quarta-feira, 29 de junho de 2011

No Varandão da Saudade-IX - Os românticos bandidos

Nós éramos felizes
e não sabíamos




     A essa altura, vocês já sabem que, durante o Carnaval de 2002, na varanda lá de casa, bati um papo com o Brumel Delano – o meu alter ego virtual, aquele que mora no meu computador – e chegamos à conclusão de que éramos felizes e não sabíamos...


Os delitos da época


     Vejam como eram praticados os delitos de antigamente. Creio que noutras cidades, o perfil deveria ser o mesmo. 


     Na verdade, contrariando o que lhes disse noutro ‘No varandão da saudade’, a polícia não tinha só ladrão de galinhas para prender. Havia os estelionatários, cuja criatividade deixava no chinelo os nossos novelistas de plantão. 


     Trago uma história de memória. Não sei bem se li nos jornais da época ou se alguém, talvez o meu pai, me tenha contado.


O conto dos pastéis


     Um cidadão, aparentando uns 40 anos, com pinta de bem posto na vida, de terno completo e gravata, como se exigia nos anos 1950, adentra a uma pastelaria, acompanhado de uma mulher e um garoto de uns 9 anos.


     Pede três pastéis e três caldos de cana ao chinês, o dono da pastelaria. Começa a elogiar os pastéis e vai sabendo logo o nome do chinês, com quem trava o seguinte diálogo:


     - Senhor Ling, gostei muito dos seus pastéis. Ao lado, sentados ao balcão a senhora e o garoto, calados, comiam seus pastéis regados a caldo de cana.


     - Gostei tanto que farei uma encomenda de 600 pastéis.


     - Mas para que tantos pastéis, doutor? Pergunta o chinês.


     - 500 pastéis, eu vou doar meio a meio para um asilo de idosos e um orfanato, através de um amigo, já que, quando vou lá e vejo aquelas criancinhas e aqueles velhinhos abandonados, me deprimo muito. Vou ver se um amigo meu pode leva-los para mim. Os outros 100, levarei, eu mesmo, para os operários lá da fábrica.


     - Todos ficarão prontos às 15 horas, doutor. O de camarão é um pouco mais caro.


     - Dinheiro, senhor Ling, não é problema. 200 de carne, 200 de queijo e 200 de camarão e, enfiando a mão no bolso, perguntou: quer que lhe pague tudo agora?


     - Não, doutor, por favor, pode pagar contraentrega. A despesa de agora fica por conta da casa...


     - Muito obrigado, senhor Ling. Então, está tudo combinado. Até, às 3 da tarde.


     Saem os três da pastelaria e o homem engravatado, depois de despachar a mulher e o menino, entra na sapataria ao lado, onde começa outro diálogo:


     - Vim fazer uma visita ao meu amigo e cliente senhor Ling, seu vizinho aí do lado e, como estou precisando de sapatos...


     - Ah! É verdade, o senhor Ling é gente muito séria.


     Para encurtar a história, depois de esbanjar simpatia com o senhor Pedro, o dono da sapataria, comprou alguns sapatos, no valor de um pouco mais de 500 cruzeiros, pedindo um desconto que arredondasse os 500 cruzeiros, o que foi aceito de pronto.


     E, levando o senhor Pedro até à calçada da pastelaria, já com os sapatos embrulhados, com a mão no ombro dele, diz:


     - Senhor Ling, daqueles 600, por favor, entregue 500 ao nosso amigo Pedro. Quanto ao restante, voltarei às 3 horas. Combinado?


     - Tudo bem, doutor. Disse o chinês.


     E foi embora, levando os sapatos...


     Que saudade dos bandidos de outrora... Hoje, tenho até medo de abrir os jornais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.