sábado, 16 de agosto de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 16 de agosto de 2014 > Sábado

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)
سد عليَّ وفي الحروب نعامة
  • A lion on me and an ostritch in war. (Strong in a place and weak in another)
    • Tradução: "Um lião em mim e uma avstruz em guerra." 
    • Sentido > Forte num lugar e fraco em outro


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1971, morre o pintor Mario Zanini, um dos participantes do Grupo Santa Helena e da Família Artística Paulista (n. 1907).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mario Zanini (São Paulo10 de setembro de 1907 — São Paulo16 de agosto de 1971) foi um pintor e decorador brasileiro1 .
Descendente de familia humilde, ainda adolescente frequentou a Escola de Belas Artes. Participou dos principais certames oficiais do país. Fez viagem de estudos a Europa em 1950. Participou das três primeiras Bienais de São Paulo.
Fez parte do Grupo Santa Helena, núcleo da futura Família Artística Paulista. O que, entretanto, o distingue dos demais integrantes do Grupo do Santa Helena e da Família Artística Paulista é o seu colorido, intenso, profundo, quase ingênuo: ao lado de Alfredo Volpi, Zanini é um dos grandes coloristas da moderna pintura brasileira.2 Como homenagem, uma rua no Bairro Jd. Pinheiros (Butantã) em São Paulo, leva seu nome.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Família Artística Paulista foi um grupamento de artistas formado em São Paulo em 1937, mais moderado em relação ao vanguardismo e ao experimentalismo que caracterizavam outro grupamento de artistas, o do Salão de Maio, fundado apenas alguns meses antes na mesma cidade.
A agremiação foi fundada e dirigida por Paulo Rossi OsirWaldemar da Costa e Paulo Mendes de Almeida e contava com a participação de diversos artistas já conhecidos de outros salões e alguns novos. Teve, tal como o Salão de Maio, três edições.
O crítico Geraldo Ferraz, defensor do Salão de Maio, acusava os pintores da Família Artística Paulista de "tradicionalistas, defensores do carcamanismo artístico da paulicéia". Por outro lado, os criadores da Família viam nos salonistas um abusivo uso das palavras modernos e modernistas ditas frequentemente com significados diferentes ou, muitas vezes, sem qualquer significado senão o de que o trabalho era ligado às novas tendências o que nem sempre correspondia à verdade. A verdade é que os artistas eram os menos preocupados com essas divergências tanto que vários deles participaram tanto dos Salões da Família Artística Paulista quanto dos Salões de Maio. Além disso, a observação mais minuciosa dos trabalhos que integraram as exposições de ambas as agremiações permite localizar, em cada uma delas, a presença de obras de corte acadêmico, ao lado de outras mais afinadas com os procedimentos de vanguarda. Os Salões da Família Artística Paulista apresentaram de peculiar a presença dos pintores que compunham o Grupo Santa Helena, até então pouco conhecidos e ignorados no ambiente artístico de São Paulo.
Pouco depois da terceira exposição, a Família deixou de existir, sobrepujada pelo aparecimento de novos grupos ou movimentos.
Abaixo, "Mogi das Cruzes" (1930), pintura de Alfredo Volpi, um dos participantes do Grupo Santa Helena e da Família Artística Paulista.

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"Quem quer vencer um obstáculo, deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente. >> Pindaro


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Busto de Píndaro na Galeria Nacional de Oslo.
Píndaro (em gregoΠίνδαρος - Píndaros, na transliteração522 a.C. — 443 a.C.), também conhecido como Píndaro de Cinoscefale ou Píndaro de Beozia (518 a.C.,Tebas – 438 a.C.Argos), foi um poeta grego, autor de "Epinícios" ou "Odes Triunfais", e autor também da célebre frase "Homem, torna-te no que és".
Chegaram-nos um total de 45 epinícios, divididos em quatro livros, conforme o nome dos jogos que celebravam: Olímpicas, Píticas, Neméias e Ístmicas.
Descendente dos átridas, chegou aos dez anos em Atenas, onde aprendeu música com os mestres Agatides e Apolodoro.
Estudou um Delfos e Edina, colhendo as tradições que o fizerem brilhar na vida artística.
Na "Décima Pítica", seu primeiro po parece alertar os homens sobre o perigo da guerra e convencê-los à paz.
Em 447 A.C., o rei Hierão de Siracusa, chamou-o, livrando-o de inúmeras dificuldades. Isto é relatado na "Quarta Pítica".
Não alcançou sucesso na atividade pacificadora, sendo preso na batalha de Patea.
Foi um dos maiores gênios da humanidade Já que criou a bussola Depois seus cantos alcançaram grande fama em toda Grécia cultivando todas as formas líricas conhecidas (hinos, odes, cantos, ditirambos e epinícios).
Somente a quarta parte de sua produção chegou à atualidade. Conservam-se, a parte de outros fragmentos, quatro livros de "Epinícios" ou "Cantos Triunfais", que se referem às diferentes festas "pan-helênicas". As odes epinicianas louvavam os jogos olímpicos, embora Píndaro não tenha conseguido clareza na descrição. A maioria dos poemas é dividida em estrofes, mas a estrutura é principalmente triádica. O dialeto usado nas odes visava a fazê-las compreensíveis da Ásia Menor à Sicília, embora não fosse fácil seguir o seu pensamento muito fragmentado. Só há clareza na sua obra quanto a sua pessoal devoção religiosa.


IstoÉ > A revista da semana já está nas bancas e pode ser acessada, na íntegra, também pela Internet
Colher de chá
EM CARTAZ | EXPOSIÇÃOCartazes com causaA exposição "Poster for Tomorrow" reúne mais de 100 cartazes premiados em concursos da "4Tomorrow", associação com sede em Paris > A mostra está no Centro Cultural da Caixa, no Rio de Janeiro.


Época > A revista da semana já está nas bancas, mas, na internet, é só para assinantes. Você pode ver o Índice > Colher de chá > Um trecho da reportagem de capa Leia 
Design da Época > Três capas foram desenhadas, uma se sobressaiu, por representar melhor o assunto da semana, agitada com acontecimentos sensacionais, os mais variados. Veja todas as três

Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice
Colher de chá >  

Yazidis: o êxodo do inferno

Depois de escaparem do extermínio nas mãos do Estado Islâmico, milhares de integrantes de uma minoria religiosa vagam pelo deserto da Síria e do Iraque. Seu suplício não acabou.


Carta-Capital > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na Internet dentro de uma semana > Por enquanto, só o Índice > 
Colher de Chá 

A Wikipedia não é perfeita, mas é um bom modelo

Pessoas em computadores do governo modificaram páginas da Wikipedia, mas ela oferece o modelo mais viável atualmente

Se você se interessa por educação, a última edição de Carta na Escola está disponível na íntegra Carta na Escola



Chicago > O estádio de basebol do Chicago Cubs, na cidade do mesmo nome. Veja agora, ao vivo, em streaming e com som ambiente, pela Webcam Observe o semáforo para pedestres: mesmo no pisca-vermelho, ele dá tempo mais que suficiente para que alguém atravesse a rua a rua com plena segurança. Bem ao contrário do que acontece em cidades como São Paulo, onde o pisca-vermelho não dura mais que 5 segundos.


Jornal da Gazeta (ontem à noite)
Este homem não é escultor, nem pintor, nem pratica qualquer tipo de arte mas, há 17 anos, ele é uma peça importante nas melhores exposições do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura Vídeo 3 minutos

Jornal das 10 (ontem à noite)




BBC Brasil, na foto e no mundo

Galeria de fotos

Destaques e Análises

O Conselho de Segurança da ONU autorizou países a enviarem armamentos para que os curdos possam combater o Estado Islâmico no norte do país.
Previsão é de ONG; para OMS, crise foi 'altamente subestimada'; doença já matou 1.063 pessoas desde fevereiro.

Morte de Eduardo Campos

Saúde

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Economia

Comportamento

#SalaSocial

G1 > Pop & Arte

  1. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    Festival de Cinema distribuirá 37 prêmios em cerimônia em Gramado

    Mostra gaúcha termina neste sábado (16) com cerimônia de premiação. Ao todo, 44 filmes, entre longas e curtas-metragens, disputam os troféus.

  2. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    'Aumenta minha responsabilidade', diz Walter Carvalho após homenagem

    Diretor e fotógrafo recebeu troféu Eduardo Abelin no Festival de Gramado. Ele recebeu o prêmio das mãos do irmão, o cineasta Vladimir Carvalho.

  3. RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES FESTIVAL 2014

    Veja fotos do segundo fim de semana do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

    Programação segue até domingo.

  4. TECNOLOGIA E GAMES

    Vídeo no Facebook de Robin Williams se despedindo é golpe, diz empresa

    Golpistas usam a morte de ator para espalhar plug-in, aponta Symantec. Facebook já começou a bloquear as URLs usadas pelo golpe.

  5. SÃO PAULO

    Jô Soares recebe alta de hospital em São Paulo

    Humorista deixou o centro médico por volta das 18h40, nesta sexta-feira. Ele ficou internado por três semanas para tratar pneumonia.

  6. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    Documentário dirigido por Caco Ciocler encerra mostra em Gramado

    Cerimônia de encerramento do festival é neste sábado na Serra gaúcha. Ao todo, 27 filmes, entre longas e curtas-metragens, disputam os prêmios.
  7. POP & ARTE

    Penélope Cruz e Roger Waters são criticados por apoio a boicote a Israel

    Jornal 'Ha'aretz' publicou carta aberta a atriz espanhola e músico britânico. 'Artistas devem conhecer os fatos e comprová-los', diz autor israelense.

  8. POP & ARTE

    Escritora Nélida Piñon será 1ª brasileira na Academia Galega

    Filha e neta de galegos, ela comenta indicação para instituição na Espanha. Autora também foi a 1ª mulher presidente da Academia Brasileira de Letras.
Espetáculo 'Elis, a musical' chega a Brasília em outubro
G1 


Ao todo, 51 obras de Elis Regina integram o repertório da apresentação. Musical será em 2 e 3 de outubro; entrada varia de R$ 25 e R$ 100 a meia.




"El País", de Espanha, em português

GENTE


Robin Williams, em 'Amor além da Vida'.

Robin Williams sofria de Parkinson

ROSA JIMÉNEZ CANO San Francisco
Susan Schneider, a viúva do ator que se suicidou explica em um comunicado que ele acabava de descobrir o diagnóstico

ELEIÇÕES 2014

O nome de Marina é quase consenso como a nova candidata do PSB

AFONSO BENITES / BEATRIZ BORGES Recife / São Paulo
As principais lideranças do partido de Campos já apoiam o nome da ambientalista e começam a debater quem será o vice. A Executiva do partido se reunirá no próximo dia 17 em Brasília

O cerco à ex-senadora se fecha após carta do irmão de Campos

CARLA JIMÉNEZ / MARINA ROSSI São Paulo
O advogado Antônio Campos externou seu apoio ao nome da ambientalista para encabeçar a chapa presidencial
FÁTIMA PACHECO JORDÃO | SOCIÓLOGA

“A tragédia fortalece a vontade de mudança do eleitor”

C.J. São Paulo
A socióloga afirma que o episódio pode levar a um fechamento desse 'gap' entre a sociedade e a classe política.

A OTAN acusa a Rússia de uma incursão militar na Ucrânia

Uma coluna de blindados cruza o país vizinho por uma brecha na fronteira. Kiev começa a revistar o comboio de ajuda humanitária

Os bancos internacionais fracassam ao tentar resolver a crise argentina

ALEJANDRO REBOSSIO Buenos Aires
Os fundos abutres se recusaram a vender os bônus com um desconto para quatro grandes entidades financeiras

Buenos Aires denuncia uma empresa dos EUA por terrorismo

ALEJANDRO REBOSSIO Buenos Aires
Cristina Kirchner acusa uma gráfica que faliu e despediu 400 operários por supostos vínculos com os fundos

O Serviço de Inteligência alemão espionou o celular de Hillary Clinton

Um agente da Alemanha detido em julho passou a informação para a CIA. Clinton era secretária de Estado dos EUA
OFENSIVA JIHADISTA

A UE apoia o envio de armas para as autoridades curdas do Iraque

IGNACIO FARIZA Bruxelas
Os países-membros da União Europeia deram sinal verde de acordo com a capacidade técnica e legislativa de cada Estado

Os líderes sunitas manifestam apoio ao novo Governo iraquiano

Os líderes tribais das áreas que apoiam os jihadistas estão dispostos a participar no Executivo
TERRORISMO NA ÁFRICA

Boko Haram sequestra outras 50 pessoas no norte da Nigéria

Os terroristas capturam homens e crianças para somá-los a suas fileiras. Vizinhos dizem que o número de sequestrados chega a 97

A versão da polícia volta a incendiar a ira racial na cidade de Ferguson

JOAN FAUS Ferguson
O chefe dos policiais, Tom Jackson, acusa o jovem que foi morto aos 18 anos de roubo a uma loja, mas depois se contradiz

"Clarin", de Argentina, em português

ECONOMIA

Cristina quer aplicar lei que pode levar diretores de empresa americana à cadeia


Redação Clarín em Português

A presidente anunciou, na quinta, 14, que a quebra da empresa teria "gerado temor na população". A empresa, que tinha 400 empregados, fechou as portas. A chamada lei antiterrorismo', citada por Cristina Kirchner, prevê que os executivos peguem até quatro anos de cadeia. Nesta sexta, 15, cerca de 150 manifestantes protestam contra a empresa e os fundos 'abutres'.   

Cristina Kirchner critica a imprensa de novo
"Notícias ao Minuto", de Portugal
veja agora


"Notícias ao Minuto", do Brasil
veja agora

Capa da Folha, hoje



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.