terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prorrogada até o dia 14 de agosto, domingo, a exposição “Liberdade”, de Carlos Vergara, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage



Foi prorrogada até o dia 14 de agosto, domingo, a exposição “Liberdade”, de Carlos Vergara, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 


A mostra ocupa a Cavalariça, interna e externamente, e a capela que hoje está funcionando como carpintaria, com obras desenvolvidas a partir da implosão do centenário Complexo Penitenciário Frei Caneca, o mais antigo do país.  


Na área externa das Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o artista apresenta uma grande instalação composta por 32 portas gradeadas das celas, recolhidas nos escombros da Frei Caneca, e doadas ao artista pela ONG Rio Solidário. Essas portas são exibidas com as ampliações de fotos feitas por Carlos Vergara nas ruínas do presídio e ainda do processo de reciclagem desse material na Siderúrgica Gerdau, onde foram fundidos e transformados em pregos, vergalhões e outros materiais. 


Dentro das Cavalariças estão as pinturas criadas no ateliê com base nas monotipias feitas no presídio. Esse espaço tem ainda a instalação “Empilhamento”, criada em 1969.  


Completam a exposição três vídeos. Um dirigido por Inês Vergara e Fernanda Scalzo, outro produzido por Eduardo Masini e um filme de Paulo Jabur, que editou imagens de seu acervo pessoal da época em que foi preso político do período de 1973 a 1979.


OUTRAS EXPOSIÇÕES NO PARQUE DO LAGE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.