quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 13 de agosto de 2014 > Quarta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


G1 > Rede GloboMORRE EDUARDO CAMPOS
VÍDEO AO VIVO: avião com candidato do PSB à Presidência caiu em Santos. As
7 pessoas a bordo morreram. Nem a mulher nem Marina Silva estavam no jato.

MORRE EDUARDO CAMPOS (Walter Mello/A Tribuna de Santos/Folhapress; Caio Kenji/G1)

*   *   * 
"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes
  • اصبر تنل
    • Have patience and you'll get what you want.
      • Tradução: "Seja paciente e terás o que queres."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja > Destaque > Nesta data, em 1999, morre Inimá de Paula, professor e pintor brasileiro (n. 1918).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Inimá José de Paula (Itanhomi7 de dezembro de 1918 — Belo Horizonte13 de agosto de 1999) foi um pintor,desenhista e professor brasileiro.
Junto com Aldemir MartinsAntônio Bandeira e outros notáveis, fizeram parte do Movimento Modernista deFortaleza, em 1940. Apesar do convívio com outros astros das artes plásticas brasileiras, jamais abriu mão de sua inconfundível linguagem, traduzida por uma pincelada única. É considerado o mais autêntico intérprete da chamada "sensibilidade tropical".
Inimá foi um artesão das cores, e é considerado por muitos o maior fauvista brasileiro, o maior de todos os artistas contemporâneos mineiros, sendo reverenciado em sua terra natal. Sua pintura tem características pessoais e bem definidas, e é altamente bem elaborada e estruturada; suas pinceladas são fartas e generosas. Morou também noRio de Janeiro, tendo pintado as paisagens de Santa Teresa.
Ainda antes de sua morte, foi constituída em 1998 a Fundação Inimá de Paula, para cuidar de todos os assuntos concernentes à sua obra e à catalogação integral da mesma, sendo iniciativa pioneira no país, rivalizando apenas com a também impressionante iniciativa que é o Instituto Manabu Mabe. O próprio Inimá autenticou pessoalmente muitas e muitas obras.
A Fundação Inimá de Paula, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, inaugurou em abril de 2008 o Museu Inimá de Paula, em antigo prédio da capital mineira. O Museu está aberto ao público e, além do seu acervo, os amantes da arte podem ver as várias exposições de artistas brasileiros que ali mostram suas obras.

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta." >> Fernando Pessoa Mais
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando Pessoa
Fernando Pessoa em 1914
Outros nomesAlberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Bernardo Soares, etc.
Nascimento13 de Junho de 1888
Lisboa Flag Portugal (1830).svg Reino de Portugal
Morte30 de Novembro de 1935 (47 anos)
Lisboa  Portugal
NacionalidadePortuguês
ProgenitoresMãe: Maria Madalena Pinheiro Nogueira Pessoa
Pai: Joaquim de Seabra Pessoa
OcupaçãoPoetaescritor e tradutor
ProfissãoCorrespondente comercial e tradutor
Influências
Principais trabalhosMensagemLivro do Desassossego
PrémiosQueen Victoria Prize (1903),1Antero de Quental Award (1934)2
Movimento literárioModernismo
Causa da morteCirrose hepática3
Assinatura
Assinatura pessoa fernando.jpg
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa13 de Junho de1888 — Lisboa30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poetafilósofo e escritor português.3
Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever seus primeiros poemas nesse idioma. O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como "Whitmanrenascido",4 e o incluiu no seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental,5 não apenas da literatura portuguesa mas também da inglesa.5
Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa traduziu várias obras em inglês (e.g., de Shakespeare e Edgar Poe) para o português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto6 e Almada Negreiros) para o inglês.7
Enquanto poeta, escreveu sob múltiplas personalidades –heterónimos, como Ricardo ReisÁlvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra. Robert Hass, poeta americano, diz: "outros modernistas como YeatsPoundElliot inventaram máscaras pelas quais falavam ocasionalmente... Pessoa inventava poetas inteiros." 8

Índice

  [mostrar

Biografia

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus. >>>
Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; escrito entre 1913-15; publicado em Atena nº 5 de Fevereiro de 1925.



Paraná > Veja Curitiba agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam (Está chovendo em Curitiba, uma espécie de "chove-não-molha". que acaba molhando, mesmo. Essa chuva começa a chegar em São Paulo e, daqui há pouco, deve estar no Rio de Janeiro, também. )


Valores de Mercado > Dionísio Del Santo na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja

Dionísio Del Santo nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja


Dionísio del Santo (Colatina ES 1925 - Vitória ES 1999). Pintor, desenhista, gravador, serígrafo. Estuda no Seminário São Francisco de Assis, em Santa Teresa, Espírito Santo, entre 1932 e 1939. No começo da década de 1940, realiza seus primeiros desenhos. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1946, onde começa a pintar. Freqüenta aulas de modelo-vivo e de teoria das cores na Associação Brasileira de Desenho - ABD. Atua em publicidade e artes gráficas. Em 1952, passa a trabalhar com xilogravura eserigrafia, e nesta técnica possui expressiva produção. Do fim dos anos 1950 até a metade da década seguinte, suas obras se aproximam dos princípios do movimento concreto. No entanto, mantém-se afastado do debate entre concretos e neoconcretos. Entre 1964 e 1966, produz trabalhos a guache, nos quais associa geometria e figura. Realiza sua primeira exposição individual, em 1965, na Galeria Relevo, no Rio de Janeiro. Desde a metade da década de 1960, dedica-se à arte abstrata, realizando principalmente obras em serigrafia. Em 1967, recebe o prêmio aquisição na 9ª Bienal Internacional de São Paulo. Na década de 1970, destaca-se em sua produção pictórica a série Cordéis, na qual se nota a influência da arte cinética. Em 1975, recebe o Prêmio de Melhor Exposição de Gravura do Ano, da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA. Realiza mostras retrospectivas no Paço Imperial, no Rio de Janeiro e no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, entre 1989 e 1990, e no Museu de Arte do Espírito Santo - Maes, em 1998. Mais de 70 obras do artista, entre serigrafias e xilogravuras, integram o acervo do Maes.
Comentário crítico
A obra de Dionísio del Santo situa-se entre a geometria e a figuração. No começo da década de 1950, realiza xilogravuras figurativas, que remetem à origem rural do artista. Começa a apresentar mais simplificação formal e o interesse pela geometria em suas pinturas. São dessa fase telas em vermelho, branco e negro, ou apenas em branco, nas quais constrói o espaço pictórico com poucas linhas.
Em serigrafias do fim da década de 1950 e começo da seguinte, cria formas geométricas por meio de linhas que percorrem toda a superfície gravada, explorando a contraposição entre cheio e vazio ou positivo e negativo. Dessas composições puramente lineares, como nota o crítico de arte Reynaldo Roels Jr., começam a aparecer versões diferentes, em que se altera o tratamento das linhas ou o jogo cromático. O artista trabalha por várias vezes as mesmas estruturas formais, diversificando as técnicas utilizadas, como desenho, pintura ou relevo pintado. Em algumas obras realizadas na década de 1970, insere cordas ou cordéis na superfície da composição. Esses trabalhos, que se encontram entre o relevo e a pintura, representam um ponto importante de suas pesquisas ligadas à arte cinética, revelando afinidade com a produção dos artistas venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez.
Sua atividade no campo da serigrafia é tão especial, como nota Roels, que merece um destaque particular em sua trajetória. O artista explora a técnica com grande refinamento e utiliza-a também como um campo experimental para suas produções. Ministra diversos cursos em que incentiva o uso da serigrafia, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage. Na década de 1990, Del Santo começa a trabalhar com formas mais complexas e uso intenso da cor.


Jornal da Gazeta (ontem à noite)

Histórias em quadrinhos lembram sambas de Adoniram Vídeo 3 minutos


Jornal das 10 (ontem à noite)




















Bom dia, Brasil (Edição de hoje)










Globo Rural (Edição de hoje)


BBC Brasil, na foto e no mundo

Galeria de fotos

Destaques e Análises

Acordo com a indústria que tirou 1,3 mil toneladas de sódio da mesa dos brasileiros é apenas um passo para tentar adequar dieta nacional à recomendação até 2020.
Cálculo mais simples, temor de genocídio e relação com conflito iraquiano ajudam a entender reação imediata dos EUA.
Comboio de 280 caminhões está à caminho da fronteira, onde será recebido pela Cruz Vermelha; entenda a polêmica.
Atriz que teve carreira de mais de sete décadas sofreu derrame em sua casa em Nova York.
Equipes de resgate continuam buscas por 6º integrante de grupo que escalava o Mont Blanc.




Sociedade

Curiosidades


G1 > Pop & Arte
  1. BEM ESTAR

    'Perguntar se suicídio passa pela cabeça é importante', diz psiquiatra

    Ator Robin Williams se enforcou com um cinto nesta segunda-feira (11). Psiquiatra afirma que abordar o assunto dá espaço para tratamento.
  2. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    Alceu Valença estreia como diretor de cinema em 'A Luneta do Tempo'

    Filme será exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Gramado. Musical nordestino tem Lampião e Maria Bonita como protagonistas.
  3. RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES FESTIVAL 2014

    Músicos oferecem workshops gratuitos na 'Cidade do Jazz'

    Programação faz parte do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Primeiro a oferecer capacitação será o gaitista Jefferson Gonçalves.
  4. MÚSICA

    Justin Bieber vai se declarar culpado após falhar em teste de sobriedade

    Cantor não será preso se fizer doação de US$ 50 mil e terapia para raiva. Caso envolve direção sob influência de álcool ou drogas em janeiro.
  5. MÚSICA EM SÃO PAULO

    'Quero todos os discos do Brasil', diz colecionador com 5 milhões de vinis

    Zero Freitas tem equipe de 17 pessoas para catalogar discos; veja vídeo. Ele se diz 'maluco' e busca todos os álbuns de música brasileira já lançados.
  6. MÚSICA EM SÃO PAULO

    FOTOS: Galpão de vinis de Zero Freitas

    Empresário de São Paulo acumula milhões de discos e quer ter 'toda a música brasileira'
  7. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    No Festival de Gramado, Flávio Migliaccio diz que queria ser Oscarito

    Festival de Cinema homenageou o ator paulista nesta terça-feira (12). Plateia aplaudiu de pé o artista em cerimônia no Palácio dos Festivais.
  8. RIO DE JANEIRO

    Cantora Cláudia Leitte é anunciada rainha de bateria da Mocidade, no Rio

    Coroação será em festa marcada para 6 de setembro na quadra da escola. Em 2015, Cláudia Leitte vai se dividir entre a Bahia e o Rio no carnaval.
  9. POP & ARTE

    FOTOS: Lauren Bacall

    Atriz morreu nesta terça-feira (12) aos 89 anos após sofrer um derrame
  10. CINEMA

    Morre aos 89 anos atriz Lauren Bacall

    Ela foi casada com Humprey Bogart e ganhou Oscar honorário em 2009. Artista sofreu derrame, diz site; ela fez parte da 'era de ouro' de Hollywood.
  11. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    'Achei que não merecia', diz Flávio Migliaccio sobre troféu em Gramado

    Ator chegou à fria serra gaúcha para receber Troféu Oscarito. Cerimônia será no Palácio dos Festivais na 42ª edição do evento.

"El País", de Espanha, em português

O ANIVERSÁRIO DE FIDEL CASTRO

A rotina diplomática de Fidel

O líder cubano faz 88 anos atento à liberalização iniciada na ilha durante o mandato do irmão Raúl Castro

OBITUÁRIO


Lauren Bacall em uma cena de 'Uma Aventura na Martinica’.

Morre Lauren Bacall, uma das últimas deusas de Hollywood

ROCÍO AYUSO Los Angeles
A atriz, viúva de Humphrey Bogart, tinha 89 anos. Seu estilo marcou toda uma geração desde o primeiro trabalho

Hollywood chora a morte de um de seus maiores gênios

ROCÍO AYUSO Los Angeles
Seu inesgotável talento ocultava um problema de alcoolismo e outros vícios

Morre, J.J. Murphy, ator de Game of Thrones

EL PAÍS Madri
Aos 86 anos, ele interpretava o membro mais antigo da Patrulha da Noite

CAMPEONATO EUROPEU


Cristiano Ronaldo comemora a vitória sobre o Sevilla. / R. NADEN (REUTERS)

O Real Madrid domina adversário e leva a Supercopa da Europa

DIEGO TORRES Cardiff
O Real Madrid dominou o Sevilla com todo o seu peso em Cardiff. Cristiano Ronaldo marca dois gols e Kroos brilha como volante
A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

O contato de índios isolados coloca o Brasil em “alerta máximo”

TALITA BEDINELLI Brasília
Há mais de 100 registros de indígenas que vivem na mata sem contato. Vinte e quatro integrantes da tribo achada recentemente já saíram do isolamento e sete deles contraíram a gripe

Dois do índios isolados no primeiro contato com a Funai. / FUNAI

As tribos desconhecidas do Brasil

T. B. / EL PAÍS São Paulo / Madri
Há 104 registros de índios isolados na Amazônia brasileira, 26 deles foram confirmados pela Fundação Nacional do Índio

“Queria gritar: Quero viver em paz”

CARMEN RENGEL Jerusalém
Farah Baker, uma tuiteira de 16 anos que descreve a ofensiva a partir de Gaza, tem 172.000 seguidores em 160 países

"Clarin", de Argentina, em português

A ilusória primavera de Cristina


Eduardo Van Der Kooy

Cristina Kirchner está exultante. É difícil de entender, as dificuldades econômicas internas e externas recrudescem; o vice-presidente Amado Boudou representa uma carga insuportável. O ministro da Economia Axel Kicillof fomenta com sua retórica, meio acadêmica e meio vulgar, esse ânimo presidencial diante do qual outros funcionários estremecem.

Cristina Fernández  Yamaha

"Público" de Portugal







Infarmed tomará posição nesta quarta-feira.

"Notícias ao Minuto", de Portugal
veja agora


"Notícias ao Minuto", do Brasil
veja agora



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.