terça-feira, 5 de agosto de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 5 de agosto de 2014 > Terça Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes
Mais que...
  • أثبت من الوشم
    • More permanent than a tattoo.
      • Tradução: "Mais permanente que uma tatuagem."
  • أثقل من جبل
    • Heavier than a mountain.
      • Tradução: "Mais pesado que uma montanha."
  • أجبن من نعامة
    • More fearful than an ostrich.
      • Tradução: "Mais temível que um avestruz."
  • أجود من حاتم
    • More generous than Hatim. (Hatim Al Ta'ee, a very generous man)
      • Tradução: "Mais generoso que Hatim." (Hatim Al Ta'ee, um homem muito generoso)
  • أحذر من غراب
    • More cautious than a crow.
      • Tradução: "Mais avisado que um corvo."
  • أحر من الجمر
    • Warmer than burning charcoal.
      • Tradução: "Mais quente do que carvão a arder"
  • أحرس من كلب
    • More watchful than a dog.
      • Tradução: "Mais atento que um cão."
  • أحرص من نملة
    • More careful than an ant.
      • Tradução: "Mais cauteloso que uma formiga."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1920, é publicada em Moscou, a "Carta do Construtivismo", revelando um movimento artístico baseado nos ideais do Estado Operário.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado naRússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos devanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundosocialista. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez porMalevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.
O construtivismo como movimento ativo durou até 1934, tanto na União Soviética como na República de Weimar, as suas proposições inovadoras influenciam fortemente toda a arte moderna. A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida naURSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricoscores primáriasfotomontagem e a tipografia sem serifa. O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do Século XX. (São considerados manifestações influenciadas pelo Construtivismo o De Stijl, a Bauhaus, o Suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa).
Do ponto de vista das artes plásticas, usando uma acepção mais ampla da palavra, toda a arte abstrata geométrica do período (décadas de 1920, 30 e 40) pode ser grosseiramente chamada de construtivista (o que inclui as experiências artísticas na Bauhaus, o Neoplasticismo e outros movimentos similares). No teatro, um de seus principais nomes foi o diretor teatral Meierhold, no cinema o grande nome foi Eisenstein, com suas teorias sobre a montagem cinematográfica. Um grande poeta, considerado construtivista, foi o russo Nicolai Asseiev, tendo Vladimir Maiakovski sofrido grande influência desta tendência..

ÍNDICE

   [mostrar

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que é, e respeito pelo que possa vir a ser." Jean Piaget
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jean Piaget
Busto de Jean Piaget
Nome completoJean William Fritz Piaget
Nascimento9 de agosto de 1896
Neuchâtelcantão de Neuchâtel
 Suíça
Morte16 de setembro de 1980 (84 anos)
GenebraSuíça
 Suíça
NacionalidadeSuíça
Ocupaçãoepistemólogopsicólogo
Magnum opusA Epistemologia Genética
Escola/tradiçãoUniversidade de Genebra
Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel9 de agosto de 1896Genebra16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológicanota 1 e fundou a Epistemologia Genéticateoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.1
Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtelonde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de PsicologiaEpistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Piaget também teve um considerável impacto no campo daciência da computaçãoSeymour Papert usou o trabalho de Piaget como fundamentação ao desenvolver a linguagem de programação Logo.2 Alan Kay usou as teorias de Piaget como base para o sistema conceitual de programação Dynabook, que foi inicialmente discutido em Xerox PARC. Estas discussões levaram ao desenvolvimento do protótipo Alto, que explorou pela primeira vez os elementos do GUI, ou Interface Gráfica do Usuário, e influenciou a criação de interfaces de usuárioa partir dos anos 1980.
Em 1919, viaja para Paris e começa a trabalhar no Instituto Jean-Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança. O nascimento dos filhos (1925-1931) amplia o convívio diário com a "criança pequena" e possibilita o registro de observações que geram novas hipóteses sobre as origens da cognição humana. Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio deCyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças).1

Índice

  [mostrar


Rússia > Moscou, a cidade onde surgiu, nas artes plásticas, o movimento construtivista > Veja Moscou agora, ao vivo, em streaming e com som ambiente, pela Webcam 


Valores de Mercado > Cícero Dias na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja 

Cícero Dias nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cícero Dias
Nome completoCícero dos Santos Dias
Nascimento5 de março de 1907
EscadaPernambuco
 Brasil
Morte28 de janeiro de2003 (95 anos)
ParisÎle-de-France
 França
ÁreaPintura
Desenho
Ilustração
Cenografia
Movimento(s)Modernismo
Cícero dos Santos Dias (Escada5 de março de 1907 — Paris28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro.1 2 3

Índice

  [mostrar

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em EscadaPernambuco, foi o sétimo dos onze filhos do casal Pedro dos Santos Dias e Maria Gentil de Barros Dias, e passou a infância num engenho de sua cidade de origem, na Zona da Matapernambucana. Em 1920, com treze anos, foi para o Rio de Janeiro. Entre os anos de 1925 e 1927, Cícero conheceu os modernistas e estudou pintura.
Em 1927, realizou sua primeira exposição individual, no Rio de Janeiro e, em 1928, abandonou a Escola de Belas Artes, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura.
Em 1937, executou o cenário do balé de Serge Lifar e Villa Lobos, expôs em coletiva de modernos em Nova Iorque e viajou a Paris, onde se fixou definitivamente. Em Paris, tornou-se amigo de Picasso, do poeta Paul Éluard, e entrou em contato com o surrealismo. Durante a ocupação da França foi feito prisioneiro dos alemães.
Em 1943, participou do Salão de Arte Moderna de Lisboa, onde obteve premiação e, em 1945, voltou a Paris e ligou-se ao grupo dosabstratos. Nesse mesmo ano, expõe em Londres, na Unesco em Paris e em Amsterdam.
O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avinhão, na França. Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra.
No início dos anos 1960, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres. Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife. Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve novamente na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo.
Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O Pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris
O Comitê Cícero Dias está preparando o catálogo raisonné da obra de Cícero Dias, desenho e pintura. (Catáloco Raisonné" é a mais definitiva e completa referência sobre a obra de um artista, contendo imagens, documentos e cartas.) 


Jornal da Gazeta
Pipa, papagaio, pandorga... no meu tempo, os espanhóis o chamavam de "barrilete". O papagaio é diversão de crianças e adultos, mas só vale se for artesanal, porque sua construção ensina artes manuais e princípios de aerodinâmica. E com ele vem também os perigos do cerol Vídeo 3 minutos

Jornal das 10 (Globo News)











Globo News em Pauta

Galeria em SP exibe obras dos artista plásticos Gary Hume e do brasileiro Daniel de Paula Vídeo 5 minutos



Bom Dia, Brasil > Edição de hoje

Band News FM 

Brasileiro que mora em Guiné e chefe do consulado no País falam sobre o ebola Sonoras



BBC Brasil, na foto e no mundo
Foto de super tempestade nos EUA vence concurso da National Geographic 10 imagens com premiados
  • Imagens de mergulhador em trilha submersa e de turista em balanço sob penhasco estão entre ganhadores de prêmio que teve 18 mil concorrentes.

Destaques e Análises

Exército diz que assumiu 'posições de defesa' fora do território; ataques seguiram até minutos antes de trégua de 72 horas.
Em entrevista à BBC Brasil faltando dois anos para abertura dos Jogos, prefeito do Rio rebate críticas e diz que evento terá impacto 'mais positivo de sua história' sobre a cidade.
Controlador da Fórmula 1 começou a ser julgado em abril sob acusações de suborno e de incitação a corrupção.
Pai teria declarado que publicou foto na rede social "para se divertir"; casal de franceses foi detido e indiciado por espancamento.
Jihadistas conquistaram cidades, campos de petróleo e represa estratégica no norte do Iraque; desertor do Isis revela 'crueldade' de grupo islâmico.
Objetivo de encontro é discutir acordos comerciais e novas oportunidades de negócios; vírus já matou 887 pessoas, diz OMS.




Saúde

Sociedade

Ciência e Tecnologia

Economia





* **



G1 > Pop & Arte
  1. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    Tapete vermelho de Gramado terá Juliana Paes, Santoro e Gagliasso

    Artistas nacionais e latinos já confirmaram presença no Festival de Cinema. Evento começa nesta sexta-feira (8) na cidade da serra gaúcha.
  2. CINEMA

    James Cameron lança documentário sobre profundezas do Pacífico

    Diretor de 'Avatar' chegou à Fossa das Marianas em submarino em 2012. Cineasta projetou equipamento que atingiu 10.898 metros de profundidade.
  3. POP & ARTE

    Broadway terá sua primeira Cinderela negra com atriz e cantora Keke Palmer

    Ao confirmar papel, atriz de 21 anos disse que 'sonhos tornam-se realidade'. Estreia acontece em setembro e será seu primeiro espetáculo na Broadway.
  4. CINEMA

    Latinos são a minoria mais subrepresentada em Hollywood

    Três quartos dos personagens de cinema são brancos, segundo estudo. Representação não acompanha realidade da população dos EUA.
  5. FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2014

    Atriz Daniela Escobar vai apresentar o Festival de Cinema de Gramado

    Gaúcha vai se unir a dupla Leonardo Machado e Renata Boldrini. Evento na serra gaúcha será realizado entre 8 e 16 de agosto.
  6. POP & ARTE

    Estrelas de 'The Big Bang theory' ganharão US$ 1 milhão por episódio

    Intérpretes de Sheldon, Leonard e Penny conseguiram aumento. Dois atores continuam negociações; gravações tinham sido interrompidas.
  7. CINEMA

    Sandra Bullock lidera lista de atrizes mais bem pagas de Hollywood

    Papel em 'Gravidade' a ajudou a conquistar US$ 51 milhões em 2013. Homens ainda ganham muito mais do que mulheres, segundo 'Forbes'.
  8. CINEMA

    Interpretar 'personagem real' é difícil, diz ator que é Paulo Coelho em filme

    Julio Andrade também já fez Gonzaguinha e Raul Seixas no cinema. Do diretor Daniel Augusto, 'Não pare na pista' estreia dia 14 de agosto.
  9. CINEMA

    Studio Ghibli, de 'A viagem de Chihiro', anuncia hiato de produção

    Produtor disse que estúdio não fará novos filmes nos próximos anos. Notícia chega após quase 1 ano da aposentadoria de Hayao Miyazaki.
  10. RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES FESTIVAL 2014

    Divulgada lista do Concurso de Bandas do Jazz e Blues Festival

    Rio das Ostras apresentou as 18 bandas que foram selecionadas. Vencedor vai ganhar contrato para se apresentar no evento em 2015.
Entrada da Câmara Municipal vira galeria de artes em Pouso Alegre (MG)
G1 


"Ritos" é o nome da primeira exposição e reúne obras de artistas da cidade. Galeria ganhou nome em homenagem ao arquiteto Ricardo Galvão.



Novo módulo de oficina de esculturas tem inscrições abertas em ...
G1


Matrículas podem ser feitas até quinta-feira (7). Vagas são limitadas a 12 participantes maiores de 14 anos.



Imagens do dia - 4 de agosto de 2014
G1 


Escultura de luz intitulada 'Spectra', do artista japonês Ryoji Ikeda, ilumina o céu de Londres > Veja esta e mais 15  imagens



Festival Tanabata em Ribeirão Preto expõe hábitos da cultura ja...
G1 


21ª edição do evento acontece de 8 a 10 de agosto, no Morro do São Bento. Gastronomia, oficinas de bonsai, dança e música estão na programação.


Em Pernambuco, peças de arte são expostas em Caruaru, Garanhuns e Triunfo
G1 


Confira detalhes sobre as mostras disponíveis em cada uma das cidades. Acesso às unidades é gratuito, segundo assessoria da instituição.



"El País" de Espanha, em português

Os EUA enviaram jovens a Cuba para promover mudanças na ilha

MAYE PRIMERA Miami
Através de sua agência de ajuda ao desenvolvimento, Washington mandou como turistas e voluntários agentes latinos destinados a encontrar cubanos que pudessem impulsionar transformações

O novo gesto de Francisco a favor da Teologia da Libertação

JUAN G. BEDOYA Santander
O Papa retirou a punição dada por João Paulo II em 1984 ao sacerdote e ex-ministro da Nicarágua, Miguel D'Escoto, de 81 anos

O abecedário da arte gratuita em Londres

Da galeria Saatchi, que expõe as enormes formigas de Gomezbarros, à mostra sobre a Primeira Guerra Mundial no Imperial War Museum

O Brasil reforça o “combate” para os Jogos Olímpicos de 2016

PEDRO CIFUENTES Rio de Janeiro
A Autoridade Olímpica se mostra otimista, apesar de só 25% das obras estarem prontas a dois anos do evento

Navas: um tesouro nacional que custou 100 bolas

ÁLVARO MURILLO San José (Costa Rica)
O goleiro chega à elite do futebol 11 anos após ser comprado a preço de banana

Flamengo em queda livre

PEDRO CIFUENTES Rio de Janeiro
O clube brasileiro, sob risco de rebaixamento pela primeira vez, contrata Vanderlei Luxemburgo como técnico


O Twitter inspira paixões, mas não consegue gerar lucros

ROSA JIMÉNEZ CANO San Francisco
Mesmo duplicando sua receita, a rede social está longe de ser lucrativa. O desafio é traduzir o crescimento em mais publicidade


A França eleva o tom e pede o fim do “massacre” no Oriente Médio

ANA TERUEL Paris
O governo de François Hollande exige um cessar-fogo na região e uma solução política para o fim do conflito

Kiev abre corredores e pede que os civis abandonem a zona pró-russa

PILAR BONET Moscou
O Ministério das Relações Exteriores russo anuncia exercícios militares para esta semana perto da fronteira entre os dois países
JAMES HENRY | ECONOMISTA

“Os ricos da América Latina mandaram seu dinheiro para fora”

ALEJANDRO REBOSSIO Buenos Aires
O economista da Tax Justice Network alerta que 4,5 bilhões de reais foram desviados em vários países do continente, mais do que sua dívida externa

A perspectiva de crescimento dos latino-americanos cai para 2,2%

A. R. Buenos Aires
A CEPAL alerta para uma deterioração do consumo privado e do investimento nos países da região
ATILA ROQUE | DIRETOR DA ANISTIA INTERNACIONAL

“A juventude quer a radicalização da democracia no Brasil”

MARÍA MARTÍN São Paulo
O diretor de Anistia Internacional no país diz que há um incômodo desta geração pelo enorme déficit de justiça na sociedade
ELEIÇÕES 2014

As denúncias marcam a corrida eleitoral no Brasil

CARLA JIMÉNEZ São Paulo
A CPI da Petrobras e um aeroporto na cidade de Claudio são munições da batalha entre o PT a oposição

Por que o voto é obrigatório?

Das dez maiores economias mundiais, só no Brasil os eleitores têm a obrigação, e não apenas o direito, de votar

A Telefónica explora novas compras no mercado brasileiro

A operadora espanhola não esconde o seu interesse pela GVT, filial de banda larga da francesa Vivendi

As novas fortunas chavistas investem sua riqueza em Miami

MAYE PRIMERA Miami
Os EUA anunciam que revogarão e negarão vistos a um grupo considerado “responsável” por reprimir protestos contra Maduro
"Clarin" de Argentina, em português

A recessão será pior depois do calote, dizem economistas


Ezequiel Burgos

Segundo 11 economistas entrevistados pelo jornal Clarín, o consumo e o crédito cairão mais no segundo semestre. Eles veem uma contração média de 2% do PIB. O cenário pode ser mais leve se houver saída logo para a encrenca da dívida. 

Argentinos olhando preços. Eles passaram a cuidar ainda mais do bolso diante da incerteza do que acontecerá. Mas tudo pode ser diferente, e muito menos grave, se crise da dívida for resolvida logo, como esperea o mercado financeiro

DO EDITOR AO LEITOR

Ministro da Economia, candidato de Cristina?


Ricardo Kirchbaum

Glamour e ambição parecem ser requisitos para ser ministro da pasta no governo da presidente Cristina Kirchner.  

Cristina acena para seus apoiadores reunidos, na semana passada, no pátio da Casa Rosada.

CRISE DA DÍVIDA: BATE-BOCA CONTINUA

“O mediador judicial é um incompetente”, diz governo


Redação Clarín em Português

O chefe de Gabinete de Cristina Kirchner, Jorge Capitanich, voltou a criticar o andamento do caso dos fundos abutres em Nova York. Poucas horas após as críticas de Capitanich ao mediador, nesta segunda, 4, o juiz Thomas Griesa o ratificou no posto. 

 Capitanich fala na Casa Rosada
"Público" de Portugal

Futuro da  Santa Casa de Misericórdia de Lisboa pode estar em causa, dizem auditores Mais





RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.