sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no fia 20 de agosto de 2011

Artista do dia: Samson Flexor (1907-1971)

Jesus cai pela 3ª vez
óleo s/tela, ass.1951 - 91 x 72 cm.
último lance: R$ 43.050,00 (US$ 25,320)
Leilão de maio de 1999



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1969 - Os quatro Beatles se reúnem pela última vez no estúdio para finalizar o álbum Abbey Road. Abaixo, reprodução da capa original. Clique na imagem para ampliar

1998 - A Suprema Corte do Canadá indica que a Província de Quebec, capital Montreal, não poderá separar-se legalmente do Canadá sem autorização do governo. Cerca de 80% da população do Quebec é franco-canadiana, ou seja, descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país. O francês é o único idioma oficial da província. A população de Quebec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria. Outra característica francesa do Quebec é a arquitetura das estruturas das cidades.

Nascimentos

Frei Caneca, religioso e revolucionário brasileiro, líder da Confederação do Equador (m. 1825).

1889 - Cora Coralina, poetisa e contista brasileira (m. 1985). Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Abaixo, casario da cidade "Cidade de Goiás-GO", onde nasceu Cora Coralina.

1936 - Pedrinho Mattar, pianista brasileiro, tio do ator e cantor Maurício Mattar (m. 2007). Filho de libaneses, começou com o estudo de piano muito cedo, na escola de Magdalena Tagliaferro. Frequentava com seu pai o Restaurante Trianon, casa de chá da avenida Paulista no local onde hoje está o Masp ponto chique da cidade, onde se tocava piano ao vivo. Começou os seus estudos em piano clássico somente em 1962. Tocava em inferninhos (escondido do pai) com o conjunto Os anjos do Inferno, tendo como componente João Gilberto. Arranjador extremado, partindo para o exagero harmônico, era querido por uns e detestado por outros. Abaixo, um arranjo de "Too Young". 

1956 - Joan Allen, atriz norte-americana.
Amy Adams, atriz italoamericana. Amy nasceu em Vicenza, Itália, filha de pais americanos, Kathryn Hicken e Richard Adams, que estavam na Itália a trabalho. Estudou no Douglas Contry School e foi criada na religião mórmon, embora sua família tenha deixado a igreja após seus pais se divorciarem quando tinha onze anos. Enquanto trabalhava num famoso restaurante/teatro em Chanhassen, Minnesota, Amy foi descoberta por um produtor de cinema. Pouco tempo depois, teve seu primeiro papel de comédia em Drop Dead Gorgeous. Mudou-se para Los Angeles, Califórnia, onde apareceu em seu segundo filme, Cruel Intentions 2 (2000). Depois, Amy participou de algumas séries de televisão como: The Office, Buffy the Vampire Slayer, Charmed, The West Wing, Dr. Vegas e Smallville (série), e também, teve uma pequena participação no filme Psycho Beach Party.
1984 - Mario Schioppa Neto, cavaleiro de enduro eqüestre brasileiro.
1992 - Demi Lovato, atriz, cantora e compositora estadunidense. Como atriz, sua carreira teve início em 2002, quando, aos dez anos de idade, ingressou no elenco da série de televisão infantil Barney e seus amigos, tornando-se internacionalmente conhecida apenas a partir de 2008, quando atuou como a protagonista Mitchie Torres no filme original do Disney Channel Camp Rock. Entre 2009 e 2011, participou da série de televisão Sunny entre Estrelas, interpretando a personagem-título, Sunny Munroe.
Quando jovem, foi vítima de bullying e mais tarde passou a colaborar com entidades filantrópicas que auxiliam crianças vítimas de preconceito.

Falecimentos

1995 - Hugo Pratt, autor de banda desenhada (histórias em quadrinhos) italiano. Em 1967, apôs cinco anos difíceis, conhece Florenzo Ivaldi, um empresário genovês que adora HQ. Decidem lançar uma nova revista mensal, onde aparecem as primeiras pranchas de Una Ballata del Mare Salato (A Balada do Mar Salgado), com um personagem, Corto Maltese, na altura ainda um personagem secundário, mas que se tornou figura principal de seus desenhos. Além de Corto Maltese, Pratt desenvolveu outros personagens e histórias, como os Escorpiões do Deserto ou El Gaucho, este último em colaboração com Manara.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Aniversário da cidade Tambaú - São Paulo. A cidade ficou conhecida pelos milagres do Padre Donizetti Tavares de Lima, (Santa Rita de Cássia, atual Cássia, 3 de janeiro de 1882Tambaú, 16 de junho de 1961) tornou-se conhecido na década de 1950 por graças, conversões e milagres de curas atribuídos a ele, e que o mesmo atribuía a Maria Mãe Santíssima. A igreja tem processo de beatificação instaurado em 2 de dezembro de 1996. > Clique na imagem para ampliar.

Católico

São Bernardo de ClaravalNascido numa grande família nobre da Borgonha, no castelo de Fontaine-lès-Dijon, Bernardo foi o terceiro de sete filhos de Tescelin o Vermelho (Tescelin Sorrel) e de Aleth de Montbard. Estudos recentes dão como certo que São Bernardo esteja associado à independência de Portugal. Parece ter sido por sua mediação (ou pelo menos, por mediação da sua abadia) que o Papa enviou um legado à Península Ibérica, o qual reconheceu, senão a independência nacional, pelo menos o título de dux a Afonso Henriques e a submissão do novo país à Santa Sé, pelo pagamento de quatro onças de ouro anuais.

Hungria

Mitologia Grega

Festival de Nêmesis, deusa da vingança.

Portugal

Dia do município de Viana do Castelo. Viana do Castelo é uma cidade portuguesa com 37 997 habitantes (2011), sede do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e integra a sub-região NUT III do Minho-Lima. A cidade é constituída atualmente pelas freguesias de Areosa, Darque, Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior. Viana, enquanto localidade com esse nome, nasceu no século XIII, mas a sua área foi habitada desde o mesolitico conforme atestam os inúmeros achados arqueológicos anteriores à cidadela pré-romana no monte de Santa Luzia. Viana da Foz do Lima, como era chamada, deve a sua fundação a D. Afonso III concedeu-lhe foral em 18 de julho de 1258, tornando-se um importante entreposto comercial perto da foz do rio Lima, e onde foi edificada uma torre forte, a fim de afastar os piratas da Galiza e Norte de África, que frequentavam esta cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.