sábado, 20 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de agosto de 2011

Artista do dia: Vicente do Rego Monteiro (1899-1970)


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1770 - O Capitão James Cook, no fim da sua viagem de descoberta da Austrália, reclama o continente em nome do Império Britânico. Ele foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia. Morreu no Havaí, em uma luta com os havaianos durante sua terceira viagem exploratória na região do Pacífico em 1779.  Representados na pintura abaixo estão, além do Capitão James Cook, também Sir Joseph Banks, Lord Sandwich, Dr Daniel Solander e Dr John Hawkesworth.

1911 - O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois. Um dos mais memoráveis roubos de sempre aconteceu há 100 anos: a 9 de Agosto de 1911, o pintor, pedreiro e vidreiro italiano Vincenzo Peruggia (na foto), que havia fabricado o vidro que protegia a Mona Lisa, conseguiu retirar a obra de Da Vinci da sua moldura, escondê-la dentro do seu macacão de trabalho e sair calmamente do Louvre. (SAIBA MAIS)

1963 - A prisão de Alcatraz, situada na baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é desativada. Seu preso mais famoso foi o mafioso italiano Al CaponeApós a Primeira Guerra Mundial, o presídio insular começou a ganhar maiores contingentes com a ação criminosa de contrabandistas e marginais que se multiplicariam com a criação da Lei Seca (1919 – 1933) e o já citado estouro da Crise de 1929. Nesse meio tempo, a segura e eficaz penitenciária havia ficado pequena demais para o número de contraventores detidos. Por isso, o governo americano decidiu transformar Alcatraz em uma cadeia federal. (SAIBA MAIS)

É encontrada na Inglaterra uma suposta resposta à Mensagem de Arecibo desenhada em dois circulos em uma plantação.

  • 2008 - A Wikipédia lusófona bate a meta de 423.000 artigos.

Nascimentos

1893 - Theresa Weld, patinadora artística estadunidense (m. 1978).

1945 - Patty McCormack, atriz norte-americana. Entre vários filmes, participou também da série "Desesperate Housewives".

Carrie-Anne Moss, atriz canadense.

1969 - Sophie Okonedo, atriz inglesa.

1975 - Alicia Witt, atriz norte-americana.

1984 - Alizée, cantora francesa. Deu-se a conhecer ao público no ano 2000, graças ao programa Graines de Star no canal M6, onde concorreu com a canção de Axelle Red: Ma prière (Minha oração). Alguns produtores, impressionados pela voz da jovem, decidiram apadrinhá-la, inculcando a Alizée (então com apenas 16 anos) tudo o que era necessário para sobreviver no mundo do star system. Deram-lhe um estilo: o estilo lolita. Vestiram-na, fizeram as suas coreografias, compuseram a música e escreveram as letras das suas canções.Em 2007 migrou para o pop rock, sendo o seu marido Jérémy Chatelain o autor da maior parte das músicas, que conta com oito letras de Jean Fauque.

Falecimentos

1853 - Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil, também conhecida por Joana D'Arc do Brasil (n. 1792) Foi uma militar brasileira e é a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro

1986 - Alexandre O'Neill, poeta surrealista português (n. 1924) Autodidata, O’Neill foi um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. É nesta corrente que publica a sua primeira obra, o volume de colagens A Ampola Miraculosa, mas o grupo rapidamente se desdobra e acaba. As influências surrealistas permanecem visíveis nas obras dele, que além dos livros de poesia incluem prosa, discos de poesia, traduções e antologias. Não conseguindo viver apenas da sua arte, o autor alargou a sua acção à publicidade. É da sua autoria o lema publicitário «Há mar e mar, há ir e voltar». Foi várias vezes preso pela polícia política, a PIDE.

Feriados e eventos cíclicos

Santos do dia

São Sidônio Apolinário. alto funcionário do Império Romano, bispo e santo da Igreja Católica, foi "o autor individual sobrevivente mais importante da Gália do quinto século". A amplitude de seus conhecimentos o tornaram centro da vida pública de sua época. Era de descendência nobre, com pai e avô cristãos e prefeitos do pretório da Gália. Curiosamente, não era um homem religioso, mas seus conhecimentos e reputação o elevaram ao cargo de Bispo de Arverni (Clermont-Ferrand).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.