Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
* * *
"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja > Destaque > Nesta data, em 1999, morre Inimá de Paula, professor e pintor brasileiro (n. 1918).
Inimá José de Paula (Itanhomi, 7 de dezembro de 1918 — Belo Horizonte, 13 de agosto de 1999) foi um pintor,desenhista e professor brasileiro.
Junto com Aldemir Martins, Antônio Bandeira e outros notáveis, fizeram parte do Movimento Modernista deFortaleza, em 1940. Apesar do convívio com outros astros das artes plásticas brasileiras, jamais abriu mão de sua inconfundível linguagem, traduzida por uma pincelada única. É considerado o mais autêntico intérprete da chamada "sensibilidade tropical".
Inimá foi um artesão das cores, e é considerado por muitos o maior fauvista brasileiro, o maior de todos os artistas contemporâneos mineiros, sendo reverenciado em sua terra natal. Sua pintura tem características pessoais e bem definidas, e é altamente bem elaborada e estruturada; suas pinceladas são fartas e generosas. Morou também noRio de Janeiro, tendo pintado as paisagens de Santa Teresa.
Ainda antes de sua morte, foi constituída em 1998 a Fundação Inimá de Paula, para cuidar de todos os assuntos concernentes à sua obra e à catalogação integral da mesma, sendo iniciativa pioneira no país, rivalizando apenas com a também impressionante iniciativa que é o Instituto Manabu Mabe. O próprio Inimá autenticou pessoalmente muitas e muitas obras.
A Fundação Inimá de Paula, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, inaugurou em abril de 2008 o Museu Inimá de Paula, em antigo prédio da capital mineira. O Museu está aberto ao público e, além do seu acervo, os amantes da arte podem ver as várias exposições de artistas brasileiros que ali mostram suas obras.
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta." >> Fernando Pessoa Mais
Fernando Pessoa | |
---|---|
Fernando Pessoa em 1914 | |
Outros nomes | Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Bernardo Soares, etc. |
Nascimento | 13 de Junho de 1888 Lisboa Reino de Portugal |
Morte | 30 de Novembro de 1935 (47 anos) Lisboa Portugal |
Nacionalidade | Português |
Progenitores | Mãe: Maria Madalena Pinheiro Nogueira Pessoa Pai: Joaquim de Seabra Pessoa |
Ocupação | Poeta, escritor e tradutor |
Profissão | Correspondente comercial e tradutor |
Influências | |
Principais trabalhos | Mensagem, Livro do Desassossego |
Prémios | Queen Victoria Prize (1903),1Antero de Quental Award (1934)2 |
Movimento literário | Modernismo |
Causa da morte | Cirrose hepática3 |
Assinatura | |
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português.3
Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever seus primeiros poemas nesse idioma. O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como "Whitmanrenascido",4 e o incluiu no seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental,5 não apenas da literatura portuguesa mas também da inglesa.5
Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa traduziu várias obras em inglês (e.g., de Shakespeare e Edgar Poe) para o português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto6 e Almada Negreiros) para o inglês.7
Enquanto poeta, escreveu sob múltiplas personalidades –heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra. Robert Hass, poeta americano, diz: "outros modernistas como Yeats, Pound, Elliot inventaram máscaras pelas quais falavam ocasionalmente... Pessoa inventava poetas inteiros." 8
Índice
[mostrar]Biografia
- Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
- Não há nada mais simples.
- Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
- Entre uma e outra todos os dias são meus. >>>
- Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos; escrito entre 1913-15; publicado em Atena nº 5 de Fevereiro de 1925.
Paraná > Veja Curitiba agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam (Está chovendo em Curitiba, uma espécie de "chove-não-molha". que acaba molhando, mesmo. Essa chuva começa a chegar em São Paulo e, daqui há pouco, deve estar no Rio de Janeiro, também. )
Valores de Mercado > Dionísio Del Santo na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja
Dionísio Del Santo nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja
Fonte: Itaú Cultural
Dionísio del Santo (Colatina ES 1925 - Vitória ES 1999). Pintor, desenhista, gravador, serígrafo. Estuda no Seminário São Francisco de Assis, em Santa Teresa, Espírito Santo, entre 1932 e 1939. No começo da década de 1940, realiza seus primeiros desenhos. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1946, onde começa a pintar. Freqüenta aulas de modelo-vivo e de teoria das cores na Associação Brasileira de Desenho - ABD. Atua em publicidade e artes gráficas. Em 1952, passa a trabalhar com xilogravura eserigrafia, e nesta técnica possui expressiva produção. Do fim dos anos 1950 até a metade da década seguinte, suas obras se aproximam dos princípios do movimento concreto. No entanto, mantém-se afastado do debate entre concretos e neoconcretos. Entre 1964 e 1966, produz trabalhos a guache, nos quais associa geometria e figura. Realiza sua primeira exposição individual, em 1965, na Galeria Relevo, no Rio de Janeiro. Desde a metade da década de 1960, dedica-se à arte abstrata, realizando principalmente obras em serigrafia. Em 1967, recebe o prêmio aquisição na 9ª Bienal Internacional de São Paulo. Na década de 1970, destaca-se em sua produção pictórica a série Cordéis, na qual se nota a influência da arte cinética. Em 1975, recebe o Prêmio de Melhor Exposição de Gravura do Ano, da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA. Realiza mostras retrospectivas no Paço Imperial, no Rio de Janeiro e no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, entre 1989 e 1990, e no Museu de Arte do Espírito Santo - Maes, em 1998. Mais de 70 obras do artista, entre serigrafias e xilogravuras, integram o acervo do Maes.
Comentário crítico
A obra de Dionísio del Santo situa-se entre a geometria e a figuração. No começo da década de 1950, realiza xilogravuras figurativas, que remetem à origem rural do artista. Começa a apresentar mais simplificação formal e o interesse pela geometria em suas pinturas. São dessa fase telas em vermelho, branco e negro, ou apenas em branco, nas quais constrói o espaço pictórico com poucas linhas.
A obra de Dionísio del Santo situa-se entre a geometria e a figuração. No começo da década de 1950, realiza xilogravuras figurativas, que remetem à origem rural do artista. Começa a apresentar mais simplificação formal e o interesse pela geometria em suas pinturas. São dessa fase telas em vermelho, branco e negro, ou apenas em branco, nas quais constrói o espaço pictórico com poucas linhas.
Em serigrafias do fim da década de 1950 e começo da seguinte, cria formas geométricas por meio de linhas que percorrem toda a superfície gravada, explorando a contraposição entre cheio e vazio ou positivo e negativo. Dessas composições puramente lineares, como nota o crítico de arte Reynaldo Roels Jr., começam a aparecer versões diferentes, em que se altera o tratamento das linhas ou o jogo cromático. O artista trabalha por várias vezes as mesmas estruturas formais, diversificando as técnicas utilizadas, como desenho, pintura ou relevo pintado. Em algumas obras realizadas na década de 1970, insere cordas ou cordéis na superfície da composição. Esses trabalhos, que se encontram entre o relevo e a pintura, representam um ponto importante de suas pesquisas ligadas à arte cinética, revelando afinidade com a produção dos artistas venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez.
Sua atividade no campo da serigrafia é tão especial, como nota Roels, que merece um destaque particular em sua trajetória. O artista explora a técnica com grande refinamento e utiliza-a também como um campo experimental para suas produções. Ministra diversos cursos em que incentiva o uso da serigrafia, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage. Na década de 1990, Del Santo começa a trabalhar com formas mais complexas e uso intenso da cor.
Jornal da Gazeta (ontem à noite)
Histórias em quadrinhos lembram sambas de Adoniram Vídeo 3 minutos
Jornal das 10 (ontem à noite)
Bom dia, Brasil (Edição de hoje)
Globo Rural (Edição de hoje)
BBC Brasil, na foto e no mundo
Sociedade
Curiosidades
G1 > Pop & Arte
- BEM ESTAR
'Perguntar se suicídio passa pela cabeça é importante', diz psiquiatra
Ator Robin Williams se enforcou com um cinto nesta segunda-feira (11). Psiquiatra afirma que abordar o assunto dá espaço para tratamento. - FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014
Alceu Valença estreia como diretor de cinema em 'A Luneta do Tempo'
Filme será exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Gramado. Musical nordestino tem Lampião e Maria Bonita como protagonistas. - RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES FESTIVAL 2014
Músicos oferecem workshops gratuitos na 'Cidade do Jazz'
Programação faz parte do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Primeiro a oferecer capacitação será o gaitista Jefferson Gonçalves. - MÚSICA
Justin Bieber vai se declarar culpado após falhar em teste de sobriedade
Cantor não será preso se fizer doação de US$ 50 mil e terapia para raiva. Caso envolve direção sob influência de álcool ou drogas em janeiro. - MÚSICA EM SÃO PAULO
'Quero todos os discos do Brasil', diz colecionador com 5 milhões de vinis
Zero Freitas tem equipe de 17 pessoas para catalogar discos; veja vídeo. Ele se diz 'maluco' e busca todos os álbuns de música brasileira já lançados. - MÚSICA EM SÃO PAULO
FOTOS: Galpão de vinis de Zero Freitas
Empresário de São Paulo acumula milhões de discos e quer ter 'toda a música brasileira' - FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014
No Festival de Gramado, Flávio Migliaccio diz que queria ser Oscarito
Festival de Cinema homenageou o ator paulista nesta terça-feira (12). Plateia aplaudiu de pé o artista em cerimônia no Palácio dos Festivais. - RIO DE JANEIRO
Cantora Cláudia Leitte é anunciada rainha de bateria da Mocidade, no Rio
Coroação será em festa marcada para 6 de setembro na quadra da escola. Em 2015, Cláudia Leitte vai se dividir entre a Bahia e o Rio no carnaval. - POP & ARTE
FOTOS: Lauren Bacall
Atriz morreu nesta terça-feira (12) aos 89 anos após sofrer um derrame - CINEMA
Morre aos 89 anos atriz Lauren Bacall
Ela foi casada com Humprey Bogart e ganhou Oscar honorário em 2009. Artista sofreu derrame, diz site; ela fez parte da 'era de ouro' de Hollywood. - FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014
'Achei que não merecia', diz Flávio Migliaccio sobre troféu em Gramado
Ator chegou à fria serra gaúcha para receber Troféu Oscarito. Cerimônia será no Palácio dos Festivais na 42ª edição do evento.
"El País", de Espanha, em português
O ANIVERSÁRIO DE FIDEL CASTRO
A rotina diplomática de Fidel
JUAN JESÚS AZNAREZ Madri
O líder cubano faz 88 anos atento à liberalização iniciada na ilha durante o mandato do irmão Raúl Castro
OBITUÁRIO
Morre Lauren Bacall, uma das últimas deusas de Hollywood
ROCÍO AYUSO Los Angeles
A atriz, viúva de Humphrey Bogart, tinha 89 anos. Seu estilo marcou toda uma geração desde o primeiro trabalho
Hollywood chora a morte de um de seus maiores gênios
ROCÍO AYUSO Los Angeles
Seu inesgotável talento ocultava um problema de alcoolismo e outros vícios
Morre, J.J. Murphy, ator de Game of Thrones
EL PAÍS Madri
Aos 86 anos, ele interpretava o membro mais antigo da Patrulha da Noite
CAMPEONATO EUROPEU
O Real Madrid domina adversário e leva a Supercopa da Europa
DIEGO TORRES Cardiff
O Real Madrid dominou o Sevilla com todo o seu peso em Cardiff. Cristiano Ronaldo marca dois gols e Kroos brilha como volante
A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL
O contato de índios isolados coloca o Brasil em “alerta máximo”
TALITA BEDINELLI Brasília
Há mais de 100 registros de indígenas que vivem na mata sem contato. Vinte e quatro integrantes da tribo achada recentemente já saíram do isolamento e sete deles contraíram a gripe
As tribos desconhecidas do Brasil
Há 104 registros de índios isolados na Amazônia brasileira, 26 deles foram confirmados pela Fundação Nacional do Índio
“Queria gritar: Quero viver em paz”
CARMEN RENGEL Jerusalém
Farah Baker, uma tuiteira de 16 anos que descreve a ofensiva a partir de Gaza, tem 172.000 seguidores em 160 países
"Clarin", de Argentina, em português
A ilusória primavera de Cristina
Eduardo Van Der Kooy
Cristina Kirchner está exultante. É difícil de entender, as dificuldades econômicas internas e externas recrudescem; o vice-presidente Amado Boudou representa uma carga insuportável. O ministro da Economia Axel Kicillof fomenta com sua retórica, meio acadêmica e meio vulgar, esse ânimo presidencial diante do qual outros funcionários estremecem.
Cristina Kirchner está exultante. É difícil de entender, as dificuldades econômicas internas e externas recrudescem; o vice-presidente Amado Boudou representa uma carga insuportável. O ministro da Economia Axel Kicillof fomenta com sua retórica, meio acadêmica e meio vulgar, esse ânimo presidencial diante do qual outros funcionários estremecem.
"Público" de Portugal
Pasta da Colgate contém substância associada a cancro em animais mas cumpre regras europeias
Infarmed tomará posição nesta quarta-feira.
"Notícias ao Minuto", de Portugal
veja agora
"Notícias ao Minuto", do Brasil
veja agora
RIO DE JANEIRO
SÃO PAULO
MINAS GERAIS
BRASÍLIA
RS, BA, PR, SC
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.