terça-feira, 16 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de agosto de 2011

Artista do dia: Ivan Serpa (1923-1973)
União
 óleo s/tela, ass.1951-1967 - 100 x 80 cm.
último lance: R$ 14.700,00 (US$ 12,050)
Leilão de agosto de 1998




Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1645Batalha da Casa ForteO combate de 17 de agosto de 1645, que ficou conhecido como a Batalha de Casa Forte, em alusão ao local onde foi travado, foi uma das mais notáveis vitórias pernambucanas na guerra contra o domínio holandês.

1942 - Segunda Guerra Mundial - um submarino alemão torpedeia os navios brasileiros Araxá e Itagiba.

1977 - Lançado o o romance "Tieta do Agreste" de Jorge Amado, uma das obras mais vendidas do autor.

Nascimentos

1784 - Diogo Antônio Feijó, padre e político brasileiro (m. 1843). Considerado um dos fundadores do Partido Liberal. Pode-se resumir bastante sua vida afirmando que exerceu o sacerdócio em Santana de Parnaíba, em Guaratinguetá e em Campinas. Foi professor de História, Geografia e Francês. Estabeleceu-se em Itu, dedicando-se ao estudo da Filosofia. Em seu primeiro cargo político foi vereador em Itu. Foi deputado por São Paulo às Cortes de Lisboa, abandonando a Assembléia antes da aprovação da Constituição. Era adversário político de outro paulista, José Bonifácio de Andrada e Silva. Era defensor da descentralização e de políticas liberais, entrando em conflito com a própria Igreja. Foi deputado geral por São Paulo (1826 e 1830), senador (1833), ministro da Justiça (1831-1832) e regente do Império (1835-1837).

1937 - Geórgia Gomide, atriz brasileira (m. 2011). Geórgia Gomide trabalhou nas TVs Tupi, Excelsior, Record, Globo , Rede Manchete e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes, como Redenção, As Pupilas do Senhor Reitor, Éramos Seis e O Direito de Nascer. Na TV Globo, seus maiores sucessos foram a dona de cantina italiana Bina, na novela Vereda Tropical, de Carlos Lombardi, e a maquiavélica Donana, na novela Hipertensão, de Ivani Ribeiro. Geórgia Gomide também participou das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos.

Juan María Medina Ayllón, escultor espanhol, nasceu em 17/07/1943. No ano 1962 se estabeleceu em Barcelona, onde estudou na Escola Llotja e se licenciou na faculdade de Belas artes de San Jorge da Universidade de Barcelona. Desde 1987 é professor de Talha de Madeira no departamento de escultura da escola Llotja.

1958 - Belinda Carlisle, cantora norte-americana. Ex-integrante da banda de new wave oitentista The Go-Go's. Em carreira solo teve grande promeniência lançando clássicos da música pop como "Mad About You", "Heaven Is a Place on Earth" e "Circle in the Sand", assim como outros grandes sucessos. Em sua carreira solo vendeu mais de 7 milhões de álbuns e singles.

Zezé di Camargo, cantor e compositor brasileiro. Em 2005, a história da vida e da carreira da dupla Zezé di Camargo & Luciano foi contada no filme Dois Filhos de Francisco, que foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas na época de seu lançamento.

Helen McCrory, atriz britânica. Helen McCrory (nascida em Londres, 17 de agosto de 1968) é uma atriz britânica ganhadora do prêmio BAFTA, conhecida por sua atuação no filme The Queen onde interpretou Cherie Blair e na saga Harry Potter como Narcisa Malfoy.

Tarja Turunen, cantora finlandesa, ex-vocalista da banda Nightwish. Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli (AFI['tɑrjɑ…'turunen]; Kitee, 17 de Agosto de 1977[1]) é uma cantora lírica, compositora e pianista finlandesa que ficou mundialmente conhecida como vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish, entre 1996 e 2005.[2] Atualmente ela segue em carreira solo.Tarja é a cantora mais popular de seu país, eleita a voz da Finlândia pela presidente Tarja Halonen.

Shannon Lucio, atriz norte-americana.

Erika Toda, atriz japonesa.  (戸 田 恵 梨 香 ). Nascida em 17 de agosto de 1988), é uma atriz japonesa de Kobe. Originalmente estreou como modelo de gravuras aos 13 anos. 
Teve papéis coadjuvantes em dramas de TV muitos populares japonesas como BOSS, Nobuta wo Produce Engine, Círculo e Gal. No mangá foi o modelo para a personagem  Misa Amane.

Falecimentos

1969 - Mies van der Rohe, arquiteto alemão (n. 1886). Nascido em Aachen, na fronteira alemã com a Holanda, em 27 de março de 1886, é o próprio Mies van der Rohe quem nos dá a chave para a compreensão de sua arquitetura ao comentar, em um artigo publicado em 1961, a influência que as construções de sua cidade natal, a antiga capital do Sacro Império Romano Germânico, exerceu em sua obra. Passando sua infância e adolescência entre lápides e igrejas medievais, sua formação não foi acadêmica, mas de natureza prática e religiosa.

Rudolf Hess, homem chave e dignitário do Terceiro Reich, (n. 1894). Hess foi julgado no Processo de Nuremberg após a guerra por crimes contra a paz e foi condenado à prisão perpétua sob insistência da URSS. Durante os anos que se seguiram, ele foi o « prisioneiro número 7 ». Após as liberações de Baldur von Schirach e Albert Speer em 1966, Hess tornou-se o último prisioneiro da Prisão de Spandau (Berlim oeste). Seus guardas indicaram que sua saúde mental degradara-se profundamente, e que havia perdido a memória. Morreu em 1987, com versão oficial de suicídio, mas provavelmente o foi por falta de socorro. Na foto abaixo, tirada no julgamento do Tribunal de Nurenberg, ele é o segundo à esquerda na primeira fila.

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia do Patrimonio Histórico
Dia de Vulcano, o ferreiro dos deuses - mitologia romana - Roma antiga


  • São Jacinto
  • Dia Nacional do Livro de Xadrez (Brasil)
  • Dia Municipal do Coveiro (Belo Horizonte)
  • Dia da Independência da Indonésia
  • Dia da Independência de Gabão






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.