sábado, 13 de agosto de 2011

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São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2011

Grupo Onofre inicia venda on-line de eletrônicos

Rede de drogarias promete entrega em 4 horas e desafia Americanas Logística é um dos principais desafios para o varejo on-line, que deverá movimentar R$ 20 bi em 2011

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

De olho no crescimento do comércio on-line, que deve girar cerca de R$ 20 bilhões em 2011, e na possibilidade de se diferenciar em serviços, o grupo Onofre iniciará a venda virtual de eletrônicos com entrega em até quatro horas.

Batizado de Onofre Eletro, o portal deve começar em meados de setembro com 300 itens à venda para a Grande São Paulo. Até lá, a rede venderá os produtos por telefone, a partir da próxima segunda-feira.

A intenção é aumentar as regiões em 2011. O investimento será de R$ 10 milhões.

Hélio Polito, ex-braço direito de Michel Klein, presidente das Casas Bahia, comandará as operações.

"Percebemos problemas de vários sites de e-commerce com logística. Então vimos que seria interessante ampliar a venda dos produtos e usar nossa rede de entrega de medicamentos", diz Marcos Arede, diretor comercial da Drogaria Onofre.

DIVERSIFICAÇÃO

A rede mantém desde 1997 uma estrutura logística própria com mil funcionários para São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória.

Além do prazo de entrega, outro apelo será a concessão de um cupom com 10% do valor da compra para ser usado na rede de farmácias.

A iniciativa da Onofre remete ao caso da americana Diapers.com, que deu origem a diversos portais importantes de e-commerce a partir da venda de fraldas na internet. A iniciativa chegou a incomodar até a gigante Amazon.

Hoje as principais empresas de comércio eletrônico do país são a B2W -que reúne Submarino e Americanas, entre outros portais - e a Nova PontoCom, fusão de Extra, Ponto Frio e Casas Bahia.

Juntas, as empresas detêm quase 50% do mercado.
Logística para entrega é um dos maiores problemas atuais do setor.

Não à toa, por causa dos atrasos, a operação virtual das Americanas chegou a ser proibida de efetuar novas vendas no Rio.

GARGALOS

Para Alexandre Umberti, da consultoria de internet Ebit, o setor enfrenta hoje grandes gargalos na distribuição, que não acompanhou o crescimento das vendas.

"O varejo on-line tem margens mais apertadas do que nas operações físicas. Parte dessa pressão é repassada às empresas de logística, o que compromete o serviço", diz.

Segundo Umberti, embora algumas empresas tentem adequar os serviços às demandas sazonais, como no Natal, os esforços ainda são insuficientes.

Do lado das empresas de logística, há problemas até na contratação de mão de obra básica, como motoristas de caminhão.

Sobre a iniciativa de entrega rápida da Onofre, o executivo afirma que o consumidor tem motivos para comemorar, mas aponta desafios.

"A promessa de entrega rápida ainda mais nas grandes cidades com trânsito caótico pode ser um desafio", diz.


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