terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 16 de dezembro de 2014 > Quarta-Feira > Postado na véspera às 16:11 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

17 de dezembro de 2014.
351.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 14 dias para acabar o ano.


17/12/546 AD - O rei ostrogodo Totila saqueia Roma.
O Império Romano do Ocidente (Itália) já havia terminado com a abdicação de Rômulo Augusto em 4 de setembro de 476, mas sua contraparte, o Império Romano do Oriente (Bizâncio ou Constantinopla), sobreviveria por mais 1.000 anos e era contra ele que se levantavam os inimigos do império. 

Os ostrogodos eram um ramo dos godos, povo germânico que surgiu na região meridional da Escandinávia.  Nenhuma outra fonte primária menciona esta longa migração, que poderia ter-se iniciado no Báltico ou no Mar Negro e é possível que os godos tenham se desenvolvido como um povo distinto dos demais bárbaros nas fronteiras do Império Romano. 

Depois dos conflitos contra o general bizantino Belisário e depois da consequente captura de Vitige em 540, os ostrogodos passaram a ter um Estado ao norte do rio Pó (Noroeste da Itália). Totila era o comandante da tropa gótica sob Tarvisio, e foi provavelmente nomeado rei por volta da metade de 542. 

A primeira vez, Totila assediou Roma em 544. Em 17 de dezembro de 546 os guardiões se depararam com o exército ostrogodo e abriram as portas da cidade, consentindo com a invasão. Roma foi depredada e os seus muros destruídos, enquanto os seus habitantes foram perseguidos. 

Em 30 de junho ou 1° de julho de 552, o exército ostrogodo foi derrotado na Úmbria sob as flechas dos arqueiros do exército de Narses, na Batalha de Tagina (também conhecida como Batalha de Busta Gallorum) entre Gúbio e Gualdo Tadino. Totila morreu em batalha ou durante a fuga, e os ostrogodos se reuniram sob o seu último rei na Itália, Teia. Este matou os 300 jovens reféns de Totila, e o mesmo fim tiveram todos os prisioneiros e as famílias senatoriais. Porém, devido à perda da maior parte da cavalaria, que não pôde oferecer uma resistência adequada, o sonho dos ostrogodos de um reino na Península Itálica teve fim. 

283 - É eleito o Papa Caio.
  384 - É eleito o Papa São Sirício.
  546 - O rei ostrogodo Totila saqueia Roma.
  920 - Romano I é coroado co-imperador sob o reinado de Constantino VII.
  942 - Assassinato de Guilherme I da Normandia.
1586 - Imperador Go-Yozei torna-se Imperador do Japão.
1770 - Ludwig van Beethoven é baptizado em Bonn.
1777 - A França é a primeira nação a reconhecer a independência dos Estados Unidos.
Inimigos tradicionais, França e Inglaterra não poupavam esforços para instigar um ao outro. O reconhecimento da independência dos Estados Unidos logo após a batalha de Saratoga foi um ato de desapreço da França pela Inglaterra. 

Acresce que a França tinha possessões na América do Norte e, politicamente, era preferível tratar assuntos de interesse comum com um novo país, independente, do que com a velha Grã Bretanha. Um desses territórios, a Louisiana, acabou sendo vendida aos Estados Unidos, décadas mais tarde, pelo imperador Napoleão Bonaparte, que precisava fazer caixa para prosseguir em suas conquistas na Europa.

1792 - Por ordem de D. Maria I, Rainha de Portugal, foi fundada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, sendo antecedido apenas por escolas do mesmo gênero fundadas na França (1747) e em Portugal (1790). Os atuais descendentes são a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).
A Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho foi uma escola de ensino superior criada em 1792, no Rio de Janeiro, pela Rainha D. Maria I de Portugal. É considerada uma precursora do ensino superior militar e de engenharia, tanto no Brasil como no próprio continente americano
Em 17 de dezembro de 1792 (8 meses após o enforcamento de Tiradentes) foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Estado do Brasil, pelo vice-rei e capitão-general D. José Luís de Castroconde de Resende, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, com molde na Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, fundada dois anos antes em Lisboa
A congênere brasileira foi instalada inicialmente na ponta do Calabouço, na Casa do Trem de Artilharia (sede atual do Museu Histórico NacionalQuer saber mais?

1813 - A vila de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, recebe o título de condado.
1819 - Simão Bolívar declara a independência da República da Grã Colômbia em Angostura (hoje Ciudad Bolívar na Venezuela).
1892 - Emancipação do município de São Pedro da Aldeia (Rio de Janeiro)

1903 - História da aviação: Primeiro voo de aeroplano dos Irmãos Wright
A controvérsia sem fim: quem inventou o avião, os irmãos Wright ou Santos Dumont? E tem mais gente nessa parada, porque um invento não é feito com uma fadinha e uma vara de condão. Ele exige pesquisa, esforço, determinação e experiências que não dá para se fazer às escondidas Mais 

Orville e Wilbur Wright eram capitalistas que fizeram questão de patentear o aeroplano. "Eles poderiam patentear o motor, o sistema de esquis. Tentaram patentear o avião, o vôo." 

1924 - Fundação da AAP Associação Atlética Portuguesa (Rio de Janeiro)
1925 - Manuel Teixeira Gomes abandona definitivamente Portugal

1928 - Criação do município de Aparecida (São Paulo)
Abaixo, uma foto da antiga Catedral de Aparecida e uma curiosidade: o velho bonde passando ao lado da igreja. Mais

1938 - Emancipação político-administrativa de Alterosa, Conselheiro Pena, Delfim Moreira e vários outros municípios do interior de Minas Gerais.
1939 - Segunda Guerra Mundial - O navio de guerra alemão Admiral Graf Spee, comandado pelo capitão Hans Langsdorff é afundado na batalha do Rio da Prata.
1941 - Segunda Guerra Mundial:
Tropas japonesas desembarcam em Bornéu.
Primeira Batalha de Sirte: a frota italiana é repelida por forças britânicas.

1941 - Os Estados Unidos (10 dias após o ataque a Pearl Harbour) declaram, formalmente, guerra ao Japão.
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941. O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha.


O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota. 

O Comandante da operação, Isoroku Yamamoto, jurado de morte, teve seu fim. Em 18/04/1942 avião em que seguia foi interceptado por 16 caças Lockheed P-38 Lightning americanos comandados pelo major Mitchell, comandante do 339.º Esquadrão de Caças baseado em Henderson Field-Guadalcanal, e foi abatido, caindo nas selvas da ilha de Bougainville, no arquipélago das Ilhas Salomão.  (Quer saber mais?) 


1945 - Honduras é admitida como Estado-Membro da ONU.
1958
Emancipação do município de Barcelona, Rio Grande do Norte.
Emancipação do município de Parnamirim, Rio Grande do Norte.
Emancipação do município de Cachoeirinha, Pernambuco.

1961 - Tragédia do Gran Circus Norte-Americano, incêndio criminoso, em que morreram mais de 500 peesoas, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
O incêndio, criminoso, foi engendrado por um empregado temporário, após sua demissão. 
Com 3000 pessoas na plateia, faltavam vinte minutos para o espetáculo acabar, quando uma trapezista percebeu o incêndio. Em pouco mais de cinco minutos, o circo foi completamente devorado pelas chamas. 
Cerca de 372 pessoas morreram na hora e, aos poucos, vários feridos morriam, chegando a 500 o número de vítimas fatais, das quais 70% eram crianças. 
A lona, que chegou a ser anunciada como sendo de náilon, era, porém, de um tecido altamente inflamável. 
Com base no depoimento de funcionários do circo que acompanharam as ameaças de Dequinha, ele foi preso em 22 de dezembro de 1961. Os cúmplices Bigode e Pardal também foram presos.


1967 - Primeiro-ministro da Austrália Harold Holt desaparece enquanto nadava em Portsea na cidade de Melbourne, (Austrália
1973 - 30 passageiros são mortos em ataque de terroristas palestinos no aeroporto Leonardo da Vinci, em Roma.
1978 - O Partido dos Trabalhadores da Jamaica é fundado por Trevor Munroe.
1981 - Brigadeiro General James L. Dozier é raptado pelas Brigadas Vermelhas na Verona, Itália
1989
Estréia de Os Simpsons na FOX

1989 - Fernando Collor de Mello é eleito presidente do Brasil, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno. Foi o primeiro presidente eleito pelo povo, após o Regime Militar de 1964, e o único na história republicana compelido a renunciar para não sofrer o impeachment.
Durante a campanha, Collor aplicou o princípio de que os fins justificam os meios. Fixou  seu discurso no combate a corrupção e aos altos índices de inflação, apontando ainda o governo Sarney como inepto, chegando até a classificar o então presidente como alguém "corrupto, incompetente e safado", o que lhe custou um direito de resposta no horário eleitoral e um processo por calúnia, injúria e difamação, mas nada que impedisse sua ascensão ao primeiro lugar nas pesquisas de opinião - embora Fernando Collor não tenha comparecido a nenhum debate promovido pelos meios de comunicação durante o primeiro turno da eleição. 

Sua performance o credenciou a receber o apoio do espectro político conservador incluindo o PFL, que aderiu em massa à sua candidatura ainda no começo da campanha, traindo Aureliano Chaves que era seu candidato oficial. 

Em 15 de novembro recebeu 20.611.011 votos contra 11.622.673 sufrágios dados a Lula e, assim, os dois candidatos passaram ao segundo turno que se realizaria em 17 de dezembro. 

Para o segundo turno, houve um reagrupamento de forças. Além de Leonel Brizola - que perdeu a vaga no segundo turno por uma diferença de aproximadamente 455 mil votos - ficaram de fora da disputa políticos oriundos do estado de São Paulo como Covas, Maluf, Guimarães e Guilherme Afif Domingos, dentre outros listados na relação de mais de vinte postulantes ao Planalto, oriundos de diferentes estados do país. 

Ao longo de um mês de campanha no segundo turno, as forças políticas se reagruparam com vistas ao embate derradeiro e nisso Lula recebe o apoio de Brizola, Covas, Guimarães e Roberto Freire, ao passo que Fernando Collor contou com o eleitorado de Maluf e Guilherme Afif.. Quer saber mais?


1999 - Inicia-se o processo de liquidação e privatização da RFFSA.
2000 - Condoleezza Rice é escolhida para servir como a conselheira da segurança nacional dos Estados Unidos.
2003 - Primeiro voo da nave SpaceShipOne.
2010 - Autoimolação do tunisino Mohamed Bouazizi, que deu início à Primavera Árabe.


1267 - Go-Uda, Imperador do Japão (m. 1324).

1493 - Paracelso, alquimista e médico suíço (m. 1541).
Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, (Einsiedeln17 de dezembro de 1493 — Salzburgo24 de setembro de 1541) foi um famoso médico,alquimistafísico e astrólogo suíço. Seu pseudônimo significa "superior a Celso (médico romano)". 
Entre todas as figuras erráticas do renascimento, a de Paracelso está pontada pela agitação da sua vida e pela a incoerência das suas opiniões e doutrinas. 
No estudo da sua biografia, fato tem sido gradualmente separado da fantasia, mas nenhum acordo foi alcançado no que respeita bem quanto à natureza e sentido de seu ensino. Ele é considerado por muitos como um reformador do medicamento. Outros elogiam suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica. 
Ele aparece entre cientistas e reformadores como Andreas VesaliusNicolau Copérnico e Georgius Agricola, e, portanto, é visto como um moderno. Por outro lado, sempre possuiu uma aura de místico e até mesmo obscura reputação de mágico. 
Durante séculos o seu trabalho tem sido criticado como não-científico, fantástico e na fronteira com a demência sendo que muitas de suas obras são puramente religiosas, sociais e éticas de caráter. (Quer saber mais?) 

1734 - Maria I, a Pia, Rainha de Portugal, mãe de D. João VI (m. 1816).
Filha de D. José I e mãe de D. João VI, ao assumir o trono, liquidou com o poder sem limites do primeiro ministro Marquês de Pombal, banindo-o da corte e determinando que ele ficasse a pelo menos 30 quilômetros de distância da rainha, em qualquer ponto de Portugal onde ela estivesse. 

Pombal foi o responsável direto pela execução da família Távora, de forma cruel, vivos em uma churrasqueira gigante instalada em praça pública, ordenando ainda que a nobreza estivesse presente para testemunhar a execução. Foi o responsável, também, pela extinção da Companhia de Jesus e a expulsão dos jesuítas de Portugal. 

Por seu lado, D. Maria I (A Louca) foi responsável pelo banimento dos envolvidos na Conjuração Mineira e pelo enforcamento de Tiradentes. O poder é cruel com aqueles que, por dever de ofício, exercem esse poder.

1749 - Domenico Cimarosa, compositor italiano (m. 1801).
1778 - Humphry Davy, químico inglês (m. 1829).
1797 - Joseph Henry, cientista estadunidense (m. 1878).
1800 - Duque Bernardo II de Saxe-Meiningen (m. 1882).
1802 - Francisco Carlos da Áustria (m. 1978).
1824 - John Kerr, físico escocês (m. 1907).
1842 - Sophus Lie, matemático norueguês (m. 1899).
1843 - Antônio Lemos, político brasileiro (m. 1913).
1868 - José Comas y Solá, astrônomo espanhol (m. 1937).
1874 - William Lyon Mackenzie King, ex-primeiro-ministro do Canadá (m. 1950).
1876 - Afrânio Peixoto, médico e literato brasileiro (m. 1947).
1881 - Yngvar Bryn, patinador artístico norueguês (m. 1947).
1882 - Edward Russell Ayrton, arqueólogo e egiptólogo inglês (m. 1914).
1893 - Erwin Piscator, cineasta alemão (m. 1966).
1894 - David Butler, cineasta estadunidense (m. 1979).
1903 - Erskine Caldwell, escritor estadunidense (m. 1987).
1905
Simo Häyhä, sniper (franco-atirador) finlandês (m. 2002).

1905 - Érico Veríssimo, escritor brasileiro (m. 1975).

1906 - Fernando Lopes-Graça, compositor e musicólogo português (m. 1994).
1908 - Willard Frank Libby, químico estadunidense (m. 1980).
1911 - André Claveau, cantor e ator francês (m. 2003).
1916 - Paulo Emílio Sales Gomes, historiador e crítico de cinema brasileiro (m. 1977).
1926
José Lutzemberger, ecologista e agrônomo brasileiro (m. 2002).
Tião Macalé, humorista brasileiro (m. 1993).

1929 - Frances Dafoe, patinadora artística canadense.
1930 - Armin Mueller-Stahl, ator russo.
1935 - Alcione Sortica, escritor brasileiro.

1936 - Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa Francisco.

1937
Sergio Jiménez, ator mexicano (m. 2007).
Jaime Lerner, político, arquiteto e urbanista brasileiro.

1939 - Mengálvio, ex-futebolista brasileiro.
1942
Paul Butterfield, músico de blues estadunidense (m. 1987).
Muhammadu Buhari, líder militar nigeriano.
1944 - Bernard Hill, ator inglês.
1945 - Ernie Hudson, ator norte-americano.
1946
Eugene Levy, ator canadense.
Martin Smith, baterista inglês.
1949
Paul Rodgers, cantor inglês.
Sotiris Kaiafas, ex-futebolista cipriota.

1951 - Colleen O'Connor, patinadora artística norte-americana.

1952 - Renê Simões, treinador brasileiro de futebol.
1953 - Bill Pullman, ator estadunidense.
1955 - Edmond Enoka, ex-futebolista camaronês.
1958 - Mike Mills, baixista norte-americano (R.E.M.).
1960
Gilliard, cantor e compositor brasileiro.
Moreno Argentin, ciclista italiano.
1962 - Ademir, ex-futebolista brasileiro.
1967 - Gigi D'Agostino, músico e D.J. italiano.
1968
Paul Tracy, automobilista canadense.
Claudio Suárez, ex-futebolista mexicano.
1969 - Chuck Lidell, lutador de artes marciais estadunidense.
1970
Michael Mols, ex-futebolista holandês.
Seo Jung-Won, ex-futebolista sul-coreano.

1970 - Stella Tennant, modelo britânica.


1971
Cory Whiterill, piloto norte-americano de corridas.
Artur Petrosyan, ex-futebolista armênio.
1973 - Paula Radcliffe, atleta britânica.
1974
Marissa Ribisi, atriz norte-americana.
Giovanni Ribisi, ator estadunidense.
1975
André Heller, jogador brasileiro de vôlei.
Susanthika Jayasinghe, atleta do Sri Lanka.

1975 - Milla Jovovivh, atriz ucraniana.
Milla Jovovich (nascida Milica Nataša Jovović, em servo-croataМилица Јововић/Milica Jovović; em russoМилла Йовович, em ucranianoМілла ЙововичKiev17 de dezembro de 1975), é uma atrizmodelodesigner de moda e cantora soviética
A mãe de Milla, Galina, matriculou-a numa escola de atores na Califórnia. Milla formou-se como a melhor aluna, assim como na escola de balé. Em 1988, fez seu primeiro papel cinematográfico, no thriller Um Toque de Sedução

Em 1991, antes de completar dezesseis anos, protagonizou a aventura De Volta à Lagoa Azul — que fez surgirem comparações entre ela e a atriz mirim Brooke Shields, do primeiro filme (A Lagoa Azul, de 1980). 

Abaixo, cena de "De Volta à Lagoa Azul"  (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)


1976
Patrick Müller, futebolista suíço.
Nir Davidovich, futebolista israelense.
Zsanett Égerházi, atriz húngara.
Kim Sang-Sik, futebolista sul-coreano.
1977
Liédson, futebolista brasileiro-português.
Arnaud Clement, tenista francês.
1978 - Manny Pacquiao, pugilista filipino.
1979
Eric Ejiofor, futebolista nigeriano.
Ryan Key, vocalista e guitarrista do Yellowcard.
1980
Ryan Hunter-Reay, piloto norte-americano de corridas.
Rafael Schmitz, futebolista brasileiro.
Juninho Cearense, futebolista brasileiro.
Ronald García, futebolista boliviano
1981 - Tim Wiese, futebolista alemão.
1982 - Boubacar Sanogo, futebolista marfinense.
1983
Chidi Odiah, futebolista nigeriano.
Sébastien Ogier, piloto francês de ralis.
Cleverson, futebolista brasileiro.
1985 - Martín Ricca, ator argentino.
1988
Jin Sun-Yu, patinador sul-coreano.
Yann Sommer, futebolista suíço.
1989
André Ayew, futebolista ganês.
Taylor York, guitarrista estadunidense (Paramore).
1990
Henri Anier, futebolista estoniano.
John Rooney, futebolista inglês.

1990 - Natália Melcon, atriz argentina.
Natalia Soledad Melcon (Buenos Aires17 de dezembro de 1990) é uma atriz argentina, conhecida por interpretar a Natalia "Tali" Ramos, na novela ChiquititasIniciou sua carreira na novela infantil Chiquititas, dando vida a birrenta personagem Natália Ramos Pacheco Azevedo, que gritava por tudo que queria, até conseguir. Na novela era grande amiga da multimilionária Florência, interpretada pela atriz Geraldine Visciglio. Seu último trabalho na TV foi na versão argentina da novela Amor Mío em 2005, interpretando Barbara (cena abaixo)


1994 - Nat Wolff, ator e cantor estadunidense.
2007 - Jaime Windsor, filho de Eduardo, Conde de Wessex e 8º na linha de sucessão ao trono britânico.


1187 - Papa Gregório VIII (n. 1110).
1471 - Isabel de Portugal, duquesa da Borgonha (n. 1397).
1644 - D. Antão d´Almada, herói da Restauração de Portugal (n. 1573).
1663 - Dona Ana de Sousa, rainha do Ndongo e de Matamba, em Angola (n. 1583).
1830 - Simon Bolívar, militar venezuelano, considerado um dos "Libertadores da América". (n. 1783).
1833 - Kaspar Hauser (n. 1812).
1860 - Rainha Desidéria Clary, esposa de Carlos XIV da Suécia (n. 1777).
1909 - Rei Leopoldo II da Bélgica (n. 1835).
1929 - Gomes da Costa, oficial do exército e político português (n. 1863).
1933 - Thubten Gyatso, 13º Dalai Lama do Tibete (n. 1876).
1947 - Johannes Nicolaus Brønsted, físico-químico dinamarquês (n. 1879).
1964 - Victor Franz Hess, físico austríaco, Nobel de Física em 1936 (n. 1883)
1966 - Sylvia Telles, cantora brasileira (n. 1934).
1967 - Harold Holt, Primeiro-ministro australiano (desaparecido) (n. 1908).
1969 - Artur da Costa e Silva, ex-presidente do Brasil (n. 1902).
1973 - Amleto Giovanni Cicognani, cardeal italiano (n. 1883).
1981 - Mehmet Shehu, político comunista albanês (n. 1913).
1987 - Marguerite Yourcenar, escritora belga de língua francesa (n. 1903).
1989 - Luciano Salce, diretor italiano de cinema (n. 1922).
1992 - Dana Andrews, ator estadunidense (n. 1909).
1999 - Rex Allen, ator estadunidense de faroestes B, conhecido como "The Arizona Kid" (n. 1920).
2002 - Evandro Lins e Silva, jurista, jornalista, escritor e político brasileiro (n. 1912).
2005 - Jack Anderson, jornalista norte-americano. (n. 1922).
2011
Cesária Évora, cantora cabo-verdiana (n. 1941).
Eva Ekvall, apresentadora de TV e modelo venezuelana, eleita Miss Venezuela em 2000 (n. 1983).
Joãosinho Trinta, carnavalesco brasileiro (n. 1933).
Kim Jong-Il, Líder Supremo da Coreia do Norte (n. 1942).
Sérgio Britto, ator, diretor, apresentador e roteirista de cinema, televisão e teatro brasileiro (n. 1923).
Sergio Borges, cantor português, vocalista do Conjunto Académico João Paulo (n.1944).

Dia do pastor presbiteriano, no Brasil.
Aniversário do município brasileiro de Carmo da Mata, Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Bueno Brandão, Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Campina Verde, Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Conselheiro Pena, Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Nova Ponte Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Perdizes Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Delfim Moreira, Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Laranjal, Minas Gerais.
Aniversário do município brasileiro de Soledade de Minas, Minas Gerais.


Santos do dia
Dia de São José Manyanet y Vives
Dia de São João da Mata.
Dia de São Lázaro de Betânia.
Dia de Santa Olímpia.

Mitologia romana
Festival Romano - início da Saturnália, em honra de Saturno.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.