quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de agosto de 2011

Artista do dia: Alberto da Veiga Guignard  (1896-1962)
"Sabará" - Óleo sobre tela - 40x50 cm
Último lance: R$150 mil (US$78.950)
Leilão de agosto de 2000

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1498 - A Pietà é encomendada a Michelangelo. Nesta obra delicada o artista encontrou a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Jesus Cristo morto no regaço de Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu Filho, para não “sair” do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe imprimiam. (Clique na imagem para ampliar)

1789 - Revolução Francesa: é votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. (Clique na imagem para ampliar).

2006 -O piloto brasileiro Felipe Massa conquista a sua primeira Pole na Formula 1 no GP da Turquia.

Nascimentos

1743 - Antoine Lavoisier, químico francês (m. 1794). "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Com essa frase Lavoisier definiu, baseado em reações químicas, a famosa lei da conservação da matéria. Com suas pesquisas e obras, o cientista francês revolucionou a imagem da química moderna - suas contribuições foram fundamentais. Ao publicar, com Claude-Louis Berthollet e outros estudiosos, o "Método de Nomenclatura Química", provocou uma reforma radical na linguagem desse ramo da ciência - a terminologia criada por ele para as substâncias químicas é semelhante à que se usa nos dias atuais. Foi guilhotinado aos 51 anos.

1839 - Alfredo César de Andrade, pintor, arqueólogo e arquiteto português (m. 1915). Alfredo de Andrade, ainda jovem, pelos seus 15 anos, foi para Itália onde estudou pintura com Calame,[2] tendo em Génova sido agraciado com o título honorífico de professor de Ornato, Perspectiva e Arquitectura. A sua obra foi influenciada por Fontesi, com quem contactou em França (1861). Alfredo de Andrade contribuiu largamente para o restauro do Castelo de Turim e do Castelo de Fenis Devido ao seu profícuo trabalho, deixou-nos cerca de 50 quadros, 1500 desenhos e 10.000 desenhos de arquitectura.

1906 - Albert Sabin, cientista polonês, naturalizado norte-americano (criador da vacina oral para a poliomielite) (m. 1993). Em 1961, o Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos apoiou sua vacina com vírus "vivo" para a pólio em 1961, em substituição à vacina Salk, usada até então. Seu produto, preparado com o vírus atenuado da pólio, poderia ser tomada oralmente, e prevenia a contração da moléstia. Esta é a vacina que eliminou efetivamente a pólio em quase todo o mundo (exceto em alguns países na África e ÁsiaSabin renunciou aos direitos de patente da vacina que criou, facilitando a difusão da mesma e permitindo que crianças de todo o mundo fossem imunizadas contra a poliomielite, que é mais conhecida como paralisia infantil no Brasil.

1943 - Dori Caymmi, músico brasileiro. em 24 de junho de 1938, estreou na rádio cantando duas composições, embora ainda sem contrato. Saiu-se bem como calouro e iniciou a cantar dois dias por semana, além de participar do programa Dragão da Rua Larga. Neste programa, interpretou O Que é Que a Baiana Tem, composta em 1938. Com a canção, fez com que Carmen Miranda tivesse uma carreira no exterior, a partir do filme Banana da Terra, de 1938. Sua obra invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: O Mar, História de Pescadores, É Doce Morrer no Mar, A Jangada Voltou Só, Canoeiro, Pescaria, entre outras. Filho de santo de Mãe Menininha do Gantois, para quem escreveu em 1972 a canção em sua homenagem: "Oração de Mãe Menininha", gravado por grandes nomes como Gal Costa e Maria Bethânia.

1957 - Cláudia Telles, cantora brasileira.


1974 - Guilhermina Guinle, atriz brasileira. É neta de Octávio Guinle, fundador do luxuoso hotel Copacabana Palace.[2] Estreou na teledramartugia em 1996 no papel de Mônica na novela Antônio Alves, Taxista do SBT. Depois de vários papeis sem destaque em várias emissoras, estreia na Rede Globo em 2003 na novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, como a secretária Rosa, da escola da personagem de Cristiane Torloni. No ano seguinte, volta ao SBT no seríado humoristico Meu Cunhado. Em 2009, obtem seu primeiro papel de relevância na novela Caras & Bocas onde interpretou Amarylis di Francesco.

1992 - Yang Yilin, ginasta chinesa.

Falecimentos

Cagliostro, ocultista italiano. Era conhecido como era conhecido como Conde Alessandro di Cagliostro e soube criar uma lenda em torno de seu nome, tornando-se conhecido, temido e respeitado. Embora seu verdadeiro passado e identidade continuem envoltos em mistério, vários ocultistas tentaram, durante anos, confirmar as alegações deste cavalheiro sobre seus conhecimentos de magia milenar. Fala-se que ele esteve na Babilônia ao lado de reis e que, mais de uma vez, foi considerado o braço direito dos faraós no antigo Egito. Dizem que participou da Santa Ceia com Jesus Cristo e seus apóstolos, que freqüentou a corte de inúmeros papas e que até ajudou a deflagrar a Revolução Francesa. Seja lá o que digam, a verdade é que ele já teve incontáveis nomes em sua longa existência e muitos acreditam que seja imortal. Em certo sentido é, pois projetou sua fama além da morte.

2004 - Laura Branigan, cantora e atriz americana. Laura nasceu em 3 de julho de 1957 em Brewster, no Condado de Putnam, estado de Nova Iorque. Casou-se em 1981 com o advogado Lawrence Ketruck, 20 anos mais velho que ela. Ficou mundialmente famosa devido a grandes hits músicais como "Gloria", "Solitaire", "How Am I Supposed To Live Without You, "Self Control", "Ti Amo", "Spanish Eddie", "I Found Someone", "Power of Love", "Shattered Glass", "Never In A Million Years" e "Over You". Faleceu subitamente em sua casa em Long Island, Nova Iorque, a 26 de agosto de 2004, vítima de um aneurisma cerebral não-diagnosticado. Tinha apenas 47 anos de idade.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.