quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de agosto de 2011

Artista do dia: Anita Malfatti (1889-1964)

Paisagem com Lago
óleo s/tela, déc.20 - 35 x 44 cm.
ultimo lance: R$ 110.250,00 (US$ 103,037)Leilão de maio de 1997




Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1609 - Em 25 de agosto de 1609, Galileu Galilei apresentava ao mundo o telescópio, sua mais nova invenção. Na verdade, Galileu não inventou o telescópio, cujo pedido de patente foi feito em 1608, por Hans Lippershey, fabricante de óculos de Middleburg, nos Países Baixos, embora o termo "telescópio" tenha sido inventado na Itália em 1611.[3] Porém Galileu foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, ao fazer observações astronómicas com ele  Apesar de a data passar despercebida para muitos, trata-se de um dos mais importantes avanços tecnológicos da história. O astrônomo italiano foi a primeira pessoa a observar a Lua através de um telescópio.

1833 - Guerra Civil em Portugal: Concentração das forças miguelistas em torno de Lisboa. A Guerra Civil Portuguesa, também referenciada como as Guerras Liberais, teve lugar em Portugal entre 1828 e 1834, opondo o partido constitucionalista liderado pela Rainha D.ª Maria II de Portugal e o seu pai, o Imperador D. Pedro I do Brasil, ao partido tradicionalista de D. Miguel I de Portugal. Em causa estava o respeito pelas regras de sucessão ao trono português e a decisão tomada pelas Cortes de 1828, que aclamaram D. Miguel I como rei de Portugal. Este foi um dos motivos, mas não o único, pelo qual D. Pedro abdicou do trono no Brasil, indo a Portugal para se opor a D. Miguel.


1905 - Um conselho de guerra condena à morte 80 marinheiros rebeldes do Encouraçado Potemkin na Rússia. O couraçado Potemkin (em russo: Потëмкин, transl. Patiômkin, nome completo Князь Потëмкин Таврический, transl. Kniáz' Patiômkin Tavritchéski, literalmente "Príncipe Potemkin de Táurida) foi um navio de guerra da Frota do Mar Negro da Rússia. Foi construído nos estaleiros de Nikolayev em 1898 e entrou ao serviço em 1904. Foi baptizado em homenagem a Grigori Alexandrovich Potemkin, um militar do século XVIII. A construção do navio foi baseada no Couraçado Tri Sviatitelia e numa versão modernizada da classe de Couraçados Peresviet.A couraça foi concebida tendo por base o Couraçado Britânico HMS Majestic. Este navio tornou-se famoso devido à revolta da sua tripulação, que nele ocorreu em Junho de 1905, devido às más condições em que operavam, às implicações da derrota russa na Batalha de Tsushima e em plena Revolução de 1905. A embarcação seria desmantelada em 1922. Um filme sobre o assunto foi motivação para a Revolta dos Marinheiros no Rio de Janeiro em março de 1964, dando pretexto para o Golpe de Estado de 31 de Março.

1919 - Surge a aviação comercial: um avião civil Havilland transporta dois passageiros de Londres a Paris em duas horas e 15 minutos. Anos mais tarde, esse avanço tecnológico e comercial chegava também ao Brasil (foto abaixo).

1961 - Presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam forças ocultas. João Goulart, seu vice, assume o cargo. 
"Lá pelas três horas da tarde, surge um novo tumulto, centralizado em um grupo de deputados, acantonado no plenário. A cigarra toca, chamando a atenção dos parlamentares. Então, o deputado Dirceu Cardoso pede licença e vai à tribuna para anunciar que tem em mãos um importante documento, assinado pelo presidente da República. E faz a leitura. Pasmado, o plenário da Câmara ouve o teor da carta-renúncia e da exposição de motivos, lidas ambas por Dirceu Cardoso. A primeira é lacônica:
 'Nesta data, e por este instrumento, deixando com o ministro da Justiça as razões do meu ato, renuncio ao mandato de Presidente da República. Brasília, 25 de agosto de 1961. a) Jânio Quadros" (leia o capítulo completo)

Nascimentos

1803 - Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, militar brasileiro. Luís Alves de Lima e Silva morreu em 1880 e só em 1923 passou a ser cultuado oficialmente. Nesse intervalo, Caxias ficou praticamente esquecido pelo Exército, lembrado apenas de maneira episódica, como no centenário do seu nascimento. Somente em 1923, portanto, o ministro da Guerra introduz oficialmente o "culto a Caxias" e, em 1925, o Exército oficializa a data do nascimento do Duque de Caxias como "Dia do Soldado". O culto do Exército brasileiro a Caxias era parte de um processo que levaria à opção por esse personagem como tipo ideal do soldado brasileiro. A imagem de Caxias funcionaria como um antídoto à indisciplina e à politização militar. Nos anos 1920, o Exército vivia momentos de ameaças por revoltas internas e divergências políticas: "Caxias era um símbolo mais conservador que o liberal Osório, e estava claramente ligado a valores como legalidade e disciplina.". (Abaixo, um dos baixos relevos do Monumento a Duque de Caxias, de Brecheret na Praça Princesa Isabel, São Paulo.

Catarina Furtado, atriz e apresentadora portuguesa.

Rachel Bilson, atriz norte-americana.

Blake Lively, atriz norte-americana.

Falecimentos

2000 - Carl Barks,ilustrador dos estúdios Disney (n. 1901). Carl Barks (Merrill, Oregon, 27 de Março de 190125 de Agosto de 2000) foi um famoso ilustrador dos estúdios Disney e criador de arte seqüencial, responsável pela invenção de Patópolis e muitos de seus habitantes: Tio Patinhas (1947), Gastão (1948), Irmãos Metralha (1951), Professor Pardal (1952) e Maga Patalógika (1961), entre outros. A qualidade de seus roteiros e desenhos lhe rendeu os apelidos O Homem dos Patos e O Bom Artista dos Patos. O autor de quadrinhos Will Eisner chamou-o de "Hans Christian Andersen dos quadrinhos".

Feriados e eventos cíclicos

Dia Nacional da Careta

São José de Calasanz. São José Calasanz nasceu no ano de 1557, em Peralta de la Sal, diocese de Urgel, em Aragão, Espanha. Ordenou-se sacerdote em 1583, e depois de ordenado trabalhou por algum tempo na diocése de Lérida e de La Seu d'Urgell; em 1592 foi para Roma onde abriu as primeiras escolas de crianças pobres e abandonadas. Logo outro sacerdotes se lhe juntaram e assim nasceu a Ordem dos Clérigos Regulares Pobres das Escolas Pías, que se estenderam rapidamente pela Itália, Espanha e Alemanha. A estes sacerdotes se lhes deu o nome de Padres Escolápios. Por toda a vida dedicou-se à educação da juventude. São José de Calasanz é considerado um dos precursores da pedagogia moderna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.