Uma consulente, aqui incógnita, me formulou uma excelente pergunta e, por isso, transformei o questionamento num artigo. O que vou dizer serve para todos que gravitam ou não no mercado de arte.
Mote para monografias
Sugeri que fizesse a um trabalho sobre o mercado de arte de seu estado. Demonstrei a importância para o mercado de arte nacional se tivéssemos boas literaturas sobre cada mercado regional. Infelizmente, a desinformação a respeito é a tônica em quase todos os estados do país. Quem sabe você, leitor/a, não será o auto/a do livro com informações sobre o mercado de arte de seu estado?
Em 1999, tentei com o Manual do Mercado de Arte, hoje com edição esgotada, iniciar o processo, mas até agora pouquíssimos foram aqueles que acharam importante dar notícia de seus mercados. Você já imaginou o dia em que dispusermos de um trabalho desses sobre cada mercado regional? O mercado nacional vai agradecer muito. O mercado agradece sempre as boas iniciativas em prol dele e das artes plásticas.
Dicionários regionais de artistas plásticos
Outra excelente ideia é a dos dicionários regionais de artistas plásticos. Para citar duas iniciativas, Renato Rosa & Decio Presser escreveram o ‘Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul’, da Editora da Universidade/UFRGS; assim como na Bahia, a ‘Prova do Artista’ de Salvador, lançou o livro ‘100 Artistas Plásticos da Bahia’. Que esses dois exemplos inspirem os profissionais de mercado de outros estados.
A Julio Louzada Publicações, em âmbito nacional, faz também um belíssimo trabalho com o Artes Plásticas Brasil, o único dicionário-catálogo em atividade ininterrupta no país, com biografias e registros de mercado, desde 1985, abrangendo preços a partir de 1980 até os nossos dias.
Formem suas bibliotecas
Por outro lado, escrever e editar um livro, jornal ou revista - assim como vídeos e demais mídias –, que versem sobre arte brasileira, é uma missão das mais árduas e merecem total apoio. Portanto, não deixem de prestigiar tais iniciativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.