quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Eventos em destaque no dia 21 de agosto de 2014 > Quinta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

21 de agosto de 2014.
233.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 132 dias para acabar o ano.


230 — Eleito o Papa Ponciano, 18º papa.
1359 — Ismail II torna-se o nono rei nasrida de Granada, destronando o seu meio-irmão Maomé V. Reinará até à sua morte em 1360.

1508 — O Funchal é elevado à categoria de cidade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Funchal é uma cidade portuguesa na ilha da Madeira, capital da Região Autónoma da Madeira e a mais populosa fora do território continental português. A cidade coincide com o seuconcelho, e tem 76,15 km² de área e 111 892 habitantes (2011)1, subdividindo-se em 10 freguesias. A área metropolitana do Funchal, que inclui os concelhos de Câmara de LobosRibeira BravaSanta Cruz e Machico, tem uma população superior a 225 mil habitantes.
O município é limitado a norte pelo município de Santana, a nordeste por Machico, a leste por Santa Cruz e a oeste porCâmara de Lobos, sendo banhado pelo oceano Atlântico a sul. Foi a João Gonçalves Zarco que coube a capitania da cidade em1424, ano em que se iniciou o povoamento. As ilhas Selvagens, 250 quilómetros a sul do Funchal, pertencem a este município, havendo desta forma descontinuidade territorial.

Índice

  [mostrar

1522 — É assinado o tratado de Sunda Kalapa entre o Reino de Sunda e Portugal.
1770 — O capitão James Cook, no fim da sua viagem de descoberta da Austrália, reclama o continente em nome do Império Britânico.

1792 — A guilhotina é utilizada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, para executar um nobre após um rito sumário.
Site traz lista de guilhotinados na Revolução Francesa
 

 
 
Maria Antonieta e seus filhos
A rainha Maria Antonieta morreu na guilhotina em 1793, em Paris
Um site que apresenta uma das mais completas listas de pessoas guilhotinadas durante a Revolução Francesa está fazendo sucesso na França.

“Você tem um ancestral decapitado durante a Revolução?”, é a pergunta feita na página de abertura do site Les Guillotinés (“Os Guilhotinados”), que reúne nomes de cerca de 18 mil vítimas desse período da História da França, que durou dez anos. Leia mais

Avez-vous eu un ancêtre
DECAPITÉ
Pendant la Révolution ?
Consultation des patronymes par ordre alphabétique, des fiches nominatives, des sources documentaires et de la chronologie de la révolution :
Condamnés à mort , à la déportation , et à l'emprisonnement













1808 — Batalha do Vimeiro, em Portugal, na qual o exército de Napoleão foi derrotado.
1810 — O marechal de Napoleão Bonaparte, Jean-Baptiste Bernadotte, é aceito em Estocolmo como rei da Suécia e é implantada no país a dinastia dos Bernardotte.
1879 — Um tratado de Paz e Amizade entre Bolívia e Espanha é assinado em Paris.
1898 — Fundação do Club de Regatas Vasco da Gama.
1911 — Em Portugal é promulgada a constituição de 1911.

1911 — O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois.
"Mona Lisa Del Gioconda, o grande amor do solitário Da Vinci Leia 
No vídeo abaixo: Monalisa e os mistérios da geometria.

1954 — Inauguração do Parque do Ibirapuera.

1959 — O Havaí é proclamado pelo então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, como o 50° Estado norte-americano.
1963 — A prisão de Alcatraz, situada na baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é desativada. Seu preso mais famoso foi o mafioso italiano Al Capone.

1968 — Termina a Primavera de Praga, com a invasão da Checoslováquia por 20 000 soldados e 5 000 tanques do Pacto de Varsóvia.

1969 — Uma junta militar assume o poder no Brasil quando o presidente Costa e Silva sofre uma trombose cerebral.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aurélio de Lira TavaresMárcio de Sousa e Melo eAugusto Rademaker, a Junta militar brasileira de 1969.
Eleito Presidente da República em 3 de outubro de 1966 e empossado em 15 de março do ano seguinte, o Marechal Artur da Costa e Silva inaugurou o período mais repressivo doRegime Militar de modo a preservar os objetivos do movimento que depusera João Goulart, ainda que às custas de um fortalecimento do Executivo e do endurecimento do regime em detrimento dos demais poderes e instituições constituídas do país e em oposição à sociedade civil organizada. Reflexo disso é que, em pouco mais de trinta meses de governo e mesmo sob a égide da Constituição Federal de 1967, seu governo editou oito atos institucionais e vinte e quatro atos complementares em resposta ao quadro de radicalização política que culminaria com a decretação do AI-5 em 13 de dezembro de 1968, ano das mais intensas manifestações contra o governo militar, sobretudo as oriundas do movimento estudantil.
A partir de então recrudescem as ações do governo de modo a restaurar seu controle sobre a vida sócio-institucional do país não raro perseguindo e torturando (em especial através da "Operação Bandeirantes", embrião do DOI-CODI) os "subversivos" e opositores do regime que por sua vez respondiam através de sequestros e ações de guerrilha. Tal impasse justificava, então, o endurecimento governamental. Imaginava o poder militar porém que, uma vez deblados os focos de resistência, seria possível restaurar a "normalidade" e nisso teria sido encomendado o anteprojeto de uma nova carta magna ao vice-presidente Pedro Aleixo, entretanto a doença do presidente Costa e Silva e seu posterior afastamento em razão de uma trombose cerebral abortaram as articulações nesse sentido.
Preocupada com a preservação do ideário e objetivos do movimento militar de 1964 a "linha dura" do regime tomou em suas mãos as rédeas do processo político e já em 31 de agosto de 1969 tomou posse uma Junta Militar composta pelo General Aurélio de Lira Tavares (Ministro do Exército), pelo Almirante Augusto Rademaker (Ministro da Marinha) e pelo Brigadeiro Márcio de Sousa e Melo (Ministro da Aeronáutica) impedindo assim que a sucessão se fizesse em favor do vice-presidente como previa a Constituição. Menos de uma semana após a investidura desse triunvirato no poder foi editado o Ato Institucional Número Treze que punia com a pena de banimento os brasileiros considerados "ameaça à segurança nacional" e ainda o Ato Institucional Número Quatorze, cujo teor previa a pena de morte e a prisão perpétua para os casos de "guerra revolucionária e subversiva". Tais medidas vieram a público graças a repercussão em torno do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick em 4 de setembro de 1969 por adversários do regime militar e sua libertação em troca de por um grupo de quinze prisioneiros políticos, dentre os quais estava o líder estudantil José Dirceu, que anos depois viria a integrar o governo Lula. Após o fim do sequestro a Junta Militar sancionou (em 18 de setembro) a nova Lei de Segurança Nacional.
Embora vice-presidente "de direito", Pedro Aleixo foi tratado como mera figura decorativa e não teve esquecido pela cúpula militar seu voto contrário à edição do AI-5 e nisso o mandato tanto de Costa e Silva como de seu vice foram declarados extintos em 6 de outubro de 1969 e no dia 17 do mesmo mês foi outorgada uma nova Constituição, oficialmente denominada de "Emenda Constitucional Número Um", na prática a legalização dos princípios defendidos pela "linha dura" militar. Em 22 de outubro o Congresso Nacional foi reaberto após dez meses de recesso e nesse mesmo dia o General Emílio Garrastazu Médici e o Almirante Augusto Rademaker foram indicados candidatos a presidente e a vice-presidente da República sendo eleitos no dia 25 e empossados no dia30 de outubro de 1969.

1970 — O tufão Anita devasta o sul e oeste do Japão.
1991 — Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letónia proclama sua independência da URSS.

1998 — Os Estados Unidos destroem uma indústria farmacêutica no Sudão, acreditando ser uma fábrica de armas químicas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Operação Infinite Reach
Operation Infinite Reach.jpg
Uma fábrica no Sudão bombardeada pelos Aliados.
Data20 de agosto de 1998
LocalAfeganistão e Sudão
DesfechoContestado
Combatentes
 Estados UnidosFlag of Jihad.svg Al-Qaeda
Flag of Harkat-ul-Mujahideen.svg Harkat-ul-Mujahideen
Flag of Sudan.svg Frente Islâmica Nacional
Principais líderes
Flag of the United States.svg Anthony ZinniFlag of Jihad.svg Osama Bin Laden
Forças
Cerca de 10 navios e 5 submarinosSem relatos
Vítimas
Não houveFlag of Jihad.svg 6 mortos
Flag of Sudan.svg 1 morto
Os bombardeios do Afeganistão e Sudão de agosto de 1998 (codinome de Operação Infinite Reach pelos Estados Unidos) foram ataques de mísseis Tomahawk de um cruzador da Marinha dos Estados Unidos, em 20 de agosto de 1998, sobre as bases terroristas e campos de treinamento da Al-Qaeda no Afeganistão e a uma fábrica farmacêutica no Sudão, na sequência de suspeitas de que a fábrica de al-Shifa estava produzindo armas químicas e era controlada pelo terroristaárabe Osama bin Laden. O ataque foi em retaliação pelosatentados às embaixadas americanas no Quênia e na Tanzâniaque mataram 224 pessoas (incluindo 12 americanos) e feriram 5.000.1



2001 — O Fundo Monetário Internacional (FMI) concede à Argentina uma ajuda adicional de US$ 8 milhões para tentar acabar com a recessão no país.


1165 — Filipe II de França (m. 1223).

1567 — São Francisco de Sales, Doutor da Igreja (m. 1622).
"Doutor" é um título religioso de alto destaque, muito mais que um santo convencional. O catolicismo possui em torno de 400 Doutores da Igreja, nada mais que isso, o que os torna muito especiais.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doutor da Igreja (em latimdoctor - "professor"; de docere - "ensinar") é um título conferido por uma variedade de igrejas cristãs a indivíduos de reconhecida importância, particularmente nos campos da teologia ou doutrina católica.

Índice

  [mostrar

Antes do século XVI

Na Igreja ocidental, quatro Padres da Igreja já haviam conquistado esta honra já no início da Idade MédiaSão Gregório MagnoSanto AmbrósioSanto Agostinho e São Jerônimo. O termo "quatro Doutores" é comumente encontrado nas obras dos escolásticos e um decreto do papa Bonifácio VIII (1298) ordenou que se celebrassem festas, aos pares, em toda a igreja1 .

1643 — Afonso VI de Portugal (m. 1683).
1725
Jean-Baptiste Greuze, pintor francês (m. 1805).
Guilherme IV do Reino Unido (m. 1837).
1789 — Augustin Louis Cauchy, matemático francês (m. 1857).
1858 — Rudolfo de Habsburgo, príncipe herdeiro da Áustria-Hungria (m. 1889).
1891 — Emiliano Mercado del Toro, cidadão portorriquenho, que era a pessoa mais velha do mundo até a data de sua morte (m. 2007).
1893 — Theresa Weld, patinadora artística estadunidense (m. 1978).
1904 — Count Basie, músico de jazz estadunidense (m. 1984).

1917 — Josué Montello, escritor brasileiro (m. 2006).

1921 — Milton Ribeiro, ator brasileiro, protagonista do filme "O Cangaceiro", da Vera Cruz (m. 1972).

1925 — Jorge Videla, ex-militar e político argentino.
1927 — Thomas S. Monson, 16º presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
1932 — Melvin Van Peebles, ator, escritor e diretor norte-americano.
1936 — Wilt Chamberlain, jogador de basquete norte-americano (m. 1999).
1937
Bento Prado Júnior, filósofo, escritor, professor, crítico literário, tradutor e poeta brasileiro.
Gustavo Noboa, político equatoriano.
1938 — Kenny Rogers, cantor, compositor e ator norte-americano.
1944 — Peter Weir, roteirista e diretor de cinema australiano.
1949
Gerson Gabrielli, político brasileiro.
Loretta Devine, atriz estadunidense.
1952
Glenn Hughes, vocalista e baixista do grupo Deep Purple.
Joe Strummer, vocalista e guitarrista do grupo The Clash.
1953 — Gérard Janvion, ex-futebolista francês.
1954 — Didier Six, ex-futebolista francês.
1956 — Kim Cattrall, atriz britânico-canadense.

1961 — Stephen Hillenburg, cartunista e diretor de animação norte-americano.

1962 — Tsutomu Miyazaki, assassino em série japonês.
1963
Mohammed VI de Marrocos.
Richmond Arquette, ator norte-americano.
1967
Carrie-Anne Moss, atriz canadense.
Serj Tankian, vocalista e tecladista do grupo System of a Down.
1968 — Antonio Benarrivo, ex-futebolista italiano.
1970
Carmo Dalla Vecchia, ator brasileiro.
Murilo Rosa, ator brasileiro.

1971 — Liam Howlett, cantor britânico.
1972 — Luciano de Souza, futebolista brasileiro.
1973 — Sergey Brin,co-fundador e atual presidente de tecnologia da Google

1975 — Alicia Witt, atriz norte-americana.

1978 — Jéfferson Feijão, futebolista brasileiro.
1979 — Kelis, cantora norte-americana.
1984 — Alizée, cantora francesa.
1985
Nicolas Almagro, tenista argentino.
Daniel Bernhardt, futebolista alemão.
1986 — Usain Bolt, atleta jamaicano.
1987
Bruno Pinheiro, futebolista português.
Anderson Martins, futebolista brasileiro.
1988 — Whitney Sloan, atriz britânica.
1989
Robert Knox, ator britânico nascido na Inglaterra (m. 2008).
Hayden Panettiere, atriz e cantora norte-americana.

1992
Brad Kavanagh, ator inglês.
Felipe Nasr, piloto brasileiro de corridas.


1131 — Balduíno de Bourcq, cruzado e rei de Jerusalém.
1157 — Afonso VII, rei de Leão e Castela (n. 1105).
1614 — Condessa Elisabeth Báthory (n. 1560).

1853 — Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil, também conhecida por Joana D'Arc do Brasil (n. 1792).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Quitéria de Jesus
Maria Quitéria (Domenico Failutti, 1920)
Nascimento27 de julho de 1792
Feira de SantanaBahia,Brasil colonial
Reino de Portugal Portugal
Morte21 de agosto de 1853 (61 anos)
Salvador, Bahia
Império do Brasil Brasil
NacionalidadeImpério do Brasil Brasileira
Ocupaçãomilitar
Maria Quitéria de Jesus (Feira de Santana27 de julho de 1792 —Salvador21 de agosto de 1853) foi uma militar brasileira, heroína daGuerra da Independência.
Em 1996 o Estado brasileiro atribuiu-lhe o título de patrona doQuadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro1
Seus feitos são recorrentemente comparados ao da mártir francesaJoana d'Arc.

Índice

  [mostrar

Biografia

Infância e juventude

Maria Quitéria nasceu no sítio do Licurizeiro (Syagrus coronata), uma pequena propriedade no Arraial de São José das Itaporocas, nacomarca de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, atual município de Feira de Santana no estado da Bahia. A data mais aceita pelos pesquisadores para o seu nascimento é a de 1792. Foi a filha primogênita dos portugueses nascidos na colônia do Brasil Gonçalo Alves de Almeida e Quitéria Maria de Jesus.
Em 1803, tendo cerca de dez ou onze anos de idade, perdeu a mãe. Cinco meses após enviuvar, o pai casou-se em SEGUIDA FEZ A SEGUNDA núpcias com Eugênia Maria dos Santos, que veio a falecer pouco tempo depois, sem que da união nascessem filhos. A família mudou-se então para a fazenda [serra da Agulha].
Na nova residência, Gonçalo Alves casou-se pela terceira vez, com Maria Rosa de Brito, com quem teve mais três filhos. A nova madrasta, afirma-se, nunca concordou com os modos independentes de Maria Quitéria. Embora sem uma educação formal, uma vez que à época as escolas eram poucas e restritas aos grandes centros urbanos, Maria Quitéria aprendera a montar, a caçar e a usar armas de fogo, conhecimentos essenciais à época.
1925 — Irineu Marinho, jornalista brasileiro (n. 1876).

1936 — Francisco Calvo Burillo, santo espanhol (n. 1881).

1940 — Leon Trotsky, revolucionário russo, assassinado. (n. 1879)
CapaO envolvimento da pintora mexicana Frida Kahlo com o ativista exilado Leon Trotsky, é contado em livro com riqueza de informações mas, sobretudo, com a sutileza de uma análise psicológica suficientemente penetrante para que o leitor entenda uma atração tão improvável. Trotsky, casado, sessentão e com a saúde frágil, chegou ao México exilado, após um périplo forçado por diversos países da Europa, perseguido por agentes de  Stálin (um deles, Ramon Mercader, acabaria matando Trotsky a golpes de machado, pouco tempo depois, num dos assassinatos políticos mais célebres da História). Frida, com menos de 30 anos, com vários namorados (e namoradas) mais atraentes à disposição, sentiu-se imediatamente atraída não pelo homem Trotsky, mas pelo ídolo de seu marido Diego, que acabara de traí-la com a irmã dela, Cristina. Ou seja, o tórrido mas breve affair foi em parte motivado pelo desejo de vingança, sugere a autora, fundamentando a tese com a transcrição de cartas de todos os envolvidos. Leia mais

1958 — Kurt Neumann, cineasta alemão que fez carreira nos Estados Unidos (n. 1908).
1980 — Jennifer Nicks, patinadora artística britânica (n. 1932).
1986 — Alexandre O'Neill, poeta surrealista português (n. 1924).

1989 — Raul Seixas, poeta e músico brasileiro (n. 1945).

2003 — Nuno Castel-Branco, médico português (n. 1931).
2008 — Jerry Finn, produtor musical estadunidense (n. 1969).
2010 — Rodolfo Fogwill, escritor argentino (n. 1941).


Brasil
Dia do Club de Regatas Vasco da Gama. 
Dia da Habitação (Lei n°4.380)

Santos do dia
Papa São Pio X
São Sidônio Apolinário
Santo Euprépio de Verona

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.