segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de agosto de 2011

Artista do dia > Antonio Bandeira (1922-1967)
Cearense de Fortaleza e autodidata, Antônio Bandeira, em 1941, trabalhou com Clidenor Capibaribe, o "Barrica", e Mário Barata, que o orientaram no inicio de sua carreira. Em 1944 fundou a «Sociedade Cearense de Belas Artes», com Inimá de Paula, Aldemir Martins, João Maria Siqueira e Francisco Barbosa Leite, entre outros.


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1793 - Revolução Francesa: uma levée en masse (levante em massa) foi decretada pela Convenção NacionalO termo "Levée en masse" significa uma requisição de curto prazo de todos os homens sãos para defender a nação e tem que ser vista em conexão com os acontecimentos políticos na França revolucionária, ou seja, o novo conceito de cidadão democrático, em oposição a um sujeito real Assim, o Levée en masse foi criado e entendido como um meio para defender "a nação para a nação pela nação".

1940 - Segunda Guerra Mundial: Os alemães começam o bombardeio a Londres. Em retaliação, no fim da tarde de 25 de Agosto de 1940, teve inicio uma operação por parte da Royal Air Force britânica em que cerca de 80 bombardeiros descolaram de bases no sul de Inglaterra dirigindo-se para leste a coberto da noite em direcção à Alemanha, bombardeando Berlim. Abaixo, o ataque a Londres.
1986 - A localidade portuguesa Albufeira é elevada a cidade. Albufeira é uma localidade do distrito de Faro, situada no centro do Algarve e junto à costa. Conta com uma população de cerca de 36.000 habitantes permanentes. É um centro turístico de Portugal.
2006 - A jovem austríaca Natascha Kampusch é libertada após dez anos sequestrada. É um caso estranho e em aberto, como um quebracabeças em que faltam várias peças. Em agosto de 2006, Natascha aproveitou-se de um momento de distração de seu seqüestrador para escapar; na fuga, pediu ajuda a uma mulher, que avisou as autoridades. A garota foi identificada por uma cicatriz no corpo, bem como por seu passaporte, deixado no porão do cativeiro, onde ficou, durante todos os anos, em poder do criminoso. O raptor, de 44 anos de idade, Wolfgang Priklopil, soube que a polícia o estava buscando, matou-se, saltando na linha de um trem de subúrbio em Viena.

Nascimentos

1754 - Luís XVI, rei da França (m. 1793). Luís XVI de Bourbon, nascido em 23 de agosto de 1754 em Versalhes e executado em 21 de Janeiro de 1793 em Paris, foi rei da França (1774-1791), depois rei dos Franceses (1791-1792). Era filho do delfim Luís e de Maria Josefa de Saxônia e esposo de Maria Antonieta da Áustria (com quem se casou com 16 anos).
1980).
1922 - Tônia Carrero, atriz brasileira. A estréia em teatro foi no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em São Paulo, com a peça Um Deus Dormiu Lá em Casa, onde teve como parceiro o ator Paulo Autran. Após a passagem pelo TBC formou, com seu marido na época, o italiano Adolfo Celi e com o amigo Paulo Autran, a Companhia Celi-Autran-Carrero que, nos anos 50 e 60 revolucionou a cena do teatro brasileiro ao constituir um repertório com peças de autores clássicos, como Shakespeare e Carlo Goldoni, e de vanguarda, como Sartre. Abaixo, Tônia e Paulo Autran em um trecho da peça Um Deus Dormiu Lá em Casa.
1934 - Barbara Eden, atriz norte-americana, o gênio da série Jeannie é um Gênio, que estreou em 18 de setembro de 1965 e era vista por mais de vinte milhões de telespectadores nos Estados Unidos toda semana. Apesar da química entre os dois protagonistas, era Barbara o segredo do sucesso do seriado, lembrado até hoje como um dos grandes mitos da televisão mundial. O seriado acabou na quinta temporada, quando Jeannie e Tony Nelson casaram, acabando com a tensão sexual que havia entre eles e que era a tônica das histórias.

1942 - Suzana Vieira, atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. No teatro, seu maior sucesso foi a peça A Partilha, de Miguel Falabella. A montagem ficou sete anos em cartaz com absoluto sucesso. Atuou também em A Vida Passa, de Miguel Falabella, e em Água Viva, 2003, dirigido por Maria Pia Scognamiglio, baseado no livro de Clarice Lispector. Em 2010 Susana Vieira interpretou a personagem de Maria na Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre em Nova Jerusalém em Pernambuco onde se envolveu em um novo escândalo, afirmando que estava em uma "selva" e que somente conseguia se comunicar com o seu marido através de "fumaça" e "tambores".
Lourival Vargas, pintor brasileiro (m. 2008). Lourival, autodidata, destacou-se como pintor de temas sacros. Contudo, era autor de obras ecléticas, com temas como paisagens bucólicas e natureza, motivos esotéricos, abstratos, com diversas inspirações. Também era retratista. Nascido em Ibertioga - Minas Gerais a 23 de Agosto de 1952, teve contato com a arte desde a infância, quando começou a desenvolver seu talento para o desenho e pintura. Faleceu em Barbacena - Minas Gerais a 20 de Novembro de 2008, aos 56 anos.
1963 - Glória Pires, atriz brasileira. Considerada a "Dama das Novelas", fez o seu primeiro papel marcante na história das telenovelas em Dancin' Days (1978), de Gilberto Braga, interpretando a mimada Marisa de Sousa Mattos, criada pela tia, a socialite Yolanda Pratini(Joana Fomm). Seu ótimo desempenho na trama, rendeu-lhe o papel de protagonista da novela Cabocla (1979), de Benedito Ruy Barbosa. Em 2011 voltou às novelas em Insensato Coração, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Abaixo, a atriz em cenas da novela "Cabocla" (1979).
1982 - Natalie Coughlin, nadadora norte-americana, campeã olímpica. Conquistou cinco medalhas nas Olimpíadas de Atenas em 2004, sendo duas de ouro, nos 100 metros costas e no revezamento 4x200 metros livre competindo com Carly Piper, Dana Vollmer e Kaitlin Sandeno), duas de prata, nos revezamentos 4x100 metros livre competindo com Kara Lynn Joyce, Amanda Weir e Jenny Thompson) e 4x100 metros estilos (competindo com Amanda Beard, Jenny Thompson e Kara Lynn Joyce) e uma de bronze nos 100 metros livres.
Thiago Costackz, artista plástico brasileiro, dedicado à Pop Art.  Cóstackz, que já recebeu mais de 75 mil pessoas em uma de suas exposições, a Mitos e Ícones, foi a Europa em 2009 e 2010 fechar parcerias e buscar obras doadas para o Museu de Arte Contemporânea Sustentável que ele deve abrir este ano. Dentre outras ações e mostras que o artista realizou estão: "O S.O.S Terra" ação que está em sua segunda edição e luta pela preservação de mais de 400 mil espécies de animais severamente ameaçados de extinção no mundo; Abaixo, um retrato de Lady Gaga (que não está ameaçada de extinção...).

Falecimentos

1926 - Rodolfo Valentino, ator italiano. Além de ser uma das estrelas mais populares dos anos 20, e do cinema mudo consequentemente, foi o primeiro símbolo sexual do cinema e protótipo do "amante latino" fabricado por Hollywood. Morreu em consequência de uma úlcera, aos 31 anos de idade. Diz a lenda que várias mulheres se suicidaram, desesperadas pela sua morte prematura. Seu funeral arrastou mais de 100 mil pessoas às ruas de Nova York. 
Menotti Del Picchia, poeta e escritor modernista ítalo-brasileiro (n. 1892), diretamente envolvido no modernismo brasileiro. Incentivou Anita Malfatti a realizar a exposição de 1917 no Mappin Stores de São Paulo e participou da Semana de 1922. Sua obra prima é o poema Juca Mulato, narrando a ligação do caboclo com a terra. Abaixo, Menotti, tendo à esquerda Brecheret e Di Cavalcanti; à direita, Oswald de Andrade e Helio Seelinger.

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.