segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Eventos em destaque no dia 19 de agosto de 2014 > Terça-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

19 de agosto de 2014.
231.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 134  dias para acabar o ano.


293 a.C. - O mais antigo templo romano dedicado a Vênus foi fundado no monte Esquilino.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
monte Esquilino é uma das sete colinas de Roma. Compõe-se, na realidade, de três outros montes: o Opio no setor meridional, o Fagutal no setor ocidental, confinante com o Vélia, e Cispio na parte setentrional, onde está atualmente a Basílica de Santa Maria Maior.
A origem do nome Esquilino ainda é fonte de grandes debates. Uma perspectiva expõe que a colina deverá o seu nome à abundância de carvalhos (exculi) que outrora havia nesta zona. Outra perspectiva relata que, durante a infância de Roma, o Capitólio, o Palatino e os arredores da parte Norte do Célio seriam a parte mais populosa da cidade, cujos habitantes seriam considerados inquilini, como vindos de fora; aqueles que habitavam a periferia - montes Aureliano, Opio, Cispio, Fagutal - eram considerados exquilini, suburbanos.
Erguendo-se acima do vale onde seria construído o Coliseu, o Esquilino foi um distrito residencial peculiar. Na inflexão mais a Sul, o Opio, Nero confiscou a propriedade para construir a sua extravagante Domus Aurea e, mais tarde, Trajano aí construiu o seu complexo termal, cujas ruínas (de ambos) ainda subsistem. No local foram encontradas uma variedade de esculturas no estilo Vênus, dentre as quais destaca-se a Vênus de Esquilino.
Em 1781 aqui foi descoberta a estátua de mármore de um lançador de disco — o, assim conhecido, Discobolus, de Míron.

1561 - Rainha Maria Stuart regressa à Escócia.
1666 - Uma incursão militar inglesa ao estuário de Vliestroom destrói 130 navios holandeses na Batalha conhecida como Fogueira de Holmes.

1692 - Julgamento das Bruxas de Salém: cinco mulheres e um clérigo são executados após terem sido acusados de bruxaria.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ilustração de 1876 da sala de audiências.
Bruxas de Salém refere-se ao episódio gerado pela superstição e pela credulidade que levaram, naAmérica do Norte, aos últimos julgamentos por bruxariana pequena povoação de SalémMassachusetts, numanoite de outubro de 1692.1
O medo da bruxaria começou quando uma escravanegra chamada Tituba contou algumas histórias vudus(religião tradicional da África Ocidental) a amigas, que, por esse fato, tiveram pesadelos. Um médico que foi chamado para examina-las declarou que as moças deveriam estar "embruxadas".
Os julgamentos de Tituba e de outras foram realizados perante o juiz Samuel SewallCotton Mather, um pregador colonial que acreditava em bruxaria, encarregou-se das acusações. O medo da bruxaria durou cerca de um ano, durante o qual vinte pessoas, na sua maior parte mulheres, foram declaradas culpadas de realizar bruxaria e executadas. Um dos homens, Giles Corey, morreu de acordo com o bárbaro costume medieval de ser comprimido por rochas em uma tábua sobre seu corpo até morrer, levando ao total 3 dias. Foram presas cerca de cento e cinquenta pessoas. Mais tarde, o juiz Sewall confessou que as suas sentenças haviam sido um erro.
As principais testemunhas da acusação foram Elizabeth "Betty" ParrisMaria Jordão e Abigail Williams.

1917 - 4ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal

1920 - O exército bolchevique é derrotado pelos poloneses, em Varsóvia.
1945 - O Vietminh, liderado por Ho Chi Minh, assume o poder em Hanói, Vietnã.
1953 - Os Estados Unidos apoiaram o golpe que derrubou o primeiro-ministro do Irã, Mohammad Mossadeq. O general Zahedi assumiu o poder.

1969 - Fundada a EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica, maior fábrica de aviões do Brasil, e que teve como seu primeiro produto o EMB-110 Bandeirante.

1978 - Extremistas muçulmanos incendiaram um teatro no Irã, provocando a morte de 400 pessoas.

1981 - Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

1989 - O presidente polonês Wojciech Jaruzelski nomeia Tadeusz Mazowiecki como novo primeiro-ministro. Mazowiecki tornava-se o primeiro não-comunista a assumir o cargo desde 1947.
1990 - Leonard Bernstein rege, em seu último concerto, a Orquestra Sinfônica de Boston interpretando a 7ª Sinfonia de Beethoven.
1999 - Em Belgrado, dezenas de milhares de sérvios protestam exigindo a renúncia do presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic.


232 - Probo, imperador romano (m. 282).
Obs. > O nome não tem nada a ver com a origem da palavra "probo" Leia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Probo
Imperador romano
Probus Musei Capitolini MC493.jpg
Busto de Probo
nos Museus Capitolinos
Governo
Reinado276 — setembro/outubro,282
AntecessorFloriano
SucessorMarco Aurélio Caro
Vida
Nome completoMarco Aurélio Probo
Marcus Aurelius Probus
Nascimento19 de agosto de 232
Sirmio, (atual Sremska MitrovicaSérvia)
Morte282 (50 anos)
Sirmio, (atual Sremska Mitrovica, Sérvia)
Marco Aurélio Probo (em latim Marcus Aurelius Probus) (19 de agosto de 232 — setembro/outubro de 282) foi um imperador romano(276 — 282) nascido em Sirmio (atual Sremska Mitrovica, na provínciasérvia da Voivodina), que como vários imperadores do século III, chegou ao poder através de carreira militar.
Sem muita convicção, alguns escritos citam que era filho de Dalmácio, um jardineiro, serviu como tribuno no tempo de Valeriano, e esteve sob o comando de Aureliano, por algum tempo, no Egito. Apesar das incertezas sobre sua vida pregressa, sabe-se que foi proclamadoaugusto (276), depois da morte de Tácito, e tornou-se imperador absoluto quando Floriano foi traído por suas tropas, alguns meses mais tarde.
Seu reinado foi marcado por constantes agitações militares nas províncias, motivadas por invasores ou usurpadores, além de aparentes atritos com o Senado, quando se tratava das limitações do seu poder. Com o Oriente sob controle, voltou-se para o Ocidente, após derrotar os godos na Ilíria, levou seu exército para a Gália, onde expulsou os francos, os longiões e os alamanos para além do rio Reno- segundo a Historia Augusta, teria tomado posição nas margens do mesmo Reno e daí empurrado os bárbaros que retornavam com seus saques "de volta" ao Império Romano, cercando-os "como numa rede". No entanto, segundo a evidência arqueológica, não foi capaz de reocupar o delta do Reno, de onde os traços de tropas romanas desapareceram nesta época. Pacificou a Récia e voltou à Ilíria para acabar com uma invasão dos vândalos.
Na parte civil, investiu especialmente no conserto e construção de canais de irrigação e em tentativas para estimular a viticultura. Após celebrar mais uma de suas conquistas em Roma (282), partiu para o Danúbio, onde foi assassinado pelas próprias tropas, sob o argumento de se evitar uma guerra civil.

1398 - Íñigo López de Mendoza, 1º Marquês de Santillana, poeta espanhol (m. 1458).
1557 - Frederico I, Duque de Württemberg (m. 1608).
1596 - Rainha Isabel da Boémia (m. 1662).
1689 - Samuel Richardson, escritor inglês (m. 1761).

1743 - Madame du Barry, cortesã francesa e amante do rei Luís XV (m. 1793).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jeanne Bécu, a futura Madame du Barry, (19 de agosto de 1743 – 8 de dezembro de 1793), de origem humilde, tornou-se amante de Luís XV. Morreu na guilhotina durante o período do Terror da Revolução Francesa.

Índice

  [mostrar

Juventude

Jeanne Bécu nasceu em Vaucouleurs, na Lorena, filha ilegítima de Anne Bécu – cozinheira ou costureira, consoante as fontes – e de pai desconhecido, provavelmente um frade do convento de Picpus, emParis, de nome Jean-Baptiste Gormand de Vaubernier.
Graças a um amante de sua mãe, Nicolas Rançon, a pequena Jeanne pôde ser educada num convento, onde recebeu uma educação muito superior à que poderia esperar, em função de sua condição social humilde.
Aos 15 anos de idade abandona o convento, e usando o nome de Jeanne Rançon, ganha a vida em diversas actividades, desde aprendiz de cabeleireira a camareira de uma família de posses, passando por empregada de balcão de uma conhecida e elegante loja, La Toilette. Pôde assim observar – e absorver – o mundo das mais altas esferas da sociedade parisiense.
Em 1763, a sua notória beleza chama a atenção de Jean-Baptiste du Barry, libertino confesso. Torna-se sua amante e instala-se na casa deste em Paris, onde acorriam muitas personagens ligadas à música e às artes. De facto, o conde era um grande apreciador de música e, sobretudo, de pintura, tendo Jeanne bebido muitos dos seus conhecimentos.
1816 - Augusto Teixeira de Freitas, jurista brasileiro (m. 1883).

1848 - Gustave Caillebotte, pintor francês (m. 1894).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Auto-retrato
Gustave Caillebotte (Paris19 de Agosto de 1848 - Gennevilliers21 de Fevereirode 1894) foi um pintor francês, membro e patrono de um grupo de artistas conhecido como impressionistas, colecionador de selos e engenheiro de iates.

Índice

  [mostrar

Biografia

Gustave Caillebotte nasceu em 19 de Agosto de 1848, filho de uma família parisiense de classe alta. Seu pai, Martial Caillebotte (1799-1874), era herdeiro da indústria têxtil de propriedade da família. Além disso, era também juiz no Tribunal de Comércio de Seine. Martial Caillebotte ficou viúvo duas vezes antes de casar-se com a mãe do pintor, Céleste Daufresne (1819-1878), que teve mais dois filhos após Gustave: René (1851-1876) e Martial (1853-1910).


1849 - Joaquim Nabuco, político e diplomata brasileiro (m. 1910).

1853 - Aleksei Brusilov, militar russo (m. 1926).
1870 - Bernard Baruch, financista nrte-americano (m. 1965).
1878 - Manuel L. Quezon, segundo presidente das Filipinas (m. 1944).
1883
José Mendes Cabeçadas, político e militar português (m. 1965).
Coco Chanel, estilista francesa (m. 1971).

1891 - Milton L. Humason, astrónomo dos Estados Unidos (m. 1972).
1896 - Alda Garrido, atriz brasileira (m. 1970).
1897 - Roman Vishniac, fotógrafo e microbiologista judeu (m.1990).

1898 - Francisco Alves, cantor brasileiro (m. 1952).

1900 - Gilbert Ryle, filósofo britânico (m. 1976).
1902 - Ogden Nash, poeta norte-americano (m. 1971).

1906 - Philo Farnsworth, inventor norte-americano (m. 1971).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Philo Taylor Farnsworth (Indiana Springs, perto de Beaver19 de agosto de 1906 — Salt Lake City11 de março de 1971) foi um inventor estadunidense e um dos pioneiros da televisão.
Em 1927, Farnsworth descobriu um sistema dissecador de imagens por raios catódicos e conseguiu demonstrar a primeira transmissãoeletrônica de televisão do mundo. Ele é um dos personagem da vida real na biografia semi-ficcional "Carter Vence o Diabo" sobre o mágico Charles Carter nos anos 20. O livro narra uma versão da primeira demonstração pública da televisão.

1909 - Jerzy Andrzejewski, escritor polonês (m. 1983).
1910 - Vasile Chiroiu, futebolista romeno (m. 1976).

1914 - Aracy de Almeida, cantora brasileira (m. 1988).

1921 - Gene Roddenberry, produtor de televisão norte-americano (m. 1991).
1924 - Willard Boyle, físico canadense, ganhador do Prêmio Nobel (m. 2011).
1926
Arthur Rock, empresário norte-americano.
Annie Palmen, cantora holandesa (m. 2000).

1929 - Haroldo de Campos, poeta e tradutor brasileiro (m. 2003).

1930 - Frank McCourt, escritor irlandês-americano (m. 2009).
1931 - Derek Gardner, engenheiro automobilístico britânico (m. 2011).
1938 - Diana Muldaur, atriz norte-americana.
1940 - Jill St. John, atriz norte-americana.
1942 - Fred Thompson, ator, jurista e político norte-americano.
1943 - Billy J. Kramer, cantor britânico.
1944
Rajiv Gandhi, primeiro-ministro da Índia e presidente do Partido do Congresso (m. 1991).
Hugo Gatti, ex-futebolista argentino.
Mordechai Spiegler, ex-futebolista israelense.
1945
Ian Gillan, vocalista da banda Deep Purple.
Sandro de América, cantor e ator argentino (m. 2010).
1946
Beat Raaflaub, maestro suíço.
Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos.

1948 - Tommy Söderberg, treinador de futebol sueco.
1951
John Deacon, baixista da banda Queen.
Gustavo Santaolalla, compositor argentino.
1952 - Jonathan Frakes, ator e cineasta norte-americano.
1953 - Nanni Moretti, ator, cineasta e produtor de filmes italiano.
1954 - Oscar Larrauri, piloto argentino de automobilismo.
1955
Peter Gallagher, ator, músico e escritor norte-americano.
Apisai Ielemia, político tuvaluano (Do arquipélago de Tuvalu).

1956
Fathi Chebal, ex-futebolista argelino.
Hassan Nazari, ex-futebolista iraniano.
1957
Cesare Prandelli, ex-futebolista e treinador de futebol italiano.
Martin Donovan, ator norte-americano.
1958 - Brendan Nelson, político australiano.
1961
Kátya Chamma, compositora, cantora e poeta brasileira.
Reinaldo Azevedo, jornalista brasileiro.
1963
John Stamos, ator norte-americano.
Joey Tempest, músico sueco (Europe).
Marcos Palmeira, ator brasileiro.

1965
Maria de Medeiros, atriz e cineasta portuguesa.
Rubens Caribé, ator brasileiro.
Josef Bucher, político austríaco.
Kyra Sedgwick, atriz norte-americana.
Augustine Eguavoen, ex-futebolista nigeriano.
Kevin Dillon, ator norte-americano.
1966
Lilian Garcia, cantora norte-americana.
Heloísa Perissé, atriz brasileira.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heloísa Perissé
Heloísa Périssé em julho de 2011
Nome completoHeloísa Perlingeiro Périssé Schneider
Nascimento19 de agosto de 1966 (47 anos)
Rio de JaneiroRJ
 Brasil
OcupaçãoAtriz e Humorista
Atividade1990 - hoje
IMDb(inglês)
Heloísa Perlingeiro Périssé Schneider (Rio de Janeiro19 de agosto de 1966)1 é uma atriz e humorista brasileira.
Embora tenha vivido no Rio de Janeiro, Heloísa passou toda sua adolescência (dos 11 aos 18 anos) na Bahia.2
Iniciou sua carreira em 1990, no programa Escolinha do Professor Raimundo exibido pela Rede Globo, onde também atuou em programas como Sai de BaixoZorra TotalSob Nova Direção e vários quadros do Fantástico.
Ao lado de sua amiga Ingrid Guimarães, atua em Cócegas, de sua própria autoria. A peça está há anos em cartaz.
É mãe de Luísa, nascida da união com Lug de Paula, e Antônia (nascida em 5 de agosto de 2006, quando a atriz estava com 39 anos),3 da união com o diretor Mauro Farias.

Índice

  [mostrar

Carreira

Depois de atuar em diversas séries humorísticas, Heloísa entra em cena com sua primeira novela. Em 2009, na novela Cama de Gatointerpretou a batalhadora Taís Helena, melhor amiga da protagonista Rose (Camila Pitanga) e que vivia um divertido triângulo amoroso com Bené (Marcello Novaes) e Sólon (Daniel Boaventura).

1967 - Saeed Al-Owairan, ex-futebolista saudita.
1968 - Nikolaos Kaklamanakis, velejador grego.
1969
Matthew Perry, ator norte-americano.
Nate Dogg, rapper norte-americano (m. 2011).
1970 - Fat Joe, rapper norte-americano.
1971
João Vieira Pinto, ex-futebolista português.
Grégory Wimbée, ex-futebolista francês.
1972 - Roberto Abbondanzieri, ex-futebolista argentino.
1973
Penélope Nova, apresentadora de televisão brasileira.
Marco Materazzi, ex-futebolista italiano.
Callum Blue, ator britânico.
Mette-Marie, princesa da Noruega.
1974 - Yoshika Matsubara, ex-futebolista japonês.
1975
Marco Coti Zelati, músico italiano (Lacuna Coil).
Tracie Thoms, atriz norte-americana.

1977 - Ricco Rodriguez, lutador norte-americano de MMA.
1978
Ana Paula Tabalipa, atriz brasileira.
François Modesto, futebolista francês.
Walter Baseggio, ex-futebolista belga.
1979
Andrea Coppolino, ginasta italiano.
Lúcio Antônio Chamon Junior, jurista brasileiro.
Yago Yao Alonso, futebolista marfinense (naturalizado guinéu-equatoriano).
1980 - Carlos Gurpegui, futebolista espanhol.
1981
Moreno, futebolista português.
Carlos Frontini, futebolista argentino.

1982 - Erika Christensen, atriz norte-americana.

1983
Mike Conway, piloto inglês de corridas.
Missy Higgins, cantora australiana.
Tammin Sursok, atriz e cantora australiana.
Reeva Steenkamp, modelo sul-africana, namorada de Oscar Pistorius (m. 2013).
1984
Alessandro Matri, futebolista italiano.
Ryan Taylor, futebolista inglês.
Miguel Flaño, futebolista espanhol.
1985
Lindsey Jacobellis, snowboarder norte-americana.
Marino Defendi, futebolista italiano.
Daniela Herrero, cantora e atriz argentina.
Leyti N'Diaye, futebolista senegalês.
Nicolás Fedor, futebolista venezuelano.
1986
Sotiris Balafas, futebolista grego.
Rúben Micael Freitas da Ressureição, futebolista português.
Sebastián Sosa, futebolista uruguaio.
Christina Perri, cantora norte-americana.

1987
Nicolas Hülkenberg, autmobilista alemão.
Richard Stearman, futebolista inglês.
1988
Travis Tedford, ator norte-americano.
Viktoriya Kutuzova, tenista ucraniana.
Hoodie Allen, rapper norte-americano.
Kévin Monnet-Paquet, futebolista francês.
1993 - Alan Ruiz, futebolista argentino.


14 - Otávio Augusto, Imperador Romano.
1186 - Godofredo Plantageneta, Duque da Bretanha, num torneio.

1662 - Blaise Pascal, filósofo, físico e matemático francês (n. 1623).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Blaise Pascal
Físicamatemáticafilosofia e teologia
NacionalidadeFrança Francês
Nascimento19 de Junho de 1623
LocalClermont-Ferrand
Morte19 de Agosto de 1662 (39 anos)
LocalParis
Atividade
Campo(s)Físicamatemáticafilosofia eteologia
Orientador(es)Marin Mersenne1
Conhecido(a) porPrincípio de Pascal,aposta de Pascal,triângulo de Pascal,teorema de Pascal. Colaboração para a criação dageometria projetiva e a teoria das probabilidades




















Índice

  [mostrar

Vida

Blaise Pascal era filho de Étienne Pascal, professor de matemática, e de Antoinette Begon. Perdeu a sua mãe com três anos de idade.2Seu pai tratou da sua educação por ele ser o único filho do sexo masculino, orientando-o com vistas ao desenvolvimento correcto da sua razão e do seu juízo. O recurso aos jogos didácticos era parte integrante desse ensino que incluía disciplinas tão variadas como história, geografia e filosofia.
O talento precoce para as ciências físicas levou a família a Paris, onde ele se consagra ao estudo da matemática. Acompanha o pai quando este é transferido para Rouen e lá realiza as primeiras pesquisas no campo da Física. Suas experiências sobre sonsresultaram em um pequeno tratado (1634). No ano seguinte chega à dedução de 32 proposições de geometria estabelecidas porEuclides. Publica Essay pour les coniques (1640), obra na qual está formulado o célebre teorema de Pascal.
Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo, ampliando o trabalho de Evangelista Torricelli. É ainda o autor de uma das primeirascalculadoras mecânicas, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.

1680 - João Eudes, santo católico francês (n. 1601).
1923 - Vilfredo Pareto, político, sociólogo e economista italiano.

1936 - Federico García Lorca, escritor espanhol, morto na Guerra Civil Espanhola (n. 1898).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Federico García Lorca em 1914.
Federico García Lorca (Fuente Vaqueros5 de Junho de 1898 — Granada,19 de Agosto de 1936) foi um poeta e dramaturgo espanhol, e uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola.

Índice

  [mostrar

Biografia

Casa de Lorca em Fuente Vaqueros.
Nascido numa pequena localidade da Andaluzia, García Lorca ingressou na faculdade de Direito de Granada em 1914, e cinco anos depois transferiu-se para Madrid, onde ficou amigo de artistas como Luis Buñuel e Salvador Dali e publicou seus primeiros poemas.
Grande parte dos seus primeiros trabalhos baseia-se em temas relativos à Andaluzia (Impressões e Paisagens, 1918), à música e ao folclore regionais (Poemas do Canto Fundo, 1921-1922) e aos ciganos (Romancero Gitano, 1928).
Concluído o curso, foi para os Estados Unidos e para Cuba, período de seus poemas surrealistas, manifestando seu desprezo pelo modus vivendiestadunidense. Expressou seu horror com a brutalidade da civilização mecanizada nas chocantes imagens de Poeta em Nova Iorque, publicado em 1940.

1975 - Mark Donohue, piloto de F-1 norte-americano, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1972 (n. 1937).
1980 - Eric John Underwood, cientista australiano (n. 1905).
1994 - Linus Pauling, químico norte-americano, ganhador de dois Prêmios Nobel não compartilhados, um de Química e o segundo de Paz. (n. 1901).

1996 - José Carlos Argolo, palhaço Torresminho (n. 1918).

2003 - Sérgio Vieira de Mello, diplomata brasileiro.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sérgio Vieira de Mello
Nascimento15 de março de 1948
Rio de JaneiroBrasil
Morte19 de agosto de 2003 (55 anos)
BagdáIraque
Nacionalidade Brasileiro
OcupaçãoEscritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos
Sérgio Vieira de Mello1 (Rio de Janeiro15 de março de 1948 —Bagdá19 de agosto de 2003) foi um brasileiro funcionário daOrganização das Nações Unidas (ONU) durante 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Morreu em Bagdá, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de atentado atribuído (embora não comprovado) à Al Qaeda, contra a sede local da ONU.

Índice

  [mostrar

Biografia

Filho dos brasileiros Gilda dos Santos e Arnaldo Vieira de Mello, diplomata brasileiro posteriormente aposentado compulsoriamente pelo regime militar, Sérgio Vieira de Mello acompanhou o seu pai em várias missões pelo mundo. Depois de cursar o colegial no Colégio Franco-Brasileiro do Rio de Janeiro, estudou na Universidade de Paris (Sorbonne) onde obteve a sua licenciatura e o mestrado para o ensino em filosofia, em 1969 e 1970, respectivamente. Durante os quatro anos que se seguiram, Vieira de Mello prosseguiu seus estudos de filosofia na Universidade de Paris I , (Panthéon-Sorbonne), ao fim dos quais obteve um doutoramento do terceiro ciclo e, em 1985, o doutorado de estado em letras e ciências humanas, com a tese Civitas Maxima.
Tornou-se funcionário da ONU em 1969 - mesmo ano em que seu pai, então embaixador, foi aposentado compulsoriamente dos quadros do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Dia Mundial Humanitário
Dia Mundial da Fotografia.

Brasil
Dia da Aviação Agrícola (Decreto 97.669, de 19 de abril de 1989)

Dia do Ciclista (Projeto de Lei 43, de 2008)
Na foto: ciclovia é isto, não são faixas pintadas no asfalto.

Dia do Historiador (Lei 12.130 de 17 de dezembro de 2009)

Santos do dia
Dia católico de São João Eudes.

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.