Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
7 de agosto de 2014.
219.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 146 dias para acabar o ano.
768 - É eleito o Papa Estêvão IV
1767 - Alvará que concede privilégios aos directores da Real Fábrica de Chapéus de Pombal para aquisição de matérias-primas.
1794 - Tem lugar em Lisboa o último auto-de-fé.
Auto-de-fé ou auto-da-fé refere-se a eventos de penitênciarealizados publicamente (ou em espaços reservados para isso) com humilhação de heréticos e apóstatas bem como punição aos cristãos-novos pelo não cumprimento ou vigilância da nova fé lhes outorgada, postos em prática pela Inquisição, principalmente emPortugal e Espanha.
As punições para os condenados pela Inquisição iam da obrigação de envergar um sambenito (espécie de capa ou tabardopenitencial), passando por ordens de prisão e, finalmente, em jeito de eufemismo, o condenado era relaxado à justiça secular, isto é, entregue aos carrascos da Coroa (poder secular, em oposição ao poder sagrado do clero). O estado secular procedia às execuções como punição a uma ofensa herética repetida, em consequência da condenação pelo tribunal religioso. Se os prisioneiros desta categoria continuassem a defender a heresia e repudiar a Igreja Católica, eram queimados vivos. Contudo, se mostrassem arrependimento e se decidissem reconciliar com o catolicismo, os carrascos procederiam ao "piedoso" acto de os estrangular antes de acenderem a pira de lenha.
Os autos de fé decorriam em praças públicas e outros locais muito frequentados, tendo como assistência regular representantes da autoridade eclesiástica e civil.
Índice
[mostrar]
1816 - Simón Bolívar derrota a Espanha na Batalha de Boyacá.
1879 - É registrada a maior precipitação de neve no Brasil, quando a cidade gaúcha de Vacaria ficou coberta sob 2 metros de gelo.
1944 - Pablo Picasso termina o famoso quadro O tomateiro.
1955 - Início dos trabalhos de construção do Metropolitano de Lisboa.
1991 - Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.
1998 - Atentados terroristas contra as embaixadas estadunidenses em Quênia e Tanzânia.
1560 - Erzsébet Báthory, "A Condessa Sangrenta".
1830 - Dom Antônio de Macedo Costa, bispo brasileiro (m. ?).
1876 - Mata Hari (Margaretha Geertruida Zelle), espiã holandesa (m. 1917).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mata Hari | |
---|---|
Nome completo | Margaretha Gertruida Zelle |
Nascimento | 7 de agosto de 1876 Leeuwarden |
Morte | 15 de outubro de 1917 (41 anos) Vincennes |
Nacionalidade | Países Baixos |
Cônjuge | Rudolf John MacLeod (1895-1902) |
Filho(s) | Norman-John (1897-1899) Jeanne-Louise (1898-1919) |
Ocupação | Dançarina e cortesã |
Margaretha Gertruida Zelle (Leeuwarden, 7 de agosto de 1876— Vincennes, 15 de outubro de 1917), conhecida mundialmente como Mata Hari, foi uma dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial. Em diferentes ocasiões sua vida foi alvo da curiosidade de biógrafos, romancistas e cineastas. Ao longo do tempo, Mata Hari transformou-se em uma espécie de símbolo da ousadia feminina.1
Índice
[mostrar]Biografia
Mata Hari era filha de um empresário, Adam Zelle, e de Antje van der Meulen. A situação delicada de sua família piorou quando, aos 15 anos de idade, Mata perdeu sua mãe.1
No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, um casamento igualmente fracassado com Rudolf John MacLeod e de ter dois filhos, Norman-John MacLeod e Jeanne-Louise MacLeod, ela se mudou para Paris. Morou por algum tempo na ilha de Java, de onde tirou inspiração para seu pseudônimo.
1877 - Ulrich Salchow, patinador artístico sueco (m. 1949).
1883 - Joachim Ringelnatz, escritor alemão (m. 1934).
1911 - Políbio Gomes dos Santos, poeta português (m. 1939).
1919 - Francisco Stockinger, escultor, gravurista e chargista austríaco naturalizado brasileiro.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco "Xico" Stockinger | |
---|---|
Stockinger em seu ateliê-residência, em 2001 | |
Nascimento | 7 de agosto de 1919 Traun, Áustria |
Morte | 12 de abril de 2009 (89 anos) Porto Alegre, Brasil |
Nacionalidade | Austro-brasileiro |
Ocupação | Artista plástico |
Escola/tradição | Escultura |
Francisco Alexandre Stockinger (Traun, 7 de agosto de 1919 —Porto Alegre, 12 de abril de 2009), dito Xico Stockinger, foi umartista plástico austríaco, naturalizado brasileiro. Destacou-se como um dos principais escultores modernos brasileiros, tendo sido também gravurista, fotógrafo, chargista, artista gráfico e gestor cultural.
Índice
[mostrar]Biografia
Filho de pai austríaco e de mãe inglesa, Franz Alexander Stockinger nasceu em Traun, Alta Áustria. Quando tinha três anos e pouco a família emigrou para o Brasil, em fevereiro de 1923. Foram para o interior do município de Santo Anastácio, na fronteira do estado deSão Paulo com o Mato Grosso. Por volta de 1929, mudou-se com a mãe para capital paulista, onde foi interno no Colégio Mackenzie. Por volta de 1937, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Lá, entre outas atividades, fez curso de piloto no Aeroclube do Brasil, realizando um sonho de infância. Dois anos depois, entrou para a Navegação Aérea Brasileira (NAB), companhia aérea na qual fez curso de voo por instrumentos e um curso de Meteorologia, exercendo na empresa o cargo de Previsor do Tempo para a Aviação, por vários anos.
Em 1946, há referências que Stockinger tenha iniciado seus estudos artísticos no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, 1 embora essa informação jamais tenha sido confirmada por nenhum tipo de documento, conforme se percebe pela pesquisa de seis anos que resultou no livro "Stockinger - Vida e Obra", deJosé Francisco Alves (Chico Alves), em 2012.2 Corrobora com isso o que o próprio Stockinger escreveu, sobre suas tentativas iniciais de estudo em arte. Foram as frustadas aulas com o pintor Pedro Bruno, que o obrigou a desenhar, por dois meses seguidos, os busto de Sócrates, fazendo-o desistir. Posteriormente, no que seria o "Liceu", o artista entrou por uma porta e saiu por outra, uma vez que, na primeira aula, colocaram em sua frente justamente o busto de Sócrates! 3 Mas foi sob indicação do pintor Clóvis Graciano, no mesmo ano de 1946, que Xico Stockinger finalmente iniciou seus estudos em escultura, com Bruno Giorgi, no ateliê desse escultor que funcionava no antigo Hospício da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. Conviveu também com Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann e Maria Leontina. 4 Nesse período, a sua profissão era a de previsor do tempo, mas atuava também como caricaturista e paginador na imprensa carioca. Em especial, foi um "faz tudo" (diagramação, charges, caricaturas, ilustrações) no pasquim O Cangaceiro, entre 1953 e 1954.5
Em 1954, Stockinger se transferiu para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para trabalhar no jornal que estava sendo criado, A Hora, que iniciou a circular em novembro daquele ano. Lá, foi paginador, caricaturista, ilustrador e cronista de humor, cuja coluna, "Diário de Porto Alegre", era feita a "quatro mãos" com o jornalista Josué Guimarães. Em 1956, demitiu-se do jornal por solidariedade a colegas demitidos em conflitos profissionais do pessoal de redação com os proprietários do jornal. Desempregado e com dois filhos pequenos (Jussara Maria, 1950, e Francisco, 1951), começou a produzirxilogravura e foi eleito Presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (fundada em 1938), por três mandatos consecutivos. Em 31 de dezembro de 1958 naturalizou-se brasileiro. 1
Em 1961, juntamente com crítico e professor Carlos Scarinci, organizou e foi o primeiro diretor do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, função na qual permaneceu até meados de 1964. Ainda em 1961, foi ser caricaturista, chargista e cronista de humor no jornal Folha da Tarde (Porto Alegre), até 1973, ano em que passou a dedicar-se excusivamente à produção artística. Em 1963, foi diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, ocupando o cargo por cerca de um ano. Em 1967, foi novamente diretor do museu, quando também acumulou a direção da Divisão de Artes do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.6 .
Em 1974 foi submetido a cirurgia cardíaca em São Paulo, contraiu hepatite pós-operatória, sendo obrigado a fazer repouso. Nessa época, começou a cultivar cactos, atividade na qual era uma das autoridades na América Latina. Residia no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre.7
É de autoria de Stockinger com Eloisa Tregnago um conjunto de duas esculturas de bronze, obra pública entre as mais famosas de Porto Alegre, na Praça da Alfândega: Carlos Drummond de Andrade em pé, lê para Mário Quintana, sentado em um banco, 6 , as quais compõem o Monumento à Literatura, inaugurado em 26 de outubro de 2001.
Recebeu, em 1994, o título de cidadão honorário de Porto Alegre e, em 1997, o prêmio do Ministério da Culturana área de artes plásticas.4
Em 1986 foi operado pela segunda vez das coronárias, em São Paulo. Com mais de 80 anos de idade, Xico Stockinger continuou ativo e produzindo até sua morte, em abril de 2009, a poucos meses de completar noventa anos. Realizou mais de 30 exposições individuais, além de ter participado de dezenas de mostras coletivas.1
1928 - James Randi, cético canadense.
1932 - Abebe Bikila, maratonista etíope (m. 1973).
1935 - Yoná Magalhães, atriz brasileira.
1942
Tobin Bell, ator norte-americano
Caetano Veloso, cantor e compositor brasileiro.
1948 - Jorge Silva Melo, encenador, cineasta, actor e dramaturgo
1953 - Vera Holtz, atriz brasileira.
1954 - Valeriy Gazzayev, treinador russo de futebol.
1955 - Raul Gazolla, ator brasileiro.
1958 - Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden.
1960 - David Duchovny, ator americano da série The X-Files.
1961 - Yelena Davydova, ex-ginasta soviética.
1962 - Michael Weikath, compositor e guitarrista da banda Helloween.
1963 - Harold Perrineau Jr., ator estaduniense.
1964
Elsa Raposo, apresentadora de TV e socialite portuguesa.
Fernando Gonzalez, ator e médico hispano-brasileiro (não confundir com o tenista chileno de mesmo nome).
1965 - Elizabeth Manley, patinadora artística canadense.
1966
Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia.
Carla Andrino, atriz portuguesa.
1967 - Evgeny Platov, patinador artístico russo.
1970 - Bento Hinoto, guitarrista brasileiro dos Mamonas Assassinas (m. 1996).
1971 - Sydney Penny, atriz estadunidense.
1975 - Charlize Theron, atriz sul-africana.
1977 - Samantha Ronson, cantora e DJ inglesa.
1980 - Josiel, futebolista brasileiro.
1982
Thiago Maciel, futebolista brasileiro.
Marco Melandri, motociclista italiano.
1983
Christian Chávez, ator e cantor mexicano.
Leandro Guilheiro, judoca brasileiro.
Danny, futebolista português.
1985 - Daniel Gimeno-Traver, tenista espanhol.
1996 - Liam James, ator canadense.
1848 - Jöns Jacob Berzelius, químico sueco (n. 1779)
1855 - Mariano Arista, antigo presidente do México
1941 - Rabindranath Tagore, escritor, filósofo, poeta, músico e pintor indiano.
1957 - Oliver Norvelle Hardy, ator comediante do cinema mudo, conhecido pela dupla "O Gordo e o Magro", fazendo o papel do Gordo (n.1892)
1974 - Rosario Castellanos, narradora e poeta mexicana (n. 1925)
1985 - Jáder Moreira de Carvalho, escritor brasileiro (n. 1901)
2005 - Peter Jennings, jornalista canadense (n. 1938)
2007 - Clodoaldo Beckmann, médico, professor e erudito brasileiro.
2010 - Bruno Cremer, ator francês (n. 1929)
Dia da Independência da Costa do Marfim (1960).
Aniversário do estado do Rio Grande do Norte
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A história do Rio Grande do Norte começa ainda na pré-história, bem antes da chegada dos europeus ao continente americano. Há 11 300 ou9 000 anos atrás, estava começando o povoamento do território brasileiro. Os povos primitivos do Brasil teriam migrado para os Andes, depois o Planalto do Brasil, a região Nordeste, até chegarem ao Rio Grande do Norte.13 Inicialmente, o território potiguar era habitado por animais da megafauna e, algum tempo depois, começou a ser povoado por caçadores e coletores primitivos. Alguns desses povos primitivos deixaram vestígios que se encontram atualmente nos sítios arqueológicos de Angicos e Mutamba II,14 onde foram deixados rochas e vestígios de arte rupestre nas paredes das cavernas, desde inscrições até pinturas,15 cujo significado ainda é discutido, mas, entre várias teorias, a mais aceita afirma que tais vestígios serviam como instrumento de comunicação, pretendendo transmitir uma mensagem pela escrita (que, na época, era muito diferente da atual) e não como manifestação artísticas.15
Na época próxima à descoberta do Brasil, o litoral potiguar era habitado por povos vindos do atual estado doParaná e do Paraguai, que falavam o abanheenga, língua aglutinada e com reflexões verbais. Mais para o interior, nas regiões do Seridó, Chapada do Apodi e zona serrana, residiam os tapuias, povos indígenas que andavam totalmente nus, sem nenhuma cobertura, sem barbas e que depilavam todos os pelos existentes em seus corpos. As mulheres dessa tribo eram mais baixas que os homens e submissas aos seus maridos.16
Acredita-se que, antes mesmo da chegada dos portugueses, alguns navegadores espanhóis, como Alonso de Ojeda e Diego de Lepe, teriam chegado primeiro em terras norte-riograndenses.17 Há também a tese de que, pouco antes da descoberta do Brasil, Pedro Álvares Cabral tenha atingido o Rio Grande do Norte na praia de Touros. Mais
Santos do Dia
Sisto II, papa, e companheiros, mártires
São Caetano, presbítero
RIO DE JANEIRO
SÃO PAULO
MINAS GERAIS
BRASÍLIA
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da FolhaRS, BA, PR, SC
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.