quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Arte pra cucuia > Fundação vive crise existencial e um patrimônio artístico de 100 milhões fica à deriva

José Dirceu é nomeado patrono da Fundação Nemirovsky mas crise se agrava

*   *   *

São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Família Nemirovsky fica isolada na fundação

Marcelo Araújo deve assumir a presidência

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Com a renúncia do conselheiro João Carlos Camargo anteontem, a família Nemirovsky está isolada no conselho da fundação responsável por uma das maiores coleções de arte moderna do país.

É um quadro que se agrava desde o afastamento da antiga gestão, em março, e a nomeação de José Dirceu, em junho, como patrono do acervo, desencadeando uma onda de renúncias.

Para substituir as baixas, devem ser oficializados no conselho na semana que vem Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado, onde está abrigada a fundação, e o empresário Toninho Abdalla.

Mas restam dúvidas sobre quem vai presidir a fundação, cargo provisoriamente ocupado pela neta dos colecionadores José e Paulina, Maria Carolina Nemirovsky de Moraes Leme.

Enquanto o MPE tenta emplacar Araújo, a família cogita nomear Paulo Kauffmann, único conselheiro não membro da família que continua na entidade.

Na semana passada, a promotoria questionou em ofício por que a fundação deixou de responder a pedidos de empréstimo de obras, o que levou a uma troca de acusações entre a família e o ex-presidente da fundação Arnoldo Wald Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.