domingo, 10 de agosto de 2014

Eventos em destaque no dia 11 de agosto de 2014 > Segunda-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

11 de agosto de 2014.
223.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 142 dias para acabar o ano.



3114 a.C. - Começo da atual era na Contagem Longa do Calendário Maia.

480 a.C. - Guerras Persas: os persas de Xerxes I derrotam os espartanos de Leônidas na Batalha das Termópilas. No mesmo dia foi travada a batalha de Artemísio, terminada em empate.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Batalha das Termópilas foi travada no contexto da Segunda Guerra Médica entre uma aliança de pólis gregas liderados pelo Rei Leônidas de Esparta e o Império persa de Xerxes I. A batalha durou três dias e se desenrolou no desfiladeiro das Termópilas('Portões Quentes') em agosto ou setembro de 480 a.C. Ao mesmo tempo ocorreu a Batalha de Artemísio.
Batalha das Termópilas
Parte das Guerras Médicas
Thermopylae ancient coastline large.jpg
O local da batalha nos dias atuais.
Data7 de agosto1 ou 8-10 de setembro,2480 a.C.
LocalTermópilasGrécia
DesfechoVitória do Império Persa
Perdas territoriaisPérsia ganha o controle de Beócia e marcha para Atenas
Combatentes
Cidades-estados gregasImpério Persa
Comandantes
Temístocles,
Leônidas I   ,
Demófilo  
Xerxes I,
Mardónio,
Hidarnes
Forças
Total
5 200+ (Heródoto)
7 400+ (Diodoro)
11 200 (Pausânias)
Total
2 600 000 (Heródoto)3
~800 000 (Ctésias)4
70 000–300 000 (estimativas modernas)
Baixas
1 000 a 4 000 (Heródoto)5~20 000 (Heródoto)6
A invasão persa foi uma resposta tardia à Primeira Guerra Médica, que havia terminado com a vitoria de Atenas na Batalha de Maratona. Xerxes reuniu um vasto exército e uma marinha para conquistar toda a Grécia e, em resposta à iminente invasão, o general ateniense Temístocles propôs que os aliados gregos bloqueassem o avanço do exército persa no desfiladeiro das Termópilas, enquanto bloqueavam o avanço da marinha persa no estreito de Artemísio.
Um exército aliado formado por aproximadamente 7000 homens marchou ao norte para bloquear a passagem no verão de480 a.C. O exército persa, que, segundo estimativas modernas seria composto por 300 000 homens, chegou a passagem no final de agosto ou início de setembro. Em um número bem menor, os gregos detiveram o avanço persa durante sete dias no total (incluindo três de batalha). Durante dois dias repletos de batalha uma pequena força liderada pelo Rei Leônidas I deEsparta bloquearam a única maneira que o imenso exército persa poderia usar para entrar na Grécia. Após o segundo dia de batalha, um residente local chamado Efialtes traiu os gregos, mostrando aos invasores um pequeno caminho que podiam utlizar para acessar a parte traseira das linhas gregas. Sabendo que suas linhas seriam ultrapassadas, Leônidas descartou a maior parte do exército grego, permanecendo para proteger a sua retirada, juntamente com 300 espartanos, 700 téspios, 400tebanos e talvez algumas centenas de soldados, porém a maioria dos quais morreram em batalha.
Após o confronto, a marinha dos aliados em Artemísio recebeu a notícia da derrota nas Termópilas. Uma vez que sua estratégia requeria manter tanto Termópilas como Artemísio, o exército aliado decidiu retirar-se paraSalamina. Os persas cruzaram Beócia e capturaram a cidade de Atenas, que previamente havia sido evacuada. No entanto, buscando uma vitória decisiva sobre a frota persa, o exercito aliado atacou e derrotou os invasores naBatalha de Salamina no final do ano. Temendo ser preso na Europa, Xerxes se retirou com a maior parte de seu exército para a Ásia, deixando o general Mardónio no comando do exército restante para completar a conquista da Grécia. Entretanto, no ano seguinte, os aliados conseguiram uma vitória decisiva na Batalha de Plateias, acabando com a invasão persa.
Escritores antigos e modernos têm utilizado a Batalha das Termópilas como um exemplo do poder que um exército patriótico pode exercer defendendo seu próprio solo com um pequeno grupo de combatentes. O comportamento dos defensores na batalha também é usado como um exemplo nas vantagens do treinamento, do equipamento e bom uso da terra como multiplicadores de força de um exército, tornando-se um símbolo de coragem contra as adversidades.

Índice

  [mostrar

1738 - É criada a Capitania de Santa Catarina, através de Provisão Régia da Coroa Portuguesa, a qual desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.
1826 - Fundação do Município de Tatuí.

1827 - Instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil pelo imperador Pedro I, ano em que foram abertas as faculdades de Direito de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).

1829 - Na Ilha Terceira ocorre a Batalha da Praia da Vitória, entre as forças absolutistas de D. Miguel e liberais de D. Maria II e D. Pedro, com a vitória dos últimos.
D. Pedro I do Brasil (D. Pedro IV de Portugal) só viria renunciar ao trono brasileiro em 1831, mas já estava diretamente envolvido na guerra civil para depor, em Portugal, o irmão D. Miguel, que usurpara o trone que, por direito, pertenceria a Dona Maria da Glória que, acabaria sendo entronizada como D. Maria II. 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guerra Civil Portuguesa
Batalha da Praia da Vitória.jpg
Batalha da Praia da Vitória, uma das batalhas da Guerra Civil Portuguesa
Data1828 – 1834
LocalPortugal
DesfechoVitória liberal

Concessão de Évora Monte:
→ A monarquia constitucional é restaurada
→ Dom Miguel renuncia todas as suas pretensões ao trono e parte para o exílio
Combatentes
Flag Portugal (1830).svg Liberais
Apoiados por:
Flag of the United Kingdom.svg Reino Unido
Flag of Belgium.svg Voluntários Belgas
Flag of France.svg França (a partir de 1830)
Flag of Spain.svg Espanha (a partir de 1834)
Flag Portugal (1707).svg Miguelistas
Apoiados por:
Flag of Spain.svg Espanha (até 1833)
Comandantes
D. Pedro IV
Duque da Terceira
Duque de Saldanha
Duque de Palmela
D. Miguel I
Visconde de Montalegre
Visconde de Santa Marta
Visconde de Azenha
Marquês de Chaves
Guerra Civil Portuguesa, também conhecida como Guerras LiberaisGuerra Miguelista ou Guerra dos Dois Irmãosfoi a guerra civil travada em Portugal entre liberais constitucionalistas e absolutistas sobre a sucessão real, que durou de 1828 a 1834. Em causa estava o respeito pelas regras de sucessão ao trono português face à decisão tomada pelas Cortes de 1828, que aclamaram D. Miguel I como rei de Portugal. As partes envolvidas foram o partido constitucionalista progressista liderado pela Rainha D.ª Maria II de Portugal com o apoio de seu pai, D. Pedro IV de Portugal, e o partido tradicionalista de D. Miguel I de Portugal e ainda o Reino Unido, a França, a Espanha e a Igreja Católica.

Índice

  [mostrar

A sucessão de D. João VI

A morte do rei D. João VI de Portugal em 1826 criou uma disputa sobre a sucessão real. O herdeiro imediato era D. Pedro, que contudo havia sido deserdado na sequência dos eventos de 7 de Setembro de 1822 que levaram àindependência do Brasil.
Após a morte de D. João VI, a regência foi confiada à Infanta Isabel que nomeou D. Pedro, então Imperador do Brasil, como sucessor. Em 1826, D. Pedro torna-se Rei de Portugal comoPedro IV de Portugal, mas, como a constituição brasileira de 1824 impedia que governasse ambos os países, abdicou um mês depois para a filha Maria da Glória, uma menina de sete anos, até esta cumprir a idade necessária para casar com seu irmão D. Miguel.

1869 - Nuno José de Moura Barreto substitui Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo no cargo de ministro do reino de Portugal.
1900 - É fundada a Associação Atlética Ponte Preta de Campinas.

1903 - É fundado o Centro Acadêmico XI de Agosto, na Faculdade de Direito de São Paulo, cuja primeira gestão foi presidida por Pedro Dória.

1909 - Primeiro navio a transmitir o pedido de SOS pelo rádio, o Arapahoe estava perdido no norte do continente americano.
1920 - A União Soviética reconhece a independência da Letónia.
1928 - Fundação do município Pereira Barreto.
1930 - É fundada a Fundação Logosófica em Córdoba (Argentina).
1945 - A Experiência Trinity (primeiro teste nuclear da História) torna-se oficialmente pública através do Relatório Smyth.
1948 - Georgi Dimitrov torna-se secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro.
1960 - Independência do Chade.

1980 - A construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é iniciada.

1999 - Último eclipse solar total no século XX, visível em toda a Europa e Ásia
2008 - Ketleyn Quadros torna-se a primeira mulher a conquistar uma medalha em Olimpíadas para o Brasil em esportes individuais (judô).


1313 - Aradia di Toscano, primeira bruxa na tradição italiana.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Herodias
Aradia (Herodias) é uma das personagens mais importantes da Stregheria(Bruxaria Italia), chamada de Strega Sagrada, nasceu em 11 de Agosto de 1313 d.C. em Volterra, Toscana, região Norte da Itália.
As tradições e folclore da Bruxaria Italiana contam que Aradia foi enviada a Terra por sua mãe Diana, a Grande Deusa das Bruxas e Fadas, para que ela ensinasse a Bruxaria aos homens e trouxesse o reflorescimento da Antiga Religião Pagã.
Aradia é considerada uma "Avatar" feminina; uma Deusa que encarnou na Terra para trazer a liberdade para as classes oprimidas pelo clero e pela nobreza.
Sua história foi contada de geração em geração pelos Clãs e famílias de Streghe.
Parte de sua história pode ser encontrada na obra do folclorista Charles G. Leland, Aradia, Il Vangelo delle Streghe Italiane.

1467 - Maria de Iorque, princesa da Inglaterra (m. 1482).

1744 - Tomás Antônio Gonzaga, poeta e inconfidente mineiro (m. 1810).

1778 - Friedrich Ludwig Jahn, pedagogo alemão (m. 1852).
1781 - Joaquim Gonçalves Ledo, político e jornalista brasileiro (m. 1847).
1826 - Andrew Jackson Davis, médium norte-americano (m. 1910).
1833
Robert G. Ingersoll, militar, político e jurista norte-americano (m. 1899).
Kido Takayoshi, político japonês (m. 1877).
1837 - Marie François Sadi Carnot, presidente da França (m. 1894).
1858 - Christiaan Eijkman, físico holandês (m. 1930).
1863 - Gaston Doumergue, político francês (m. 1937).
1864 - Duarte Leite, historiador e diplomata português (m. 1950).
1892 - Eiji Yoshikawa, roteirista japonês (m. 1962).
1897 - Enid Mary Blyton, escritora inglesa.
1901 - Carlos Bernardo González Pecotche, pensador argentino (mais conhecido pelo pseudônimo Raumsol), criador da Logosofia.
1902
Alfredo Binda, ciclista italiano (m. 1986).
Lloyd Nolan, ator e cantor norte-americano (m. 1985).
1905 - Erwin Chargaff, bioquímico austríaco-americano (m. 2002).
1912 - Thanom Kittikachorn, militar e político tailandês (m. 2004).
1913 - Cristiano Portela de Araújo Pena, bispo brasileiro (m. 2000)
1916 - Johnny Claes, piloto belga de Fórmula 1 (m. 1956).
1921 - Aluísio Alves, político brasileiro (m. 2006).

1925 - Arlene Dahl, atriz e cantora norte-americana.

1926
Aaron Klug, cientista lituano, ganhador de um Prêmio Nobel de Química.
Pedro Antônio Marchetti Fedalto, arcebispo brasileiro.
1928
Arlene Dahl, atriz norte-americana.
Beniamino Andreatta, economista italiano (m. 2007).
1932 - Fernando Arrabal, escritor e cineasta espanhol.
1933 - Jerzy Grotowski, diretor de teatro polonês.
1934 - Paulo Fernando Craveiro, escritor e crítico de arte brasileiro.
1941
Alla Kushnir, enxadrista russo-israelita.
John Simon, músico e produtor estadunidense.
1942 - Tabajara Ruas, escritor e cineasta brasileiro.
1943 - Pervez Musharraf, político e militar paquistanês.
1944 - Ian McDiarmid, ator escocês.
1946 - Óscar Berger, político guatemalteco.
1947 - Jan Henne, ex-nadadora norte-americana, campeã olímpica.
1948 - Jan Palach, ativista tcheco (m. 1969).
1949 - Eric Carmen, cantor e músico norte-americano.

1950 - Steve Wozniak, pioneiro dos computadores pessoais e co-fundador da Apple Computer.

1952
Nahim, cantor e compositor brasileiro.
Antônio Muniz Fernandes, bispo brasileiro.
1953 - Hulk Hogan, ator e wrestler norte-americano.
1954 - Joe Jackson, cantor e músico britânico.
1957 - Carlos Trucco, ex-futebolista boliviano.
1959 - Gustavo Cerati, músico argentino.
1960
Tomislav Ivković, ex-futebolista croata.
Sergey Krakovskiy, ex-futebolista ucraniano.
1964
Gérson de Abreu, ator e humorista brasileiro (m. 2002).
Lawrence Monoson, ator norte-americano.
Jim Lee, desenhista coreano.

1965
Shinji Mikami, criador do jogo Resident Evil.
Embeth Davidtz, atriz norte-americana.
Gunnar Halle, ex-futebolista norueguês.
Viola Davis, atriz norte-americana.
1966
Duff Gibson, piloto de skeleton canadense.
Nigel Martyn, ex-futebolista inglês.
1967
Massimiliano Allegri, ex-futebolista e treinador italiano de futebol.
Enrique Bunbury, cantor espanhol.
Eric Maleson, atleta brasileiro de bobsled.
1968
Alan Kelly, ex-futebolista irlandês.
Anna Gunn, atriz norte-americana.
1969
Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista brasileiro.
Ashley Jensen, atriz escocesa.
Adriana de Oliveira, modelo brasileira (m. 1990).

Dru Berrymore, atriz alemã.

1970
Karina Barum, atriz brasileira.

Daniella Perez, atriz brasileira (m. 1992).

Aaron Lawrence, ex-futebolista jamaicano.
Gianluca Pessotto, ex-futebolista italiano.
Jorge Luis Campos, ex-futebolista paraguaio.
1971 - Alejandra Barros, atriz mexicana.
1973
Ruberth Moran, ex-futebolista venezuelano.
Dutra, futebolista brasileiro.
1976
Erick Lindgren, jogador de pôquer estadunidense.
Hugo Vieira, futebolista português.
Iván Córdoba, ex-futebolista colombiano.
1977 - Adriano Gabiru, futebolista brasileiro.
1979
Walter Ayoví, futebolista equatoriano.
Ricardo Villar, ex-futebolista brasileiro.
1980
Alonso, futebolista brasileiro.
Sébastien Squillaci, futebolista francês.
José Antonio Castro, futebolista mexicano.
Jerry Lucena, futebolista filipino.
1981
Edu Silva, futebolista brasileiro.
Diego Rivero, futebolista argentino. Beniamino Andreatta
1982
Teco, futebolista brasileiro.
Dillan Lauren, atriz norte-americana.

1983
Lima, futebolista brasileiro.
Chris Hemsworth, ator australiano.
Tatá Werneck, atriz e comediante brasileira.
1984
Lucas Di Grassi, piloto brasileiro de corridas.
Pippa Mann, automobilista inglesa.
Rafael Miranda, futebolista brasileiro.
Vitaliy Bordiyan, futebolista moldávio.
1985
Joel Perovuo, futebolista finlandês.

Jacqueline Fernandez, atriz indiana.

Sammy Bossut, futebolista belga.
1986
Rhodolfo, futebolista brasileiro.
Arouca, futebolista brasileiro.
1987
Jonatas Faro, ator brasileiro.
Jemima West, atriz britânica.
1988
Abubakar Bello-Osagie, futebolista nigeriano.
Volkan Babacan, futebolista turco.
Mustafa Pektemek, futebolista turco.
1990 - Luan, futebolista brasileiro.
1991 - Cristian Tello, futebolista espanhol.
1992 - Allison Lozano, atriz mexicana.

1993 - Alyson Stoner, atriz norte-americana.


353 - Magnêncio, usurpador do Império Romano (n. 303).
1253 - Clara de Assis, santa católica (n. 1193)
1578 - Pedro Nunes, astrónomo e matemático português (n. 1502)
1886 - Lydia Koidula, poetisa estoniana (n. 1843)

1908 - José Plácido de Castro, político e militar brasileiro, que participou da Revolução Acreana e governou o estado do Acre (n. 1873)

1928 - Manuel Borba, político brasileiro (n. 1864).
1953 - Tazio Nuvolari, automobilista italiano (n. 1892).
1955 - Manoel da Costa Lima, desbravador e construtor brasileiro (n. 1866)

1956 - Jackson Pollock, artista norte-americano (n. 1912)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jackson Pollock
Nascimento28 de janeiro de 1912
CodyEstados Unidos
Morte11 de agosto de 1956 (44 anos)
Springs, Estados Unidos
NacionalidadeEstados Unidos norte-americano
OcupaçãoPintor
Influências
Paul Jackson Pollock (CodyWyoming28 de janeiro de 1912 —Springs11 de agosto de 1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato.

Índice

  [mostrar

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pollock nasceu em 28 de Janeiro de 1912 em Cody, no estado deWyoming. Começou seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para New York. Homem de personalidade volátil e tendo vários problemas com o alcoolismo, em 1945 ele casou-se com a pintoraLee Krasner, que se tornaria uma importante influência em sua carreira e em seu legado.1
Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock foi muito importante para o 'dripping'; o quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa mais pincéis.
A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. Morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956. Foi sepultado no Green River CemeteryCondado de SuffolkNova IorqueEstados Unidos.2

1957 - Rudolf Weigl, biólogo polonês (n. 1883)
1966 - Mário Tavares Chicó, historiador de arte e professor universitário português (n. 1905)
1972 - Max Theiler, vencedor do nobel da medicina em 1951 (n. 1899).
1973 - Karl Waldemar Ziegler, vencedor do nobel da quimica em 1963 (n. 1898).
1974 - Irineu Bornhausen, político brasileiro (n. 1896).
1975 - Moncho Reboiras, político e sindicalista espanhol (n. 1950).
1978
Vincent du Vigneaud, vencedor do Prêmio Nobel de quimica em 1955 (n. 1901).

1978 - Yoshiya Takaoka, pintor brasileiro (n. 1909).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yoshiya Takaoka (Tóquio11 de junho de 1909 — São Paulo11 de agosto de 1978) foi um pintordesenhista eprofessor nipo-brasileiro.

Biografia

Em Tóquio estudou com Shin Kurihara. Chegou ao Brasil em 1925, morou em Cafelândia, estado de São Paulo, onde trabalhou na lavoura como outros imigrantes japoneses. Em 1929, já na cidade de São Paulo, para se sustentar, foi caricaturista, pintor de paredes e vendedor de pastéis. Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás onde teve como colega Tomoo Handa. Aos poucos foi conhecendo e formando amizades com pintores brasileiros.
No ano de 1934, junto com seu inseparável amigo o pintor Yuji Tamaki mudou-se para o Rio de Janeiro. Ambos ingressaram no Núcleo Bernardelli, sendo orientados pelo pintor polonês Bruno Lechowski. Ainda que residindo no Rio de Janeiro, participaram do grupo Seibi-kai criado em São Paulo no ano seguinte por pintores japoneses imigrantes como eles.
Voltou a residir na capital paulista em 1944. Foi um dos primeiros a expor fora da colônia.
Foi para Paris em 1952, onde estudou mosaico com Gino Severini e frequentou a Académie de la Grande Chaumière.
Expôs na Bienal de São Paulo, no Salão Paulista e no Salão Nacional de Belas Artes. Sua obras estão no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu Nacional de Belas Artes, na Pinacoteca do Estado, entre outra instituições e importantes coleções particulares.

1981 - Alexandre Zacharias de Assumpção, militar e político brasileiro (n. 1895).
1984 - Raul de Carvalho, ator português de teatro e cinema (n.1901)
1994 - Peter Cushing, ator britânico (n. 1913).
2006 - Arnaldo de Castro Nogueira, jornalista e político brasileiro (n. 1920)
2007 - Eleu Salvador, dublador brasileiro (n. 1942)


Dia Internacional da Logosofia.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Homem esculpindo-se a si mesmo, do artista uruguaio Yandí Luzardo, inspirada no princípio da evolução consciente proposto pela Logosofia.1
Logosofia (do grego λόγος - logos = palavraverbo e σοφία - sophia =sabedoria, ciência original) é uma escola ou um método de ensinodesenvolvido pelo pensador e educador humanista Carlos Bernardo González Pecotche, que busca oferecer ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto aperfeiçoamento, por meio de um processo de evoluçãoconsciente que conduz ao conhecimento de si mesmo.2 3
Estabelece que os pensamentos são autônomos e independentes da vontade individual, e que nascem e cumprem suas funções sob a influência de estados psíquicos ou morais, próprios ou de outrem. Tem como finalidade libertar as faculdades mentais das influências sugestivas, para que o indivíduo, pensando melhor, compreenda os verdadeiros objetivos da vida.3
A escola logosófica dá a conhecer um método e um conjunto próprio de disciplinas que objetivam levar o homem ao conhecimento de si mesmo, dos semelhantes, de Deus, do universo e de suas leis eternas, e ainda como uma nova forma de sentir e conceber a vida, por apresentar uma nova concepção do homem, de sua organização psíquica e mental e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e projeções.4
Com a criação da primeira sede da Fundação Logosófica na cidade deCórdobaArgentina, surge a Logosofia em 1930.5

Índice

  [mostrar

Brasil
Dia do Advogado
Dia do Pindura
Dia do Estudante
Aniversário de Tatuí, Município do Estado de São Paulo e Capital da Música.
Aniversário de Pereira Barreto, Município do Estado de São Paulo e Estância Turística.
Aniversário de Itapaci, Município do Estado de Goiás
Dia do Garçom
Dia da Pintura
Dia da Consciência Nacional
Dia da Televisão

Santos do dia
Santa Clara de Assis, padroeira da televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Clara de Assis, O.S.C.
Representação, a fresco, de Santa Clara por Simone Martini (13121320), localizada na Basílica de São FranciscoAssisiItália.
Fundadora da Ordem das Clarissas
Nascimento16 de Julho de 1193 em Assis
Morte11 de Agosto de 1253 emAssis
Veneração porIgreja Católica
Canonização15 de Agosto de 1255,Catedral de Anagni por Papa Alexandre IV
PrincipaltemploBasílica de Santa Clara
Festa litúrgica11 de Agosto
PadroeiraTelevisão
Gloriole.svg Portal dos Santos
Santa Clara de Assis (em italianoSanta Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de1193, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas).


Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino daOrdem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ouClarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Em outra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.
O corpo incorrupto de Santa Clara, emAssis.
Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.
Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem os Fioretti de São Francisco1 . Escritos muitos anos após a morte de ambos, é dificil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.