sábado, 25 de junho de 2011

Christie's de Londres volta a leiloar "Impressionismo/Modernismo" e Bela de Kristo (1920-2006), discretamente, marca sua presença

Se quiser, veja todos os lotes
Imagens ampliáveis e preços em libras (GBP)








SAIBA QUEM FOI BELA DE KRISTO



Bela de Kristo nasceu na Hungria no 15 de maio de 1920. estudou na Universidade de Viena Theresianum e na Escola de Arte de Budapest. Como desenhou cenários para filmes, e teve um papel ativo no primeiro clube de cinema na Hungria. No Jornal de Budapeste publicou suas charges durante algum tempo.

Uma vez formado, Bela de Kristo mudou-se para Paris, onde organizou uma exposição de artistas húngaros em 1947. Nesse mesmo tempo, seu país foi ocupado pelo exército soviético e, por isso, decidiu estabelecer-se indefinidamente na França, frequentando a Academia Julian e La Grande Chaumière. 

Em 1948 ele participou de uma exposição pública na Galeria de Duncan e, em 1950, exibiu na Exposição Canes da Galeria Carlton. Quatro anos depois, instalou uma vasta oficina na Rue Vignon, que tornou-se um centro de criação, por onde passaram profissionais da imprensa e do mundo da arte. Na época, muitos dos desenhos de Kristo e cartoons apareceram no Paris Match, mas a maior parte de seu tempo se enfocou na pintura.

Sua arte é variada, renovando através dos anos o seu modo de expressão, com modelos, fotomontagens, livros ilustrados para crianças, desenhos animados e cenários de teatro. 

Usando um formato cubista rigoroso, o trabalho de Kristo exibe uma sensibilidade adicional e uma visão suavizada do mundo. Em seu período inicial, ele foi muito influenciado pela construtivistas russos, como Malevich, assim como o cubismo sintético de Picasso.. Essa combinação de influências está em evidência em 'Composição suprematista ", (1948). Há um humor sempre presente em sua obra, por vezes ingênua,  convidando o espectador a considerar a beleza da superfície, associada à profundidade subjetiva. 

Kristo era um amante da cor, harmonizando tons e quebrando as linhas e curvas de objetos e luz para criar as múltiplas perspectivas do cubismo.

Os desenhos  dos sujeitos de Bela de Kristo se inspiravam nos acontecimentos da vida cotidiana, tentando usar também a abstração de uma forma semelhante à dos surrealistas, mas foi no seu cubismo que se destacou.

Após retirar-se do mundo parisiense, Bela de Kristo mudou-se para Normandia, onde morreu em 2006.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.