O questionamento
Um consulente, aqui incógnito, perguntou: "Tomando conhecimento através dos seus websites a respeito de cursos intensivos para formação de marchands, gostaria de saber o local, pré-requisitos, objetivos do curso, custo do investimento e retorno provável. Não tenho conhecimento de mercado de arte, mas gosto muito de artes plásticas. Estou lendo o Manual do Mercado de Arte e ele já está respondendo às minhas primeiras questões. Não faz parte de meu dia-a-dia profissional o contato com arte, só nas horas livres, divididas atualmente com outras atividades. Apreciaria me aprofundar nesse mercado".
O que são os cursos
Sempre gosto de responder esse tipo de dúvida pelo telefone, já que a conversa fica mais objetiva e tenho uma chance maior de saber qual o seu real interesse num curso intensivo para marchands para, depois, dar os esclarecimentos sem me alongar desnecessariamente. Além disso, preciso saber em qual o atual estágio de conhecimento da matéria por parte do consulente, em que cidade tem domicílio, qual o seu grau de instrução, entre outras informações. Por isso é que, pelo telefone, a explicação sempre será mais fácil, direta e objetiva.
Mas vamos à resposta. Normalmente, esses cursos rápidos nada mais são do que três palestras seguidas. Tais palestras, ao todo, duram nove horas, três horas por dia, na parte da tarde ou da noite, sempre organizados por faculdades, associações de artistas plásticos locais, prefeituras, empresas, escolas de pinturas, ou seja, sempre por parte de uma pessoa-jurídica.
Chego e só dou as palestras. A empresa contratante providencia tudo, inclusive a melhor tecnologia para as apresentações. Esse curso intensivo - que nada impede de também ser ministrado no Rio de Janeiro, São Paulo e demais Capitais - é precedido de alguns pré-requisitos por parte dos alunos. Para as palestras únicas, os pré-requisitos também são importantes, mas não fundamentais.
Pré-requisitos
Vamos, agora, aos pré-requisitos que acima mencionei:
· Leitura atenta e sequencial do Manual do Mercado de Arte.
· Estudo diário do conteúdo do website www.pitoresco.com - lá sempre há novidades.
· Leitura semanal dos textos dos websites www.pitoresco.com/consultoria e www.consultarte.com.
· Entrada diária na www.investarte.com para saber as novidades do mercado.
· E, na medida do possível, frequentar os leilões e galerias de arte de sua cidade, assim como das cidades que você estiver visitando, com o objetivo se familiarizar com o mercado.
Tenho certeza de que o www.pitoresco.com - que a cada dia apresenta novas e valiosas informações - é o mais didático website sobre artes plásticas da internet.
Já www.investarte.com é o portal que, também afirmo, tornou-se o mais importante referencial do mercado de arte, em se considerando seus projetos de abrangência nacional.
Indico tais endereços sem nenhum constrangimento ou suspeição, posto que não sejam meus, nem tampouco estão sob a minha direção ou responsabilidade. Só os aconselho porque, de fato, acredito no trabalho sério que neles vem sendo feito desde o ano 2000. Para ambos os websites, presto apenas consultoria de mercado.
Um curso que espera sua vez
Já, no que tange ao futuro, tenho pronto um projeto de um curso de formação de profissionais para o mercado de arte, mas este sonho para se cristalizar vai depender de muitos fatores alheios à minha vontade. Uma coisa é certa: precisamos de um mercado plenamente preparado e informado. Vamos ver se alguma Universidade se interessa pela organização de um curso regular. Acho meio difícil, de vez que nem os cursos de Belas-Artes têm, sequer, um semestre falando de mercado de arte. Os artistas plásticos saem das diversas escolas de Belas-Artes sem conhecerem o mercado em que vai ingressar, o que é um monumental absurdo.
Transformei a consulta em artigo, em se considerando que a resposta atende a um grande número marchands iniciantes, que vêm me consultando a respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.