terça-feira, 16 de agosto de 2011

Artes Plásticas > Com 21 anos e muito otimismo, ela comanda uma das mais importantes coleções de arte de São Paulo



São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2011
A princesinha das artes

Neta dos Nemirovsky, Maria Carolina comanda coleção de R$ 322 mi entre aulas de ginástica e psicologia na PUC

Marisa Cauduro/Folhapress
Maria Carolina em frente ao quadro 'Antropofagia', de Tarsila do Amaral, exposto hoje na Estação Pinacoteca

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Ela se acomoda como um bibelô, vestida de rosa e sapatinhos beges, numa poltrona em frente a "Antropofagia", de Tarsila do Amaral. O quadro de 1928, agora na Estação Pinacoteca, enfeitou sua infância na sala da avó.

Maria Carolina Nemirovsky de Moraes Leme, neta de José e Paulina Nemirovsky, 21, agora se divide entre a malhação, o curso de psicologia na PUC-SP e a presidência da Fundação Nemirovsky.

Depois que a família se mobilizou para remover o arquiteto Jorge Wilheim do cargo, e após a renúncia de seu substituto, Arnoldo Wald Filho, Maria Carolina ascendeu ao posto há duas semanas.

Está encarregada de gerenciar um acervo avaliado em R$ 322 milhões, com obras de Picasso, Volpi, Tarsila, Guignard e dos contemporâneos Hélio Oiticica e Lygia Clark.

"É uma coisa grande. Eu me sinto preparada para ser presidente", diz ela à Folha. "Se a presidente Dilma, uma mulher, conseguiu..." Um ofício do Ministério Público Estadual, no entanto, exige que ela deixe o cargo até a semana que vem, por desequilibrar o conselho em favor da família com o voto duplo de presidente.

Ainda assim, ela acha que "justiça foi feita", comparando a permanência no poder de Wilheim à do ditador líbio Muammar Gaddafi. Procurado, o arquiteto não quis falar.

Mesmo saindo do cargo, ela vai indicar um substituto, seguindo o desejo dos pais. 


Algumas obras da coleção


A crise na instituição eclodiu em abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.