segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 4 de agosto de 2014 > Segunda-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes
اتق الأحمق أن تصحبه إنما الأحمق كالثوب الخلق كلما رقعت منه جانبا صفقته الريح وهنا فانخرق
Em inglês > Be aware of the idiot, for he is like an old dress. Every time you patch it, the wind will tear it back again.
Em português > "Estejas atento ao idiota, pois ele é como uma roupa velha. Sempre que remendares, o vento voltará a rasgar."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1578, ocorre Batalha de Alcácer-Quibir: o rei de Marrocos derrota o exército português e o rei D. Sebastião de Portugal é morto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, abrindo caminho a uma crise dinástica.
Este foi um acontecimento trágico que influiu profundamento na vida lusitana. PRIMEIRO, o desaparecimento do rei D. Sebastião originou um vácuo de poder, de que se aproveitou Felipe II da Espanha, reclamando direitos de sucessão e se apossando de Portugal, que ficou sob domínio espanhol por 60 anos. SEGUNDO, a perda de autonomia gerou no espírito dos portugueses um sentimento messiânico, com a crença de que o rei D. Sebastião voltaria para resgatar seu povo. Várias personalidades, entre elas o padre Vieira, foram processadas pela inquisição, acusados de sebastianistas. TERCEIRO,  inimiga "de carteirinha" da Espanha, a Holanda aproveitou-se do fato para invadir o Brasil, inicialmente na Bahia, de onde foi expulsa, e depois em Pernambuco, onde conseguiu se estabelecer com sucesso até além de 1640, quando o trono português foi restaurado, mas sem força para expulsar os holandeses, proeza que se fez pelos próprios brasileiros e portugueses residentes no Brasil. QUARTO, o sebastianismo criou raízes profundas também na alma do povo brasileiro que, mesmo sem conhecer a história do rei D. Sebastião, teve movimentos messiânicos de restauração, como o do Contestado, entre Paraná e Santa Catarina, e a Guerra dos Canudos, com Antônio Conselheiro, na Bahia. (Paulo Victorino)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Batalha de Alcácer-Quibir
Império Português
Lagos46 kopie.jpg
Data4 de Agosto de 1578
LocalAlcácer-QuibirMarrocos
DesfechoVitória marroquina/otomana e derrota portuguesa
Combatentes
Flag Portugal (1578).svg PortugalFlag of Morocco 1258 1659.svg Marrocos
Flag of the Ottoman Empire (1453-1517).svg Império Otomano
Comandantes
Rei D. Sebastião
Sultão Mulay Mohammed
Sultão Mulei Moluco †
Forças
15,000 a 23,000 portugueses e outros europeus (600 voluntários italianos e 2.000 espanhóis, 3.000 mercenários alemães e valões). 3,000-6,000 aliados mouros20,000
Baixas
9,000 mortos
16,000 capturados
Batalha de Alcácer-Quibir (grafias: Alcácer - Quivir, Al Quasr al-kibr, Alcazarquivir ou Alcassar, significando "grande fortaleza", em árabe) (árabe: معركة القصر الكبير), conhecida em Marrocos como Batalha dos Três Reis (árabe: معركة الملوك الثلاث), foi uma batalha travada no norte de Marrocos perto da cidade de Ksar-El-Kebir, entre Tânger e Fez, em 4 de Agosto de1578.1 Os combatentes foram os portugueses liderados pelo reiD. Sebastião aliados ao exército do sultão Mulay Mohammed(Abu Abdallah Mohammed Saadi II, da dinastia Saadiana) contra um grande exército marroquino liderado pelo Sultão de Marrocos Mulei Moluco (Abd Al-Malik, seu tio) com apoiootomano.
No seu fervor religioso, o rei D. Sebastião planeara umacruzada após Mulay Mohammed ter solicitado a sua ajuda para recuperar o trono, que seu tio Abu Marwan Abd al-Malik I Saadihavia tomado. A batalha resultou na derrota portuguesa, com o desaparecimento em combate do rei D. Sebastião e da nata da nobreza portuguesa.2 Além do rei português, morreram na batalha os dois sultões rivais, originando o nome "Batalha dos Três Reis", com que ficou conhecida entre os Marroquinos.
A derrota na batalha de Alcácer-Quibir levou à crise dinástica de 1580 e ao nascimento do mito do Sebastianismo. O reino foi gravemente empobrecido pelos resgates que foi preciso pagar para reaver os cativos.
A batalha ditou fim da Dinastia de Avis e do período de expansão iniciado com a vitória na Batalha de Aljubarrota. A crise dinástica resultou na perda da independência de Portugal por 60 anos, com a união ibérica sob a dinastia Filipina.

ÍNDICE

   [mostrar

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/



"Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos." >>  Padre Antônio Vieira Pensador



São Paulo > Rua Santa  Ifigênia, a Meca do comércio eletrônico na cidade > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Valores de Mercado > Carybé na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja

Carybé nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carybé
Nascimento7 de fevereiro de 1911
LanúsArgentina
Morte2 de outubro de 1997 (86 anos)
SalvadorBahia
Nacionalidadebrasileiro

Monumento à entrada daAssembléia Legislativa da Bahia, de Carybé.
Carybénome artístico de Hector Julio Páride Bernabó (Lanús7 de fevereiro de 1911 — Salvador2 de outubro de 1997), foi um pintorgravadordesenhistailustradorceramistaescultormuralista, pesquisador, historiador e jornalista argentinobrasileiro naturalizado e residente no Brasil desde 1949 até sua morte.

Índice

  [mostrar

Biografia

Anos 1910

Mural em Buenos Aires.
No dia 7 de fevereiro de 1911, nasce em Lanús, província de Buenos Aires, Hector Julio Paride Bernabó, que viria a se tornar conhecido comoCarybé. Veio ao mundo no dia 7, mas este só foi informado oficialmente da chegada no dia 9, data que consta no seu registro. Talvez em virtude dos dois aniversários por ano tenha nascido sua índole festeira.
É o mais jovem dos cinco filhos de Enea Bernabó e Constantina González de Bernabó.
Enea, natural de Fivizzano, região da ToscanaItália, tinha espírito aventureiro e correu o mundo. Começou suas andanças aos dezessete anos, quando foi para os Estados Unidos, e não parou mais. Andou muito até encontrar Dona Constantina, jovem de origem brasileira residente em Posadas, Argentina. Casaram-se e recomeçaram as andanças. Tiveram cinco filhos: Arnaldo, nascido no Brasil, Zora e Delia, no Paraguai, Roberto e Hector, na Argentina.
E continuaram as andanças: nem bem o pequeno Hector completava seis meses e a família já se mudava para a Itália. Lá, aprendeu as primeiras letras. Viveram em Gênova até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, quando se mudaram para Roma, onde ficaram até 1919. Todavia, a situação difícil do pós-guerra, aliada ao espírito andarilho, já fazia com que Enea, sonhasse de novo com a América, onde em pouco tempo a família desembarcava, desta vez na cidade do Rio de Janeiro.


Jornal das 10 (Globo News)
Exposição em São Paulo comemora os 100 anos de nascimento de Dorival Caymmi Vídeo 2 minutos










Fantástico > Globo


Doodle do Google
O doodle do Google, hoje, faz uma homenagem ao matemático John Venn. Veja
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

John Venn
Matemática




Vitral em homenagem a Venn no Gonville and Caius College.
John Venn (Kingston upon Hull4 de agosto de1834 — Cambridge4 de abril de 1923) foi ummatemático inglês,1 2 mais conhecido pela invenção dos diagramas de Venn, usados para ilustrar operações com conjuntos.3 Venn é o autor dos livros de matemática Logic of Chance(1866), Symbolic Logic (1881), e The Principles of Empirical Logic (1889).3



Se você é um dos cidadãos normais que não gostam de matemática, tente, ao menos entender o que é o diagrama de Venn, importante nas análises estatísticas. Porque, estatísticas, nós as usamos a todo momento, até quando assistimos uma trivial partida de futebol Mais



BBC Brasil, na foto e no mundo

Em fotos



  • Perspectiva de cima exalta cores, luzes e variedade geografia natural e humana de cidades como Mumbai, Nova Déli e Kolkata. (Clique na foto para ver 10 imagens)
Atualizado em  4 de agosto, 2014 - 08:33 (Brasília) 11:33 GMT
'Janela humanitária' de sete horas foi anunciada após escola da ONU ter sido atingida no domingo; testemunhas falam em novo ataque apesar de trégua.
Poluição na Baía de Guanabara, que teve evento-teste de vela no domingo, é ponto de atrito entre COI e organizadores locais.
Bebê Gammy foi deixado com mulher que serviu de barriga de aluguel na Tailândia.











Comportamento

#SalaSocial





















G1 > Pop & Arte
  1. FLIP 2014

    Fã de 'Odisseia', de Homero, menino de 10 anos lança na Flip primeiro livro

    'Toninho, o poeta A-Ventura' reúne poemas de Antonio P. Ventura. Segundo o pequeno autor, ele é inspirado pelo cotidiano e pela mitologia.

  2. FLIP 2014

    Livro de 'guru da comida' lidera lista dos mais vendidos da 12ª Flip

    'Cozinhar', de Michael Pollan, esgotou na livraria oficial do evento. Mais populares incluem ainda obras de Millôr e Gregorio Duvivier.
  3. FLIP 2014

    No fim da Flip, líder ianomâmi relata ameaça de morte e cita Chico Mendes

    Davi Kopenawa havia dito antes que recebeu intimidações de garimpeiros. Festa literária de Paraty acabou neste domingo (3).
  4. FLIP 2014

    Na Flip, mesa sobre paixão discute mais política e ditadura

    Chileno Jorge Edwards e português Almeida Faria participaram do debate. Eles foram aplaudidos quando citaram seus autores brasileiros favoritos.
  5. FLIP 2014

    Fernanda Torres transforma mesa da Flip em talk show com Daniel Alarcón

    Atriz brasileira falou de sua estreia na literatura e fez perguntas ao peruano. Público da festa em Paraty riu diversas vezes da interação entre os dois.
  6. 12:19
    FLIP 2014

    Em balanço final, curador compara Flip 2014 a festival de rock

    Organização disponibilizará áudio integral das mesas em canal no YouTube. Abertura de mais espaços permitiu 'diversidade de cenas', disse curador.
"El País", de Espanha, em português

FESTA LITERÁRIA EM PARATY


Fernanda Torres e o escritor peruano Daniel Alarcón. / WALTER CRAVEIRO

De risada em punho

CAMILA MORAES Paraty
A Flip chega ao final de sua 12ª edição em Paraty fazendo o público rir com escritores sérios e discursos que desafiam o poder

A 15 dias da campanha na TV, denúncias marcam a corrida eleitoral no Brasil

CARLA JIMÉNEZ São Paulo
A CPI da Petrobras e um aeroporto na cidade de Claudio são munições da batalha entre PT e PSDB. Em jogo, 20 milhões de eleitores indecisos que vão decidir o nome do próximo presidente

Uma criança ferida é retirada por um grupo de palestinos. / REUTERS

A ONU condena o ataque de Israel a outra escola: “É um ultraje moral”

SILVIA AYUSO Washington
É o terceiro colégio atingido pelo Exército israelense, que não deu informações sobre o incidente que deixou dez mortos

O bombardeio a um colégio das Nações Unidas mata 10 palestinos

JUAN GÓMEZ Rafah (Gaza)
O ataque em Gaza deixa 30 feridos. O míssil caiu na entrada da escola de Rafah, refúgio para milhares de palestinos

A 'doutrina Aníbal' e a morte do tenente israelense

CARMEN RENGEL Jerusalém
A maneira como a captura do oficial do Exército de Israel, Hadar Goldin, se desenvolveu gera muitas perguntas

Ao menos 17 mortos em choques de jihadistas sírios e soldados libaneses

NATALIA SANCHA Ersal ( Vale do Bekaa)
Os fundamentalistas, ligados à Al Nusra e ao Estado Islâmico entram no Líbano para libertar um de seus líderes preso

Em dois meses, a França revoluciona seu mapa regional

A histórica reforma com novas fronteiras internas extingue 4.000 cargos públicos e economizará pelo menos 36,5 bilhões de reais
BUENOS AIRES SOB PRESSÃO

A crise de dívida da Argentina ameaça afetar os países vizinhos

ALEJANDRO REBOSSIO Buenos Aires
Um default de Buenos Aires atingiria em diferentes graus e aspectos o Chile, o Uruguai, o Paraguai, a Bolívia e o Brasil

E agora, o que acontece?

A melhor opção para a Argentina, agora que declarou o default, é evitar que haja uma reestruturação da dívida
PRESSÃO INTERNACIONAL

As sanções à Rússia e a crise levam Putin a aumentar os impostos

PILAR BONET Moscou
Pela primeira vez desde que assumiu o poder, o presidente russo propõe aumentar o imposto sobre o consumo e o imposto de renda
CRISE FINANCEIRA EM PORTUGAL

Portugal resgata o Banco Espírito Santo com os fundos da ‘troika’

Nasce o Novo Banco, com 4,5 bilhões de euros de empréstimos europeus. Os acionistas e a família do BES perdem tudo > 

Os pecados capitais do BES

As perdas registradas pela entidade abrem as portas para a intervenção estatal e sua posterior absorção por outro banco

Um terremoto mata 367 pessoas no sudoeste da China

Há 1.400 pessoas feridas e quase 200 desaparecidos. O tremor derrubou muitos edifícios de construção precária

A explosão em uma fábrica chinesa deixa mais de 60 mortos

A companhia, especializada em produzir peças para veículos, fica na cidade oriental de Kunshan. Há pelo menos 100 feridos

Washington explora outra diplomacia: as chamadas telefônicas

JOAN FAUS Washington
No mês de julho, as numerosas crises internacionais dispararam os telefonemas do presidente dos EUA aos líderes estrangeiros

Obama: os EUA “torturaram” após os atentados de 11 de setembro

SILVIA AYUSO Washington
"Cruzamos o limite", diz o presidente norte-americano, que assegura que não pedirá a renúncia do chefe da CIA

A Europa financia o terrorismo com seus resgates milionários

A Al Qaeda recebeu 285 milhões de reais de Governos europeus desde 2008. Sua principal fonte de renda é o sequestro
"Clarin", de Argentina, em português

Autores da primeira negociação discordam sobre como sair da atual crise


Do Clarín

O ex-ministro da Economia, Roberto Lavagna, e o ex-secretário de Finanças, Guillermo Nielsen, foram os responsáveis pela primeira reestruturação da dívida de 2001, realizada em 2005. Agora, Niensen diz que a Argentina está no 'calote'. Lavagna diz que não. Eles também pensam diferente sobre como sai da nova crise da dívida. Leia aqui a entrevista com os dois, realizadas separadamente.

O mediador. Dan Pollack, que deve tentar aproximar as posturas do governo argentino. O governo quer que ele seja substituído. Enquanto isso, autores da  primeira negociação da dívida mostram que já não se entendem.

CRISE DA DÍVIDA: PANORAMA EMPRESARIAL

Dívida sem solução inquieta banqueiros e empresários


Silvia Naishtat

A falta de acordo entre o governo da presidente Cristina Kirchner e as incertezas em torno da dívida do país preocupam. Também preocupa a transição política até a eleição presidencial de 2015 na Argentina. 

Cabelos brancos, o presidente do Banco Central, Juan Carlos Fábrega, apoiou a iniciativa dos banqueiros e empresários que tentaram com uma vaquinha comprar a dívida dos fundos abutres. O ministro da Economia ficou ainda mais implicante com o presidente do BC
Portugal
O "Diário de Notícias", jornal mais antigo de Portugal, ainda em circulação, comemora 150 anos de existência, publicando uma edição especial com fatos pinçados ao longo de sua história Veja

Estadão > Artes

Um passeio pelas exposições paulistanas Leia e veja


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.