quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 18 de agosto de 2011

Artista do dia: Tarsila do Amaral (1886-1973)
Paisagem Caipira
óleo s/ madeira, ass. inf. esq., ass. com dedicatória dat. 16-8-1971 
e situado São Paulo no verso
12 x 14 cm
Último lance: R$ 36.750 - U$ 18,370
Leilão de dezembro de 2000




Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1572 – A princesa francesa Marguerite de Valois casa-se com o jovem líder protestante Henrique de Navarra, numa tentativa de reconciliar católicos e protestantes. Ele assumiria o nome de Henrique IV e ela seria conhecida como a Rainha Margot. A aliança foi inútil, pois, pouco depois ocorria o massacre a protestantes conhecido como "A noite de São Bartolomeu". Henrique IV fingiu converter-se ao catolicismo para escapar à morte e o rei Felipe II da Espanha (el rey católico) encomendou um quadro para registrar o acontecimento (abaixo).

1942 - Manifestações no Brasil exigiam que o governo de Getúlio Vargas entrasse na Segunda Guerra Mundial contra os países do eixo. No início da guerra, Getúlio manifestou-se favorável à política de Hitler, mais como estadista que como fascista convicto. Brasil e Alemanha tinham economias complementares e era mais vantajoso manter aliança com a Alemanha do que com os Estados Unidos. Um acordo se fechou mais tarde com os Estados Unidos e o Brasil juntou-se aos aliados, em troca de concessões dos Estados Unidos, que incluiam empréstimo para a construção da usina da Cia. Siderúrgica Nacional em Volta Redonda. Como política de estado, a curto prazo, a posição do governo era correta.

2010 - O Internacional é bi campeão da Taça Libertadores da América ao derrotar o Chivas Guadalajara do México por 3x2.

Nascimentos

1750 - Antonio Salieri, compositor italiano (m. 1825). Compositor de talento teve a infelicidade de viver na corte no mesmo ambiente que Mozart, com quem era impossível competir, o que o levou ao ostracismo.
1889 - Pietro Belluschi, arquiteto ítalo-estadunidense de estilo modernista (m. 1994).
1915 - Aldo Locatelli, pintor italobrasileiro. Vivendo no Rio Grande do Sul, criou um estilo figurativo original onde se aliaram expressividade narrativa e monumentalidade, em grandes murais e obras de cavalete espalhados pela Itália e sul do Brasil. Abordou preferencialmente a temática religiosa, decorando vários templos no estado gaúcho.
1957 - Carole Bouquet, atriz francesa. Abaixo, em foto com Ângela Morino.
Christian Slater, ator norte-americano.
Andrija Gerić, jogador de vôlei sérvio.
Mika, cantor libanês, com apresentações no Brasil e mais de 5 milhões de discos vendidos.
Anna Sophia Folch, atriz brasileira em atuação na novela "Ciranda de Pedra".
1995 - Parker McKenna Posey, atriz norte-americana.  É mais conhecida por seu papel como Kady Kyle na série da ABC, My Wife and Kids (Minha mulher e as crianças).

Falecimentos

1972 - Sérgio Cardoso, ator brasileiro de teatro e televisão. Em 1969 ele foi para a TV Globo, onde fez: A Cabana do Pai Tomás; Pigmaleão 70; A Próxima Atração e O Primeiro Amor. Foi este seu último trabalho e o ator faleceu repentinamente, sendo substituido por Leonardo Villar, um de seus melhores amigos, já que a telenovela ainda tinha vários capítulos para serem gravados e ele fazia o principal papel. Abaixo, Sérgio Cardoso e sua primeira mulher, Nidia Lycia, interpretando a peça teatral "A Raposa e as Uvas".

Aniversários de municípios do Brasil

Aniversário do município de Cruz Alta (Rio Grande do Sul
Clique na imagem para ampliar

Feriados e eventos cíclicos
  • Dia da Libertação Humana (Mundial) 
  • Dia do estagiário 
  • Dia da Revolução Cultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.