Foi prorrogada até o dia 14 de agosto, domingo, a exposição “Liberdade”, de Carlos Vergara, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
A mostra ocupa a Cavalariça, interna e externamente, e a capela que hoje está funcionando como carpintaria, com obras desenvolvidas a partir da implosão do centenário Complexo Penitenciário Frei Caneca, o mais antigo do país.
Na área externa das Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o artista apresenta uma grande instalação composta por 32 portas gradeadas das celas, recolhidas nos escombros da Frei Caneca, e doadas ao artista pela ONG Rio Solidário. Essas portas são exibidas com as ampliações de fotos feitas por Carlos Vergara nas ruínas do presídio e ainda do processo de reciclagem desse material na Siderúrgica Gerdau, onde foram fundidos e transformados em pregos, vergalhões e outros materiais.
Dentro das Cavalariças estão as pinturas criadas no ateliê com base nas monotipias feitas no presídio. Esse espaço tem ainda a instalação “Empilhamento”, criada em 1969.
Completam a exposição três vídeos. Um dirigido por Inês Vergara e Fernanda Scalzo, outro produzido por Eduardo Masini e um filme de Paulo Jabur, que editou imagens de seu acervo pessoal da época em que foi preso político do período de
OUTRAS EXPOSIÇÕES NO PARQUE DO LAGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.