 km.
1974 - A sonda Pioneer 11 sobrevoa o planeta Júpiter a aproximadamente 46.000 km.
1976 - Fidel Castro se diploma Presidente da República de Cuba.
1979 - Onze pessoas morrem na correria para conseguir melhores lugares no show da banda The Who em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos.

1984 - Lançamento do primeiro exemplar do mangá Dragon Ball pela Shonen Jump.

1987 - Desastre de Bhopal, um dos piores na história da indústria.
1994 - Lançamento do Playstation da Sony no Japão.
1997 - 700 mil trabalhadores israelitas fazem greve contra o programa governamental de privatizações e aposentadorias, paralisando aeroportos, portos, bancos, empresas estatais e parte dos serviços públicos (v. História de Israel).
2007 - Austrália ratifica o Protocolo de Quioto, deixando os Estados Unidos "sozinhos" para também o ratificar.


1368 - Carlos VI de Valois, Rei de França (m. 1422).
1483 - Nicolaus Von Amsdorf, reformador protestante alemão (m. 1565).
1729 - Padre Antônio Soler, compositor erudito espanhol (m. 1783).
1767 - Guido Marlière, militar francês, que atuou na conquista de índios brasileiros.
1857 - Joseph Conrad, escritor polonês radicado na Inglaterra (m. 1924).

1885 - Miguel Costa, "general" brasileiro, comandante da marcha que ficou conhecida como Coluna Prestes.
Miguel Alberto Crispim Rodrigo da Costa (Buenos Aires3 de dezembro de 1885 — 2 de setembro de 1959) foi um militar e revolucionário brasileiro. Foi o comandante supremo da Coluna Miguel Costa

Miguel Costa não era brasileiro e, portanto, não podia fazer carreira militar no Brasil. O que ocorreu foi que, amparado pela lei, ele se tornou coronel comandante da Força Pública (hoje Polícia Militar) do Estado de São Paulo e nessa condição, participou da fracassada Revolução Paulista de 1924. 

Os remanescentes da Revolução Gaúcha do mesmo ano e os de São Paulo se juntaram às margens do Rio Paraná para formar um movimento de guerrilha planejado pelo respeitado General reformado Isidoro Dias Lopes, reserva moral do Exército. 

Mas como Isidoro era idoso, sem mobilidade para participar de uma guerrilha, "comissionou" Miguel Costa no posto de general comandante e mais quatro ex-oficiais do Exército foram "comissionados" também como coronéis comandantes de colunas. 

Dessas colunas, sobressaiu-se a de Luiz Carlos Prestes e assim, espontaneamente, o movimento guerrilheiro, todo ele, ficou conhecido como "Coluna Prestes". O movimento caminhou 10 mil quilômetros pelo território brasileiro e abalou as estruturas da Primeira República, que ruiu fragorosamente em 1930. (Quer saber mais?)


1886 - Karl Manne Georg Siegbahn, físico sueco (m. 1978).
1900 - Richard Kuhn, químico alemão (m. 1967).
1904 - Roberto Marinho, jornalista e empresário brasileiro (m. 2003).
1911 - Nino Rota, compositor italiano (m. 1979).
1923
José Bonifácio Coutinho Nogueira, político e empresário brasileiro (m. 2002).
Moyra Fraser, atriz britânica (m. 2009).
Stjepan Bobek, futebolista croata (m. 2010).
1924 - Roberto Mières, ex-piloto argentino de Fórmula 1.
1925 - Kim Dae Jung, político sul-coreano (m. 2009).
1927 - Andy Williams, cantor e compositor norte-americano.
1930 - Jean-Luc Godard, cineasta francês.

1932 - Corry Brokken, cantora e atriz holandesa.
Brokken foi a vencedora do Festival Eurovisão da Canção 1957, em 1957, representando o seu país natal com a canção Net als toen (Como é hábito ser). A melodia foi composta por Guus Jansen e letra de Willy van Hemert (pai da cantora).Corry Brokken já tinha participado no ano anterior com a canção Voorgoed voorbij com música de Jelle de Vries. Em 1958, voltou a participar com a melodia Heel de Wereld (Todo o mundo), com música e letra deBenny Vreden.

1933 - Paul J. Crutzen, químico alemão.
1934
Viktor Gorbatko, cosmonauta russo.
Abimael Guzmán, líder guerrilheiro peruano.
1940 - Manuela Ferreira Leite, política portuguesa.
1942 - Pedro Rocha, ex-futebolista uruguaio (m. 2013).
1944 - António Variações, músico português (m. 1984).
1946 - Joop Zoetemelk, ciclista dos Países Baixos.

1948 - Lulu, cantora, compositora, atriz e modelo escocesa.
Clique na imagem, para ver e ouvir

1948
Lulu, cantora, compositora, atriz e modelo escocesa.
Ozzy Osbourne, músico inglês.
1949 - John Akii-Bua, atleta ugandês (m. 1997).
1951
Rick Mears, ex-piloto norte-americano de corridas.
Adilson Nascimento, jogador de basquete brasileiro (m. 2009).
Nicky Stevens, músico norte-americano (Brotherhood of Man).
1953 - Patrick Chamoiseau, escritor francês.
1955
Steven Culp, ator norte-americano.
Alberto Tarantini, ex-futebolista argentino.
1958 - Gilberto Barros, apresentador de televisão brasileiro.
1960
Daryl Hannah, atriz estadunidense.

1960 - Julianne Moore, atriz estadunidense.
Julianne Moore (nome artístico de Julie Anne Smith; Fayeteville3 de dezembro de 1960) é uma premiada atriz norte-americana. Começou sua carreira como atriz em 1983 em papeis menores, antes de se juntar ao elenco da soap opera As the World Turns, trabalho que lhe rendeu um Daytime Emmy em 1988. 
Começou a fazer papeis coadjuvantes em filmes durante o início da década de 1990, conseguindo o reconhecimento em diversos filmes independentes, antes de sua performance em Boogie Nights(1997) que lhe conquistou atenção e diversas indicações nos principais prêmios. 
Seu sucesso continuou com filmes como The End of the Affair e Magnolia, de 1999. Foi aclamada por sua interpretação de uma mulher traída em Far from Heaven, de 2002, papel que lhe rendeu diversos prêmios da crítica como melhor atriz do ano, além de indicações para o OscarGlobo de Ouro, e o prêmio do Screen Actors Guild
No mesmo ano foi indicada para diversos prêmios como melhor atriz coadjuvante, por seu papel em The Hours (br/pt: As Horas). Em 2009 foi indicada para um Golden Globe pelo filme A Single Man.

Igor Larionov, jogador de hóquei russo.
1961
Marcelo Fromer, músico brasileiro (m. 2001).
José Carlos Fialho, jornalista e músico português.
1963 - Terri Schiavo, mulher de St. Petersburg, Flórida, ícone da questão da eutanásia no início do século XXI (m. 2005).
1964 - Tosh McKinlay, ex-futebolista escocês.
1965 - Katarina Witt, patinadora artística alemã.
1966 - Flemming Povlsen, ex-futebolista dinamarquês.
1967 - Greg Sutton, ex-jogador de basquete norte-americano.
1968 - Brendan Fraser, ator estadunidense.
1970
Christian Karembeu, ex-futebolista francês.
Dirk Heinen, ex-futebolista alemão.
Filippo Nigro, ator italiano.
1971
Frank Sinclair, futebolista jamaicano.
Henk Timmer, futebolista holandês.
1973
Jan Ullrich, ciclista alemão.
Bruno Campos, ator brasileiro.
Saulo Vasconcelos, ator brasileiro.

1973 - Holly Marie Combs, atriz norte-americana.

1974 - Albena Denkova, ex-patinadora artística búlgara.
1975 - Luciano, futebolista brasileiro.
1976
Marcos Denner, futebolista brasileiro.
Gerardo Vallejo, futebolista colombiano.
1980
Anna Chlumsky, atriz estadunidense.
Fabio Coltorti, futebolista suíço.
William Tiero, futebolista ganês.
Jenna Dewan, atriz estadunidense.
Ezequias, futebolista brasileiro.
1981
David Villa, futebolista espanhol.
Edwin Valero, pugilista venezuelano (m. 2010).
Ioannis Amanatidis, futebolista grego.
1982 - Michael Essien, futebolista ganês.
1984
Pablo Donoso, automobilista chileno.
Daigo Watanabe, futebolista japonês.
Avraam Papadopoulos, futebolista grego.
1985
László Cseh, nadador húngaro.
Aleilson, futebolista brasileiro.

1985 - Amanda Seyfried, atriz estadunidense.

1987
Alicia Sacramone, ginasta estadunidense.
Michael Angarano, ator estadunidense.
1988 - Keirrison, futebolista brasileiro.
1989 - Ricardo Ferreira, futebolista português.
1990 - Sharon Fichman, tenista canadense.
1994 - Jake T. Austin, ator estadunidense.


1154 - Papa Anastácio IV.
1552 - S. Francisco Xavier.

1894 - Robert Louis Stevenson, escritor britânico (n. 1850).

1902 - Prudente de Morais, terceiro presidente do Brasil (n. 1841) e o primeiro a ser eleito em eleições diretas.
E deixaram Prudente sozinho
 Nem o próprio eleito imaginava o caminho que teria de trilhar para assumir o cargo e iniciar o seu governo. A desfeita, ou grosseria, que seria o termo mais apropriado, começou em sua chegada ao Rio de Janeiro, por estrada de ferro, num significativo dia de Finados. Nenhuma comitiva oficial para recebê-lo, nem mesmo alguém que, isoladamente, se apresentasse em nome do governo. Nada. Apenas um amigo pessoal, que o ajudou a sair com a bagagem e chegar até o hotel. Mais tarde, um pedido de desculpas. Floriano estava doente e não pôde dar-lhe a atenção que merecia, mas o receberia em audiência quando quisesse. Prudente apressou- se, pois, a enviar um telegrama ao Chefe da Nação solicitando a prometida audiência, tendo como resposta o silêncio total e absoluto.

    A posse se daria no dia 15 de novembro de 1894 e, desde a sua chegada ao Rio, foram duas semanas de isolamento. No dia 15, Prudente e o seu futuro Chefe de Polícia, André Cavalcanti, esperaram, sem sucesso, pela condução oficial, que não apareceu. Às pressas, alugaram uma carruagem, a única disponível no largo do Machado, toda velha e desconjuntada, e foi com isso que o novo Presidente chegou ao Palácio dos Arcos, onde o Congresso estava reunido para empossá-lo, na presença de representantes de vários países amigos, mas com a ausência notada do antecessor. Não houve, pois, a cerimônia tradicional de transmissão de faixa.

    O representante da Inglaterra, presente à solenidade, percebeu de imediato a situação vexatória em que se encontrava o Presidente empossado e ofereceu-lhe a própria carruagem, luxuosa, para fazer o trajeto até a sede do Governo. Um piquete de alunos do Colégio Militar, reunido às pressas, formou a escolta presidencial, emocionando o novo Presidente. Mas, no palácio, também, ninguém o esperava. As portas estavam abertas, à disposição do primeiro que chegasse.    Prudente, então, mandou chamar o chefe-geral da Diretoria dos Negócios do Interior, funcionário de carreira, o qual, no exercício de suas funções, ratificou os primeiros atos do Presidente, inclusive a nomeação do novo Ministro do Interior, com o que o Governo ficou legalmente constituído.

    Contornando as dificuldades, mas já Presidente, organizou o seu ministério, que ficou assim constituído: Guerra, general Bernardo Vasques; Relações Exteriores, Carlos Augusto de Carvalho; Justiça, Interior e Instrução Pública, Antônio Gonçalves Ferreira; Viação e Obras Públicas, Antônio Olinto dos Santos Pires; Fazenda, Francisco de Paula Rodrigues Alves, conterrâneo e amigo fiel, que lhe foi útil, durante parte do governo, até ser substituído por Bernardino de Campos; Marinha, contra-almirante José Alves Barbosa. MAIS


EM TEMPO > Costuma-se dizer que, os que não conhecem a História, correm o risco de repeti-la, em ritmo de farsa. Em 1985, o general-Presidente João Batista de Figueiredo deixou o Planalto pelas portas dos fundos para não ter de passar a faixa ao seu sucessor, José Sarney. E Sarney também assumiu a Presidência sem o protocolo da transmissão de faixo de um presidente para o outro.


1939 - Louise Caroline Alberta, sexta criança e quarta filha da Rainha Vitória do Reino Unido (n. 1848).
1959 - Gustavo Barroso, escritor, jornalista e político brasileiro, presidente da Academia Brasileira de Letras (n. 1888).
1960 - Antônio Silva, organista brasileiro (n. 1908).
1993 - Lewis Thomas, conselheiro de política e investigador estadunidense (n. 1913).
1999 - Scatman John, músico estado-unidense (n.1942)

1999 - Edmond Safra, Foi um banqueiro magnata libanês naturalizado brasileiro (n. 1932).
Edmond Jacob Safraem árabe ادموند يعقوب صفرا, (Beirute6 de agosto de 1932 — Monte Carlo3 de dezembro de 1999) foi um banqueiro magnata judeu libanês naturalizado brasileiro que continuou a tradição bancária de sua família no Líbano, no Brasil, na Suíça, nos Estados Unidos e no resto do mundo. 

Em dezembro de 1999, Edmond foi morto num incêndio criminoso, em seu apartamento no prédio Belle Époque, em Monte CarloMônaco. Ted Maher, um enfermeiro nascido nos Estados Unidos da América, foi preso sob a acusação de ter começado o incêndio, o qual confessou, e foi condenado depois de um julgamento por uma corte de Mônaco em 2002. Maher alegou que causou o incêndio para poder realizar um resgate heróico e, assim, conseguir uma recompensa dos Safra. 

Mais sorte teve sua mulher, a brasileira porto alegrense Lily Watkins Cohen Monteverde Bendahan Safra (1938). Nascida Lily Watkins, de família modesta, adquiriu, depois de três casamentos, uma considerável fortuna, que faz dela a 620° pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes em 2005Em 2010, recebeu uma multa milionária de um magnata russo, que desistira da compra da mansão na Côte d'Azur de Lily, a mansão mais cara do mundo, conhecida como Villa Leopolda. A Justiça de Nice decidiu a favor da proprietária do imóvel, e Mikhail Prokhorov foi obrigado a pagar o sinal de 39 milhões de euros e mais uma multa de 1,5 milhões de euros.

2002 - Glenn Quinn, ator irlandês (n. 1970).
2007 - Heloneida Studart, escritora, ensaísta, teatróloga, jornalista, defensora dos direitos das mulheres e política brasileira (n. 1932).
2009
Estêvão Cardoso de Avelar, religioso brasileiro (n. 1917).
Leila Lopes, atriz brasileira (n. 1959).
Luis María Bandrés, político espanhol (n. 1944).
Richard Todd, ator irlandês (n. 1919).


Dia internacional dos portadores de alergia crônica - Evento criado pelo órgão colegiado da Organização Mundial da Saúde.

Dia Internacional do Deficiente Físico

Santos do dia
São Francisco Xavier, presbítero - memória




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.