G1 (Portal da Globo) 16/06/2011 10h59 - Atualizado em 16/06/2011 10h59
Livro desvenda moda carioca
do início do século XX
Pesquisadora lança 'Moda e modernidade na
belle époque carioca'.
'Trasformações urbanas mudaram a forma de se vestir',
diz Rosane Feijão.
O
O livro de Rosane Feijão
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Formada em arquitetura, pós-graduada em moda e mestre em comunicação, a pesquisadora Rosane Feijão usou seu caldeirão de referências para desvendar como era a moda carioca no início do século XX.
"É nesses primeiros anos que a moda brasileira ganha uma nova dimensão", afirma Rosane, que dedicou sete anos à pesquisa. O resultado está no livro "Moda e Modernidade na belle époque carioca", que será lançado quinta-feira (16), às 19h, na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio.
"A cidade passou por grandes transformaçoes urbanas e isso desencadeou mudanças importantes no estilo de vida, no comportamento e na forma de vestir de seus habitantes", explica a autora, que no livro tenta mostrar como a arquitetura e a moda da época se cruzam.
Ela conta que, com a construção da Avenida Beira Mar, nos primeiros anos do século XX, começou a integração da cidade com a praia e que isso refletiu na forma de o carioca se vestir.
"Até então, a nossa moda copiava a de Paris, mas quando a praia passou a fazer parte do dia a dia do carioca, ocorreu uma grande mudança de estilo e identidade", diz Rosane, que reúne no livro fotos que documentam essa mudança, retiradas de revistas da época, como a "Fonfon!" e a "Careta".
A Primeira Guerra, em 1914, trouxe de volta a
realidade cruel e acabou com a Belle Époque
Berta Worms foi a representante brasileira da Belle Époque
Berta Worms - "Saudades de Nápoles"
Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.