domingo, 10 de abril de 2011

Em 11/04/1917, nasce o “Profeta Gentileza”, misto de poeta e filósofo, que se tornou floclore nas ruas do Rio de Janeiro

Clique nas imagens
para ampliar
  • Fazendo referência ao "Conceito Duchamp", de que qualquer coisa colocada no lugar certo e na hora certa pode se tornar arte, podemos dizer com segurança que o Profeta Gentileza fazia arte à sua maneira.
Profeta Gentileza na Wikipedia


José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza (Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917Mirandópolis, São Paulo, 28 de maio de 1996) foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
Nasceu em Cafelândia, São Paulo, no dia 11 de abril de 1917. Com mais onze irmãos, teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades [2].
O campo ensinou a José Datrino a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento"[2].



Profeta Gentileza no Google Imagens











Profeta Gentileza no Youtube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.